segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ALBUFEIRA ACOLHEU CAMINHADA/CORRIDA DO PAI NATAL

Evento desportivo juntou cerca de 850 participantes
Este ano, a Caminhada/ Corrida do Pai Natal associou-se à 24.ª edição do calendário regional de Marcha-Corrida do Algarve, juntando cerca de 850 desportistas nas ruas e praias da cidade. No passado domingo, dia 4 de dezembro, perto de 850 pessoas, equipadas com um gorro e mochila de cores natalícias participaram na Caminhada/ Corrida do Pai Natal.
Os participantes, com idades compreendidas entre ao 8 e os 80 anos, juntaram-se em frente ao edifício da Câmara Municipal e percorreram, juntos, uma distância de quatro ou oito quilómetros, pelas ruas e praias da cidade. Entre os desportistas, oriundos de vários pontos do Algarve, encontravam-se cidadãos estrangeiros, turistas e residentes na região.
O evento, que regressa todos os anos ao concelho nesta quadra festiva, foi organizado pelo Município em conjunto com a marcha/corrida inserida no calendário regional do Programa Nacional de Marcha e Corrida, promovido pela Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal.
O projeto consiste na realização de um conjunto de atividades de marcha e corrida nos vários municípios algarvios, de setembro de 2011 a junho de 2012, organizadas por diversas entidades. Em Albufeira, está prevista a realização de mais uma ação, no dia 29 de abril de 2012, pelas 10h00, no Estádio Municipal. Os participantes poderão optar por um percurso de 5 ou 9 quilómetros, numa organização da Junta de Freguesia de Albufeira.

PROTEÇÃO CIVIL DE ALBUFEIRA ALERTA PARA O PERIGO DA EXISTÊNCIA DE POÇOS SEM PROTEÇÃO

Campanha de sensibilização percorre freguesias do concelho
A Proteção Civil Municipal iniciou uma campanha de sensibilização que lança o alerta para o perigo que os poços sem proteção representam para pessoas e animais. A primeira ação no terreno teve lugar na passada segunda-feira, na freguesia de Paderne.
A Proteção Civil Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, encontra-se a realizar uma ação de sensibilização direcionada aos proprietários de poços sem proteção, junto à via pública.
O objetivo passa por informar a população da obrigatoriedade legal de colocar um resguardo ou garantir a cobertura eficaz dos poços, quer seja pela construção de uma parede de proteção com altura mínima de oitenta centímetros desde a superfície do solo, quer seja pela aplicação de uma vedação no topo do poço.
“Os poços camuflados pela vegetação e sem as proteções adequadas são autênticas armadilhas e representam um grande perigo de queda para as pessoas e para os animais. É, por isso, de extrema importância sensibilizar os proprietários dos terrenos com poços junto à via pública, para os protegerem, recordando-lhes de que se trata de uma obrigação legal”, refere Carlos Quintino, vereador com o pelouro da Proteção Civil.
Após a realização de um diagnóstico da situação e do apuramento do número de poços existentes no concelho causadores de risco, no passado dia 5 de dezembro, a ação teve lugar na freguesia de Paderne, na presença do vereador Carlos Quintino e do presidente da Junta de Freguesia de Paderne Francisco Guerreiro. Refira-se que o não cumprimento do Decreto- Lei 310/2002, que legisla esta matéria, resulta em coima para o proprietário do poço.

