quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Comemorações do Dia da Protecção Civil - 1 de Março


O Ministério da Administração Interna, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), promove na próxima Segunda-feira, dia 1 de Março, pelas 11:00 horas,na Praça do Império, em Lisboa, uma cerimónia pública, com formatura e desfile das Forças e uma homenagem ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais
(DECIF) 2009.
Ao nível do Distrito de Faro, os Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC) e Corpos de Bombeiros (CB), promovem várias actividades no âmbito das comemorações do
Dia da Protecção Civil.
Na semana de 2 a 7 de Março, as actividades previstas pelos SMPC e CB do Distrito
são as seguintes:
• Quartel de Bombeiros aberto à população (todos os CB vão ter o seu Quartel aberto para visitas, as quais se forem de Grupo carecem de marcação prévia);
• Actividades no âmbito da sensibilização conjunta com os diversos Agentes de Protecção Civil e realização de exercícios/simulacros.

A Paixão de Cristo está a chegar a Pêra






Este é mais um evento a cargo da Comissão de Festas da Paróquia de Pêra em conjunto com o Centro Paroquial de Pêra, assim como da Paróquia local.
Com o objectivo de retratar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, este evento conta com colaboração de cerca de 150 voluntários das mais variadas idades e o resultado do seu sucesso foram as cerca de 2000 pessoas que compuseram as ruas da vila em cada uma das últimas edições realizadas em 2006 e 2008.
A Via Sacra terá início às 21h do dia 28 de Março, em frente à Igreja de S. Francisco, situada sensivelmente no centro da Vila, onde se irá desenrolar a "última ceia". Daí o "cortejo" prossegue pelas ruas, interrompendo a sua marcha em cada estação; são exemplos o Jardim das Oliveiras, Caifás, o arrependimento de Judas, Pilatos, Jesus é açoitado, Maria encontra-se com Jesus, entre outras.
Tudo culmina com a Crucificação e Ressurreição de Jesus que acontecerá no terreno das futuras instalações do Centro Paroquial de Pêra.
Este ano vai ser editado um DVD que cobrirá o evento na sua íntegra, em qualidade de Alta Definição HD, de forma a que possa levar para sua casa uma recordação deste dia. O DVD terá um custo de 10€ (dez euros) e estará disponível para venda ao público aproximadamente 8 dias após o evento, sendo que a data e locais de venda serão anunciados aqui no site e na Igreja durante as missas,informa a comissão organizadora.

89º Aniversário do PCP


As iniciativas que se vão realizar no ambito das comemorações do 89º Aniversário do Partido Comunista Português no Algarve são as seguintes:

Organização Regional do Algarve

Portimão, dia 7 de Março, Almoço, com Margarida Tengarrinha.
Vila R. de S. António, 7 de Março, almoço com Paulo Raimundo da Comissão Politica.
Lagos/Vila do Bispo, 21 de Março,
Lagoa, dia 6, jantar, restaurante da FATACIL, com Bruno Dias do CC do PCP.
Tavira, 14 de Março, com Anselmo Dias da Comissão de Assuntos Sociais junto do CC do PCP.
Faro, 7 de Março, almoço, na COPPOFA com Jorge Cordeiro da Comissão Politica.
S.B.Alportel, 7 de Março, lanche com Jorge Cordeiro da C.Politica.
Olhão, 7 de Março, Almoço com Abílio Fernandes da Comissão Central de Controlo.
Silves/Messines, 14 de Março, almoço com José Teles do CC do PCP.
Loulé, 6 de Março, jantar, com Margarida Tengarrinha.
Aljezur, 13 de Março, almoço, com Rui Fernandes da Comissão Política do CC do PCP.

MENDES BOTA EM NOVA IORQUE PARA FALAR DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


O deputado Mendes Bota será o chefe da delegação do Conselho da Europa que irá participar nos próximos dias 1 e 2 de Março na conferência de âmbito mundial subordinada ao tema “O papel dos parlamentos no reforço da igualdade de género e dos direitos das mulheres, 15 anos depois de Pequim”, a realizar na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e organizada pela União Interparlamentar.

Mendes Bota, que é o presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, será orador convidado para falar sobre “O papel dos parlamentos no reforço da legislação sobre a violência contra as mulheres”, intervenção prevista para o dia 1 de Março.

