terça-feira, 8 de junho de 2010

Todo-o-terreno: Estoril-Portimão-Marrakech - Filipe Campos vence parte portuguesa da prova


O piloto Filipe Campos (BMW X3CC) venceu hoje a parte portuguesa do rali todo-o-terreno Estoril-Portimão-Marrakech, prova também pontuável para a Taça do Mundo, e assegurou o máximo de pontos para o campeonato luso da categoria.
Na terceira etapa da competição, o atual campeão nacional foi o mais rápido na especial de 104 quilómetros disputada na zona de Alcoutim e aumentou a vantagem na liderança para 19.12 minutos sobre Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder), segundo classificado.
"Queria fazer o pleno das especiais em Portugal e consegui. O objetivo era marcar o máximo de pontos e entrar de novo na luta pelo título. Agora vai começar uma corrida nova para nós e para a qual não temos experiência, mas vamos procurar continuar na frente e ganhar", afirmou Filipe Campos.
Nas motos, Hélder Rodrigues (Yamaha) foi terceiro classificado na especial, mas manteve a liderança do rali, agora com 6.09 minutos de vantagem sobre o compatriota Ruben Faria (KTM), que hoje subiu ao segundo lugar da geral.
"A corrida, até agora, não podia estar a correr melhor. Agora vem uma prova diferente, em que a navegação vai jogar um papel decisivo", disse Hélder Rodrigues.
A caravana do Estoril-Portimão-Marrakech parte na noite de hoje para Marrocos, onde quarta feira se disputa a quarta etapa, com uma especial de 255 quilómetros que liga Merifa a Er Rachidia.
Lusa

Triatlo de Peniche - Louletano conquista 7 medalhas


No passado sábado, dia 5 de Junho, disputou-se a 27.ª edição do Triatlo Cidade de Peniche. Prova que determinou os Campeões Nacionais por escalões etários. Um dia de festa para o triatlo com mais de trezentos triatletas a marcarem presença no triatlo mais antigo do país.
A equipa do Louletano/AlgarvCycles/LouleJardimHotel, esteve mais uma vez em plano de evidência ao arrecadar 7 lugares no podium nos vários escalões etários.

- Três Campeões Nacionais:

Carlos Cabrita (ag55-59),

David Caldeirão (ag35-39) e

Nuno Neves (ag30-34).

- Três Vice-Campeões Nacionais:

António Raposo (ag50-54),

Carla Ribeiro (ag25-29) e

Andreia Ponte (ag20-24).

- Medalha de Bronze (3º Lugar) para Leonardo Lopes (ag40-44).

Para além dos medalhados, a equipa contou também com excelentes prestações dos restantes triatletas, Raquel Dourado 7ºlugar (ag16-17), Rita Ribeiro 5ºlugar (ag25-29), Paulo Silva 5ºlugar (ag40-44), José Varela 5ºlugar (ag50-54) e João Rita 6ºlugar (ag50-54).

Nuno Neves

Castro Marim comemora os Santos Populares


Com o objectivo de divulgar os Santos Populares, uma das tradições mais genuínas, a Câmara Municipal, com o empenho e a dedicação das associações locais, realiza a 11ª Edição do Concurso de Mastros no Concelho de Castro Marim, que decorre nos meses de Junho e Julho com a participação musical de vários grupos de baile.
As associações participantes nos Santos Populares trabalharam activamente na construção dos mastros tradicionais, nos quais evidenciaram todo o seu talento na criação das rimas e das marchas, o que, naturalmente, vai maravilhar os visitantes mas, ao mesmo tempo, dificultar o trabalho do júri na eleição do melhor dos mastros presentes a concurso.
No dia 23 de Junho, quando o Sol se puser no firmamento, a Praça 1º de Maio, em Castro Marim, estará profusamente decorada e engalanada com balões, mangericos e alecrim para receber o Arraial de S. João, com a artista Maria Lisboa e o Duo Carlos Coelho. Durante o Arraial, serão anunciados os vencedores da 11ª Edição do Concurso dos Mastros Populares de Castro Marim.
Os aspectos tradicionais, a originalidade e a feitura de quadras alusivas aos Santos Populares são alguns dos critérios tidos em conta pelo júri na avaliação dos mastros. Os três primeiros classificados vão receber respectivamente 1.250 euros, 750 euros e 500 euros e a todos os concorrentes será entregue um prémio de participação no valor de 400 euros.
O 11º Concurso de Mastros é uma realização da Câmara Municipal de Castro Marim e conta com as colaborações da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Alta Mora, Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Odeleite, Banda Musical Castromarinense, Associação de Pesca Desportiva de Castro Marim, Clube de Junqueira, Casa do Povo do Azinhal, Leões do Sul Futebol Clube e Clube Desportivo e Cultural de Rio Seco.

