quinta-feira, 29 de abril de 2010

Loulé: Murdering Tripping Blues regressam ao Algarve


Concerto: Sábado 1 de Maio ás 21:30 no Bar Bafo de Baco, Rua Afonso de Albuquerque nº26, Loulé
A União Sónica do Algarve, apresenta no Bafo de Baco, na primeira noite de Maio de 2010, que marca o regresso dos lisboetas Murdering Tripping Blues ao Algarve para um concerto, depois de passarem pelos estúdios Serra Vista em Monchique, onde gravaram os novos temas para o próximo álbum, produzido por Boz Boorer (ex. Polcats e guitarrista de Morrissey) a editar ainda antes do verão.
Os Murdering Tripping Blues foram a banda de abertura do Quarteira Rock Fest 2009, formada por Henry Leone Johnson (guitarra e voz), Johnny Dynamite (bateria) e Mallory Left Eye (teclas, voz e efeitos visuais), apresentarão em ante-estreia alguns temas do seu novo disco, som forte e experimental com influências Rock& Roll, Blues, Soul, Urban, Psychedelia, Motown… Foram considerados por Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) como um dos projectos mais interessantes em Portugal neste momento. No passado dia 6 de Abril foram convidados para o 3 pistas da antena 3 de Henrique Amaro em parceria com o Ípsilon (Público).
Convidados para abrir a noite, os The Hollers, originários de Málaga (Espanha), que tocam pela primeira vez em Portugal, são um trio de garage rock, rock n roll roots e prometem fazer mexer a noite, esta banda andaluza é formada por Max RB (voz e guitarra), Howlin’ Sal(bateria) e Paco BlackCloud (banjo, baixo, piano, maracas).
Para terminar a noite seguirá um after-party com a USA DJ Set

Portimão: GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL/ALGARVE F1 EM MOTONÁUTICA



Pelo décimo segundo ano consecutivo, Portimão recebe a mais prestigiada e emocionante competição Mundial do calendário da U.I.M. – União Internacional de Motonáutica. Nos dias 8 e 9 de Maio, o estuário do Rio Arade, dá as boas vindas a mais uma edição do Grande Prémio de Portugal / Algarve F1, num espectáculo de alta velocidade que promete agitar as águas algarvias.
Em competição vão estar 19 pilotos de 10 equipas, entre os quais Duarte Benavente da F1 Atlantic Team, o único piloto português em prova, que em 2009 subiu ao pódio em Portimão.
A temporada de 2010 fica marcada pela ausência de Guido Capellini que se retirou da competição no final da última época. Ninguém venceu mais em Portimão do que o italiano, 10 vezes campeão mundial e vencedor de sete das treze provas realizadas em Portugal. Em 2009, com o regulamento a contemplar duas etapas, o dominio foi da Abu Dhabi Team com uma vitória na prova de sábado para Ahmad Al Hameli e outra no domingo para Thani Qamzi (vice-campeão em 2009). Quem será que vai subir este ano ao primeiro lugar do pódio?
Ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão o público poderá ver toda a pista, todas as manobras, respirar o ambiente internacional que se vive nesta prova, e visitar aquele que é considerado o melhor Paddock de todo o circuito internacional, onde estão instaladas as “box” de cada equipa, e onde os técnicos e os pilotos fazem as afinações e os últimos testes antes dos treinos e da grande corrida. A inscrição é gratuita e limitada e vai decorrer no sábado entre as 12h00 e as 13h30 e no domingo das 9h15- 10h00 e 12h00-12h45.

O 12º Grande Prémio Portugal/Algarve F1 em Motonáutica tem como promotor a Idea Marketing, o Município de Portimão como patrocinador official, a Portimão Urbis SGRU EM e a Câmara Municipal de Portimão na coordenação geral da prova, e a Federação Portuguesa de Motonáutica no apoio técnico official.

PROGRAMA

Sábado, 8 de Maio
10h30 - 11h30 | Treinos livres
15h00 - 16h00 | Treinos cronometrados

Domingo, 9 de Maio
10h30 - 11h30 | Treinos livres
13h45 | Volta de Apresentação
14h00 - 14h45 | F1H20 Grande Prémio de Portugal/ Algarve
15h00 | Cerimónia de pódio