No dia 2 de Março, Mendes Bota será também orador convidado na conferência organizada pelo Conselho da Europa e pela Representação Permanente da Suiça nas Nações Unidas, para falar sobre o tema “Pequim + 15 e a migração global – desafios actuais dos Direitos Humanos nos países de destino”.

“Sábados Infantis” continuam a estimular criatividade das crianças




Depois da grande receptividade obtida no ano passado, com a participação de 1500 crainças, a Câmara Municipal de Portimão volta a promover os “Sábados Infantis”, uma iniciativa onde há muita música, dança e contos dedicados especialmente aos mais pequenos.

Reforçando a oferta de actividades dirigidas aos mais pequenos, os “Sábados Infantis” visam despertar nas crianças a sua criatividade e imaginação, apresentando este ano muitas novidades, num diversificado programa que envolve pais e filhos.

Entre Fevereiro e Abril, os “Ateliês Dança para Bebés”, dos 0 aos 36 meses, estimularão as suas capacidades físico-motoras. Sob orientação da Associação Cultural Dancenema, são propostos exercícios de movimento corporal, através do tacto/contacto e de estímulos audiovisuais e gustativos. Este ateliê, que decorre sempre entre as 15h30 e as 16h30, tem lugar nas seguintes datas: 27 de Fevereiro, 13 e 27 de Março e 10 de Abril – Casa Manuel Teixeira Gomes.

Até Dezembro, os ateliês “Música de Pais para Filhos” realizam-se no primeiro sábado de cada mês, excepto nos meses de Verão, orientados pela Associação Música XXI e destinados a bebés até aos 24 meses. Nesta acção, que tem lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, é desenvolvida através da música uma relação profunda que ajuda a transmitir emoções e fortalece a interacção entre pais e filhos, estando o próximo ateliê agendado para 6 de Março, às 11h00 e às 12h00, com recurso aos instrumentos de cordas tradicionais.

Uma das novidades deste ano, os ateliês “História dos Instrumentos” têm lugar no terceiro sábado de cada mês, até Novembro, e destinam-se a crianças entre os 3 e os 5 anos, em sessões dinamizadas pela Associação Música XXI. Cada sessão apresenta uma história contada por um determinado instrumento e a próxima começará às 11h00 do dia 20 de Março na Casa Manuel Teixeira Gomes, tendo como protagonista principal a flauta de bísel.

Os ateliês “Dança e Movimento para Crianças” mostram como pode ser divertido criar algo utilizando o corpo e a voz, ao mesmo tempo que irão despertar o gosto pelo movimento, pelos sons e pelos materiais. Orientados pela Companhia de Dança de Almada, terão lugar nos dias 24 de Abril e 8 e 22 de Maio, realizando-se na Casa das Artes, em dois períodos: a partir das 15h00 para crianças entre os 3 e os 6 anos; às 16h30 para crianças dos 6 aos 8 anos.

“Música e Movimento para Bebés” revelará aos mais pequenos as várias formas de arte e como pode ser divertida a criação de algo, utilizando vários materiais e formas de comunicação, incluindo corpo e voz. As sessões terão lugar também na Casa das Artes nos dias 11 de Setembro, 23 de Outubro e 11 de Dezembro, nos seguintes horários: 15h30 - bebés dos 0 aos 24 meses; 16h30 - dos 24 aos 36 meses.

Luz, som, cenário e imagem interligam-se nos novos ateliês “Ti-tó-tis –Dança e Música para Bebés”, criando um ambiente e espectáculos únicos. Dirigidos a bebés dos 0 aos 36 meses, serão orientados pela Passos e Compassos, decorrendo na Casa das Artes a 15 de Maio e 12 de Junho, às 15h30 e às 16h30.

Os ateliês “Grandes e Pequenos”, da responsabilidade do Serviço Pedagógico da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, estão vocacionados para crianças dos 4 aos 10 anos, traduzindo-se em abordagens criativas de pequenas/grandes realidades, através da leitura dinamizada de contos infantis. Até Julho, sempre no terceiro sábado de cada mês, propõem-se na Biblioteca diferentes interpretações de um conto, cuja leitura servirá como ponto de partida para a conversa com um convidado, especialista na área de interesse focada. O próximo ateliê terá lugar no dia 20 de Março, a partir das 16h00, tendo como tema a segurança na Internet.

