sábado, 17 de setembro de 2011

LOULÉ E ALMANCIL: PERTO DE MIL ALUNOS INAUGURAM DUAS ESCOLAS NO ARRANQUE DO ANO LECTIVO

Cobertura do pré-escolar atinge os 85% no Concelho de Loulé. Investimento rondou os 7,5 milhões de euros. Secretário de Estado esteve em Almancil e realçou colaboração das autarquias na área educativa Numa altura em que grande parte das autarquias do país enfrentam sérias dificuldades em responder às exigências educativas das populações, o Concelho de Loulé abriu o Ano Lectivo de 2011/12 com duas novas escolas com as valências de pré-escolar e primeiro ciclo, e que irão albergar perto de mil alunos. O executivo municipal marcou presença em Vale de Rãs (Loulé) e em Almancil para inaugurar estes equipamentos que se enquadram na aposta de reforço do parque escolar. No passado dia 15 de Setembro, as atenções centraram-se na nova EB1/JI de Vale de Rãs, uma escola com capacidade para 450 alunos. O edifício com características arquitectónicas modernas é composto por duas áreas, uma para o pré-escolar, com quatro salas destinadas a crianças dos três aos cinco anos, e outra para o ensino básico, com catorze salas de aula. Esta escola é composta ainda por um pavilhão onde será possível a prática de mini-basket de competição, um polivalente destinado a sala de convívio, um espaço para biblioteca/informática, uma sala de ensino especial, espaços verdes de recreio e lazer, entre outras componentes. A Escola EB1/JI de Vale de Rãs teve um custo de perto de 3.500.000 euros. Com a presença do Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova, foi a vez de ser inaugurada a Escola EB1/JI de Almancil, uma intervenção que passou pela ampliação do pré-escolar, com o aumento da capacidade do edifício em quatro salas de aulas e respectivas áreas de apoio, passando para um total de oito salas, e a criação de uma escola do primeiro ciclo, com capacidade para doze salas de aulas e uma sala de ensino especial.
Nesta nova escola, que tem capacidade para albergar 525 alunos, existe ainda uma sala polivalente, refeitório apoiado por bufete e cozinha, ginásio, polidesportivo, recreio coberto, biblioteca, sala de apoio para tratamento de livros, sala de informática, sala de professores, entre outros espaços. O edifício está ainda dotado de painéis solares, de forma a proceder ao aproveitamento energético do edifício. O investimento ascendeu a 4 milhões de euros. Segundo o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, desde a construção das primeiras salas de pré-escolar, que curiosamente foram edificadas na vila de Almancil, com o início do chamado programa PER EB1, até ao presente, o actual executivo da Câmara de Loulé já investiu perto de 30 milhões de euros. “As nossas intervenções têm vindo a ocorrer por toda a área geográfica do Município. Interviemos nas freguesias de Alte, Benafim, Salir, Tor, Almancil, S. Sebastião, S. Clemente e Quarteira”, disse o presidente da Autarquia.
A Carta Educativa foi o documento que permitiu planear a construção de novas escolas e a reconversão e adaptação do parque escolar, “optimizando a funcionalidade da rede existente e respectiva expansão até 2013, evitando rupturas e inadequações da rede educativa à dinâmica social e ao desenvolvimento urbanístico, tão forte ele se manifesta especialmente nas zonas litorais, de que Almancil e Quarteira são bons exemplos”, adiantou o edil.
Numa altura em que ainda está em construção a Escola EB1/JI da Fonte Santa, na freguesia de Quarteira, quando esta findar o autarca acredita que se fechará um ciclo de novas construções. No entanto, no âmbito de uma candidatura ao programa PRODER, encontra-se em fase de projecto uma intervenção nas Escolas Básicas Integradas de Boliqueime (construção de uma sala de ensino básico e duas salas de jardim de infância, com um custo estimado em 550 mil euros) e de Salir (construção de três salas de aula e parque infantil, com um custo estimado em 540 mil euros).
Quanto à requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis, em Quarteira, Seruca Emídio adiantou que a mesma está neste momento a ser apreciada pelo Ministério, já que faz parte do processo de transferências de competências para a Autarquia.
Numa altura em que o ensino pré-escolar apresenta já uma taxa de cobertura muito perto dos 85% no Concelho de Loulé, o responsável municipal falou da importância deste nível de ensino. “Temos vindo a aumentá-la mas queremos, naturalmente, atingir a meta dos 100%. Considero mesmo que a educação pré-escolar é essencial no desenvolvimento da capacidade de pensar e na aprendizagem da cidadania, designadamente através das vivências das regras de vida, da partilha de espaços, do conhecimento e para a aceitação das diferenças”, sublinhou. O autarca falou ainda das várias áreas de intervenção da Câmara Municipal em termos de educação como os transportes escolares, apoio socioeducativo e à alimentação, actividades de enriquecimento curricular às Bibliotecas Escolares e à integração no Plano Nacional de Leitura, e a preocupação que todas as escolas possam funcionar em regime horário normal.
“Acabada a inauguração do edifício começa a construção da escola”, disse o Secretário de Estado que falou da “partilha das responsabilidades” na comunidade escolar. “Para melhorar a escola portuguesa todos temos responsabilidades. Os momentos de crise servem parta nós vermos que, aliados aos direitos, estão as responsabilidades e que todos temos o dever de contribuir para a solução dos problemas do país, e para o reerguer o mais depressa possível.”, disse João Casanova. Este responsável governamental salientou ainda a parceria com as autarquias na reorganização da rede de oferta das escolas. “Este exemplo que aqui temos é um exemplo que permite uma melhor socialização dos alunos, o contacto com as novas tecnologias e que permite ter outros recursos para a melhoria das suas aprendizagens. Também os professores ficam em melhores condições de trabalhar porque não ficam isolados”, adiantou.

