terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SEMANA DA PROTECÇÃO CIVIL EM LOULÉ


De 1 a 6 de Março, a Câmara Municipal de Loulé promove a 1ª Semana da Protecção Civil, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Protecção Civil, que se assinala a 1 de Março. Simulacros, conferências, exposições, acções de sensibilização são algumas das iniciativas previstas no programa.

Durante toda a semana, das 9h00 às 18h00, a Avenida José da Costa Mealha acolhe uma Exposição de Meios com a presença de vários agentes de Protecção Civil. No mesmo horário, no Salão de Festas de Loulé, vai estar em exposição uma Pista de Prevenção Rodoviária, uma iniciativa da Guarda Nacional Republicana. O Quartel de Bombeiros de Loulé vai estar aberto ao público para visitas guiadas, sendo necessária marcação prévia.

No dia 1 de Março, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar a sessão de constituição da Comissão Municipal de Protecção Civil de Loulé.

Já no dia seguinte, e como forma de sensibilizar os alunos das escolas, a Associação Nacional de Bombeiros coordena a actividade pedagógica “Prevenção e Segurança Infantil “Zé Baril”, na Escola EB1 Mãe Soberana. Esta iniciativa volta a realizar-se no dia 4, na Escola EB1 Dnª Francisca de Aragão, em Quarteira. Ambas as sessões arrancam às 9h00.

Nos dias 2 e 3 de Março, é a vez da Biblioteca de Loulé receber, pelas 15h00, as acções de sensibilização promovidas pelo Serviço Municipal de Protecção Civil/Bombeiros Municipais e GNR, dirigidas aos seniores, subordinadas aos temas “Riscos Domésticos” e “Segurança”.

“A Missão Portuguesa de Apoio ao Sismo no Haiti” é o tema da palestra apresentada por Elísio Oliveira, elemento do CODIS de Lisboa e que foi o chefe desta missão. Esta iniciativa decorre no dia 4, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Loulé. Segue-se uma demonstração do simulador de risco sísmico e tsunamis no Algarve, que contará com a participação do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.

Para o dia 5 de Março está previsto um simulacro no Mercado Municipal, pelas 15h00. E no último dia de actividades, 6 de Março, pelas 14h30, haverá uma demonstração cinotécnica pela GNR, na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho. Finalmente, às 15h30, haverá uma exposição/demonstração de viaturas e equipamentos dos Bombeiros de Loulé.

Esta Semana 1ª Semana da Protecção Civil conta com a colaboração da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Bombeiros Municipais de Loulé, Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, Cruz Vermelha Portuguesa, Equipa Canina de Resgate do Algarve, Exército - Centro Recrutamento de Faro, Guarda Nacional Republicana, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Instituto Nacional de Emergência Médica, Instituto Socorros a Náufragos Marinha - Polícia Marítima e Universidade Sénior de Loulé.

Recorde-se que este evento tem por objectivo consciencializar a comunidade, alertando para a importância da acção de cada um dos seus membros em matéria de Protecção Civil.

7.ª TAÇA DA KOFUKAN DE PORTUGAL DISPUTA-SE EM ALBUFEIRA


Dia 27 de Fevereiro no Pavilhão dos Olhos de Água, a partir das 9h00
Albufeira vai receber a 7ª Edição deste importante Torneio. A partir das 9 horas, o Pavilhão de Olhos de Água abre portas para todos os apreciadores desta arte marcial. A entrada é livre.
No próximo dia 27 de Fevereiro, a partir das 09h00, o Pavilhão de Olhos de Água recebe alguns dos melhores karatecas de todo o país. A 7.º Taça de Kofukan de Portugal passa este ano pelo novo Pavilhão daquela Freguesia do concelho de Albufeira.

Refira-se que esta edição contará com 18 provas de Kata, 9 Femininos e 9 Masculinos e 17 provas de Kumite, 6 Femininos e 11 Masculinos

Destaque para a sessão de abertura que contará com coreografias com e sem armas, apresentadas pelo Mestre Dominic Carrilho e pela equipa do Clube de Artes Marciais de Albufeira.

A Câmara Municipal concede apoio logístico e técnico à iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento desportivo do concelho.

PALESTRA “UMA VISÃO MAIS OPTIMISTA”


Dia 5 de Março, no Salão Nobre da CM Albufeira, pelas 15h00.
No âmbito do projecto do Clube Avô, realiza-se no próximo dia 5 de Março, Sexta-feira, uma palestra dedicada ao tema “Uma Visão mais Optimista”. Será no Salão Nobre do Municipio de Albufeira pelas 14h00 e é destinada a toda a população do Concelho de Albufeira.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal em colaboração com as Juntas de Freguesia, dá ênfase a temas como: Relação entre Optimismo e Felicidade; Optimismo e Saúde; Optimismo e Bem-Estar, Estratégias facilitadoras da atitude optimista e do sentimento de felicidade, Esperança, Motivação Pessoal, Pró – actividade. A palestra ficará a cargo do Clube do Optimismo, centro de formação e intervenção organizacional e pessoal baseada na Psicologia Positiva.