Outra novidade, os ateliês “Histórias para ouvir e contar” têm como objectivo ler e ouvir vários contos, sendo desenvolvidos pela Equipa de Animação da Biblioteca, em conjunto com os familiares das crianças a partir dos 4 anos. Realizam-se na Biblioteca entre Março e Julho, no último sábado de cada mês, a partir das 17h00.

Mais um ateliê inovador, “Coucou” será a primeira experiência teatral para os mais pequenos, está vocacionado para crianças dos 6 meses aos 3 anos e será orientado pela Academia de Produtores Culturais, realizando-se nos dias 25 de Setembro e 27 de Novembro, em sessões que começarão às 15h00 e às 16h00, na Casa das Artes.

Ainda no capítulo das novidades dos “Sábados Infantis” para este ano, o ateliê “Debaixo da Mesa” terá a participação de crianças dos 18 meses aos 3 anos e meio, em duas sessões marcadas para 13 de Novembro na Casa das Artes, às 1500 e às 16h30, sob orientação da Academia de Produtores Culturais, que convidará todos os participantes a fazerem parte do cenário e da história.

Por fim, os ateliês “Dança Criativa para Miúdos” procurarão despertar a sensibilização para o movimento corporal e vão realizar-se em 9 e 30 de Outubro e ainda a 18 de Dezembro na Casa das Artes, em dois momentos: às 11h00 participarão crianças dos 3 aos 5 anos e às 12h00 dirigem-se a crianças entre os 6 e os 9 anos, com orientação da Associação Cultural Dancenema.

As inscrições para as actividades realizadas na Biblioteca podem ser feitas pelos seguintes contactos: telefones 282 480 470 / 282 480 485, e-mail - biblioteca.portimao@bmmtgomes.pt; as restantes deverão ser dirigidas à Divisão de Acção Cultural da Câmara: telefones 282 480 492 e 282 470 791, e-mail - cultura@cm-portimao.pt. Informações complementares podem ser consultadas em www.cm-portimao.pt.

Existem ainda outros equipamentos municipais onde a Câmara de Portimão proporciona actividades especiais vocacionadas para as crianças, nomeadamente na Quinta Pedagógica, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão ou através dos serviços educativos do Museu de Portimão.

Albufeira: APRESENTAÇÃO DO LIVRO “SOMBRAS REFLECTIDAS” DE RENATO COSTA


Dia 5 de Março, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, pelas 18h30
Livro reúne diversas narrativas literárias, sobre o Algarve e o seu extraordinário património gastronómico.
No dia 05 de Março de 2010, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, pelas 18H30, irá realizar-se a apresentação da obra “Sombras Reflectidas, um livro que reúne diversas narrativas literárias de Renato Costa, sobre o Algarve e o seu extraordinário património gastronómico.

Esta nova publicação, da Editora Caleidoscópio, resulta de uma investigação do prestigiado gastrónomo sobre a cozinha algarvia como espaço gerador de vida por excelência, templo matriarcal, aposento de infância etc.

Renato Costa é autor de vários livros publicados sobre história contemporânea e gastronomia e tem participado em múltiplas demonstrações culinárias ao vivo e palestras. Foi um dos impulsionadores do projecto de cozinha intemporal promovido pela Câmara Municipal de Loulé, que visa recuperar o património gastronómico local de forma criativa, e que conta com a participação de prestigiados chefes portugueses, austríacos, espanhóis, argentinos, ingleses, irlandeses e franceses.

Tavira: Festival de Gastronomia Serrana


Os sabores da serra de Tavira voltam a fazer as delícias de todos à mesa do Festival de Gastronomia Serrana, que decorre de 13 de Março a 2 de Abril, em cinco restaurantes da freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

A apresentação desta sétima edição terá lugar no dia 5 de Março e contará com a participação do conceituado Chef Leonel Pereira, que irá confeccionar o prato “Tributo ao cozido de carnes com feijão”.

