quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PJ faz detenção de indivíduo por posse de haxixe




A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, identificou e deteve um homem, desempregado, pela posse de haxixe em quantidade equivalente a 115 doses individuais.

A detenção efectivou-se durante uma busca domiciliária à casa do indivíduo; diligência que se encontrava inserida na investigação de uma rede internacional de tráfico de estupefacientes e que decorreu em simultâneo com outras buscas.

Durante a acção desencadeada foi possível identificar, constituir arguidos e interrogar outros três suspeitos de envolvimento em operações de tráfico de droga.

O detido, de 35 anos de idade, vai ser presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coacção tidas por convenientes.

Edição especial de "A Jangada de Pedra" para ajudar o Haiti



Uma edição especial do livro “A Jangada de Pedra” de José Saramago estará nas livrarias a partir de ontem, revertendo o valor da venda – 15 Euros - para ajuda ao Haiti através do Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.
A campanha intitula-se "Uma Jangada de Pedra a caminho do Haiti" e é lançada pelo Grupo Leya, Editorial Caminho e Fundação José Saramago, prolongando-se até 28 de Fevereiro.
As editoras de José Saramago em Espanha e na América Latina vão avançar com campanhas de solidariedade semelhantes para ajudar os sobreviventes do sismo registado no passado dia 12 no Haiti.
Numa nota sobre a campanha, José Saramago, distinguido em 1998 com o Nobel da Literatura, explica que a ideia partiu da fundação com o seu nome e foi possível graças à “imediata e generosa colaboração das entidades que participam na feitura e difusão de um livro, desde a fábrica de papel à tipografia, desde o distribuidor ao comércio livre.”
Saramago lembra ainda que os 15 euros que o comprador paga pelo livro “serão integralmente entregues à Cruz Vermelha” para que os faça seguir o seu destino.
“Se chegássemos a um milhão de exemplares (o sonho é livre) seriam 15 milhões de Euros de ajuda. Para a calamidade que caiu sobre o Haiti não passam de uma gota de água, mas ‘A Jangada de Pedra’ será também publicada em Espanha e no mundo hispânico da América Latina - quem sabe o que poderá suceder?”, refere o escritor.

VIGÁRIO GERAL DA IGREJA ORTODOXA VISITOU COMUNIDADE DE ALBUFEIRA




Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, recebido nos Paços do Concelho
Arquimandrita Philip Jaganisz, Vigário Geral da Igreja Ortodoxa para Portugal e Espanha - Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, assume interesse na constituição de nova paróquia em Albufeira.
O Vigário Geral para Portugal e Galiza do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla da Igreja Ortodoxa, Arquimandrita Philip Jagnisz, foi recebido na passada Segunda-feira, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Martins Rolo, nos Paços do Concelho.
A visita do Arquimandrita Philip Jagnisz, a Portugal, mais propriamente a Faro e a Albufeira, teve como principais objectivos, o levantamento das necessidades pastorais da comunidade Ortodoxa, assim como a constituição de uma nova paróquia.
Segundo o Patriarcado, existem no Algarve cerca de 10.000 Ucranianos, dos quais 90% são Ortodoxos, 4% são Greco-católicos, e os restantes de outras confissões ou não-crentes.
Recorde-se que o Município de Albufeira é, por excelência, um Município multicultural; a comprová-lo, estão as 23 nacionalidades estrangeiras apuradas em escolas de Albufeira, entre as quais, Cabo Verde, Brasil e Ucrânia, que surgem como as comunidades mais representativas.
Albufeira constitui-se um Concelho modelo no que toca à multiplicidade de nacionalidades residentes, tendo sido criado recentemente o Gabinete do Imigrante, integrado na Divisão dos Assuntos Sociais, que visa proporcionar à população estrangeira, informações e esclarecimento de dúvidas relacionadas com a saúde, o trabalho, a educação, o reagrupamento familiar, a nacionalidade, o retorno voluntário e a legalização, bem como, a promoção de acções que conduzam a um aumento da integração do imigrante.