Plataforma online disponibiliza formação em Dor

A Fundação Grünenthal está a promover o programa PAIN EDUCATION, uma plataforma interactiva que inclui cursos de e-learning abrangentes, sobre os diversos aspectos do tratamento da dor crónica, com acesso e utilização gratuita em www.change-pain.com.pt
“Com este projecto de formação, baseado na aprendizagem molecular, pretendemos proporcionar uma linha de orientação aos profissionais de saúde, disponibilizando a oportunidade de acesso a conhecimentos práticos para o diagnóstico e tratamento de doentes com dor crónica, de forma gratuita e universal”, explica Jorge Brandão, médico e membro do Conselho de Administração da Fundação Grünenthal.
Um dos focos do PAIN EDUCATION é melhorar a comunicação entre médicos e doentes: “Para o tratamento da dor é fundamental não só ter atenção aos aspectos relacionados com a patologia e com as medidas farmacológicas, mas também é preciso que o médico se empenhe na comunicação adequada com o seu doente”, conclui Jorge Brandão. O primeiro módulo de formação e-learning sobre “Avaliação da dor e comunicação médico-doente” já está disponível na plataforma online. Cada módulo tem a duração aproximada de 1 hora e é necessário obter uma classificação igual ou superior a 80 % para obtenção do diploma de curso concluído. O módulo 2 sobre Gestão Multimodal da dor crónica estará disponível a partir de Dezembro e o módulo 3 sobre a Gestão farmacológica da dor crónica orientada pelos mecanismos está previsto estar acessível em Fevereiro de 2012. Além dos módulos de formação online, a Fundação Grünenthal vai promover workshops com uma duração aproximada de 5 horas. O PAIN EDUCATION insere-se na iniciativa internacional Change Pain que visa aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes com dor crónica intensa e desenvolver soluções para melhorar o controlo da dor. Esta iniciativa conta com o apoio da Federação Europeia da Associação Internacional para o Estudo da Dor (EFIC), e envolve peritos em Dor de toda a Europa e dos Estados Unidos da América. A dor crónica é uma situação de dor persistente, e se não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afectada, podendo conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal, a dor crónica afecta mais de 30 por cento da população adulta.

10 sinais de alerta da doença renal crónica

A doença renal crónica é uma doença silenciosa e, por isso, muitas vezes detectada tardiamente, pelo que aprender a identificar os sinais de alerta é fundamental para evitar a sua progressão, alerta a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN).
“O diagnóstico precoce é essencial, pois frequentemente é possível controlar as causas da doença e impedir que se agrave. Contudo, alguns sintomas só são perceptíveis nas fases mais avançadas da doença renal e a possibilidade de recuperação torna-se diminuta”, refere Fernando Nolasco, presidente da SPN. Um dos principais sinais de doença renal consiste na alteração na cor da urina, que se pode tornar mais turva e escura. A hipertensão e a diabetes são responsáveis por mais de metade dos casos de insuficiência renal. Por isso, as pessoas que sofrem destas patologias estão em maior risco.
Outro dos sintomas comuns trata-se do inchaço à volta dos olhos, assim como das pernas. A dor lombar, frequente e que não aumenta com o movimento, é um sinal de alerta para a existência de um distúrbio ao nível renal. Falta de força, fadiga, anemia (palidez anormal), náuseas e vómitos matinais, e até falta de ar podem ser sinais de que os rins não estão a funcionar correctamente. As pessoas com historial de familiares com doença renal também estão em risco. A única forma de detectar a doença renal crónica em fases precoces é através da análise ao sangue, que avalia os valores da ureia e creatinina. As análises à urina permitem detectar substâncias anómalas e caracterizar o eventual tipo de lesão renal. Por último, a ecografia renal avalia o tamanho dos rins. Se forem mais pequenos que o normal, a doença é provavelmente crónica. Em Portugal, estima-se que 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. Todos os anos surgem mais de 2 mil novos casos de doentes em falência renal.

Musical infantil Sons da Disney para animar véspera de Natal

É já no próximo sábado, 17 de dezembro, que o Auditório Municipal de Olhão recebe em duas sessões, às 16h00 e às 18h00, o espetáculo infantil Sons da Disney. Vamos todos interagir com a Cinderela, o Pinóquio ou a Pocahontas!
Os bons amigos das crianças, Cinderela, Pinóquio, Pocahontas e Simba, preparam-se para a mágica Noite de Natal e, em conjunto, abrirem os seus presentes… Mas duas criaturas sinistras estão decididas a estragar a festa e impedir a felicidade de todos! Conseguirão os nossos heróis impedi-los? Neste musical infantil, os quatro personagens da Disney – Cinderela, Pocahontas, Simba e Pinóquio – encontram-se na noite de Natal e em momentos de harmonia, reaprendem o valor da amizade e da partilha e ensinam a desprezar sentimentos como a ganância e o egoísmo.
Este espetáculo de teatro musical, com música da Disney, é cantado em português. Sons da Disney reúne algumas das músicas que fazem parte do nosso imaginário e que, pela força da animação, se tornaram imortais. As crianças e os adultos vão com certeza adorar esta viagem ao sonho e à magia. Trata-se de um espetáculo com criação e interpretação dos InOpE e direção artística e encenação de Sofia de Castro. Para todas as idades, no Auditório Municipal de Olhão!