O Festival terá lugar nos seguintes restaurantes:
• Restaurante Herdade da Corte
• Restaurante Mesa do Cume
• Restaurante Monte Velho
• Restaurante O Constantino
• Restaurante Quinta do Marco

Os apreciadores da gastronomia poderão saborear típicas refeições serranas, com a beleza da paisagem natural como fundo, ao mesmo tempo que se habilitam a ganhar um fim-de-semana numa das seguintes unidades hoteleiras: Pequeno Castelo, Hotel Quinta do Marco, Casa Vale D’El Rei, Tavira Vacations, e Herdade da Corte.

Promover os sabores e saberes das gentes serranas, bem como manter viva a tradição da boa mesa são os principais objectivos deste Festival, já considerado um evento de referência no contexto gastronómico local e regional.

Este Festival está associado ao movimento Slow Cities, e consequentemente ao conceito Slow Food, que tem como principal pressuposto viver segundo critérios de qualidade, em que a cozinha tradicional se demarca do actual padrão alimentar.

Albufeira promove-se em Sevilha


A APAL - Agência de Promoção de Albufeira irá organizar no próximo dia 18 de Março um workshop em Sevilha, o qual irá reunir à mesa das negociações os principais operadores turísticos e agências de viagem daquela província andaluza, com diversos hoteleiros e agências de viagem de Albufeira, que aí se irão deslocar para participar no referido evento.
O workshop tem por objectivo dar a conhecer e apresentar aos operadores turísticos e agências de viagem de Sevilha, Albufeira enquanto destino turístico, bem como os seus empreendimentos hoteleiros, criando assim as condições para que as empresas participantes possam ter um espaço de diálogo e de contratação que resulte no incremento da procura turística por Albufeira naquele mercado.
De notar que o mercado espanhol durante o ano de 2009 teve aumentos significativos de procura em Albufeira, o que já é uma consequência do investimento que a APAL e o Município de Albufeira têm feito em promoção nos últimos anos no mercado espanhol, com especial destaque para o galego e andaluz.
Sevilha é a quarta maior cidade espanhola, com 703.206 habitantes, e a quarta maior área metropolitana por número de habitantes (1.493.416 na área metropolitana, de um total de 1.900.224 habitantes em toda a província), tratando-se de um mercado de proximidade com um enorme potencial.
De referir que de 19 a 21 de Março, Albufeira irá ainda participar na Feira de Turismo de Sevilha - Ferantur, que terá lugar no Palácio de Congressos e Exposições daquela cidade, e onde, mais uma vez irá apresentar aos visitantes da feira os diversos produto turísticos que Albufeira oferece, bem como a sua oferta hoteleira. Trata-se de uma participação do Município de Albufeira, que já vem participando neste certame há vários anos.

Tavira apresenta candidaturas ao PRODER


O Município de Tavira formalizou a entrega de duas candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), no âmbito da Acção 1.6.5 “Projectos Estruturantes”, Tipologias - “Construção e Requalificação de Caminhos Agrícolas para Utilização Pública” e “Instalação de redes de distribuição de linhas de alimentação em média e baixa tensão e de postos de transformação”, integradas no Subprograma 1 – “Promoção da competitividade”.

O PRODER é um instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural do continente, para o período 2007-2013. No concelho de Tavira, os projectos submetidos a candidatura, por freguesia, são:

Cachopo, num investimento total de € 273.549,44:
• Execução do Caminho de ligação a Mercador/Cardal
• Electrificação dos montes do Seixo e Cortelha de Baixo

Santa Catarina da Fonte do Bispo, num investimento total de € 154.350,00:
• Ligação a Malhada do Nobre de Baixo
• Electrificação do monte das Cruzes

Santo Estêvão, num investimento total de € 103.211,69:
• Caminho do Poço das Bruxas
• Caminho Municipal da Estação de Tratamento de Águas de Tavira ao Barranco da Nora

Santa Maria, num investimento total de € 303.187,50:
• Caminho Agrícola entre Vale Formoso e Sra. da Saúde

Conceição de Tavira, num investimento total de € 676.025,18:
• Caminho Agrícola de Valongo
• Caminho Agrícola do Carapeto
• Caminho Agrícola Alvisquer – Alhos
• Ligação Nora/ Faz Fato
• Valongo/ Quinta das Bonitas/ 5 Estradas

