domingo, 21 de fevereiro de 2010

Volta aoAlgarve: David Blanco foi o melhor da Palmeiras Tavira




O Contra-relógio Individual de 17.2 quilómetros que aconteceu hoje entre Lagoa e Portimão ditou o fim da 36ª Volta ao Algarve em Bicicleta, que reuniu, conforme nos vem habituando, um pelotão de luxo.

Alejandro Marque foi a melhor classificação da Palmeiras Resort/Prio/Tavira, concluindo este CRI em 26º, a 1 minuto e 17 segundos do primeiro. Na geral individual David Blanco manteve o lugar mais alto do grupo de Tavira, em 18º posto, a 2 minutos e 26 segundos do vencedor Alberto Contador (Astana).

Para o director desportivo Vidal Fitas “os índices apresentados pelos atletas correspondem ao que se esperava deles, tendo em linha de conta que estamos no início da época e a preparação mais intensiva não é feita nesta altura”.

Contador reedita êxito na Volta ao Algarve rumo aos Campos Elíseos


O espanhol Alberto Contador (Astana) reeditou hoje o seu êxito de há um ano na Volta ao Algarve, conquistando a 36.ª edição, após a quinta etapa, um contrarrelógio de 17,2 quilómetros, ganho pelo compatriota Luís Leon Sanchez (Caísse d'Epargne).
Ao bicampeão da Volta a França (2007 e 2009) bastou o segundo melhor registo do dia, no sinuoso percurso entre Lagoa e Portimão, para garantir a posse da camisola amarela, mesmo com pouco tempo de treino na sua bicicleta de "crono", já que a União Ciclista Internacional negou a homologação do novo modelo com que estava habituado a treinar.
"Foi uma vitória muito importante e estou contentíssimo. A equipa foi incrível no controlo da corrida e, portanto, tentei assegurar a vitória por eles. O triunfo nesta etapa era secundário, até porque só tive meio dia para treinar com esta 'cabra' (bicicleta de contrarrelógio) do ano passado", afirmou o madrileno de 27 anos, dedicando ainda o êxito à "novia" (namorada) Macarena, presente na reta da meta.
O português Tiago Machado (RadioShack) viu-se ultrapassado na geral pelo "tempo canhão" de Sanchez, mas garantiu o terceiro lugar e o estatuto de melhor português da prova.
"Tenho que estar contente porque dei tudo o que tinha. Um terceiro lugar é bom para a equipa e a vitória numa das etapas (quarta, através do belga Rosseler) também. Já não saímos de mãos a abanar. Paciência, mas vamos de cabeça erguida", disse o corredor de Famalicão, com 24 anos.
Leon Sanchez foi o melhor no exigente traçado, terminando em 21.32 minutos, à média de 47,926 km/h, 13 segundos mais veloz que Contador, enquanto o belga Sebastien Rosseler (RadioShack) se ficou pelo terceiro registo do dia.
O campeão nacional de "crono", Tiago Machado, perdeu 30 segundos para o vencedor, embora tenha gasto menos cinco segundos que o campeão olímpico de fundo, o espanhol Samuel Sanchez (Euskaltel).
Rui Costa (Caísse d'Epargne) chegou ao fim no oitavo lugar da etapa, com mais 44 segundos que o corredor mais rápido.
Contador, que partiu com uma vantagem de 15 segundos sobre Machado, confirmou a liderança da geral, agora com 30 segundos de vantagem sobre Leon Sanchez, aumentado a distância para Machado (32 segundos).
Lusa

Demolições de edificações na Ilha da Fuzeta começam no final de Março, diz secretária de Estado Fernanda do Carmo


A secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, revelou hoje que vão ser antecipadas para final de março as demolições das edificações existentes na ilha da Fuzeta, onde já se perderam dezenas de casas pela subida do mar.
"Após este ciclo de intempéries, que se pressupõe no início de março estar concluído, vamos proceder à remoção imediata de todos destroços, quer os que estão presos no local, que os que estão no fundo da ria, e das estruturas edificadas que ainda se encontram no local", afirmou a governante após uma visita ao local.
Algumas edificações "ainda estão completamente de pé, mas com este episódios expectáveis que aconteçam espera-se que sejam cada vez mais danificadas", acrescentou.
Fernando do Carmo esteve hoje de manhã na Ilha da Fuzeta a avaliar a situação no terreno e depois reuniu-se com autarcas, técnicos da Administração Regional Hidrográfica do Algarve (ARH) e a Autoridades Marítima para decidir como iria ser feita a intervenção.
"Esta visita foi para visualizar no local o que já estava relatado nos relatórios técnicos e ver com os diversos interlocutores, técnicos e autarcas, que medidas é que poderíamos antecipar para colmatar esta situação que foi introduzida pelos temporais do final do ano passado e início do ano", explicou a secretária de Estado.
Fernanda do Carmo explicou que "a atuação que se vai fazer estava planeada e programa, estava prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) a intervenção de requalificação deste cordão dunar, os projetos estavam em curso, as obras programadas, as disponibilidades financeiras e os meios técnicos estava também equacionados, e o que se vai fazer é priorizar de maneira diferente".
"É uma situação que exige uma atuação imediata, e não como estava programa anteriormente", frisou a governante, acrescentando que "no final de março, início de abril, toda a limpeza da ilha fique concluída".
Fernanda do Carmo disse ainda que, relativamente à barra, "há galgamentos do mar e prevê-se que possa haver uma abertura natural pelo próprio mar" no local que hoje visitou.
"A barra atual está extremamente assoreada e tem que haver, para existirem condições de navegabibilidade para os pescadores e garantir as actividades económicas dos viveiros na própria ria, pode haver necessidade de abrir ou reforçar, estabilizar, a barra que entretanto venha a ser aberta pelo mar", acrescentou, precisando que essa intervenção "depende do que ocorrer nos próximos tempos e de estudos técnicos que estão a ser acelerados para ver qual é a dinâmica de todo aquele sistema".
A secretária de Estado disse ainda que é importante "garantir que no verão possa haver a menor interferência possível com as actividades balneares e turísticas que são muito importantes para a região".
Lusa