Cabazes de Natal a trabalhadores e famílias carenciadas

Aproximando-se a época natalícia, a Câmara Municipal de Faro vai distribuir a partir do dia 19 de dezembro, Cabazes de Natal a 644 trabalhadores do Município e a 350 famílias carenciadas de todo o Concelho.
Esta medida enquadra-se na política social prosseguida pela Autarquia que visa apoiar os mais desfavorecidos e permitirá proporcionar às famílias mais carentes uma ceia de Natal mais digna. O cabaz é composto por bens alimentícios e a iniciativa conta com o envolvimento do Conselho Local de Apoio à Integração de Imigrantes, a Associação Nossa Senhora dos Navegantes, a Fundação António Silva Leal, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, o Grupo de Ajuda a Toxicodepentes e as Juntas de Freguesia do Concelho. A título simbólico, o Presidente da Câmara, José Macário Correia, entregará no próximo dia 23 de dezembro, pelas 14h00 no Salão Nobre da Autarquia, 50 cabazes a famílias oriundas das freguesias de São Pedro e Sé.

Rotary Clube Tavira Promove Gala de Beneficiencia a favor das VICENTINAS

Numa iniciativa conjunta do Rotary Clube de Tavira, Academia de Musica de Tavira, Misericordia de Tavira e Sociedade Portuguesa de Paremiologia, vai ter lugar no dia 18 do corrente pelas 21H00 na Igreja da Misericordia de Tavira um concerto de Beneficência a favôr da Congregação das Vicentinas de São Vicente de Paulo de Tavira. As entradas são livres, havendo durante o concerto uma recolha de donativos, sem valôr minimo.
Programa Concerto Guitarra Miguel Dias - Preludio 1 - Heitor Villa Lobos Canto Beatriz - "Voi Che Sapete" das " Bodas de Figaro" de W.A. Mozart Piano Pedro Rolim - Nocturno op. 55 nº1 - Chopin Paulo Machado - 6 variações - L.V. Beethoven Miguel Madeira - Imagem I - Luís Conceição Classe de Conjunto Guitarras Wintersong Smoke Signals Coronach Answer Blues Noite Feliz Violino Adelina Marques - Concertino ao Estilo Húngaro op.21 -- O. Rieding Francisco Madureira - Seitz - Concerto nº5 - 1ºand. Adelina Marques, Rita Esteves, Jaime Jakob e Francisco Madureira Prelúdio - Shostakovich Coro da AMT - " Light a Candle" - Marta Keen - "Somewhere Over The Rainbow" - Arr R. Russ - "Good Night" - D. Rao - " Pedi Ajuda ás Estrelas" - N. Rodrigues - "Hallelujah" - L. Cohen arr. R. Emerson Coro, Orquestra de Violinos e Classe de Conjunto de Guitarras - " Medley de Natal" - arr. Prof. José Gomes Geraldo

