quinta-feira, 4 de março de 2010

Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição recebeu receitas do Carnaval de Loulé - 40.248,00 euros


O executivo municipal de Loulé, na pessoa do seu vice-presidente, José Graça, fez hoje a entrega das receitas arrecadadas no Carnaval deste ano, no valor total de 40.248,00 euros, à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.
O montante será agora canalizado para o trabalho levado a cabo por esta instituição na área social, em particular o projecto em curso para a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, equipamentos que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição
A ocupação saudável de tempos livres, apoio domiciliário a idosos e incapacitados e até apoio alimentar são algumas das áreas de intervenção desta instituição sedeada na localidade do Barranco do Velho, freguesia de Salir. A instituição trabalha sobretudo junto da terceira idade, numa área territorial marcada pelo envelhecimento da população e pela desertificação.
Recorde-se que, em 2009, a Autarquia de Loulé tomou a iniciativa de recuperar esta vertente social associada à génese do Carnaval louletano, em 1906, em que o “Bodo dos Pobres” possibilitou que a verba arrecadada fosse aplicada na sua totalidade para satisfazer as pessoas necessitadas.
As componentes artística e festiva aliada aos fins de beneficência que nortearam os festejos do Carnaval de Loulé de 1906 mantiveram-se ao longo de anos, nomeadamente a partir de 1926, com a Santa Casa da Misericórdia tomar a responsabilidade de organizar os festejos e toda a receita passou, então, a ser destinada para melhoramentos no Hospital.
Esta tradição perdeu-se a partir do momento em que o Carnaval se foi profissionalizando.

Bispo do Algarve em Visita Pastoral


De 7 a 21 de Março, decorrerá a visita pastoral [programa em anexo] do Bispo do Algarve às Paróquias de São Sebastião de Boliqueime, São José das Ferreiras e Nossa Senhora da Esperança de Paderne, na Vigararia de Loulé. Por outro lado, No próximo Sábado, 6 de Março, tomará posse a nova Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas, eleita recentemente. Para o acto, espera-se a presença de cerca de 1500 jovens e dirigentes escuteiros provenientes de toda a Região, informa o gabinete de informação da Diocese do Algarve.
As referidas comunidades têm sido objecto de uma coordenação pastoral sob a orientação do seu actual Pároco, Padre Carlos Alberto César Morais Chantre.
D. Manuel Neto Quintas, retoma, assim, em plena Quaresma, o itinerário das visitas pastorais às Paróquias da Diocese, num tempo oportuno e favorável para o encontro, a reflexão e a revisão de vida pessoal e colectiva.
O Bispo diocesano, contactará com as instituições locais, cristãs e da sociedade civil, e reunirá com todos os agentes de pastoral daquelas paróquias, afim de avaliar o trabalho realizado e traçar orientações e objectivos para os próximos anos.

Posse da Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas

No próximo Sábado, 6 de Março, tomará posse a nova Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas, eleita recentemente. Para o acto, espera-se a presença de cerca de 1500 jovens e dirigentes escuteiros provenientes de toda a Região.
Os novos órgãos regionais do CNE serão empossados pelo Bispo do Algarve, em cerimónia que decorrerá na Sé Catedral de Faro.
Ás 10H00 D. Manuel Neto Quintas presidirá a uma Eucaristia que será concelebrada pelos sacerdotes assistentes espirituais dos diversos agrupamentos, finda a qual, pelas 11H00, o Bispo diocesano conferirá posse aos novos dirigentes do Escutismo algarvio.
Com a posse dos novos órgãos dirigentes regionais, perspectiva-se uma nova fase na vida daquele Movimento juvenil, a nível regional, no qual a Diocese do Algarve deposita fundadas expectativas para a formação integral dos jovens algarvios.