Luz de Tavira, num investimento total de € 495.933,83:
• Caminho Maragota/ Belmonte/ EN125
• Caminho Agrícola do Brejo
• Caminho Agrícola do Morgadinho

Santiago, num investimento total de € 198.843,76:
• Caminho da Pedreira
• Caminho do “Cuco”
• Caminho do “Zé Alegra”
• Caminho entre o Bernardinheiro e Rega 3

As candidaturas apresentadas, que representam um valor total de € 2.205.101,40, destinam-se a melhorar as infra-estruturas viárias e de electrificação do Concelho, contribuindo para a competitividade da agricultura e dos territórios rurais, a melhoria das condições de vida e de trabalho das populações, bem como para o reforço da sustentabilidade dos espaços rurais.

Caso as candidaturas apresentadas sejam aprovadas, a autarquia pode contar com um apoio financeiro do FEADER - Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, até 75% do investimento considerado elegível.

Inauguração das novas instalações da Comissão de Protecção



As novas instalações da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Portimão (CPCJ) vão ser inauguradas a 26 de Fevereiro, numa cerimónia pública marcada para as 11h30 e presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, com a presença do Juiz Conselheiro Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens.

A CPCJ passa a funcionar na antiga Casa dos Magistrados, localizada na Avenida Miguel Bombarda, que foi alvo de obras de melhoramento e requalificação, da responsabilidade da Câmara Municipal de Portimão, num investimento global de cerca de 175 mil euros, incluindo intervenção no exterior do edifício e instalação de sistema de segurança e de equipamento de escritório.

Instituição oficial não judiciária baseada numa lógica de parceria local e com autonomia funcional, a CPCJ visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, intervindo se necessário após a actuação das entidades vocacionadas para a resolução de problemas específicos, designadamente hospitais e polícias.

Presidida por Ana Figueiredo, actual presidente da Junta de Freguesia de Portimão e com competência limitada à área do município, a CPCJ funciona todos os dias da semana das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, tendo actualmente 230 processos activos, acompanhados por uma equipa multidisciplinar, onde se incluem uma assistente social disponibilizada pela Autarquia e dois técnicos sociais, de reforço, disponibilizados pela Segurança Social, que trabalham a tempo inteiro, assim como dois professores disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo ainda um jurista de apoio e acompanhamento aos processos.

A CPCJ iniciou a sua actividade no salão nobre da Câmara Municipal em 1993, tendo em 1998 sido transferida para as instalações da antiga Biblioteca Municipal na Rua Ernesto Cabrita. Desde 2004, funcionava nas instalações da P.S.P. de Portimão.
,

Judo em Portimão: Budo Camp 2010 Pousadas de Juventude


de 29 de Março a 1 de Abril –
Estágio internacional do JUDO CLUBE DE PORTIMÃO e a ESCOLA DE JUDO NUNO
DELGADO e a CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO, conduzido por Nuno Delgado e Cristian
Alderete e equipa técnica da Escola de Judo Nuno Delgado.
Estágio Budo Camp 2010.
Bem como o Judo Clube de Portimão, com objectivo de dar a oportunidade aos judokas da
Escola de Judo Nuno Delgado e os judocas de Portimão, de terem contacto com clubes
nacionais e estrangeiros num ambiente de fair Play e Olímpismo, pondo à prova as suas
capacidades na busca do aperfeiçoamento. Estão convidados clubes da Federação autónoma de Madrid, Galizia, Andaluzia e Catalunha, bem como da Associação de Judo de Lisboa e do Algarve.
Budo Cup 2010 Portimão dia 1 de Abril.
Competição internacional, Organizado por Nuno Delgado e Cristian Alderete e equipa técnica da Escola de Judo Nuno Delgado, bem como o Judo Clube de Portimão, com objectivo de por aprova os conhecimentos dos Judocas da Ejnd e do JCPortimão de terem contacto com clubes nacionais e estrangeiros num ambiente de fair Play e Olímpismo, pondo à prova as suas capacidades na busca do aperfeiçoamento. Estão convidados clubes da Federação autónoma de Galiza, Madrid, Andaluzia e Catalunha, bem como da Associação de Judo de Lisboa e do Algarve