Casa do Povo da Conceição de Tavira Comemorou 77º. Aniversário

A Direcção da Casa do Povo da Conceição de Tavira, para comemorar o 77º. Aniversário da sua fundação, organizou na sua sede social, um baile dedicado aos sócios e familiares, como era da tradição. Cantaram-se os parabéns e apagaram-se as velas.
Falamos com Vítor Andrade, Presidente da Direcção que nos disse já fazer parte da casa há muitos anos “Tenho vindo a adiar a questão da presidência. Estamos a comemorar o 77º aniversário. Esta casa tem sido, para muitas gerações, uma casa importante. Antigamente seria o ponto de encontro com os bailaricos. Hoje em dia, estão um pouco caídos de moda, mas nós festejamos o aniversário com um baile para recordar o passado, porque é uma forma de convívio que aproxima as pessoas.
- A Casa do Povo também tem actividades desportivas, culturais. Como estão? - Tem um Grupo musical que está a ensaiar a charola que está super afinada. Ciclo turismo, BTT, setas, ginástica e, quem quiser pode aparecer que será bem recebido. O Grupo de Teatro está a iniciar uma nova peça que esperamos estrear lá para Janeiro, ora de portas, embora tenhamos ponderado isso, porque os apoios não são suficientes. Nós não fazemos isto por dinheiro, mas tem custos. Os apoios não surgem. A Câmara ainda não disponibilizou, mas nós compreendemos que as dificuldades são muitas e temos de cortar. Fazemos o melhor que podemos”. José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia da Conceição referiu-nos que a Casa do Povo é a maior associação na freguesia e a que desenvolve mais actividades ao longo do ano, no desporto e cultura. “Naturalmente que a Junta de Freguesia regista isso com apreço e nesta noite de aniversário – setenta e sete anos – uma vida longa a promover o associativismo na nossa Freguesia”. - Nos cumprimentos agradeceu à actual direcção e lembrou, na mensagem, todos os anteriores directores.
- Exactamente. Eu próprio fiz parte dessas direcções. Fui tesoureiro nos anos oitenta. Isto é o trabalho de muita gente, ainda bem que assim é. São muitos homens e mulheres, uns menos jovens, outros e são muitos, mais jovens e nós registamos isso, incentivamos e apoiamos de forma a que continue vivo e activo, porque nos clubes e associações trabalha-se com uma carolice muito grande e se não tiverem por trás um suporte financeiro de ajuda e motivação as coisas, possivelmente, desviam-se por outros caminhos. Na freguesia da Conceição, não só a Casa do Povo, mas também as associações que estão constituídas, cerca de dez, desenvolvem um trabalho activo e a Junta de Freguesia reconhece esse trabalho e está sempre presente em todos os eventos que realizam ao longo do ano. Geraldo de Jesus

BAILADO “A BELA ADORMECIDA” APRESENTADO NO CINE-TEATRO LOULETANO

É já no próximo dia 22 de dezembro, quinta-feira, pelas 21h30, que o Cine-Teatro Louletano recebe um grandioso espetáculo de bailado - “A Bela Adormecida”.
Baseado no conto de Charles Perrault, bem ao estilo francês do século XVIII, “A Bela Adormecida” é considerado um dos bailados que maior interesse desperta junto do grande público. Dançado por todas as companhias do mundo, esta obra-prima de Tchaikovsky é sem dúvida uma das mais belas páginas do ilustre compositor russo. A relação da música de Tchaikovsky com a coreografia de Marius Petipa é de tal forma perfeita que seria difícil imaginar outra leitura da partitura. Por isso, música e coreografia numa simbiose genial fizeram com que esta peça fosse considerada a obra emblemática da dança clássica. A Russian Classical Ballet conta com a participação de bailarinos de notoriedade internacional provenientes de prestigiados teatros como Bolshoi, Stanislavsky, Perm e Odessa. As presenças habituais em tournées pelo mundo fora conferem o estatuto desta companhia.

ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES OFERECE PESCARIA A INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE

A Associação de Pescadores Santo António de Arenilha, de Vila Real de Santo António, levou a cabo no passado sábado dia 10, uma acção de beneficência que consistiu na doação de todo o peixe resultante da faina desse dia a Instituições Públicas de Solidariedade Social do concelho. No total foram entregues cerca de 64 quilos de peixe, capturados por seis embarcações, que foram entregues pelos pescadores aos responsáveis das instituições. As instituições contempladas com esta oferta foram a “Santa Casa de Misericórdia” e “Mão Amiga”, instituições que fornecem refeições aos mais carenciados do concelho.
A acompanhar esta doação esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acompanhado de alguns vereadores. Para a Vereadora Maria da Conceição Cabrita “esta doação, em especial nesta época do ano tem um enorme significado para todos. Com mais iniciativas destas é possível melhorar o dia-a-dia de muitas pessoas”. Para os elementos da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha “este é um momento de grande simbolismo que pretendemos repetir mais vezes ao longo do ano”. A referida Associação está ainda a levar a cabo outra iniciativa solidária, que consiste na recolha de brinquedos em segunda mão, mas em bom estado, para oferecer posteriormente a crianças carenciadas. Os respectivos brinquedos podem ser entregues na sede da Associação, nos dias de semana a partir das 16h00 e ao fim-de-semana ao longo de todo o dia. Para José Romão, Presidente da Associação e Pescadores “ se todos ajudarem, com simples gestos, será possível proporcionar um natal mais feliz a várias crianças”.

