terça-feira, 4 de maio de 2010

Mais um workshop de fotografia em Lagoa


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, promove nos dias 22 e 23 de Maio de 2010, mais um Laboratório de Fotografia, intitulado "Desenhos de Luz", dirigido por Maria Dulce Margarido.
Segundo a formadora, "este workshop permite ao participante entrar no mundo mágico da imagem, através da abordagem do contexto histórico da fotografia, colocando em prática o uso do diafragma, obturador, fotometria, composição e enquadramento, ampliador e técnicas de laboratório".
O objectivo desta acção de formação passa por desenvolver nos participantes a compreensão dos princípios básicos da luz, e a sua importância nos fundamentos da Fotografia.
Maria Dulce Margarido é professora de Artes Visuais. Membro do IPF – Instituto Português de Fotografia. Membro da APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica. Leccionou cursos de fotografia na Escola Garcia da Horta (Castelo de Vide), na Escola Prof José Buisel (Portimão), no CLCC –Centro de Linguas Cultura e Comunicação (Portimão), no ISMAT - Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Participou em júris de concursos de fotografia e organizou exposições em Lisboa.
Roberto Estorninho (presidente da direcção da Ideias do Levante), congratulou-se com a realização de mais um laboratório de fotografia, pois o número de participantes verificado no último laboratório de fotografia (realizado no passado mês de Abril de 2010) foi muito elevado, assim como o número de pedidos para a realização de mais um laboratório de fotografia.
Esta formação decorrerá na sede da associação em Lagoa e encontra-se aberta a um mínimo de 8 participantes e a um máximo de 16 participantes, com idade superior a 16 anos. A carga horária prevista totaliza as 10 horas distribuídas, pela manhã (10h-13h) e tarde (15h-19h) de Sábado, e pela manhã (10h-13h) de Domingo.
As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net

Windsurf Challenge confirmado para este fim de semana no Algarve



NA PRAIA DE FARO
Após alteração de data devido à ausência de vento, o Faro Conquilha Windsurf Challenge está confirmado para sábado, 8 de Maio, na Praia de Faro. A previsão apresenta condições ideais para a realização do Challenge com vento do quadrante Oeste.

Este evento é apresentado no formato de regata. A organização espera reunir velejadores de todo o país. A lista de atletas inscritos contempla desde os mais experientes e conhecidos do grande público aos que dão os primeiros passos na competição. A ideia de base é a sensibilização para a prática competitiva desta modalidade, abrindo a porta de entrada para novos valores eliminando barreiras relacionadas com o protocolo competitivo.

Está prevista a utilização de pranchas fornecidas pela organização. Este detalhe nivelará as possibilidades de vitória independentemente das capacidades de cada velejador, tornando a prova mais competitiva no verdadeiro espírito do Windsurf.

“Estamos certos de que valeu a pena esperar por melhores condições. O “sal” desta modalidade é um elemento natural chamado vento. Sem ele não há emoção e é por causa dele que existem tantos apaixonados pela modalidade. Desafiamos os amantes de desportos de vento a estar presente na praia.” – declarou Paulo Dias, um dos responsáveis pela organização do evento.

A organização conta com a presença de responsáveis pelo Circuito Ibérico ProAm – Windsurf Summer Tour 2010 que farão uma apresentação da edição deste ano. Esta iniciativa apresenta-se como a principal base competitiva na modalidade de slalom e culmina na clássica do Martinhal em Agosto após várias etapas realizadas em Portugal e em Espanha.