Expomar - Olhão: a grande feira da náutica de recreio




Abriu ontem ao público mais uma edição da EXPOMAR – Feira do Mar e das Actividades Náuticas. Nesta 7ª edição, que decorre até 2 de Maio, os últimos modelos de embarcações de recreio estão ao dispor do público em Olhão, assim como serão discutidas as últimas novidades em termos de investigação científica e pode ser conhecido o Veículo de Observação Remota (ROV) para investigar o fundo do mar.
Aliás, o mar e a Ria Formosa são o cerne deste evento que, de ano para ano, granjeia mais adeptos, onde as embarcações – só as de maior porte são cerca de uma centena, sem contar com motos de água, jet-ski e outros – e a investigação científica estão em evidência. Na parte da investigação, a organização conta com participações de peso como o IPIMAR ou a Universidade do Algarve, entre outros.
Ontem, no dia da abertura, o edil Francisco Leal referiu isso mesmo: “É muito importante a componente das embarcações de recreio, com cada vez mais presenças neste evento, de ano para ano; igualmente a investigação científica é uma das marcas desta feira. Este ano, temos mais uma novidade: o ROV, que permite investigar o fundo do mar e é o único equipamento do género em Portugal”. Francisco Leal destaca fervorosamente a náutica de recreio nesta feira: “Temos muitos barcos na feira; numa altura em que se fala em dificuldades, ter conseguido trazer tantas embarcações é um grande feito. Queríamos trazer muitos barcos à Expomar e conseguimos. Porque queremos transformar esta numa grande feira nacional. Penso que estamos em condições de no próximo ano, na oitava edição, considerar a Expomar como a grande feira nacional da náutica de recreio”.
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, acompanhado na inauguração pelo presidente do Turismo do Algarve, director regional de Agricultura e delegado do IPTM, entre outras entidades, aproveitou também para anunciar a vinda do Observatório de Aquicultura para Olhão. “Fiquei muito satisfeito por o Governo ter decidido instalar em Olhão o Observatório de Aquicultura, reconhecendo o trabalho que tem sido feito pelo município e também que esta zona é estruturante em termos de aquicultura, da pesca, temos toda esta actividade ligada ao mar”. Para Francisco Leal a vinda de mais esta infra-estrutura para Olhão, que deverá começar a laborar dentro de pouco mais de um mês, “vem corresponder à estratégia que há alguns anos definimos para Olhão, quando começámos por criar algumas estruturas na própria câmara para desenvolvermos actividades ligadas ao mar”.
O novo Observatório de Aquicultura deverá ficar instalado num espaço da Direcção Geral das Pescas, mas a Autarquia também poderá disponibilizar um local para a sua instalação, se for caso disso, garantiu o edil.
Já hoje, no Auditório da Expomar, às 15h00, discute-se “O Património Marítimo e Terrestre, Propostas de Valorização e Estudos Recentes”. Amanhã, sexta-feira, à mesma hora, “A Biodiversidade e os Ecossistemas Marinhos” estarão em destaque. Este segundo seminário contará, na sessão de encerramento com as presenças do director geral das Pescas e Aquicultura, José Apolinário, do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, da Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes e do presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal.
Até domingo realizam-se igualmente campanhas de sensibilização ambiental, demonstrações de cães de água ou passeios de kayak na Ria Formosa.

LOULÉ RECEBE CONFERÊNCIA SOBRE BAIRRO OPERÁRIO DO INÍCIO DO SÉCULO XX


”O Bairro Operário de São Francisco, 1870-1900” é o tema da conferência apresentada por João Simões, no próximo dia 8 de Maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé.

Na década de 1870, o executivo municipal pretendia a transformação urbana de Loulé, retirando-lhe o aspecto de vila rural com ruas apertadas e casas térreas, para a aproximar de um ideal de cidade europeia, com prédios de arquitectura revivalista, vias urbanas largas e desafogadas, e equipamentos destinados à elite. Propôs-se a demolição de várias parcelas do tecido urbano para rasgar largas avenidas, ideia que marcou para o futuro a imagem de Loulé.

Porém, em 1875, o Algarve foi afligido por uma forte crise alimentícia, levando a que muitas pessoas saíssem do campo em direcção à vila para aí encontrar sustento. A Câmara Municipal e o Governo vão avançar com obras públicas para dar trabalho a estas pessoas, avançando com uma nova rede rodoviária e com a conclusão dos caminhos-de-ferro. Outros indivíduos vão aproveitar esta mão-de-obra excedente e empregá-la nas suas fábricas de tratamento de frutos secos. Para melhorar as suas condições de vida vão criar um bairro operário, o Bairro de São Francisco, que foi a primeira alteração à imagem da Loulé medieval.

Esta será a temática de mais uma conferência integra no programa de actividades do Arquivo. A entrada é livre.