quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

«NO 112º ANIVERSÁRIO DE ANTÓNIO ALEIXO» - 18 de FEVEREIRO


foto: Google

Foi a 18 de Fevereiro de 1899 que, em Vila Real de Santo António, nasceu António Aleixo, um dos mais emblemáticos poetas algarvios do século XX, com ampla repercussão nacional e uma obra que continua com enorme actualidade, falecido em Loulé, onde residiu a maior parte da sua vida, a 16 de Novembro de 1949.
A mensagem da obra de Aleixo é de uma verdadeira filosofia social e política, humanista e solidária, incisiva e plena de autenticidade, numa directa leitura do mundo que o envolvia e um permanente convite à reflexão sobre os grandes problemas da humanidade.
Neste «Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa», instituído pelo Conselho de Ministros da União Europeia, a 27 de Novembro de 2009, ocorre-nos todo o sentido profético da visão profunda e antecipada de António Aleixo, bem expresso na quadra:
«O Mundo só pode ser / melhor do que até aqui/ quando conseguires fazer/ mais pelos outros que por ti".
Recordar António Aleixo, na ocorrência de mais um aniversário natalício é prestar todo o elevado sentido de homenagem ao poeta, ao homem e ao cidadão, que marca bem este nosso tempo!

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

HPP SAÚDE É O SERVIÇO MÉDICO DA 37ª VOLTA AO ALGARVE EM BICICLETA



A HPP Saúde é o Serviço Médico Oficial da 37ª edição do Volta ao Algarve em Bicicleta, que se realiza até ao próximo dia 20 de Fevereiro na zona sul do país. A HPP Saúde, na qualidade de Serviço Médico Oficial da Volta ao Algarve em Bicicleta acompanhará mais uma vez as emoções de grandes atletas do ciclismo nacional e mundial, apoiando a competição com os recursos técnicos e médicos necessários para prestar apoio aos atletas, bem como ao público que acompanhe o percurso da prova.
A 37.ª Volta ao Algarve em Bicicleta junta mais de 160 atletas, de 21 equipas (quatro portuguesas e 17 estrangeiras) e, durante os cinco dias da prova, haverá duas ambulâncias no terreno e tanto o HPP Hospital Santa Maria de Faro, como o HPP Hospital São Gonçalo de Lagos estarão de prevenção para qualquer necessidade de assistência.
Com a associação a mais um grande evento desportivo na região algarvia, a HPP Saúde vê reconhecido o seu posicionamento como prestador de saúde de confiança das Organizações dos maiores eventos desportivos no Algarve.
Com a presença numa competição desportiva de referência como a Volta ao Algarve em Bicicleta, a HPP Saúde reforça o seu compromisso que visa fomentar estilos de vida saudáveis, com recurso ao desporto como meio de prevenção da doença. A sua assinatura ‘Saúde da Nova Geração’ assenta no conceito da marca HPP Saúde, que reflecte assim o novo dinamismo que o Grupo pretende associar à saúde.

Vila Galé Cerro Alagoa: Primeiro hotel em Portugal com certificação “Responsible Hotel Club”


O Vila Galé Cerro Alagoa, em Albufeira, no Algarve, é a primeira unidade hoteleira em Portugal a receber a certificação “Responsible Hotel Club”.
O Vila Galé Cerro Alagoa obtém uma pontuação final de 89,45% na auditoria de concessão tomada a cabo pela SGS (Société Générale de Surveillance S.A), considerada a maior organização mundial no domínio da inspecção, verificação, análise e certificação. Esta Certificação distingue a Qualidade de Serviço, a Protecção do Ambiente, a Segurança Alimentar e a Gestão dos Recursos Humanos, promovendo desta forma o comportamento ético e socialmente responsável nas entidades hoteleiras.
Rosário Ribeiro, Directora Geral do Vila Galé Cerro Alagoa, salienta que “a certificação “Responsible Hotel Club” tem uma importância especial para nós por premiar o nosso esforço ao longo dos últimos anos e representar a valorização dos nossos recursos, em especial dos nossos recursos humanos que, mais uma vez, estiveram à altura do exigido, sendo determinantes para a obtenção desta distinção.”
O Vila Galé Cerro Alagoa através da aplicação das mais-valias práticas e do conhecimento que permitiram esta distinção, compromete-se em manter os seus esforços, tendo em conta a melhoria continua da qualidade de serviço prestado aos clientes, da protecção do meio ambiente e do desenvolvimento profissional de todos os colaboradores.