Programação dos Santos Populares:

10 DE JUNHO
Baile com o Duo “Ângelo e Jaime” / Centro Multisusos de Furnazinhas – 21h00

11 DE JUNHO
Baile com o Organista/Vocalista Ernesto Batista / Polidesportivo de Junqueira – 22h00

Baile com os “Dimensão 2” / Largo da Ribeira em Castro Marim 22h00

Baile com Carlos Pereira / Sede da ARCDAA em Alta Mora – 21h00

12 DE JUNHO
Baile com o Duo “Ângelo e Jaime” / Largo da Junta de Freguesia do Azinhal – 22h00

Baile com os “Sons do Sul” / Sede do Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Odeleite – 22h00

Baile com o “Carlos Neves” (trio) / Clube Cultural e Desportivo de Rio Seco – 22h00

Baile com “Bruno Simões” / Campesino Recreativo F. Clube – Monte Francisco – 21h30

13 DE JUNHO
Baile com o Organista/Vocalista “Filipe Viegas” / Adro da Igreja em São Bartolomeu do Sul – 22h00

18 DE JUNHO
Baile com “José Gonçalves”/ Polidesportivo em Junqueira – 22h00

Baile com o Duo “Ângelo e Jaime” / Sede da ARCDAA em Alta Mora – 21h00

19 DE JUNHO
Baile com o Duo “Ângelo e Jaime” / Sede do Clube Desp. Rec. e Cultural de Odeleite – 22h00

Baile com o “Sérgio e César” / Campesino Recreativo F. Clube – Monte Francisco – 21h30

20 DE JUNHO
Baile com o “Duo Popular”/ Largo da Ribeira em Castro Marim – 22h00

23 DE JUNHO
GRANDE ARRAIAL DE S.JOÂO – Praça 1º de Maio em Castro Marim - 20h00

Baile com “Luís Filipe” / Adro da Igreja em São Bartolomeu do Sul – 22h00

25 DE JUNHO
Baile com José Gonçalves / Largo da Ribeira em Castro Marim – 22h00

26 DE JUNHO
Baile com os “Sons do Sul”/ Campesino Recreativo Futebol Clube – Monte Francisco – 21h30

Baile com o Duo “Ângelo e Jaime” / Clube Cultural e Desportivo de Rio Seco – 22h00

Baile com o “Duo Popular” / Sede do Clube Desportivo, Recreativo e Cultural de Odeleite – 22h00

27 DE JUNHO
Baile com o “Duo Popular” / Polidesportivo em Junqueira – 22h00

28 DE JUNHO
Baile com os “Sons do Sul” / Adro da Igreja em São Bartolomeu do Sul – 22h00

2 DE JULHO
Baile com o Grupo + 2” / Largo da Ribeira em Castro Marim – 22h00

3 DE JULHO
Baile com “ Sandrine” / Sede da ARCDAA em Alta Mora – 21h00

Baile com o Grupo + 2” / Clube Cultural e Desportivo de Rio Seco – 22h00

10 DE JULHO
Baile com o Duo “Ângelo e Jaime” / Centro Multisusos de Furnazinhas – 21h00

Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria em Altura


Numa grande manifestação de fé e devoção à padroeira, de 10 a 13 de Junho, decorrem, em Altura, as Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria, para as quais são esperados milhares de visitantes que, nesta época do ano, procuram esta estância turística do concelho para fazer férias.
Além das cerimónias religiosas, o programa das festas inclui artesanato, atletismo, música popular portuguesa e um espectáculo com a fadista Ana Moura.
As Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria têm início quinta-feira, dia 10 de Junho, com as comemorações do 37º aniversário do Clube Recreativo Alturense. O dia começa com uma arruada pela Banda Musical Castromarinense, seguida de uma prova de atletismo, às 10 da manhã, denominada “Memorial Adílio Gomes”.
Também no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, ao fim da tarde abre ao público a 11ª edição da Feira de Artesanato de Altura, no parque de estacionamento junto à praia, certame que procura mostrar o melhor dos saberes tradicionais, nas artes e ofícios, mas também na doçaria regional.
A encerrar o primeiro dos três dias de festa, haverá um espectáculo com a artista Ruth Marlene. No dia 11 de Junho, a animação e a música estão garantidas com as participações das Arutla, Grupo + 2 e a Orquestra Sérgio Peres.
O momento mais solene das festividades acontece, dia 12 de Junho, sábado, a meio da tarde, com a procissão da imagem do Coração Imaculado de Maria, que numa manifestação de fé irá percorrer as ruas da localidade.
A noite termina com a subida ao palco da fadista Ana Moura para um magnífico concerto que, decerto, irá deixar boas referências aos amantes do fado, seguido de um espectáculo pirotécnico.
As celebrações do Coração Imaculado de Maria prosseguem no domingo com a Feira de Artesanato e a música das Moçoilas e da Banda Hexavox.
As Festas em Honra do Coração Imaculado de Maria têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Comunidade Católica local e do Clube Recreativo Alturense.

