quinta-feira, 4 de março de 2010

Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição recebeu receitas do Carnaval de Loulé - 40.248,00 euros


O executivo municipal de Loulé, na pessoa do seu vice-presidente, José Graça, fez hoje a entrega das receitas arrecadadas no Carnaval deste ano, no valor total de 40.248,00 euros, à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.
O montante será agora canalizado para o trabalho levado a cabo por esta instituição na área social, em particular o projecto em curso para a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, equipamentos que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição
A ocupação saudável de tempos livres, apoio domiciliário a idosos e incapacitados e até apoio alimentar são algumas das áreas de intervenção desta instituição sedeada na localidade do Barranco do Velho, freguesia de Salir. A instituição trabalha sobretudo junto da terceira idade, numa área territorial marcada pelo envelhecimento da população e pela desertificação.
Recorde-se que, em 2009, a Autarquia de Loulé tomou a iniciativa de recuperar esta vertente social associada à génese do Carnaval louletano, em 1906, em que o “Bodo dos Pobres” possibilitou que a verba arrecadada fosse aplicada na sua totalidade para satisfazer as pessoas necessitadas.
As componentes artística e festiva aliada aos fins de beneficência que nortearam os festejos do Carnaval de Loulé de 1906 mantiveram-se ao longo de anos, nomeadamente a partir de 1926, com a Santa Casa da Misericórdia tomar a responsabilidade de organizar os festejos e toda a receita passou, então, a ser destinada para melhoramentos no Hospital.
Esta tradição perdeu-se a partir do momento em que o Carnaval se foi profissionalizando.