VR St. António: Sapadores Florestais preparam-se para a chegada do verão


A prevenção dos fogos florestais começa no inverno. É por isso que o Município de Vila Real de Santo António, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, está a desenvolver trabalho de campo na mata de VRSA e Monte Gordo, com o objectivo de preparar o terreno para o tempo quente que se avizinha e consequente prevenção de incêndios florestais, criando as faixas de protecção aos aglomerados urbanos, rede viária e estradões interiores da floresta.
Até 15 de Maio, esta equipa constituída por cinco Sapadores, encontra-se a efectuar a limpeza (silvicultura preventiva) na Mata, entre Vila Real de Santo António e Monte Gordo, tendo previamente frequentado uma formação de 200 horas, no contexto do programa de Sapadores Florestais, que tem a duração total de 5 anos e prevê 800 horas de formação.
Esta acção vem no seguimento do projecto do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), através do Fundo Florestal Permanente, que está a trabalhar na constituição de novas equipas de Sapadores Florestais.
O reforço no dispositivo de prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais no Município, através do desempenho da equipa de sapadores florestais constitui um objectivo primordial para o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município Vila-realense.
As equipas de sapadores florestais são constituídas por cinco trabalhadores especializados no exercício de actividades de silvicultura preventiva, nomeadamente sensibilização, roça de matos e limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras estruturas e na vigilância e apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo.

Autódromo Internacional do Algarve inaugura Central Fotovoltaica


Numa aposta clara ao nível das energias renováveis, o AIA - Autódromo Internacional do Algarve inaugura amanhã, 18 de Fevereiro, pelas 10h00, a sua Central Fotovoltaica, que proporcionará uma produção anual de energia eléctrica de 157.000 kWh/ano, cobrindo cerca de 30 % das necessidades do Algarve Motor Park, o equivalente a uma significativa redução de emissões de gases para a atmosfera.
Esta é a primeira central fotovoltaica para produção de energia eléctrica por parte da Galp Energia, num investimento de cerca de 750 mil euros, que resulta de uma parceria entre esta, a Parkalgar, proprietária do Autódromo, e a Efacec.
Na cerimónia oficial de inauguração, estarão presentes o director geral de Energia e Geologia, José Perdigoto, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, o presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, o presidente executivo da Efacec, Luís Filipe Pereira, e o administrador da Parkalgar, Paulo Pinheiro.
A instalação de uma Central Fotovoltaica é resultante das preocupações da Parkalgar com a sustentabilidade ambiental em todo o Algarve Motor Park, cujo aquecimento de águas sanitárias já é feito através de painéis solares, ao passo que a rega de espaços ajardinados reutiliza as águas residuais.
Para além de passar a ser uma referência na área das energias renováveis, neste dia o AIA é palco da apresentação do novo modelo de moto da conceituada marca inglesa Triunph, atraindo a Portimão jornalistas dos quatro cantos do mundo.

Cereais: Produção mundial é insuficiente - Consumo é superior à produção


Segundo as últimas estimativas do Conselho Internacional de Cereais (CIC), divulgadas no passado dia 20 de Janeiro, durante a presente campanha agrícola vão produzir-se no Mundo cerca de 809 milhões de toneladas de milho e consumir-se 842 milhões de toneladas. A diferença de 33 milhões de toneladas que existe entre a procura e a oferta disponível constitui uma boa oportunidade para um sector que possui um elevado potencial e se quer mais competitivo. Dinamismo e competitividade foram um dos apelos lançados aos mais de 450 participantes do 6º Encontro Nacional do Milho realizado a semana passada em Santarém.
Portugal possui condições de produção extremamente favoráveis para a produção de milho, sendo reconhecido que os produtores nacionais se encontram entre os mais produtivos a nível mundial. Cabe ao Estado aproveitar os fundos comunitários colocados ao serviço da nossa agricultura e concertar com os produtores nacionais de milho, estratégias que permitam o desenvolvimento desta cultura nos perímetros de rega existentes e nos que agora se estão a concluir, entre os quais se destaca Alqueva.
Segundo Luís Vasconcellos e Souza., presidente da Anpromis “o milho afigura-se como a única cultura capaz de, em extensão, vir a ocupar uma parte significativa dessa área, contribuindo para o desenvolvimento económico do Alentejo e para o imprescindível acréscimo do nosso Produto Agrícola Bruto».
De acordo com o calendário previsto para o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, este perímetro de rega vai disponibilizar no final de 2013 cerca de 110.000 hectares de novas áreas de regadio. Estando já actualmente ocupados cerca de 50.000 hectares com culturas como o olival, a vinha e o milho, existe ainda um potencial de cerca de 60.000 hectares cujo aproveitamento urge definir. «O Alqueva é um projecto nacional, o Estado deve concertar com os produtores de milho estratégias que permitam o desenvolvimento desta cultura na região», acrescenta Luís Vasconcellos e Souza.
O maior desafio com que a fileira do milho se depara em Portugal, é o aumento do nosso grau de auto-abastecimento, aproveitando também para isso as novas áreas de regadio que vão surgindo. Há necessidade de se encontrar um equilíbrio para os sectores pecuários que tradicionalmente consomem maiores quantidades de milho como os bovinos de leite, suinícola e avícola. Na verdade, o facto destes sectores não conseguirem fazer repercutir no consumidor final, os recentes aumentos verificados com a alimentação e a energia são constrangimentos actuais para o sector.