Programa
09:45 – Recepção aos participantes
10:00 - Confirmação das inscrições
10:15 – Abertura oficial do evento
Intervenções da organização (CMF, Conquilha), representante do órgão
de classe (APW), Manuel Plantier / Augusto Garcia (ProAm – Windsurf
Summer Tour)
10:45 – Skippers Meeting
11:00 – 1ª Possível largada
Regatas
17:30 – Barbecue e animação no local
18:00 – Cerimónia de entrega de prémios
Ao longo do dia – Test Drives e Street Surfing

Judo Algarvio em destaque no estádio universitário de Lisboa


Realizou-se, no passado dia 01 de Maio, o Campeonato Nacional de Equipes Seniores no pavilhão n.º 1 do Estádio Universitário de Lisboa. Participaram 3 Equipes Algarvias - 2 do Judo Clube do Algarve e 1 do Judo Clube de Albufeira.
A Equipe Algarvia Feminina do J. C. Algarve composta por Júlia Figueiroa, Filipa Almeida, Ana Abreu, Ana Cachola e Joana Santos venceu as 4 Equipes que defrontou, arrecadando assim o 1.º lugar, sagrando-se pela 1.º vez Campeã Nacional, titulo á muito perseguido mas nos anos anteriores perante a forte formação de Faro as outras Equipes desistiam, como tal, só agora com a participação de 5 Equipes esta proeza foi alcançada.
A Equipe Masculina do J. C. Algarve participou com Gonçalo Mansinho, Francisco Sanches, Tiago Lopes, João Cassiano, David Gonzalez, Tiago Tomé e Miguel Andrade.
Os Algarvios venceram os 2 primeiros encontros logrando assim o acesso as meias-finais que empataram com a formação da U L H T, 3 vitórias a 3, perdendo aos pontos 27/25 com a Equipe que depois bateu o Algés e Dafundo no final, o J C Algarve disputou e ganhou por 5 a 1 o derradeiro encontro para obtenção do 3.º lugar com a forte Equipe do J C Ponta Delgada arrecadando assim a Medalha de Bronze.
Assim o J C Algarve classificou uma vez mais a sua Equipe Masculina e demonstrou o seu grande potencial.
O J C Albufeira com uma Equipe reduzida (3 Atletas) perdeu o primeiro encontro e não foi repescado fechando assim a sua participação no C N Equipes Seniores.

CENTRO DE APOIO AOS SEM ABRIGO - Formação de Voluntários




Sem Abrigos: Que intervenção? Auditório da CCDR Algarve, Faro - 15 de Maio - 15 Horas

Entrada Livre -Formadora – Lúcia Dias


Lúcia Dias é Vice-Presidente da Assembleia-Geral da CASA - Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, exerce funções no Instituto da Droga e da Toxicodependência, I.P integra a plataforma Justiça e questões penais do Grupo Pompidou – Luta contra o abuso e tráfico de droga, do Conselho da Europa.

Trabalhou no Centro das Taipas, colabora com o Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P.), nos projectos de Capacitação das Autarquias Locais para a Promoção da Saúde e Health Impact Assessment (HIA).

Desde 2006 têm exercido formação em diversas áreas, nomeadamente dos sem-abrigo, gestão de projectos, drogas e toxicodependência, cultura institucional.

Autora de livros, interveniente em vários Congressos e Conferências Nacionais e Internacionais sobre o tema, Lúcia Dias desloca-se a Faro a convite da CASA – Faro, para uma Formação específica sobre os Sem Abrigo, pelo que a CASA convida todos os Voluntários interessados a participar nesta acçãomuito especial para todos aqueles que procuram desenvolver um trabalho social de voluntariado nestas áreas.

Quorum Ballet apresenta “Desenho ao Invés” às crianças




No mundo fantástico de Fadas, Bruxas, Magos, Duendes e Gnomos é proibida a entrada de humanos. Para acedermos às suas magias e conhecermos os seus truques, há que passar por várias provas misteriosas. É assim o espectáculo de dança dedicado à infância que o Quórum Ballet apresenta no próximo dia 8 de Maio, às 16h00, no Auditório Municipal de Olhão.
Com direcção artística de Daniel Cardoso, que iniciou o Quorum Ballet em 2005, “Desenho ao Invés” é um espectáculo especialmente criado para o público infanto-juvenil, com o objectivo de encurtar a distância entre os espectadores e os bailarinos, no mundo imaginário. Executando algumas provas e tarefas, a camada mais jovem é convidada a participar no desenrolar de uma história no reino da fantasia. E
O Quorum Ballet é uma companhia de dança contemporânea que apresenta grande qualidade nos seus espectáculos. Depois de já termos tido o prazer de receber a Companhia em Olhão, com um espectáculo para adultos, viajamos agora pelo reino das crianças, uma área em que o Quorum Ballet tem apostado, iniciando também os mais novos nesta arte, divulgando os diferentes tipos de dança.
O Quorum Ballet já apresentou mais de uma centena de espectáculos em Portugal e no estrangeiro, apesar de só existir há cinco anos. Agora, apresenta-se com toda a sua arte às crianças e respectivos pais. A não perder!

