quarta-feira, 22 de junho de 2011

em Faro: Projecto Europeu MED- Technopolis

A Câmara Municipal de Faro aderiu em Janeiro de 2011 ao Projecto MED-Technopolis que tem como objectivo principal a criação de uma rede de infraestruturas de interface tecnológico em países do sul da Europa.

Trata-se de um projecto de cooperação entre 6 regiões europeias, subvencionado pelo FEDER, que integra como suas componentes principais a criação de Estruturas de Interface Tecnológico – SIT’s; o lançamento de um ciclo de Cursos de Formação Acção – CFA’s, destinado a empreendedores locais; e a implementação de Planos de Acção Regionais – PAR’s, para a inovação e competitividade.

Integram a parceria as seguintes regiões:
- Andaluzia – Espanha ( com o PTA, SA de Málaga, líder do projecto);
- Algarve – Portugal (com a CM Faro, a UAlg, a ANJE e a APREDIN);
- Úmbria – Itália (com a região de Úmbria e a SviluppUmbria);
- Sicília – Itália (com o PSTS)
- PACA – França (com o TVT e o CNE-CNAM)
- Dytiki Ellada – Grécia (com o PSP).

Plano de Urbanização para o Pólo Tecnológico Internacional do Algarve

A Câmara Municipal de Faro concorre neste projecto com o desenvolvimento do Pólo Tecnológico Internacional do Algarve (PTIA), a realizar em Gambelas na área designada, no PDM de Faro, por UOP3-PT, cujo Plano de Urbanização teve início no passado dia 28 de Abril , com a assinatura do contrato com a empresa que o irá desenvolver, tendo já sido realizadas reuniões de trabalho e constituído um Grupo de Trabalho para o acompanhamento contínuo da elaboração do Plano de urbanização e garantia da concertação dos interesses envolvidos ao longo de todo o procedimento.
A autarquia pretende desta forma, aproveitar sinergias e ampliar o efeito positivo no território e no tecido empresarial regional e local através da combinação de várias acções:
- qualificar a zona através da oferta de um território ordenado, multifuncional e infraestruturado de acordo com as actuais exigências empresariais;
- promover a inovação e a competitividade do tecido económico regional;
- aliar à implementação do PTIA, a criação de massa crítica empreendedora, formada, inovadora e competitiva;
- estabelecer as parcerias mais adequadas para o suporte financeiro, da implementação, da promoção e da gestão do empreendimento;
- integrar uma rede transnacional interactiva que auxilie na internacionalização das nossas empresas.

VERÃO EM TAVIRA - QUENTE – APESAR DO SOL E MAR – NO CAMPO CULTURAL

Promovido pela Câmara Municipal de Tavira, desde 2002, em parceria com instituições locais, dirigido a todos os cidadãos, naturais, residentes e visitantes, com objectivos de qualificar a oferta no âmbito do turismo cultural e valorizar a identidade da cidade e da região. A edição deste ano, foi apresentada no Palácio da Galeria. Um vasto programa, com muitas novidades. O arranque será dado no dia 30 de Junho, na Praça da República, onde a Orquestra do Algarve, dará um concerto e se prolongará até finais de Setembro.

No Museu Municipal/Palácio da Galeria a Inauguração a 9 de Julho, de duas exposições: “Pintura Interrogada”, a primeira de Luís Gordillo em Portugal. A outra de fotografia “Fotografar. A Família Andrade, olhares sobre Tavira”, será uma apresentação do espólio fotográfico com características já históricas, a partir de um século no trabalho de três gerações de fotógrafos profissionais da cidade, os Andrades, exposição que acompanhará também a evolução da tecnologia e os processos fotográficos ao longo do século XX.