JOÃO PEDRO PAIS EM ALBUFEIRA


Comemorações do 10 de Junho
João Pedro Pais, a convite da Câmara Municipal, é cabeça de cartaz das comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, com o espectáculo baseado no seu último trabalho, “ A Palma e a Mão”.
O Largo dos Paços do Concelho acolhe no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, pelas 22.00 horas, a música e a voz de João Pedro Pais, num espectáculo comemorativo do Dia de Portugal. Constitui o espectáculo de abertura do Programa de Verão “Albufeira Anima”, a decorrer de Junho a Setembro.
João Pedro Pais tornou-se conhecido ao participar no programa de televisão "Chuva de Estrelas" onde alcançou o 2.º lugar.
A partir daí a sua carreira foi sempre em ascensão. Editou o 1.º disco em 1997 " Segredos", e dois anos depois, “Falar Por Sinais” veio consolidar o trabalho do artista. O vídeo do tema “Um Resto de Tudo” foi gravado em Barcelona e, mais tarde, “Não Há” foi escolhido para banda sonora de uma telenovela portuguesa.
Em 2003 foi convidado a fazer parte da 1.ª tournée Ibérica com Bryan Adams, onde obteve grande sucesso como interprete e compositor. No ano seguinte actua na primeira edição do Rock In Rio – Lisboa, ao lado de muitos nomes internacionais e lança o seu quarto trabalho de originais “Tudo Bem”.
Em 2008 lança o seu último álbum " A Palma e a Mão" onde manteve o 1.º lugar do airplay nacional nas rádios durante várias semanas no tema "Um volto já". São 11 temas originais do artista, com participações especiais de artistas conceituados, como é o caso de Pedro Abrunhosa (que compôs a letra da canção com nome que dá título ao disco), Jorge Palma (no tema a si dedicado – “Meu Caro Jorge”) e Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés (na canção “Palco de Feras”, também em jeito de homenagem ao grupo).
Albufeira vai poder recordar ao vivo, alguns dos melhores temas de João Pedro Pais e vivenciar um espectáculo que ficará, por certo, na memória deste Verão.

96º. Aniversário: São Brás de Alportel desembrulhou um presente muito especial no Dia Mundial da Criança



Em São Brás de Alportel, o Dia de Aniversário do Município, a 1 de Junho, tem sempre um significado muito especial pois coincide com o Dia Mundial da Criança. Este ano, esta coincidência teve ainda um significado mais especial, pois os meninos e as meninas são-brasenses receberam um Grande Presente: a nova creche “Sítio do Bebé”!
A inauguração da nova creche “Sítio do Bebé”, pela Governadora Civil, Isilda Gomes e pelo Presidente da Câmara Municipal, António Eusébio, na tarde do passado dia 1 de Junho foi o ponto alto das comemorações deste Dia Mundial da Criança, concretizando um sonho há muito desejado pelas famílias são-brasenses.
Num concelho em acentuado crescimento demográfico que em 10 anos (de 1991 a 2001) viu aumentar a sua população em mais de 30%, com apenas uma creche (da Santa Casa da Misericórdia local) para fazer face às necessidades, esta era uma necessidade há muito sentida pela população, a que urgia dar resposta, em prol do bem-estar dos mais pequenos e das famílias.
Com esta preocupação, e dando continuidade ao trabalho desenvolvido na área da educação, onde não existem já listas de espera em quaisquer níveis de ensino, a Câmara Municipal empenhou-se na concretização deste projecto, reunindo para tal um conjunto de parcerias fundamentais à sua concretização.
Tudo começou então com um desafio lançado pela Câmara Municipal a uma instituição particular de solidariedade social do concelho – o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia – e assim nasceu este projecto que contou com um financiamento do Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), com o apoio da Câmara Municipal, quer a nível da cedência do terreno, como a nível de apoio técnico e financeiro, e ainda com o apoio da Junta de Freguesia. Resumidamente, ao valor inicial disponível 46.198,00€, da instituição particular de solidariedade social, juntou-se o financiamento do Programa PARES, no valor de 308.880,00€, o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, mediante a cedência do terreno e o valor de 700.000,00€ e ainda a comparticipação de 5.439,00€ da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.
A criação deste novo equipamento social constitui mais um passo decisivo na construção de uma comunidade com cada vez mais qualidade de vida e bem-estar.
Com um custo de adjudicação no valor de 856.517,98€, o projecto integra 2 berçários e 4 salas de actividades, copas de leites, fraldários, refeitório, sala de reuniões e atendimentos, e todo um conjunto de valências que um equipamento deste género necessita para prestar os melhores cuidados às 66 crianças, dos 3 aos 36 meses de vida, que se prepara para acolher.