Muita Energia Renovável e Veículos Amigos do Ambiente em Quarteira




de 13 a 16 de Maio de 2010, na Praça do Mar
De 13 a 16 de Maio de 2010 Quarteira vai receber a IV EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS, numa organização conjunta da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e do site www.algarverenovavel.com , que enche mais uma vez a Praça do Mar de tudo aquilo que de melhor existe em Portugal em matéria de energias renováveis, veículos amigos do ambiente e tecnologias amigas do ambiente. Trata-se de uma exposição de entrada inteiramente livre, com diversas actividades de Educação Ambiental para as escolas, Cine-Eco, um Seminário, várias demonstrações de tecnologias amigas do ambiente, e claro, tudo o que de melhor se vende em Portugal em matéria de energias renováveis e veículos eléctricos ou de emissões muito baixas.
Com nada menos do que 10 empresas de energias renováveis presentes (REFRISUN, SOLAR ONE, JORO, SOLAR PROJECT, TEC-IA, NYIMA,ENAT, ESTELAÇÃO, VENSOL e AEROSOLAR) que colocam os respectivos equipamentos em funcionamento, esta exposição é uma excelente oportunidade para informar todos os consumidores dos equipamentos de energias renováveis e veículos não poluentes à venda em Portugal.
De entre os veículos eléctricos presentes, especial destaque para a moto eléctrica VECTRIX VX-2(a mais potente moto eléctrica à venda, com uma autonomia notável, e um extraordinário e eficiente motor de 20 KW, capaz de fazer 0-100kms em apenas 6,8 segs...e 120 Kms de autonomia), mas também as scooters eléctricas E-Max 110 S e BW com boas performances (sem necessidade de carta), várias bicicletas eléctricas da MEGASPORT, o triciclo solar da VENSOL e os SEGWAY.
Mas também os automóveis estarão em destaque: o MEGA City-E (um 2 lugares eléctrico de pequenas dimensões, sem necessidade de carta, ideal para a cidade), o GEM E4 (um veículo eléctrico de proximidade, muito prático para 4 pessoas), os conceituados automóveis híbridos Toyota Prius e Honda Insight, e o Chevrolet Aveo com tecnologia bi-fuel.
Para além da exposição de tecnologias, equipamentos, veículos, produtos, e serviços amigos do ambiente, as entidades vai ser instaladana Praça do Mar uma verdadeira “fábrica” para produzir dezenas de pequenos automóveis solares, bem como workshops de fornos solares com várias escolas.
Como testing expo que é, todos terão a possibilidade de experimentar os vários veículos amigos do ambiente à venda em Portugal, sendo a Av. Infante Sagres cortada na zona envolvente à Praça do Mar para permitir o test-drives em condições de total segurança.
Quatro concertos animarão todas as noites a Praça do Mar, e no Domingo, último dia, Domingo, para além de uma acção de limpeza com voluntariado(para o qual todos estão convidados, seguido de almoço), realizar-se-á um desfile de veículos ecológicos e ... imagine-se, uma corrida com os mini-carros Solares, feitos nos Workshops pelos alunos das escolas com a colaboração da TÁ Sol e Ecoteca de Olhão.
A IV EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS é uma das mais interessantes feiras de energias renováveis e de ambiente, eminentemente prática, de entrada liv