sábado, 28 de maio de 2011

Portugueses preferem compra de carro ao ALD

O Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011 revela que os portugueses não tencionam abandonar tão cedo a sua profunda ligação à noção de propriedade. 74% dos inquiridos prefere uma aquisição completa do automóvel a utilizar um sistema de aluguer. Portugal destaca-se do conjunto de países europeus analisados, por ser o único país onde a percentagem de seniores (34%), que opta por utilizar um sistema de aluguer em vez de comprar um automóvel, ser superior à dos jovens (29%).

Um em cada quatro jovens europeus prefere utilizar o sistema de aluguer em vez de comprar um carro. Mas esta modalidade parece ter mais sucesso em Itália, onde mais de um terço dos jovens está receptivo ao aluguer de um veículo para as suas deslocações (36%). Portugal surge em segundo lugar nesta análise com 29% dos jovens a optarem por um aluguer de longa duração (ALD), em vez de comprarem um automóvel.
«No que diz respeito ao ALD, os jovens vêm uma certa vantagem em relação à aquisição completa. Revelam mesmo um interesse pelas diferentes possibilidades que este serviço proporciona.

Entre as vantagens, a maioria refere o melhor conhecimento do custo do veículo: se o preço constitui um critério fundamental para os jovens no momento de tomar a sua decisão, a tomada em conta de todos os custos associados não deixa de ser menos importante.» acrescenta Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
O Observador Cetelem revela ainda que 83% dos jovens portugueses afirmam valorizar o controlo dos custos de utilização que o ALD proporciona. A seguir, a escolha do veículo e a liberdade relativamente à duração do aluguer constituem os critérios mais valorizados, revelando o seu desejo profundo de independência, quer ao nível das deslocações, quer ao nível das decisões de consumo.
As análises económicas e de mercado do Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.