sábado, 28 de maio de 2011

3ªSemana da Não-Violência do Hospital de Faro

O Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital de Faro vai realizar a 3ª Semana da Não-Violência. O evento decorre de 30 de Maio a 3 de Junho.

Todos os eventos carecem de inscrição obrigatória até 27 Maio. As inscrições para as oficinas de formação são limitadas aos lugares existentes e a sua formalização pode ser efectuada por correio, fax ou telefone. Contactos- Secretariado: Teresa Alexandre
Morada: Praceta Azedo Gneco Bloco 17E, 1ºB, 8000 Faro, Telefone: 289-001932/92-5482240
Fax: 289-001934-

Marcha lenta - Protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante

A Comissão de Utentes da Via do Infante e o Movimento “Algarve – Portagens na A22- Não”, realiza, hoje (Sábado), uma marcha lenta de protesto contra a introdução de portagens na Via do Infante.



Percurso previsto: Parque das Cidades - Rotunda do Aeroporto - Rotunda do Fórum Algarve - Rotunda do Teatro Municipal - Rotunda do Hospital de Faro - Rotunda dos Salgados - Rua do Moinho da Palmeira - Estrada do Bom João - Rua Eng. Joaquim Lopes Belchior - Largo de S. Francisco em Faro.
Horário previsto - Entre as 16:00 e as 19:00 Horas
O Aeroporto de Faro recomenda aos seus passageiros que se dirijam ao aeroporto com maior antecedência, de forma a evitar eventuais atrasos.
Percurso Alternativo: A Portaria do Montenegro estará aberta amanhã, permitindo um percurso alternativo ao Aeroporto.

Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel recebem ajuda dos “Anjos”

Os “anjos” vão descer ao Cine-Teatro São Brás no próximo dia 4 de Junho!
O Cine-Teatro São Brás prepara-se para acolher um espectáculo de solidariedade, promovido pelo Grupo de Teatro “Anjos/Angels” que visa angariar fundos para ajudar a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel. Este grupo apresenta um espectáculo de variedades, transversal a todas as idades e culturas, com o objectivo de conseguir suportar os custos associados ao transporte de 3 contentores de novos equipamentos essenciais ao combate ao fogo e à protecção individual dos soldados da paz são-brasenses.

Grupo Teatro Anjos
Criado em 2008, por membros do “British Music Hall Society, o Grupo de Teatro “Anjos” (Angels) tem por missão promover actuações para angariar fundos com fins humanitários por todo o Algarve.

Liliana
Nesta senda, em São Brás de Alportel, o espectáculo de variedades apresenta em palco interpretações de fado, acordeão, violino, guitarra, bailado russo, entre muitas outras surpresas, que prometem uma noite bastante animada.
Para além dos equipamentos, a ajuda conseguida com este espectáculo inclui ainda a deslocação a Portugal de um conjunto de técnicos especializados que vêm dar formação aos bombeiros são-brasenses, sobre a melhor forma de utilização e manutenção dos materiais.
Esta nobre causa é apoiada pela Organização Mundial “Operation Florian”, constituída em 1995, por ex-bombeiros. Esta organização promove o combate ao fogo através de acções de ajuda a nível mundial, fornecendo equipamentos e treino específicos a bombeiros locais, no sentido de melhorar o combate ao fogo e as condições de salvamento.
Para São Brás de Alportel estão destinados 3 contentores com equipamentos de combate ao fogo e protecção individual, máquinas de limpeza e manutenção para os fatos, bem como a formação especializada por técnicos da área.
Esta é uma iniciativa do Grupo de Teatro Anjos (Angels), com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o objectivo de melhorar as condições de trabalho dos bombeiros são-brasenses, bem como melhorar os serviços prestados a toda a população.
Os ingressos encontram-se à venda na Galeria Municipal, ou no próprio dia do espectáculo, na bilheteira do Cine-Teatro.

Portugueses preferem compra de carro ao ALD

O Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011 revela que os portugueses não tencionam abandonar tão cedo a sua profunda ligação à noção de propriedade. 74% dos inquiridos prefere uma aquisição completa do automóvel a utilizar um sistema de aluguer. Portugal destaca-se do conjunto de países europeus analisados, por ser o único país onde a percentagem de seniores (34%), que opta por utilizar um sistema de aluguer em vez de comprar um automóvel, ser superior à dos jovens (29%).

Um em cada quatro jovens europeus prefere utilizar o sistema de aluguer em vez de comprar um carro. Mas esta modalidade parece ter mais sucesso em Itália, onde mais de um terço dos jovens está receptivo ao aluguer de um veículo para as suas deslocações (36%). Portugal surge em segundo lugar nesta análise com 29% dos jovens a optarem por um aluguer de longa duração (ALD), em vez de comprarem um automóvel.
«No que diz respeito ao ALD, os jovens vêm uma certa vantagem em relação à aquisição completa. Revelam mesmo um interesse pelas diferentes possibilidades que este serviço proporciona.