Sobre a ANPROMIS:

A ANPROMIS – Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sogro surgiu em 1988 com o intuito de representar e defender os interesses dos produtores de milho e sorgo portugueses, junto dos poderes decisores nacionais e internacionais. A ANPROMIS é um centro de apoio, informação e defesa dos interesses dos Produtores Nacionais de Milho e Sorgo e das Organizações por estes constituídas. A ANPROMIS é, desde a sua criação, membro da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e desde 1998, membro da Confederação Europeia dos Produtores de Milho (CEPM). A ANPROMIS que possui como associados 12 Organizações de Produtores, representa os 67.000 produtores de milho existentes em Portugal (continente e Açores).

RICARDO MESTRE SEGUE LÍDER DA MONTANHA



Esteve na estrada a segunda etapa da 37ª Volta ao Algarve que fez a ligação entre Lagoa e Lagos numa extensão de 186.5 quilómetros, tornando-se a mais longa tirada da competição.

Ricardo Mestre voltou a pontuar na montanha e consolidou a primeira posição da classificação geral desta categoria, agora com 13 pontos: “senti-me bem e estar no pódio num pelotão desta qualidade e na minha região sabe sempre melhor” sublinhou o trepador da Tavira/Prio.

André Cardoso foi o ciclista do grupo algarvio que subiu mais alto na classificação geral e está na quinta posição na classificação de melhor português.

Amanhã, 6ª Feira, tem lugar a terceira jornada desta Volta ao Algarve com início em Tavira e término em Loulé, no Alto do Malhão. Ao longo de 179.2 quilómetros o pelotão vai encontrar duas metas-volantes, quatro prémios de montanha de terceira categoria, e o último de segunda categoria que coincide com a chegada à meta.

VISITA DO BISPO DO ALGARVE Á PARÓQUIA DE QUELFES


O Bispo do Algarve inicia já no próximo sábado, dia 19, a visita pastoral a Quelfes e Pechão que se prolonga até dia 27 deste mês.
Apesar de se encontrar logo no sábado à tarde com os jovens de Quelfes e com o agrupamento local do Corpo Nacional de Escutas, D. Manuel Quintas será apenas acolhido no adro da igreja de Quelfes no domingo, pelas 11.45h e, antes, no adro da igreja de Pechão, pelas 10.15h, seguindo-se nas duas paróquias a celebração da Eucaristia.


Do programa da visita pastoral consta a visita do prelado a doentes, creches e infantários, escolas e colégios, centros sociais e de saúde, Misericórdia e outras instituições, lares de idosos e centros de dia, Junta de Freguesia e sua delegação, grupos e unidades fabris, com destaque para à Fabrica da Conserveira do Sul e à Nova Fabrica das Pescarias do Algarve.
Encontrar-se-á com conselhos pastorais e económicos paroquiais, agentes litúrgicos e catequistas, pais das crianças da catequese, jovens e movimentos.
Esta será a quarta visita pastoral deste ano (2010-2011) de D. Manuel Quintas, depois das visitas já realizadas à Fuseta e Moncarapacho (5 a 13 de fevereiro), a Olhão e à Culatra (3 a 10 de outubro) e a Sagres, Raposeira e Vila do Bispo (17 a 24 de outubro). O Bispo do Algarve visitará ainda este ano as paróquias de Santa Catarina da Fonte do Bispo (20 a 27 de março) e Loulé (3 a 17 de abril).

Em VRST. António e Portimão: Vencer o Tempo nas 7 Cidades


VRST. ANTÓNIO
A acção intergeracional enquadrada no projecto "Vencer o Tempo nas 7 Cidades", que promove a construção de relações amigáveis e de convivência entre jovens de escolas secundárias de 7 Cidades e seniores, está agora a ser implementada em Vila Real de Santo António e Portimão, com a formação de jovens e seniores para a construção dessa realidade.

Portimão
Este projecto, com a duração de dois anos, é parcialmente financiado pela DGS e promovido pela Associação "Vencer o Tempo", através do conceito de "Cidades Amigas dos Idosos", que a OMS preconiza e defende para as próximas décadas.
Estão envolvidas 7 autarquias, 10 escolas secundárias e profissionais, 7 psicólogas da área da exclusão social e uma Psicóloga Coordenadora da Associação, entre outros apoios e equipamentos.
Os TEMAS DA FORMAÇÃO, quer para jovens quer para seniores, são: Segurança; Cultura, Lazer e Tempos Livres; Sexualidade; Perda e Luto; Estados de Humor (depressão, ansiedade, delírios de ruína e grandeza); Actividades, Hábitos e Necessidades.
Para qualquer informação adicional anexam-se os contactos da psicóloga responsável: Mestre Alexandra Figueira – tm 932300050 - Ivone Dias Ferreira – Coordenadora do projecto – tm 912572496
Associação Vencer o Tempo
www.7cidades.org