Porto de Portimão recebe cerca de dois mil turistas em quatro cruzeiros

Durante o período de 23 a 27 de Setembro, vão passar pelo Porto de Portimão cerca de dois mil turistas, em quatro escalas, duas delas agendadas para o mesmo dia. A primeira escala é já no dia 23 através do “Ocean Countess”, da companhia Majestic International Cruises, que transporta 800 passageiros e 364 tripulantes, seguindo-se no dia 25 o luxuoso “Silver Cloud” (Silversea Cruises), com 296 turistas e 222 tripulantes. Ambos os navios regressarão no dia 27 a Portimão.
Por outro lado, cerca de 1200 passageiros partirão a 25 de Setembro no ferry “Vólcan de Tinamar” rumo ao Funchal, uma ligação regular que desde 2008 se realiza em todos os domingos do ano e que a partir de Outubro próximo voltará a ser assegurada pelo “Vólcan de Tijarafe”. Promover esta escala, localizada estrategicamente na confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, o Porto de Portimão integrará a delegação portuguesa na Seatrade Europe, a mais importante convenção sobre o turismo de cruzeiros que se realiza na Europa e que está marcada para a cidade alemã de Hamburgo, entre 27 e 29 de Setembro. A representação nacional neste evento bienal integra também os portos de Açores, Leixões e Lisboa. De referir que este ano o movimento de navios de cruzeiro no Porto de Portimão vai conhecer um crescimento de 23 por cento relativamente ao ano passado, estando previstas até ao final de Novembro um total de 66 escalas. No que toca à sua modernização, continua por concretizar o prolongamento do cais de acostagem, que permita acolher simultaneamente dois navios de grande dimensão, e a dragagem de estabelecimento de fundos a dez metros na barra, canal de navegação e bacia de manobra, assim como a aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e navegação na costa, dotado com equipamento de salvamento e de combate à poluição, e a construção de um moderno terminal de passageiros.

Faro recebe JORNADAS DO PATRIMÓNIO

Faro associa-se, novamente, às Jornadas Europeias do Património, coordenadas pelo IGESPAR, a decorrer entre 23 e 25 de setembro, e que este ano incidem sobre o tema “Património e Paisagem Urbana”. No dia 23 de setembro pelas 18:00, é inaugurada junto ao Arco da Vila, a exposição “7décadasUp”.
O percurso expositivo terá início no Arco da Vila, passando pela Rua do Município, pelo Largo Afonso III e terminando no interior do Museu Municipal de Faro. Inserida na programação das Jornadas Europeias do Património de 2011, a exposição do projeto "7décadasUp" tem como objetivo dar a conhecer a realidade vivida pelos habitantes da Vila Adentro com mais de 70 anos. Este projeto foi idealizado e concretizado por João Tata e Fúlvia Almeida com imagens de Ana Medeira, que, em conjunto com a equipa do Museu Municipal de Faro, resultou numa mostra de um conjunto de fotografias e testemunhos orais dos residentes locais. "7décadasUp" é uma exposição sobre os que não viram calçada tornar asfalto, e que estará patente até 31 de dezembro. No programa de atividades, encontra-se também a primeira edição do passeio noturno. Trata-se de um passeio pedestre pela baixa da cidade e Vila Adentro, com atuações, performances e animações ao longo do caminho e com diversas paragens em edifícios, que, por norma, se encontram encerrados à noite.

Portimão: Lídia Franco, sábado e domingo no TEMPO

Lídia Franco, actriz de teatro, cinema e televisão estará em Portimão, nos dias 17 e 18 de Setembro, para o espectáculo de teatro "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa" e para o workshop “A Arte do Actor”, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão,
A 17 de Setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório, a actriz estará em cena com a peça de teatro "Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa". Trata-se de um monólogo baseado num texto do dramaturgo Eric-Emmanuel Schmitt, com encenação de Marcia Haufrecht, que conta a história da amizade entre uma criança com leucemia e a Senhora Cor-de-Rosa, voluntária da ala pediátrica. Os bilhetes custam dez euros, com os descontos habituais, e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO até quinta-feira, das 14h00 às 19h00 e na sexta e sábado das 14h00 até às 21h30. Mas a passagem da actriz por Portimão estende-se além da peça de teatro, assim, no domingo, dia 18, entre as 15h00 e as 18h00, Lídia Franco irá orientar a masterclass de teatro "A arte do actor", onde partilhará os seus conhecimentos da arte da representação adquiridos ao longo de uma reconhecida carreira, que teve inicio com a dança e se estendeu ao teatro. Para os interessados a frequentar esta masterclass as inscrições podem ser feitas na bilheteira do TEMPO até ao próximo sábado, sendo o limite máximo de 15 participantes. O preço é de 10 euros. Para mais informações ou reservas, contactar a bilheteira do TEMPO através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do site http://www.teatromunicipaldeportimao.pt/