Natal 2011: portugueses preferem receber vestuário, perfumes e relógios

O Observador Cetelem perguntou aos portugueses que presentes gostariam de receber este Natal. A maioria prefere vestuário (29%), perfumes e relógios (24%) e produtos culturais (19%). Esta mesma análise do Cetelem revelou ainda que serão os chocolates (76%) e o vestuário (69%) a liderar as intenções de ofertas para este Natal. O vestuário surge como o presente que reúne maior consenso entre os que oferecem e os que recebem.
Telemóveis (8%), viagens e lazer (5%), cabazes (4%), equipamento informático (3%), electrodomésticos e produtos tecnológicos (2%), vouchers de ofertas (1%), jogos electrónicos ou videojogos (1%) e brinquedos (1%) são as categorias de produtos menos referenciadas no inquérito realizado pelo Observador Cetelem.
Nos inquiridos entre os 18 e os 65 anos a maioria dos inquiridos mostrou preferência por receber peças de vestuário. Apenas para os inquiridos entre os 25 e os 34 anos, os perfumes e os relógios surgem como primeira opção (31%), o vestuário em segunda (30%) e os produtos culturais em terceira (29%). Apenas nesta faixa etária a diferença de pontos percentuais (p.p) é tão reduzida. Um ponto diferenciador nesta análise sobre os presentes que os portugueses mais gostariam de receber este Natal, é o facto dos inquiridos do Porto preferirem os produtos culturais (18%), ao vestuário (17%) e aos perfumes e relógios (12%), contrariando a média nacional. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

PCP-Algarve "Contra o roubo das portagens"

Por iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP foi chamado à Assembleia da República o decreto-lei do governo, e promulgado pelo Presidente da República, que introduziu as portagens a partir de dia 8 de Dezembro.
"Já todos sabemos que a introdução de portagens ficou a dever ao negócio entre o PS, PSD e CDS-PP, negócio esse que teve agora a bênção do Presidente da República. A discussão dessa iniciativa do PCP terá lugar no próximo dia 21 de Dezembro na Assembleia da República", anuncia o PCP através de nota de imprensa. "Os deputados de todas as forças políticas das regiões onde a introdução de portagens se efectivaram têm, assim, a oportunidade de clara e frontalmente deixar claro o seu posicionamento. Se são contra as portagens só têm um caminho: votar para derrotar esse decreto-lei. Se todos esses deputados o fizerem, o decreto-lei será derrotado", advertem os comunistas. Assim, o executivo da DORAL do PCP "alerta os trabalhadores, os micro e pequenos empresários e comerciantes, o povo do Algarve, para que estejam atentos ao que nesse dia se vai passar na Assembleia da República. Para que vejam se os que dizem no Algarve que são contra as portagens, nesse dia votam em conformidade ou se refugiam em justificações para não assumirem uma posição em coerência com aquilo que andam a dizer na região". "A luta contra as portagens continua!", garante o PCP.