A bênção do Padre José da Cunha Duarte ao edifício deu início à Cerimónia de inauguração, que prosseguiu com as intervenções do Presidente do CCD, Paulo Silva, do Presidente da Câmara Municipal, António Eusébio e da Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente Centro Distrital da Segurança Social, Arnaldo Oliveira, do director Adjunto, Paulo Morgado e do actual Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, responsável pelo acompanhamento do projecto enquanto Presidente daquele Centro Distrital, entre muitos convidados e muitas famílias são-brasenses que não quiseram deixar de partilhar de mais este grande momento na história do município.
A cerimónia terminou com uma visita às instalações da Creche “O Sítio do Bebé” para assinalar este momento, que marca o presente e o futuro das crianças que nascem em São Brás de Alportel.
As comemorações do Dia Mundial da Criança continuaram na Festa da Criança 2010, entre as 15h00 e as 20h00, no Jardim Carrera Viegas. Este bonito jardim encheu-se de cor e alegria e muitas brincadeiras para uma tarde especial dedicadas aos mais novos e a toda a família.
As celebrações do Dia Mundial da Criança relembram uma vez mais a luta pelos direitos das crianças, que infelizmente continua ainda a ser urgente e precisa… para que todos os meninos e meninas tenham direito a crescer e a sonhar!

Albufeira: ALTERAÇÕES AO PROGRAMA DO FESTIVAL DE BALÕES



Condições climatéricas promovem novo alinhamento
As condições climatéricas previstas para os próximos dias estão na origem das alterações previstas para a 1ª edição do Festival de Balões de Albufeira. A organização pretende criar todas as condições para que participantes e público em geral desfrutem ao máximo deste evento único.
Quem não teve o sonho de andar de balão? Trata-se de uma das actividades que fazem parte do imaginário de muitos de nós. Em Junho, esse sonho poderá transformar-se numa possibilidade real. O 1º Festival de Balões de Albufeira promete pintar os céus da cidade e proporcionar a possibilidade de efectuar um voo a muitos daqueles que nos visitarem.
O Festival decorre entre os dias 9 e 13 de Junho. No entanto, as condições climatéricas, nomeadamente nas zonas mais perto das praias, estão na origem de algumas alterações ao programa. Há voos que vão estar condicionados pela intensidade dos ventos, pelo que a organização solicita a todos a sua máxima compreensão. Na reformulação do programa foi também definido um dia especial de visita às escolas do concelho. Alunos e professores poderão viver uma experiência única.


Eis o Programa provisório:


Dia 9 de Junho

18h00 | Colocação de 2 balões no evento das Marchas Populares, no Estádio Municipal.

Dia 10 de Junho DIA DE PORTUGAL
Realização de Voos Cativos em diversas zonas da Cidade, nomeadamente:
Praça dos Pescadores
Parque da Alfarrobeira
Areias de São João (parque de estacionamento Sá Carneiro Norte)
Parque Junto ao Edifício dos Paços do Concelho (Voo Cativo Nocturno – junto ao concerto de João Pedro Pais)


Dia 11 de Junho

06h00 Voo Livre | Imprensa
09h30 Acção nas Escolas
Será colocado um Balão em cada uma das escolas abaixo indicadas, com o objectivo de promover o contacto das crianças com o Balão, a possibilidade de realização de Voo Cativo e uma breve explicação do funcionamento e do Voo do Balão
22h00 Night Glow, sob reserva – O evento será confirmado apenas na quarta-feira, dia 8

Dias 12 13 de Junho
6h00 Voo Livre
Realização de Voos Cativos, ao longo do dia, em diversas zonas da Cidade, nomeadamente:
Praça dos Pescadores
Parque da Alfarrobeira
Areias de São João (parque de estacionamento SÁ Carneiro Norte)

Para melhor acompanhar o evento, poderá visitar o ponto de atendimento que será colocado na Praça dos Pescadores ou então visitar o site www.albufeira.pt, assim como a página do Facebook do respectivo portal.