As inscrições já estão abertas nas Juntas de Freguesia do Concelho e na Divisão dos Assuntos Sociais.

DESIDÉRIO SILVA COM NOVO CARGO


Edil representa ANMP no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor
Até final do mandato, autarca de Albufeira representa ANMP no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor.
Desidério Jorge da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, foi nomeado, representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses no Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, até final do actual mandato.

Refira-se que, no âmbito da estrutura directiva daquela Associação, Desidério Silva acumula já funções de responsabilidades nas áreas da Saúde e Turismo.

A defesa dos Direitos dos Consumidores é uma tarefa de relevância na sociedade actual. Factores como os constantes apelos ao consumo, a crescente complexidade do mercado, a agressividade dos novos métodos de venda e de algumas formas de publicidade, conduzem a situações de desigualdade entre o consumidor e as empresas. Impõe-se, por isso, uma intervenção do Estado, no sentido de tutelar a parte mais desprotegida: o consumidor.

17.º MUNDIALITO DE FUTEBOL FEMININO PASSA POR ALBUFEIRA


Estádio Municipal de Albufeira e Estádio da Nora recebem jogos da Algarve Cup
As maiores estrelas mundiais do futebol feminino passam pelo Algarve naquela que é a 17ª Edição do Mundialito de Futebol Feminino. O Torneio decorre entre os dias 24 de Fevereiro a 3 de Março. Albufeira e Ferreiras estão na rota deste acontecimento desportivo.
Alemanha, Áustria, China, Dinamarca, EUA, Finlândia, Ilhas Faroé, Islândia, Noruega, Portugal, Roménia e Suécia, serão as Selecções presentes neste Algarve Cup 2010 que será disputado em mais de 10 estádios algarvios. Destaque para a presença da selecção actual campeã da Europa e do Mundo – Alemanha – assim como da actual campeã olímpica os Estados Unidos.


Albufeira vai receber alguns dos jogos mais emocionantes, desta prova. No dia 1 de Março, o Estádio Municipal recebe os jogos Ilhas Faroé/Roménia (Grupo C) pelas 14h00, e Dinamarca/Finlândia (Grupo A) às 15h00. No Parque Desportivo da Nora pelas 17h00, são esperadas as selecções dos EUA/Suécia (Grupo B). Confira o calendário completo dos jogos.

GRUPO A
24.02.2010
15h00 - Jogo Finlândia - China (Estádio Municipal de Lagos)
17h00 - Jogo Alemanha - Dinamarca (Complexo Desportivo Bela Vista - Parchal)
GRUPO B
24.02.2010
15h00 - Jogo EUA - Islândia (Estádio Municipal Vila Real Santo António)
18h00 - Jogo Suécia - Noruega (Estádio Municipal Vila Real Santo António)
GRUPO C
24.02.2010
14h00 - Jogo Portugal - Ilhas Faroé (Complexo Desportivo Belavista - Parchal)
18h00 - Jogo Roménia - Áustria (Estádio Municipal de Lagos)

26.02.2010
15h00 - Jogo Dinamarca - China (Estádio Municipal de Lagos)
17h00 - Jogo Alemanha - Finlândia (Complexo Desportivo Bela Vista - Parchal)
26.02.2010
15h00 - Jogo Noruega - EUA (Estádio José Arcanjo - Olhão)
15h00 - Jogo Islândia - Suécia (Estádio Municipal Vila Real Santo António)
26.02.2010
14h00 - Jogo Portugal - Roménia (Complexo Desportivo Belavista - Parchal)
18h00 - Jogo Áustria - Ilhas Faroé (Estádio Municipal de Lagos)

01.03.2010
17h00 - Jogo China - Alemanha (Estádio Algarve)
17h00 - Jogo Dinamarca - Finlândia (Estádio Municipal de Albufeira)
01.03.2010
15h00 - Jogo EUA - Suécia (Parque Desportivo da Nora - Ferreiras)
15h00 - Jogo Noruega - Islândia (Estádio Dr. Francisco Vieira - Silves
01.03.2010
14h00 - Jogo Ilhas Faroé - Roménia (Estádio Municipal de Albufeira)
14h00 - Jogo Portugal - Áustria (Estádio Algarve)