Complexo Desportivo de VRSA ganha clínica e centro de estágios

Projecto inédito permite desenvolver novo cluster no concelho e contribuirá para diminuir ainda mais a sazonalidade turística. Inauguração deve ocorrer no primeiro trimestre de 2012
A empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU) abriu um procedimento por negociação para a exploração de uma clínica desportiva no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. A unidade estará especialmente vocacionada para as áreas da fisiatria e ortopedia na área do diagnóstico e pretende criar, em VRSA, um lugar privilegiado para a recuperação física dos milhares de atletas que anualmente visitam o Complexo Desportivo. Ao mesmo tempo, a SGU pretende que aquele equipamento se transforme num «hub» preferencial das selecções participantes nas Olimpíadas de 2012, em Londres, o que permitirá ao espaço alavancar, nos anos vindouros, um fluxo contínuo de atletas. Não está excluída a possibilidade de a clínica vir a oferecer outro tipo de serviços e técnicas de reabilitação, tendo por base o protocolo estabelecido com os serviços de saúde da República de Cuba. Para garantir a fixação desta clínica, a SGU irá proceder ao arrendamento de um espaço de 1400 metros quadrados, distribuído por dois pisos, na Nave Desportiva, o que permitirá integrar a valência no próprio local de treino dos atletas.
Para poderem apresentar propostas, os candidatos deverão operar na área da saúde há três anos e disponibilizar profissionais de qualidade e experiência reconhecida. A esta clínica irá somar-se a criação de um Centro de Estágios, cujo concurso público para a sua atribuição e concessão foi já aberto. O futuro Centro de Estágios ficará localizado na parte adjacente a Este do Complexo Desportivo e terá como fundamento a disponibilização de cerca de 600 camas naquela que é uma das principais estruturas desportivas do Algarve. Ao concessionário caberá ainda a responsabilidade de angariar um mínimo de utilizadores pagantes diários equivalente a 20 por cento das camas propostas no equipamento, garantindo à SGU o pagamento de uma compensação financeira em caso de incumprimento.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, com estes dois novos equipamentos, o concelho torna-se «no primeiro município do Algarve a apostar, de uma forma integrada, no turismo desportivo e de saúde». «Apesar de já sermos um dos principais municípios vocacionados para o treino de alto rendimento, o que nos tem garantido boas taxas de ocupação durante todo o ano, temos agora mais razões para ampliar o fluxo de visitantes», nota o autarca. O Complexo Desportivo de VRSA é uma referência para o estágio de equipas e atletas em várias modalidades desportivas. Actualmente, é um dos mais credenciados a nível nacional e europeu, tendo já acolhido e organizado inúmeros eventos de atletismo, futebol, ténis e de outras modalidades tanto a nível nacional como internacional. Está acreditado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) desde 2002.

Final de “Sueca” no Pessegueiro

Decorreu durante este fim-de-semana a fase final do 15º Torneio de Sueca. O Centro Cultural e Recreativo do Pessegueiro acolheu a final desta iniciativa da Câmara Municipal de Alcoutim, que teve início em Outubro de 2010 e reuniu mais de uma centena de participantes.
O primeiro lugar foi para a equipa do Centro Recreativo do Pessegueiro. A equipa da Barrada foi a 2ª classificada e o Centro Recreativo de Balurcos conquistou o 3º lugar. Na entrega dos prémios, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, salientou a importância deste tipo de torneios, nomeadamente sob o ponto de vista social e até clínico, uma vez que este tipo de jogos contribuem para exercitar a mente e, como tal, segundo descobertas recentes, para impedir o surgimento da doença de Alzheimer, que é cada vez mais frequente entre a terceira idade.

A acupuntura e a medicina tradicional chinesa

A depressão é uma epidemia do mundo moderno: estamos constantemente preocupados com o trabalho, os filhos, o trânsito, o tempo, a falta de sono, etc. Além disso, nesta altura do ano, as baixas temperaturas, o final do ano e o inevitável balanço introspetivo podem levar muitos portugueses a neuroses e depressões.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), com o auxílio da Acupuntura, trata estes problemas com grande sucesso e sem efeitos secundários, de modo natural, não invasivo e com eficácia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a MTC, cada órgão está ligado a uma emoção e a um distúrbio típico, existindo portanto vários tipos diferentes de depressão. Desta forma, a Acupuntura permite focar a energia de cada sistema e órgão, ajudando no reequilíbrio do corpo com maior precisão e com ação direta ao cerne do problema. “Na Medicina Ocidental, a resposta mais comum para estes pro­blemas é a prescrição de fármacos, cuja principal ação é a de ‘apa­gar’ os sintomas, em vez de tratar a causa real do sofrimento. É importante recordar que a maioria dos antidepressivos estão associados a vários problemas secundários graves, como tendências suicidas, aumento de peso, disfun­ções sexuais, entre outros”, explica a Dra. Wenqian Chen, Médica Especialista em Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Terapias Chinesas.