Câmara de Faro acompanha intempéries na Praia - Autarquia



"A Câmara Municipal de Faro tem acompanhado com acuidade e diligência as intempéries que têm assolado o concelho, com particular incidência para as ocorrências na Praia de Faro. Nesse sentido, sempre que há picos de maré, as autoridades de Protecção Civil e os serviços de Acção Social estarão no terreno, em permanente vigilância, para salvaguardar a integridade de pessoas e bens, bem como facultar todo o apoio indispensável às famílias atingidas", afirma em comunicado enviado à nossa redacção a autarquia farense, liderada por Macário Correia, que transcrevemos.
Logo que alertados pela APRAFA- Associação para a Defesa e Desenvolvimento da Praia de Faro, os serviços camarários conduziram um levantamento exaustivo das famílias em dificuldades, em virtude da impossibilidade de acesso a bens alimentares que resulta do impedimento, devido às condições climatéricas, do exercício da actividade piscatória. Estão, por isso, a ser apoiadas 26 famílias: numa primeira fase, foram distribuídos bens alimentares adquiridos pela autarquia para acudir às necessidades mais prementes; numa segunda fase, a Caritas decidiu, em colaboração com a edilidade, distribuir cartões de compras dos supermercados Modelo a cada uma destas famílias. Continuaremos a acompanhar a situação e a mobilizar meios para amenizá-la.
A Câmara salienta que está em sintonia com todas as autoridades públicas, quer no que concerne ao procedimento a adoptar em situações de emergência, quer quanto ao planeamento futuro da Praia de Faro, pelo que torna público que será concluído antes do final do ano o Plano de Pormenor da Praia de Faro com vista a reforçar as condições de segurança das famílias que naquele local têm a sua 1ª habitação, conclui o documento autárquico.

Governadora Civil de Faro sensibiliza responsáveis para actuação rápida e eficaz contra incêndios florestais na serra de Monchique


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, alertou ontem os responsáveis pela prevenção e combate aos incêndios florestais, para a necessidade de um planeamento rápido e eficaz no município de Monchique, sobretudo na vertente preventiva, devido ao elevado risco de ocorrências durante o próximo Verão, sobretudo naquela zona da serra algarvia.
Isilda Gomes, que presidiu ontem a uma reunião no âmbito da prevenção de incêndios florestais, com responsáveis da Câmara Municipal de Monchique e pelos três eixos de intervenção na área da Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais, manifestou a sua preocupação face à grande quantidade de materiais combustíveis existente na área florestal da região, com particular incidência neste concelho do interior algarvio, que poderá dar origem a um aumento significativo de ignições durante o período mais crítico do ano em matéria de risco de incêndios.
“Este ano, e também por inerência às actuais condições atmosféricas, prevê-se um agravamento dos níveis de risco de incêndio na região, por isso é fundamental avançarmos o mais rapidamente possível com medidas de prevenção concretas e eficazes na área florestal”, frisou Isilda Gomes, sublinhando que Monchique representa um caso muito particular no contexto nacional tendo em conta a vulnerabilidade do território, exigindo por isso um esforço redobrado por parte das entidades responsáveis nesta área, com vista a evitar eventuais cenários de catástrofe.
A Governadora Civil de Faro manifestou ainda a sua inteira disponibilidade, bem como de todos os membros das Comissões Distritais de Defesa da Floresta e de Protecção Civil, para colaborarem com a Câmara Municipal de Monchique, no sentido de garantir uma actuação rápida na área da prevenção, que permita salvaguardar a segurança de pessoas e bens, caso se confirmem as previsões de perigo acentuado nos próximos meses.
Durante a reunião, que contou com a participação do Presidente da Autoridade Florestal Nacional (AFN), Amândio Torres, do Presidente da Câmara Municipal de Monchique e dos responsáveis distritais das Comissões de Defesa da Floresta Contra Incêndios e da Protecção Civil, foram analisadas algumas medidas já em curso e inventariadas outras a desenvolver a curto prazo, nomeadamente no âmbito dos três pilares de intervenção do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais, especialmente no que concerne à prevenção estrutural e operacional.
O recurso a fundos comunitários, através da candidatura de projectos de gestão de espaço florestal e agro-florestal no âmbito do PRODER- Programa de Desenvolvimento Rural, a realização de uma forte campanha de sensibilização envolvendo GNR, Bombeiros, Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e AFN, junto dos proprietários e arrendatários, no sentido de procederem à devida limpeza dos terrenos florestais e agrícolas, bem como a identificação das zonas mais problemáticas com vista a implementar as devidas medidas de prevenção, constituem algumas das acções a desenvolver a curto prazo no sentido de reduzir o número de ignições e respectiva propagação, naquele concelho.
Esta manhã Isilda Gomes lembrou ainda que, em 2009, mais de 90% da área ardida no Algarve resultou de um único incêndio, cenário que não pretende ver repetido este ano em Monchique.
“A serra de Monchique é extremamente importante para a economia do município e do Algarve, mas a sua preservação depende do forte empenho por parte de todas as entidades com responsabilidade nesta problemática, incluindo a população residente”, observou a Governadora Civil, realçando a necessidade de maior firmeza por parte dos presidentes de câmara da região na aplicação de coimas por contra-ordenação aos proprietários que não cumprem que não cumprem a regulamentação que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do SNDFCI.
Isilda Gomes realçou a propósito o “excelente trabalho” que tem vindo a ser feito pelos militares da GNR no âmbito da fiscalização junto dos proprietários, tanto na vertente de sensibilização como de punição das respectivas infracções ao referido regulamento, tendo frisado no entanto que esta intervenção só terá resultados efectivos se as autarquias procederem à instrução e decisão dos autos de contra-ordenação.
Participaram ainda desta reunião o Director Regional das Florestas, o Comandante Operacional Distrital de Faro da ANPC, os Oficiais de Ligação da GNR e da PSP ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o Presidente e o Vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique e o Comandante daquele Corpo de Bombeiros.

