sábado, 29 de outubro de 2011

Vila do Bispo: Programa de Conforto Habitacional para Pessoas Idosas

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e o diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Arnaldo Oliveira, assinaram ontem, dia 28 de outubro, o Protocolo "Programa Conforto Habitacional para Pessoas Idosas". Este Programa visa melhorar as condições de vida da população mais idosa, especialmente daqueles que beneficiam dos serviços de apoio domiciliário através da qualificação habitacional, procurando, assim, evitar o recurso à institucionalização e dependência.
A qualificação habitacional traduz-se numa intervenção a realizar ao nível do edificado e ao nível do equipamento que, em função da situação da pessoa idosa, se torne indispensável à sua mobilidade e conforto. As intervenções a levar a cabo abrangem: melhoramentos na cobertura, paredes e caixilharia, criação de espaços funcionais, nomeadamente instalações sanitárias e cozinha, e ou adaptações no espaço funcional, melhoramentos e ou adaptações inerentes ao espaço habitacional, nomeadamente lavatórios, sanitas, banheiras e bases de duche, adaptações que facilitem a acessibilidade à habitação, nomeadamente a construção de rampas.
O programa destina-se a pessoas com 65 ou mais anos, cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor do indexante dos apoios sociais, desde que reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos: vivam em habitação própria que careça de qualificação em função da situação e necessidade em que se encontram; estejam a usufruir de serviços de apoio domiciliário ou cuja prestação destes serviços esteja dependente da qualificação habitacional, residam sozinhas ou em coabitação com outra(s) pessoa(s) idosa(s), menor(es) ou familiar(es) com deficiência. Podem ainda beneficiar do PCHI, a título excepcional e devidamente fundamentado, pessoas que não estejam a usufruir de apoio domiciliário, mediante despacho favorável do diretor do centro distrital de segurança social da área de residência. No âmbito deste protocolo, cabe ao Instituto de Segurança Social suportar os encargos com os materiais necessários à intervenção no edificado, mediante apresentação dos comprovativos das despesas, até ao montante máximo de €3.500 por habitação. À Câmara Municipal compete, entre outras responsabilidades, apoiar a pessoa idosa na instrução da candidatura, elaborar o Plano de Obras, executar e acompanhar o processo de aquisição de materiais e equipamento, fornecer maquinaria e mão-de-obra para a realização de trabalhos de recuperação e de melhoramentos na habitação e acompanhar a sua execução.

Ciclo de Passeios Natureza de SB Alportel à descoberta da “Rota das Barragens “

No último domingo do mês, dia 30, o Ciclo de Passeios Natureza “Retratos na Paisagem” desafia a um passeio à descoberta da “Rota das Barragens”, lugares misteriosos e essenciais para a vitalidade da fauna e flora da Serra do Caldeirão.
Com ponto de encontro pelas 09h30 no terminal rodoviário de São Brás de Alportel, os participantes partem à aventura pelo itinerário da rede de pontos de água, composto de pequenas barragens e charcas, que integram o sistema de barragens construído na área do município, quer pela autarquia quer pelos proprietários privados Classificados no Plano de Defesa da Floresta como pontos de água, estes locais são muito importantes no combate aos incêndios florestais, no apoio à produção agrícola e ainda na manutenção do equilíbrio ecológico destes territórios.

Autarquia de VRSA inicia Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Instituto Nacional para a Reabilitação estabeleceram um protocolo de cooperação com o objectivo de criar um Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD). A valência, que se iniciará no dia 3 de Novembro, tem como objectivo melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade – e respectivas famílias –, através da promoção da igualdade de oportunidades e da plena participação social e económica.
Além do apoio mais directo, o SIM-PD garante, às pessoas com deficiência, uma informação acessível, personalizada, global e integrada sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes, fortalecendo as suas capacidades para assumirem, nas respectivas comunidades, os direitos e deveres cívicos inerentes a qualquer cidadão. O Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD) desenvolve ainda uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas, valorizando as parcerias locais para encontrar as soluções mais eficazes. Por outro lado, está incumbido de divulgar as boas práticas de atendimento do cidadão com deficiência e de recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local, identificando os principais problemas existentes e promovendo as soluções adequadas. Podem recorrer ao SIM-PD pessoas com deficiência ou incapacidade – e respectivas famílias – e técnicos e instituições que intervenham na área da prevenção, reabilitação e integração comunitária das pessoas com algum tipo de incapacidade. O SIM-PD funciona na Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, às quintas-feiras, entre as 9h30 e as 13h00.