Ténis de Mesa: Torneios “Cidade de Lagoa e Rio Arade”/FATACIL 2010


Cidade de Lagoa “marcada” por excepcional actividade de Ténis de Mesa em Março!
O mês de Março fica assinalado pela excepcional actividade mesatenista na Cidade de lagoa; após a realização dos anunciados Torneios “Cidade de Lagoa” pontuável para o Ranking Nacional de jovens e do “Rio Arade/FATACIL” destinado a Juniores e Seniores, marcados para os dias 6 e 7 de Março no Pavilhão Municipal “Jacinto Correia”, eventos que têm o Patrocínio do Município de Lagoa e o apoio técnico da Associação de Ténis de Mesa do Algarve, reunindo duas centenas e meia de atletas provenientes de uma vintena de colectividades de vários pontos do país e ainda uma boa representação da nossa vizinha Andaluzia.
Poucos dias decorridos, em 20 e 21, o mesmo Pavilhão vai receber mais uma centena de atletas de todos os escalões etários para disputa dos Campeonatos Distritais Individuais da época em curso, actividades que colocam em evidência o bom nível competitivo observado na região, mais uma vez a decorrerem com o notório apoio logístico do Município de Lagoa.

ACTA - Formação - Parceria com a Escola Pinheiro e Rosa


A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve está a desenvolver uma parceria com a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, no âmbito do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, realizando uma Formação em Contexto de Trabalho.

Esta formação, apesar de assegurar aos formandos a possibilidade de continuarem os estudos académicos, tem como objectivo prioritário a formação de técnicos qualificados que possam estar habilitados a serem inseridos imediatamente no mercado de trabalho com uma função profissional.

Para a consecução destes objectivos, a Escola Secundária Pinheiro e Rosa quis partilhar esta responsabilidade formativa com a ACTA, que irá proporcionar a sete formandos experiências profissionais e condições de aprendizagem prática em contexto real.

Esta parceria concretiza-se no acolhimento de sete alunos que irão estagiar na ACTA durante seis meses, no período de Janeiro a Junho de 2010. Estes alunos irão participar na próxima produção da ACTA, “Cova dos Ladrões”, encenada por Paulo Moreira, um texto de Luís Campião, um jovem algarvio que dá os primeiros passos na escrita para teatro. A estreia está agendada para dia 1 de Abril, em Vila Real de Santo António.

Um dos alunos terá ainda a oportunidade de trabalhar no Serviço Educativo – VATe, na criação da nova produção intitulada “D. Quixote e Sancho Pança e a Aventura da Sementeira”, que irá para a estrada no dia 13 de Abril, e percorrerá as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Algarve.

Esta parceria proporciona um investimento na juventude e na formação em contexto de trabalho, complementar à realizada pelos formandos em ambiente escolar. Neste sentido, a ACTA pretende possibilitar a criação de emprego a jovens que terminam a sua formação profissional e que estarão aptos a integrar o mercado de trabalho.

Este contributo da ACTA antecipa, de forma experimental, o projecto da Companhia que se insere no contexto da sua instalação no Teatro Lethes, o qual visa a criação de um gabinete de apoio a jovens criadores, proporcionando-lhes condições de produção orientadas para a sua inclusão no mercado de trabalho.

18º Faro Future Portugal 1


Torneio Internacional de Ténis Masculino em Faro
Vai decorrer no Centro de Ténis de Faro de 27 Fev. a 07 de Março um torneio internacional de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ranking mundial ATP Tour, contando com a participação de 160 jogadores de ténis, representantes de mais de 30 países.

Por este torneio já passaram alguns dos melhores jogadores mundiais, como o inglês Andrew Murray, actual nº 2 do mundo, Frederico Gil e Rui Machado que venceram este evento em 2005 e 2006 respectivamente. Este ano o jogador mais classificado é o espanhol Guilherme Alcaide 276 do ranking mundial.

O “Faro Future Portugal 1” que já vai no seu 18º ano consecutivo tem como patrocinadores principais, o Hotel Mónaco, a Câmara Municipal de Faro, Allianz, Caixa de Crédito Agricola e Loja Aki Faro.

A equipa de arbitragem é composta de 6 árbitros internacionais, chefiados pela Búlgara Vesselina Doneva, sendo José Rosa Nunes o director do torneio.