segunda-feira, 23 de maio de 2011

Perigos das novas tecnologias debatidos em Alcoutim

“Os Perigos das Novas Tecnologias para Crianças e Jovens”, foi o tema levado a debate nas jornadas organizadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Integrada de Alcoutim (APEEEBIA), no passado Sábado, dia 20 de Maio.

Convidados a palestrar foram Hernâni Carvalho (jornalista, licenciado em Psicologia Clínica e Doutorando em Psicologia) e o Professor Paulo Sargento (psicólogo e professor de Psicologia Forense na Universidade Lusófona).
Cerca de 60 pessoas encheram o auditório do Castelo de Alcoutim para os ouvir.
Hernâni de Carvalho trouxe a debate a ideia de que o principal perigo da internet é a ignorância dos adultos. Muitas vezes, explicava o jornalista, os pais descansam porque o filho está em casa e esquecem-se, ou desconhecem, que “um filho ligado à internet é um filho no mundo (…) não temos noção de que deixarmos o nosso filho sozinho no computador, fechado no seu quarto, é deixá-lo exposto a todos os perigos que nós conhecemos e mais uma data deles que não se sabe que existem”.

A ignorância foi fruto de uma rápida evolução das novas tecnologias, mas o jornalista assenta que “mesmo não percebendo, temos de supervisionar” e que, como educadores, temos a obrigação de nos atualizar. Nesta sequência de ideias, o também cronista e escritor deixa uma crítica à iniciativa dos portáteis Magalhães, distribuídos pelo Governo, afirmando que se deram computadores a todas as crianças, sem ter em linha de conta que professores e pais não estavam preparados para os usar. O jornalista salientou ainda a importância de saber dizer não a um filho, relativamente ao uso das novas tecnologias, garantindo que, se não o fizermos “andamos a criar seres estranhos e perigosos (…) estamos a criar um psicopata em potência”.
A comunicação do Prof. Paulo Sargento incidiu nas vantagens da utilização da Internet, explicando que hoje é uma ferramenta a que não podemos dizer não, “dizer que não a um computador era a mesma coisa que dizer que não ao bloco e ao lápis aqui há uns anos”. O psicólogo defende que a resistência às novas tecnologias é também um perigo, “O meu filho nunca mexe no computador, é mais grave, do meu ponto de vista, do que o meu filho está sempre metido no computador”. Paulo Sargento sublinhou também, no entanto, que “há mais mundo para além das novas tecnologias” e que os educadores não devem esquecer-se disso.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, encerrou a sessão alertando para a dependência da Internet, que tem vindo a crescer entre os jovens, rematando acerca do tema que “gostaria que as pessoas fossem donas de si”.

III PASSEIO SOLIDÁRIO DE CICLOTURISMO MONTE FIGO TEAM”

Sai para a estrada no próximo dia 29 de Maio mais uma edição do passeio de cicloturismo solidário organizado pelo Monte Figo Team – Equipa de Cicloturismo e BTT do Sotavento.
Após o sucesso verificado nos anos anteriores, onde a participação e visibilidade do evento superou todas as expectativas, a organização prepara mais um passeio, o terceiro, à medida de todos os amantes das bicicletas, com passagem pela Serra de Monte Figo e abastecimento no mítico Cerro de São Miguel.
Os 70 km de percurso, divididos pelas estradas dos concelhos de Faro, Olhão e São Brás de Alportel, permitirão ao participantes desfrutar de paisagens e momentos únicos, num traçado de nível médio e ajustado a todas as idades.

Cientes das dificuldades que atravessam inúmeras instituições de solidariedade social da região, decidiu mais uma vez a organização atribuir parte das verbas angariadas neste passeio exclusivamente para a compra de material para a Secção de Desporto da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais – AAPACDM, como forma de incentivo e estímulo pelo meritório trabalho desenvolvido por esta instituição.
A partida e chegada do passeio está agendada para junto da loja Bike Algarve, em Faro, pelas 09H00, sendo que as inscrições poderão ser feitas para o endereço electrónico monte.figo.team@gmail.com, ou através do contacto 964582017 e 962556598.

