sábado, 17 de setembro de 2011

LOULÉ E ALMANCIL: PERTO DE MIL ALUNOS INAUGURAM DUAS ESCOLAS NO ARRANQUE DO ANO LECTIVO

Cobertura do pré-escolar atinge os 85% no Concelho de Loulé. Investimento rondou os 7,5 milhões de euros. Secretário de Estado esteve em Almancil e realçou colaboração das autarquias na área educativa Numa altura em que grande parte das autarquias do país enfrentam sérias dificuldades em responder às exigências educativas das populações, o Concelho de Loulé abriu o Ano Lectivo de 2011/12 com duas novas escolas com as valências de pré-escolar e primeiro ciclo, e que irão albergar perto de mil alunos. O executivo municipal marcou presença em Vale de Rãs (Loulé) e em Almancil para inaugurar estes equipamentos que se enquadram na aposta de reforço do parque escolar. No passado dia 15 de Setembro, as atenções centraram-se na nova EB1/JI de Vale de Rãs, uma escola com capacidade para 450 alunos. O edifício com características arquitectónicas modernas é composto por duas áreas, uma para o pré-escolar, com quatro salas destinadas a crianças dos três aos cinco anos, e outra para o ensino básico, com catorze salas de aula. Esta escola é composta ainda por um pavilhão onde será possível a prática de mini-basket de competição, um polivalente destinado a sala de convívio, um espaço para biblioteca/informática, uma sala de ensino especial, espaços verdes de recreio e lazer, entre outras componentes. A Escola EB1/JI de Vale de Rãs teve um custo de perto de 3.500.000 euros. Com a presença do Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova, foi a vez de ser inaugurada a Escola EB1/JI de Almancil, uma intervenção que passou pela ampliação do pré-escolar, com o aumento da capacidade do edifício em quatro salas de aulas e respectivas áreas de apoio, passando para um total de oito salas, e a criação de uma escola do primeiro ciclo, com capacidade para doze salas de aulas e uma sala de ensino especial.
Nesta nova escola, que tem capacidade para albergar 525 alunos, existe ainda uma sala polivalente, refeitório apoiado por bufete e cozinha, ginásio, polidesportivo, recreio coberto, biblioteca, sala de apoio para tratamento de livros, sala de informática, sala de professores, entre outros espaços. O edifício está ainda dotado de painéis solares, de forma a proceder ao aproveitamento energético do edifício. O investimento ascendeu a 4 milhões de euros. Segundo o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, desde a construção das primeiras salas de pré-escolar, que curiosamente foram edificadas na vila de Almancil, com o início do chamado programa PER EB1, até ao presente, o actual executivo da Câmara de Loulé já investiu perto de 30 milhões de euros. “As nossas intervenções têm vindo a ocorrer por toda a área geográfica do Município. Interviemos nas freguesias de Alte, Benafim, Salir, Tor, Almancil, S. Sebastião, S. Clemente e Quarteira”, disse o presidente da Autarquia.
A Carta Educativa foi o documento que permitiu planear a construção de novas escolas e a reconversão e adaptação do parque escolar, “optimizando a funcionalidade da rede existente e respectiva expansão até 2013, evitando rupturas e inadequações da rede educativa à dinâmica social e ao desenvolvimento urbanístico, tão forte ele se manifesta especialmente nas zonas litorais, de que Almancil e Quarteira são bons exemplos”, adiantou o edil.
Numa altura em que ainda está em construção a Escola EB1/JI da Fonte Santa, na freguesia de Quarteira, quando esta findar o autarca acredita que se fechará um ciclo de novas construções. No entanto, no âmbito de uma candidatura ao programa PRODER, encontra-se em fase de projecto uma intervenção nas Escolas Básicas Integradas de Boliqueime (construção de uma sala de ensino básico e duas salas de jardim de infância, com um custo estimado em 550 mil euros) e de Salir (construção de três salas de aula e parque infantil, com um custo estimado em 540 mil euros).
Quanto à requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis, em Quarteira, Seruca Emídio adiantou que a mesma está neste momento a ser apreciada pelo Ministério, já que faz parte do processo de transferências de competências para a Autarquia.
Numa altura em que o ensino pré-escolar apresenta já uma taxa de cobertura muito perto dos 85% no Concelho de Loulé, o responsável municipal falou da importância deste nível de ensino. “Temos vindo a aumentá-la mas queremos, naturalmente, atingir a meta dos 100%. Considero mesmo que a educação pré-escolar é essencial no desenvolvimento da capacidade de pensar e na aprendizagem da cidadania, designadamente através das vivências das regras de vida, da partilha de espaços, do conhecimento e para a aceitação das diferenças”, sublinhou. O autarca falou ainda das várias áreas de intervenção da Câmara Municipal em termos de educação como os transportes escolares, apoio socioeducativo e à alimentação, actividades de enriquecimento curricular às Bibliotecas Escolares e à integração no Plano Nacional de Leitura, e a preocupação que todas as escolas possam funcionar em regime horário normal.
“Acabada a inauguração do edifício começa a construção da escola”, disse o Secretário de Estado que falou da “partilha das responsabilidades” na comunidade escolar. “Para melhorar a escola portuguesa todos temos responsabilidades. Os momentos de crise servem parta nós vermos que, aliados aos direitos, estão as responsabilidades e que todos temos o dever de contribuir para a solução dos problemas do país, e para o reerguer o mais depressa possível.”, disse João Casanova. Este responsável governamental salientou ainda a parceria com as autarquias na reorganização da rede de oferta das escolas. “Este exemplo que aqui temos é um exemplo que permite uma melhor socialização dos alunos, o contacto com as novas tecnologias e que permite ter outros recursos para a melhoria das suas aprendizagens. Também os professores ficam em melhores condições de trabalhar porque não ficam isolados”, adiantou.