GNR faz Apreensão de tabaco

Ontem, 11 de Dezembro, militares do Destacamento de Acção Fiscal de Faro da Unidade de Acção Fiscal da Guarda Nacional Republicana, no decorrer de uma acção de fiscalização, detectou na área próxima a Olhão, uma viatura de matrícula espanhola que transportava em infracção 730 000 cigarros das marcas RED RESPECT, ELIXYR, MARSHAL, AMERICAM LEGEND e CHESTERFIELD.
A mercadoria em infracção tem um valor de venda ao público de 123 100€, sendo o valor de impostos devido ao Estado português superior a 101 750€ e era objecto do crime de contrabando de circulação previsto e punido pelo artigo 93º do Regime Geral das Infracções Tributárias, aprovado pela Lei 15/2001, conjugado com o artigo 111º do Código de Impostos Especiais de Consumo aprovado pelo Decreto-lei 73/2010.
A viatura fiscalizada era conduzida por um cidadão estrangeiro de sexo masculino, com idade de 57 anos, que foi abordado pelos militares deste Destacamento em virtude da viatura aparentar circular com carga excessiva. Durante a fiscalização, devido ao nervosismo mostrado pelo condutor, foi realizada a abertura da caixa de mercadorias, tendo-se verificado a existência de diversos electrodomésticos usados (04 televisores, 07 leitores de DVD, 02 microondas, 06 frigoríficos, 03 maquinas de lavar, 02 ventiladores, entre outros), que serviam de dissimulação ao tabaco de contrabando. O condutor da viatura foi detido, e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Olhão hoje às 10h00.

400 PARTICIPANTES NO FESTIVAL DE ATIVIDADES AQUÁTICAS "CIDADE DE PORTIMÃO"

A Portinado levou a efeito no sábado, dia 10 de Dezembro, mais uma edição do festival de atividades aquáticas “cidade de Portimão”.
O evento, que este ano teve um caráter solidário, através da recolha de bens alimentares para o Banco Alimentar contra a fome, que diga-se foi um sucesso, contou com a presença de cerca de 400 participantes, entre alunos da escola de natação de Portimão (ENP), atletas dos grupos desportivos da Portinado e do Aminata de Évora.
As atividades iniciaram-se às 15h30 com cerca de 90 alunos dos níveis 1 e 2 da ENP, que realizaram diversas habilidades desenvolvidas nas aulas de natação. De seguida, foi a vez dos alunos dos níveis 3 e 4 efetuarem provas de 25 metros às 4 técnicas. Nesta atividades, foi possível observar um excelente nível tecnico em termos globais, considerando as idades destas crianças, que deixaram os familiares que compareceram em grande número nas bancadas da piscina municipal de Portimão bastante entusiasmados. Às 17h30 realizaram-se estafetas de natação às diferentes técnicas, que juntaram nadadores das diferentes equipas de natação desportiva da Portinado , incluindo os masters. Para fechar esta atividade, foi realizada uma prova de resistência que foi eliminando progressivamente atletas, até se encontrar o vencedor final.
Às 18h30 teve lugar uma mega aula de hidroginástica que contou com a presença das alunas das aulas desenvolvidas na piscina municipal. Para encerramento ficou guardado o 2º festival de natação sincronizada, que reuniu atletas da Portinado e do Aminata de Évora, que apresentaram diversos esquemas, em equipa, trios e solos, muito aplaudidos pelo público que encheu por completo as bancadas da piscina de Portimão.

Polo Aquático: PORTINADO VENCE O FLUVIAL E MANTÉM LIDERANÇA NO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO

A Portinado derrotou o Fluvial por 14-10 na 7.ª Jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão de pólo aquático, jornada que ficou marcada pelo triunfo do Vitória SC frente à Amadora e pela primeira vitória do primodivisionário Algés.
A equipa de Portimão soma 19 pontos, mais um que o Paredes/RM, que venceu o CN Povoense por 22-10. No 3.º lugar surge agora o Salgueiros, que derrotou o CDUP/Liberty por 15-11. Nos restantes jogos, o Algés foi a Alvalade obter a primeira vitória da época, e o Vitória venceu a Amadora por 12-9. Rui Moreira (Portinado) é o melhor marcador do Campeonato, com 41 golos, seguido de Pedro sousa (Salgueiros), com 39, e de Ricardo Sousa (Paredes/RM), com 32.