IV Encontro APATRIS 21 – “Nascer Diferente, Crescer Autónomo”

No próximo dia 5 de Novembro, a nova sede da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel acolhe o IV Encontro da APATRIS 21-Associaçao de Portadores de Trissomia 21 do Algarve, subordinado ao tema: “Nascer Diferente, Crescer Autónomo”. Criada por um grupo de pais e profissionais de educação, a Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve – Apatris 21 - pretende dar resposta à ausência de informação e de apoio às famílias de indivíduos portadores de Trissomia 21 da região.
“A Trissomia 21, também conhecida por Mongolismo e Síndrome de Down é uma doença genética que resulta da presença de um cromossoma 21 supranumerário (três cromossomas em vez de dois habituais). Esta doença é sempre caracterizada pela deficiência mental, à qual podem estar associadas outras anomalias designadamente do foro cardiológico, oftalmológico, otorrinolaringológico, estomatológico entre outras”. Entre um conjunto diversificado de ações e iniciativas, a associação vem organizando um encontro anual, sobre diferentes temas. A 4ª edição deste encontro, subordinada ao tema “Nascer Diferente, Crescer Autónomo” pretende focar um dos principais pontos de intervenção da associação: a integração global dos portadores de trissomia 21 na sociedade, mediante o apoio interdisciplinar ao nível da educação e da formação. Para tal, o encontro contará com testemunhos de pais, um fórum de associações de pais e vários workshops temáticos. Após uma sessão de abertura, marcada par as 09h00, com a presença da Presidente da Associação de Trissomia 21 do Algarve – APATRIS 21, Dr. Maria Augusta Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Eng.º António Eusébio e o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, David Gonçalves, segue-se a conferência sobre "O papel da família na Trissomia 21 – o contributo de uma mãe", pela Dr.ª Leonor Borges, mãe de um jovem portador de Trissomia 21 da inicio à sessão pelas 09h45, seguida de um momento de reflexão e partilha de experiências. À tarde, a partir das 14h00, decorrem 3 workshop distintos: “Défice Cognitivo: Estimular a Autonomia na Transição para a Idade Adulta”, orientado por Sandra Pinho; “Projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais - Uma nova atitude dos pais e a sua relação com os profissionais no processo de inclusão social dos filhos”, desenvolvido por Luisa Beltrão, Presidente de Pais em Rede e Maria João Santos d coordenadora do Projecto Oficinas; e “Reabilitação Cognitiva na Trissomia 21”, um tema levado a cabo pela Dr.ª Laura Nunes e Dr.ª Ana Margarida Graça, da Associação de Trissomia 21 do Algarve. O IV Encontro da APATRIS “Nascer diferente, crescer autónomo” conta com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e visa assim sensibilizar para a diferença e conciliar esforços para o melhor desenvolvimento de cada portador, potencializando as suas capacidades para a melhor integração possível na vida ativa da sociedade. Uma reflexão conjunta sobre autonomia e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos diferentes, que podem vir a dar o seu contributo e integrar uma sociedade mais justa e inclusiva.

Quinta do Peral rende-se aos sabores da Cozinha Vegetariana

No próximo dia 5, sábado, durante a manhã, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental – Quinta do Peral convida a um curso gratuito de “Culinária Vegetariana”. O Vegetarianismo é a dieta alimentar onde o consumo é baseado em alimentos de origem vegetal, excluindo os de origem animal, podendo eventualmente incluir alimentos que não impliquem o sacrifício de animais, tais como o leite, os lacticínios e os ovos.
As dietas vegetarianas estão associadas a um conjunto de benefícios para a saúde que resultam da ingestão inferior de gordura saturada, colesterol e proteína animal, bem como da ingestão superior de hidratos de carbono complexos, fibra alimentar, magnésio, ácido fólico, vitamina C e E, entre muitas outras propriedades. Este tipo de alimentação com menos teor de colesterol contribui para a redução de riscos associados a doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre muitos outros problemas que têm por base a alimentação.

Novembro, Mês de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal

Durante o mês de Novembro, a campanha AORTA É VIDA vai promover, pela primeira vez, o Mês de Sensibilização para o Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) através da realização de diversas acções de sensibilização de Norte a Sul do país. Sob o mote 30 dias, 31 acções pelo AAA, a campanha AORTA É VIDA pretende alertar os portugueses para a importância dos factores de risco e do diagnóstico precoce desta patologia. Acções de rastreio dirigidas à população, quiosques para recolha de assinaturas para a institucionalização do Dia Nacional do AAA, sessões de esclarecimento em universidades seniores e centros de saúde são algumas das iniciativas em destaque ao longo deste mês.
Segundo João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular e coordenador nacional da campanha AORTA É VIDA, “durante os próximos 30 dias, queremos chamar a atenção de todos os Portugueses, profissionais de saúde e decisores políticos para esta doença silenciosa, que se estima vir a afectar mais de 700 mil pessoas na Europa.” O aneurisma da aorta abdominal (AAA) consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. “Entre os principais factores de risco, associados ao aparecimento do AAA, destacam-se: ser homem, fumador ou ex-fumador, com mais de 65 anos, ter história familiar de aneurisma aórtico, com hipertensão, doença cardiovascular ou colesterol elevado”, explica o especialista. A campanha AORTA É VIDA é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG). Lançada em 2009, a campanha tem como objectivo alertar e consciencializar a população portuguesa para os aneurismas da aorta abdominal, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por ruptura desta artéria.