Entre as vantagens, a maioria refere o melhor conhecimento do custo do veículo: se o preço constitui um critério fundamental para os jovens no momento de tomar a sua decisão, a tomada em conta de todos os custos associados não deixa de ser menos importante.» acrescenta Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
O Observador Cetelem revela ainda que 83% dos jovens portugueses afirmam valorizar o controlo dos custos de utilização que o ALD proporciona. A seguir, a escolha do veículo e a liberdade relativamente à duração do aluguer constituem os critérios mais valorizados, revelando o seu desejo profundo de independência, quer ao nível das deslocações, quer ao nível das decisões de consumo.
As análises económicas e de mercado do Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

Festa das Piscinas em Olhão

Muita água, alegria e boa disposição serão os principais ingredientes da tradicional Festa das Piscinas que se realiza no dia 4 de Junho, no Complexo de Piscinas Municipais de Olhão. Para além das múltiplas actividades lúdicas, tentar-se-á bater o record dos 30´ a nadar, actualmente cifrado em 17.250 metros.

Esta é uma iniciativa que, para além do aspecto desportivo, visa servir de convívio a todos aqueles que ao longo do ano utilizaram as piscinas como meio lúdico, de aprendizagem e treino ou de ocupação dos tempos livres.
Com participação gratuita, os interessados podem divertir-se durante um dia inteiro no meio aquático, onde a organização promete verdadeira magia...
Há actividades para bebés, circuito, aqua especial, jogos insufláveis e hidro, para além da tentativa para bater o record de 30´ a nadar. Desfrute de um dia diferente com muita festa nas piscinas de Olhão!
Os interessados devem inscrever-se na secretaria do Complexo das Piscinas Municipais de Olhão.

Festival brasileiro premeia filme de animação feito por jovens no Museu de Portimão

A curta-metragem de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, produzida por jovens no Museu de Portimão, obteve o troféu “Arara de Prata” na categoria Jovens Talentos, atribuído pelo júri do Tourfilm Brazil, que se realizou entre 19 e 21 de Maio na cidade brasileira de Florianópolis.

“À conversa com Manuel Teixeira Gomes”

A película agora distinguida pelo único festival internacional de filmes de turismo da América Latina, foi criada na Oficina Educativa do Museu de Portimão durante o programa “Férias no Museu”, na Páscoa de 2010 e contou com a participação empenhada de 22 jovens, dos 7 aos 12 anos.
Além de elaborarem o guião, os jovens realizadores de Portimão conceberam os cenários e as personagens em plasticina, ajudaram na gravação das animações e na montagem em computador e também contribuíram com as suas vozes para a dobragem final, contando em todo o processo com o apoio da Lunática Filmes e da equipa da Oficina Educativa.

Piccolingo em Faro

A campanha Europeia Piccolingo, que consiste numa campanha de aprendizagem precoce de línguas, está na estrada por toda a Europa. Várias iniciativas apoiam esta campanha com o seu empenho - eventos que incluem jogos de linguagem, teatro, canções e muito mais, estão a ajudar a despertar o interesse pela aprendizagem das línguas numa idade precoce.

No dia 1 de Junho, o Piccolingo chega à cidade de Faro. O evento decorrerá a partir das 12:00 horas no Jardim da Alameda, Biblioteca de Faro e Clube Farense. Piccolingo em acção em Faro é organizado pela PAU Education em conjunto com os parceiros Câmara Municipal de Faro, Universidade do Algarve e Helen Doron Early English. À noite, especialistas irão debater sobre a pergunta "Onde nos levam as línguas?"
O evento faz parte da campanha Piccolingo para a aprendizagem precoce de línguas organizada pela Comissão Europeia. Piccolingo em acção pretende popularizar a aprendizagem precoce de línguas e tentar convencer os pais de que as crianças que começam a aprender línguas estrangeiras numa idade precoce, terão no futuro maior facilidade e mais sucesso nos contactos com as culturas estrangeiras.

IV ENCONTRO DE GERAÇÕES DE TAVIRA

Uma reunião bienal tem vindo a reunir, na cidade de Tavira, as suas gerações nascidas nos anos de 20, 30 e 40. No último encontro, realizado em 2009, cerca de três centenas de tavirenses, muitos deles vindos do estrangeiro, confraternizaram numa iniciativa que se revela única no Algarve, senão em todo o país. O IV Encontro de Gerações de Tavira, dos anos de 20, 30, 40 e 50, vai ter este ano lugar nos próximos dias 25 e 26 de Junho, prevendo-se a comparência de quatrocentos tavirenses, com idades superiores a 50 anos.

A iniciativa terá o apoio logístico da Câmara Municipal, tendo lugar um espectáculo de saudade no Teatro António Pinheiro, a recepção de Boas Vindas, por parte do Presidente da Câmara de Tavira, uma foto do grupo e terminará com um almoço de confraternização no Hotel Vila Galé, desta cidade.


PROGRAMA

A Maior Homenagem e manifestação de Amor à Terra em que Nascemos

Dias 25 e 26 de Junho de 2011
Dia 25 às 21,00 horas - Espectáculo no Teatro António Pinheiro
Dia 26
10H00 – Recepção na Câmara Municipal
10H30 – Foto de Grupo
13H00 – Almoço no Hotel Vila Galé

Geraldo de Jesus