Cenas de rua – Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua. Mostras de cinema europeu, nos claustros do Convento do Carmo (15 a 25 de Julho) e Mostra do cinema não europeu (5 a 15 de Agosto). Feiras do livro, de antiguidades, dos ofícios e do disco e uma feira de stocks.
No terraço do Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria, em Julho, decorre a 2.ª edição do “Jazz no Palácio”, cujo programa contempla a cantora Maria João com “Ogre” (dia 27), João Firmino Quinteto (dia 28), o “Guitolão” (dia 29), o novo cordofone português e “Lume Big Band” (dia 30) concerto com um colectivo de 15 músicos de diversas áreas musicais. Musica nas Igrejas. As Bandas locais terão a sua oportunidade de mostrar o que fazem fora da sua terra.
Previstos no âmbito do Allgarve11, uma série de excelentes concertos em Agosto. Tereza Salgueiro (dia 5) a solo, a inesquecível voz dos míticos Madredeus, o “eterno” Carlos do Carmo (dia 11) com a Big Band de Claus Kymark, que cantará Frank Sinatra, o incontornável e sempre inovador Rui Veloso (dia 17) e a fadista da nova geração Carminho (dia 26).
No âmbito da Gastronomia, estão agendados o Festival da Ostra e Outros Mariscos (15 a 17 de Julho) e o Festival do Polvo, em Santa Luzia (28 a 31 de Julho). E, na Tavira virada para o mar, a Capital da Vela em 2011, com a organização do Clube Náutico de Tavira do Campeonato da Europa de Optimist (2 a 10 de Julho) e o Europeu de Open de 420.
O “ALGARVE PRESS” falou com o Presidente do Município, Jorge Botelho, começando pelo encontro de gerações que terá lugar nos próximos dias 25 e 26 de Junho:
- Em relação ao encontro de gerações, considero que é muitíssimo importante. Quando um conjunto de tavirenses de boa vontade se junta para organizar um encontro destes é um bem-haja para o Presidente da Câmara que agradece às pessoas que fazem parte da organização. Obviamente que nós apoiamos, porque o temos de fazer. Juntar tavirenses que estão um pouco por todo o lado, voltando à sua terra natal para reviver, mostra solidariedade entre todos. Deve ser preservado. Estarei presente na medida do possível.
Referiu-nos e já falando sobre o programa que o orçamento foi encurtado em cerca de 30%. “Com estas iniciativas todas iremos gastar cerca de cento e setenta mil euros. Tivemos de negociar contratos e não foi nada fácil. Nós estamos aqui para defender intransigentemente os interesses da Câmara Municipal, não deixando de fazer aquilo que julgamos ser importante para afirmação de Tavira. Este é um cartaz de visita da cidade que dá alegria a muitos tavirenses e é uma porta aberta para o turismo”.
Falou-nos do esforço financeiro que é necessário fazer “fazemo-lo com muito gosto porque esta linha traçada é muito importante Este ano tivemos a participação de entidades privadas que oferecem ao Município um conjunto de programas e isso é fundamental para aliviar as custas da Câmara”.
As bandas musicais de jovens que não têm tido oportunidade de mostrar o seu valor na sua terra, este ano vão voltar a ter essa oportunidade. “Todas as que já têm algum nível vão ter a oportunidade de mostrar na sua terra o valor que têm. Tavira também é boa mãe. Os jovens, connosco terão todas as oportunidades e mais algumas”.
No Convento das Bernardas serão realizados os concertos do programa Allgarve11.. “Foi uma oferta dos empresários. É só para este ano. Depois teremos de arranjar outra solução”.
O programa “Verão em Tavira” promete festas, exposições, feiras, gastronomia, para todos os gostos.

Geraldo de Jesus

Primeira doutoranda em Turismo pela Universidade do Algarve defende tese

No próximno dia 24 de Junho (sexta-feira), no Auditório do Edifício 9 da Faculdade de Economia, Campus de Gambelas, a primeira doutoranda em Turismo pela Universidade do Algarve defende tese.

“Ensino Superior em Turismo: Satisfação e Empregabilidade” é o tema da tese de doutoramento que será defendida por Sofia Teixeira Eurico às 10h00 da próxima sexta-feira, no auditório do Edifício 9 da Faculdade de Economia.

Mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares, pela Universidade Aberta, Sofia Teixeira Eurico é doutoranda da primeira edição Programa de Doutoramento em Turismo da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria.
Foi a Universidade do Algarve, através da Faculdade de Economia, a primeira universidade portuguesa a ministrar um Programa de Doutoramento em Turismo com parte lectiva, cuja 1ª edição teve início em 2007/2008. Este Programa, que emerge num novo contexto turístico, onde estão presentes novas exigências da procura e novos desafios para as organizações e destinos turísticos, procura responder às necessidades do sector num contexto de elevada competitividade.

Hoje: Abertura Portimão Portugal Match Cup

A Sun Sailing Team, organizadora do Portimão Portugal Match Cup organiza a abertura oficial do evento. A cerimónio decorre hoje, dia 22 de Junho, pelas 20 horas, no ÁguaBeach Club, na Marina de Portimão.

Este evento, que conta com o apoio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, realiza-se pela 2ª vez consecutiva na Marina de Portimão e pela 8ª vez em Portugal, e vai reunir a elite da vela mundial e entidades oficiais que patrocinam e apoiam esta iniciativa.

O Portimão Portugal Match Cup é uma competição de vela na categoria Match Race, de Grau WC, e corresponde a uma das etapas do World Match Racing Tour. Este é um dos eventos de vela mais relevantes à escala Mundial, no qual os Skippers da “America’s Cup” competirão entre si na modalidade de Match Race, o que colocará Portugal como o centro da vela mundial.

Portimão Portugal Match Cup começa hoje

As melhores tripulações de vela do mundo já estão na Marina de Portimão e preparam-se para dar início à etapa portuguesa do circuito mundial de match racing, o “World Match Racing Tour”, a realizar de 22 a 26 de Junho. O Portimão Portugal Match Cup contará com a presença de 12 equipas e tem como patrocinadores a EDP, Allgarve’11, Município de Portimão e o Grupo Sá Machado.
Álvaro Marinho (POR), da Seth Sailing Team (14.º ISAF Ranking); Johnie Berntsson (SWE), da Berntsson Sailing Team (23.º ISAF Ranking); Francesco Bruni (ITA), da Bruni Racing (12.º ISAF Ranking); Reuben Corbett (NZ), da AON Racing Team (13.º ISAF Ranking), Peter Gilmour (AUS), YANMAR Racing (11.º ISAF Ranking); Bjorn Hansen (SWE), da Mekonomen Sailing Team (8.º ISAF Ranking); Damien Iehl (FRA), da French Match Racing Team (9.º ISAF Ranking); Olli-Pekka Lumijarvi (FIN), da Siragusawa Sailing Team (37.º ISAF Ranking); Torvar Mirsky (AUS), da The Wave Muscat (5.º ISAF Ranking), Jesper Radich (DEN), da Radich Racing Team (22.º ISAF Ranking); Mathieu Richard (FRA), da French Match Racing Team (4.º ISAF Ranking); Ian Williams (GB) da Team GAC Pindar (3.º ISAF Ranking); serão os skippers que irão participar no Portimão Portugal Match Cup.