segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PROTEÇÃO CIVIL DE ALBUFEIRA ALERTA PARA O PERIGO DA EXISTÊNCIA DE POÇOS SEM PROTEÇÃO

Campanha de sensibilização percorre freguesias do concelho
A Proteção Civil Municipal iniciou uma campanha de sensibilização que lança o alerta para o perigo que os poços sem proteção representam para pessoas e animais. A primeira ação no terreno teve lugar na passada segunda-feira, na freguesia de Paderne.
A Proteção Civil Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho, encontra-se a realizar uma ação de sensibilização direcionada aos proprietários de poços sem proteção, junto à via pública.
O objetivo passa por informar a população da obrigatoriedade legal de colocar um resguardo ou garantir a cobertura eficaz dos poços, quer seja pela construção de uma parede de proteção com altura mínima de oitenta centímetros desde a superfície do solo, quer seja pela aplicação de uma vedação no topo do poço.
“Os poços camuflados pela vegetação e sem as proteções adequadas são autênticas armadilhas e representam um grande perigo de queda para as pessoas e para os animais. É, por isso, de extrema importância sensibilizar os proprietários dos terrenos com poços junto à via pública, para os protegerem, recordando-lhes de que se trata de uma obrigação legal”, refere Carlos Quintino, vereador com o pelouro da Proteção Civil.
Após a realização de um diagnóstico da situação e do apuramento do número de poços existentes no concelho causadores de risco, no passado dia 5 de dezembro, a ação teve lugar na freguesia de Paderne, na presença do vereador Carlos Quintino e do presidente da Junta de Freguesia de Paderne Francisco Guerreiro. Refira-se que o não cumprimento do Decreto- Lei 310/2002, que legisla esta matéria, resulta em coima para o proprietário do poço.