Governador Civil de Faro realça importância da prevenção de práticas comerciais delituosas contra idosos

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, realçou hoje, em Portimão, durante uma sessão de esclarecimentos no âmbito da iniciativa ‘Vendas Agressivas e Burlas: Projeto Idosos+Alerta’, a importância das acções de informação na prevenção de práticas danosas contra as populações idosas.
Durante a sessão de apresentação do projecto promovido em parceria pela DECO, Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) com o apoio do Governo Civil de Faro, Carlos Silva Gomes reconheceu que, face à sua vulnerabilidade, há que desenvolver mecanismos de proximidade que proporcionem às populações mais idosas, a informação e os conhecimentos necessários para se defenderem de eventuais práticas comerciais enganosas, bem como de burlas.

“Estes cidadãos, sobretudo os que habitam em localidades mais isoladas, têm de ser alertados para os resultados destas práticas, quase sempre associadas a graves prejuízos financeiros, pois é o seu desconhecimento que potencia as situações danosas como as vendas agressivas e as burlas”, sublinhou o Governador Civil, para quem o projeto promovido pela DECO constitui “um bom exemplo de trabalho em rede e parceria entre instituições”.
Carlos Silva Gomes realçou a propósito o papel das autarquias na difusão e apoio às acções de prevenção no âmbito do projecto lançado pela DECO.
“As autarquias são fundamentais na difusão destas iniciativas e na mobilização das populações idosas, particularmente das mais isoladas, de forma a que a mensagem chegue efectivamente a quem mais precisa dessa informação”, referiuo Governador Civil, realçando ainda o mérito destas ações de sensibilização desenvolvidas no âmbito do projeto para o desempenho das Forças de Segurança na recolha de informações e na intervenção preventiva contra outras situações que envolvam delitos criminais.
A iniciativa ‘Vendas Agressivas e Burlas: Projeto Idosos+Alerta’, cuja apresentação decorreu hoje na Junta de Freguesia de Portimão, tem contado com a adesão de várias autarquias do Algarve, de forma a minimizar os danos inerentes às práticas comerciais com recurso a ações e omissões enganosas.
As ações destinam-se a cidadãos com idades superiores aos 65 anos, por ser esta a faixa etária mais suscetível de ser vítima deste tipo de procedimentos.
A sessão realizada hoje contou também com a participação da Presidente da Junta de Freguesia de Portimão, Ana Figueiredo e de uma técnica do Gabinete de Novas Iniciativas e Formação da DECO no Algarve, Sandra Rodrigues, bem como de representantes da GNR e da PSP.

Carlos do Carmo na Finalíssima do Concurso de Fado do Concelho de Vila do Bispo

Já foram apurados os cinco finalistas que irão disputar a Finalíssima da 12ª edição do Concurso de Fado do Concelho de Vila do Bispo que se realizará no dia 28 de maio, no Salão de Festas da Sociedade Recreativa de Barão de São Miguel.
César Matoso (Alte), Delfim Cruz (Lagos), Emanuela Furtado (Tavira) Inês Gonçalves (Moura) e Márcio Gonçalves (Tavira) foram os fadistas apurados na final que decorreu, no passado dia 21 de maio, no Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo e que agora vão disputar entre si o 1º, 2º e 3º lugar.


Com início marcado para as 21h30, a noite conta com a participação especial da voz incontornável do fado: Carlos do Carmo.


À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo tem como objetivo divulgar e estimular o gosto pelo fado, bem como dar a conhecer novos talentos musicais.
Informações adicionais no Centro Cultural de Vila do Bispo, ou através do telefone 282630300 ou fax 282639208.

Exposição solar moderada é benéfica

Com a chegada dos dias quentes, muitas pessoas desconhecem que a exposição solar induz melhorias nos doentes de psoríase. Contudo, a maioria destes doentes sente-se inibido em mostrar o corpo, pois a doença é normalmente confundida com doenças contagiosas.
Nesse sentido, a PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase – defende que “Sentimos muito mas não contagiamos. Contagioso é o preconceito”. A associação aconselha, assim, os doentes a terem uma atitude proactiva, falando sem complexos sobre a psoríase e a informarem-se junto do seu dermatologista sobre os cuidados a ter no Verão e durante a época balnear.