Decorreu ontem à tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, a entrega da Bolsa de Apoio ao Teatro 2009/2010 a quatro grupos do Concelho de Lo


Decorreu ontem à tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, a entrega da Bolsa de Apoio ao Teatro 2009/2010 a quatro grupos do Concelho de Loulé – Teatro Análise de Loulé, Ao Luar Teatro, Teatro Amador de Quarteira e Grupo de Teatro Arte de Viver. Trata-se de uma iniciativa da Autarquia local que tem em vista apoiar estas companhias amadoras nas produções teatrais e na aquisição de equipamento.
Após a apreciação por parte do júri composto por duas técnicas da Câmara Municipal e pelo actor, encenador e director da ACTA, Luís Vicente, os grupos recebem agora esta verba destinada também a apoiar a produção de peças que irão estar em cena nas várias freguesias do Concelho, no âmbito da programação do “CENÁRIOS – V Mostra de Teatro de Loulé”.
O Teatro Análise de Loulé da Casa da Cultura, que tem participado em todas as edições deste evento, recebeu uma bolsa de 12.480,00€ que irá ser canalizada para as apresentações dos espectáculos “Senhor de Nenhures” (13 Março, 21h00, Galeria da Praça do Mar, Quarteira, e 26 de Março, 21h00, Casa do Povo de Querença)) e “Na Pensão ‘Luar do Cadoiço’” (20 de Março, 16h30, Centro Paroquial da Tôr, e 28 de Março, 16h30, Centro Comunitário de Vale Silves).
O grupo “Arte de Viver” da Universidade Sénior de Loulé/Associação Amigos do Alentejo é comparticipado com 5.371,00€ que se destinam à apresentação do “Auto do Ti Jaquim”, um espectáculo baseado na obra de António Aleixo e que vai estar em cena a 7 de Março, pelas 21h00, na ASCA, em Almancil, e 14 de Março, pelas 15h30, na Casa do Povo de Alte.
Recentemente criado na localidade das Sarnadas, freguesia de Alte, o Ao Luar Teatro estreia-se neste evento com a produção “Por entre Valados”, em cena a 13 de Março, às 15h30, no Grupo Desportivo Ameixialense, a 28 de Março, às 21h00, no Centro Social e Cultural Parragilense, e a 3 de Abril, pelas 15h30, no Centro de Dia de Benafim. O apoio da Autarquia para este grupo é de 5.157,00€.
Finalmente, o Grupo de Teatro Amador de Quarteira tem uma bolsa no valor de 4.457,00€ para apresentar a revista “Salve-se quem puder”. Este espectáculo sobe ao palco a 21 de Março, às 15h30, no Centro Comunitário de Nossa Srª da Conceição (Barranco do Velho) e 10 de Abril, às 21h00, na Sociedade Recreativa de Vale Judeu.
De acordo com Joaquim Guerreiro, responsável da Cultura do Município, esta Bolsa de Apoio ao Teatro é um modelo aplicado há já três anos, “num processo transparente que pretende incentivar o aparecimento de novas produções”. No entanto, este responsável é claro ao afirmar que o que se pretende é “apoiar a criatividade dos grupos e não apenas a dependência de subsídios”.
Relativamente ao “CENÁRIOS”, o vereador referiu que se trata de um conjunto diversificado de peças teatrais, “à disposição da população em geral e também da comunidade escolar, para além da componente de formação, com a realização de workshops para os grupos e para quem queira aprender mais sobre teatro”.
Já o vice-presidente da Câmara, José Graça realçou o facto do teatro ter já “uma longa tradição no Concelho de Loulé”, graças também à existência de “muitas colectividades que realizam um trabalho meritório”.
José Graça aproveitou a oportunidade para anunciar que, em 2011, o Cine-Teatro Louletano, “a melhor sala de espectáculos do Concelho e que está neste momento em obras” já estará em condições para ser um dos palcos do “CENÁRIOS”.