segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Casa do Povo da Conceição de Tavira Comemorou 77º. Aniversário

A Direcção da Casa do Povo da Conceição de Tavira, para comemorar o 77º. Aniversário da sua fundação, organizou na sua sede social, um baile dedicado aos sócios e familiares, como era da tradição. Cantaram-se os parabéns e apagaram-se as velas.
Falamos com Vítor Andrade, Presidente da Direcção que nos disse já fazer parte da casa há muitos anos “Tenho vindo a adiar a questão da presidência. Estamos a comemorar o 77º aniversário. Esta casa tem sido, para muitas gerações, uma casa importante. Antigamente seria o ponto de encontro com os bailaricos. Hoje em dia, estão um pouco caídos de moda, mas nós festejamos o aniversário com um baile para recordar o passado, porque é uma forma de convívio que aproxima as pessoas.
- A Casa do Povo também tem actividades desportivas, culturais. Como estão? - Tem um Grupo musical que está a ensaiar a charola que está super afinada. Ciclo turismo, BTT, setas, ginástica e, quem quiser pode aparecer que será bem recebido. O Grupo de Teatro está a iniciar uma nova peça que esperamos estrear lá para Janeiro, ora de portas, embora tenhamos ponderado isso, porque os apoios não são suficientes. Nós não fazemos isto por dinheiro, mas tem custos. Os apoios não surgem. A Câmara ainda não disponibilizou, mas nós compreendemos que as dificuldades são muitas e temos de cortar. Fazemos o melhor que podemos”. José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia da Conceição referiu-nos que a Casa do Povo é a maior associação na freguesia e a que desenvolve mais actividades ao longo do ano, no desporto e cultura. “Naturalmente que a Junta de Freguesia regista isso com apreço e nesta noite de aniversário – setenta e sete anos – uma vida longa a promover o associativismo na nossa Freguesia”. - Nos cumprimentos agradeceu à actual direcção e lembrou, na mensagem, todos os anteriores directores.
- Exactamente. Eu próprio fiz parte dessas direcções. Fui tesoureiro nos anos oitenta. Isto é o trabalho de muita gente, ainda bem que assim é. São muitos homens e mulheres, uns menos jovens, outros e são muitos, mais jovens e nós registamos isso, incentivamos e apoiamos de forma a que continue vivo e activo, porque nos clubes e associações trabalha-se com uma carolice muito grande e se não tiverem por trás um suporte financeiro de ajuda e motivação as coisas, possivelmente, desviam-se por outros caminhos. Na freguesia da Conceição, não só a Casa do Povo, mas também as associações que estão constituídas, cerca de dez, desenvolvem um trabalho activo e a Junta de Freguesia reconhece esse trabalho e está sempre presente em todos os eventos que realizam ao longo do ano. Geraldo de Jesus