em VRSA: Dois dias de debate promoveram as sinergias ibéricas

O primeiro dia do certame incidiu nas estratégias ibéricas de negócio e o final do encontro foi marcado pelas críticas dos autarcas do Baixo Guadiana aos instrumentos de ordenamento do território desadequados à realidade. O Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território deixou garantias de actualizações de Leis e da REN para 2012.
A Feira Empresarial «Baixo Guadiana no Desenvolvimento Transfronteiriço» decorreu no Centro Cultural António Aleixo em VRSA nos dias 26 e 27 de Outubro e teve o duplo selo da Odiana e ANJE com apoio da autarquia vilarealense. O certame foi dirigido aos empresários do Baixo Guadiana transfronteiriço contando com presenças como a CCDR Algarve, Consejo Andaluz de Cámaras, o IEFP, INAG, Confederação Nacional de Caçadores, Quinta do Vale, ATBG, entre outras. No primeiro dia do certame as sinergias como caminho para o desenvolvimento de duas regiões irmãs foram o tema de destaque, com insistentes apelos à cooperação e sinergias em plena época de agudização da crise.
No segundo dia do fórum empresarial os três autarcas do Baixo Guadiana constituíram vozes críticas ao ordenamento territorial. Francisco Amaral, autarca alcoutenejo, dirigiu críticas aos constrangimentos à navegabilidade do Guadiana, que apelida de «ridículos» e que impedem o desenvolvimento e competitividade do concelho que dirige. “O Guadiana une-nos e desde VRSA até Mértola não gera um tostão de riqueza”, lamentou. José Estevens, edil castromarinense, caracterizou a burocracia envolvente no quadro do desenvolvimento como «asfixiante» e sustentou um quadro jurídico estruturado dos instrumentos que «defenda o território acima de interesses enviesados». Deixou ainda alertas para a questão da distribuição de camas turísticas no Algarve, que não corresponde às necessidades reais do desenvolvimento.
Luís Gomes assumiu um discurso de mudança relativamente a instrumentos que considera desajustados e antiquados face à realidade actual criticando “uma administração pública que não serve as necessidades dos cidadãos”, e a inexistência de articulação dos instrumentos de financiamento e ordenamento. “Está na hora de Portugal mudar esta realidade e ter consciência que é necessário enveredar pelo caminho da descentralização e desburocratização”, alertou. O autarca pombalino deixou um apelo à Odiana para criação de um fórum de discussão do Baixo Guadiana. O Secretário de Estado reconheceu alguns dos grandes obstáculos no território. “Em matéria de ordenamento pretende-se um território mais justo e competitivo com recursos simplificados e estratégias compatíveis com o espectro regional”, alertou o governante. “Há que actualizar a Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e do Urbanismo , que é muito antiga, a lei de solos, que é muito antiquada e a filosofia da REN, que neste momento precisa de adaptações em função das necessidades e dos tempos”, defendeu assumindo a revisão de estratégias já para o primeiro trimestre de 2012 deixando a garantia de uma reforma dos instrumentos de ordenamento do território. Recorde-se que a «Feira Empresarial» decorreu no âmbito do projecto PIDETRANS e é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve – Alentejo – Andaluzia, financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha [POCTEP] 2007-2013 e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional [FEDER]; com o apoio da União Europeia.

“Cem histórias sem palavras” aos sábados na Biblioteca Municipal de Castro Marim

Numa política de democratização do conhecimento e de interacção com a comunidade, a Biblioteca Municipal de Castro Marim promove, aos sábados de manhã, a partir de Novembro, “Cem histórias sem palavras”.
É uma actividade dirigida às crianças com mais de 3 anos de idade, em que os mais pequenos desafiam os pais, os avós, ou mesmo os amigos, a participarem na construção de uma história. Ao contrário das histórias que conhecemos, no “Cem histórias sem palavras”, a escrita dá lugar aos materiais recicláveis, jornais e revistas, com os quais as crianças vão construir histórias, dando vida a personagens do maravilhoso e do fantástico, à medida da sua imaginação e criatividade. Para a Biblioteca Municipal, o “Cem histórias sem palavras”, que todos os sábados terá um tema diferente sobre a mesa, tem por finalidade proporcionar bons momentos de convívio e partilha de valores entre famílias e é ao mesmo tempo uma oportunidade para as crianças desenvolverem as suas competências no domínio da aprendizagem e na aquisição de novos conhecimentos à volta de uma história de encantar.