terça-feira, 4 de maio de 2010

Muita Energia Renovável e Veículos Amigos do Ambiente em Quarteira




de 13 a 16 de Maio de 2010, na Praça do Mar
De 13 a 16 de Maio de 2010 Quarteira vai receber a IV EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS, numa organização conjunta da Junta de Freguesia de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e do site www.algarverenovavel.com , que enche mais uma vez a Praça do Mar de tudo aquilo que de melhor existe em Portugal em matéria de energias renováveis, veículos amigos do ambiente e tecnologias amigas do ambiente. Trata-se de uma exposição de entrada inteiramente livre, com diversas actividades de Educação Ambiental para as escolas, Cine-Eco, um Seminário, várias demonstrações de tecnologias amigas do ambiente, e claro, tudo o que de melhor se vende em Portugal em matéria de energias renováveis e veículos eléctricos ou de emissões muito baixas.
Com nada menos do que 10 empresas de energias renováveis presentes (REFRISUN, SOLAR ONE, JORO, SOLAR PROJECT, TEC-IA, NYIMA,ENAT, ESTELAÇÃO, VENSOL e AEROSOLAR) que colocam os respectivos equipamentos em funcionamento, esta exposição é uma excelente oportunidade para informar todos os consumidores dos equipamentos de energias renováveis e veículos não poluentes à venda em Portugal.
De entre os veículos eléctricos presentes, especial destaque para a moto eléctrica VECTRIX VX-2(a mais potente moto eléctrica à venda, com uma autonomia notável, e um extraordinário e eficiente motor de 20 KW, capaz de fazer 0-100kms em apenas 6,8 segs...e 120 Kms de autonomia), mas também as scooters eléctricas E-Max 110 S e BW com boas performances (sem necessidade de carta), várias bicicletas eléctricas da MEGASPORT, o triciclo solar da VENSOL e os SEGWAY.
Mas também os automóveis estarão em destaque: o MEGA City-E (um 2 lugares eléctrico de pequenas dimensões, sem necessidade de carta, ideal para a cidade), o GEM E4 (um veículo eléctrico de proximidade, muito prático para 4 pessoas), os conceituados automóveis híbridos Toyota Prius e Honda Insight, e o Chevrolet Aveo com tecnologia bi-fuel.
Para além da exposição de tecnologias, equipamentos, veículos, produtos, e serviços amigos do ambiente, as entidades vai ser instaladana Praça do Mar uma verdadeira “fábrica” para produzir dezenas de pequenos automóveis solares, bem como workshops de fornos solares com várias escolas.
Como testing expo que é, todos terão a possibilidade de experimentar os vários veículos amigos do ambiente à venda em Portugal, sendo a Av. Infante Sagres cortada na zona envolvente à Praça do Mar para permitir o test-drives em condições de total segurança.
Quatro concertos animarão todas as noites a Praça do Mar, e no Domingo, último dia, Domingo, para além de uma acção de limpeza com voluntariado(para o qual todos estão convidados, seguido de almoço), realizar-se-á um desfile de veículos ecológicos e ... imagine-se, uma corrida com os mini-carros Solares, feitos nos Workshops pelos alunos das escolas com a colaboração da TÁ Sol e Ecoteca de Olhão.
A IV EXPO AMBIENTE E ENERGIAS RENOVÁVEIS é uma das mais interessantes feiras de energias renováveis e de ambiente, eminentemente prática, de entrada liv