Associação aconselha doentes sobre cuidados a ter com o sol
“É importante saber que o sol traz algumas melhorias nas lesões na pele e pode mesmo ajudar na regressão da doença. Por isso, os doentes de psoríase devem ir à praia, sem esquecer os horários adequados e aplicar um hidratante corporal depois da exposição solar”, aconselha Vítor Baião, presidente da PSOPortugal.
A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

Sucesso na Taça da Europa de Marcha Atlética em Olhão

Olhão foi a capital europeia da marcha atlética no último fim-de-semana. A cidade acolheu centenas de atletas de 40 países da Europa que marcharam, na zona ribeirinha, pelos melhores lugares. Os russos dominaram, com a conquista de grande parte das medalhas e, a nível nacional, a equipa feminina foi a melhor entre todos os atletas portugueses em competição. Por pouco, o grupo feminino não subia ao terceiro lugar do pódio.

A melhor atleta portuguesa a competir em Olhão foi Susana Feitor, seguida de Inês Henriques e Ana Cabecinha. A atleta de Pechão (Olhão) mostrou a sua garra, terminando a prova rainha da competição – 20 km Sénior Femininos – em 15º lugar, apesar de ter tido uma semana difícil a nível pessoal. No entanto, o apoio do público, disse a atleta, foi um incentivo “muito importante”.

Outro marchador olhanense, Jorge Costa, terminou a carreira nesta prova europeia, aos 50 anos, em casa. “Tive muitas dificuldades, custou muito, mas era a minha última corrida pela selecção nacional. Por isso, e ainda mais na minha terra, Olhão, era minha obrigação terminar esta corrida. Agradeço muito o apoio deste público, que foi incansável”, disse o desportista.

A Avenida 5 de Outubro, junto ao porto de recreio e na zona ribeirinha de Olhão, um dos grandes cartazes turísticos da cidade e do concelho olhanense, engalanou-se a rigor para acolher esta 9ª edição da Taça do Mundo de Marcha Atlética, onde durante uma distância de aproximadamente 1 quilómetro os atletas deram o seu melhor na pista criada para o efeito na baixa de Olhão. Foi um dos grandes eventos desportivos alguma vez realizados em Olhão, o que enche de orgulho autarcas e população em geral.

Com esta realização desportiva de importância europeia, a cidade de Olhão conseguiu uma enorme projecção internacional. A presença de dezenas de jornalistas oriundos de vários países que se deslocaram a Olhão para divulgar os resultados conquistados pelos seus atletas, permitiu dar a conhecer a cidade cubista além-fronteiras, o que em termos turísticos e económicos deverá trazer grandes benefícios.
Todos os atletas portugueses elogiaram a força transmitida pelo público olhanense durante as várias provas que se prolongaram por todo o dia de sábado, tal como a organização desta 9ª Edição da Taça da Europa de Marcha Atlética. Tanto o representante da Associação Europeia de Atletismo como o presidente da Federação Portuguesa destacaram a recepção de que todos os atletas e organização foram alvo (no total, cerca de 500 pessoas), elogiando a total colaboração do Município de Olhão para a realização da prova.
Logo na cerimónia de abertura, que decorreu na sexta-feira à tarde, o autarca olhanense, Francisco Leal, disse ser “um motivo de orgulho receber a Taça da Europa de Marcha Atlética neste concelho”. Referiu-se também à importância que a modalidade tem em Olhão e ao papel preponderante do treinador Paulo Murta para projectar grandes nomes nesta modalidade a nível nacional, como é o caso de Ana Cabecinha. “Esse facto tornou a modalidade conhecida e acarinhada pela população. Por isso, era tão importante receber este evento no nosso concelho”, realçou Francisco Leal.
Fernando Mota, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, destacou o empenho da Associação Europeia de Atletismo e da Câmara Municipal de Olhão. A propósito do local da prova, justificou porque esta edição aconteceu em Portugal e, neste caso, em Olhão: “Só tem sentido organizar competições internacionais quando estão reunidas determinadas condições: tradição local, apoio do Município e a existência de atletas com relevância internacional. Tudo isso existe em Olhão”, disse Fernando Mota. A mesma opinião expressou Carel Pilny, da Associação Europeia de Atletismo, agradecendo o acolhimento de que todos os participantes nesta prova foram alvo.

Classificações:

50 Km Sénior Masculinos

Individuais
1º Denis Nizhegorodov, Rússia
2º Igor Erokhin, Rússia
3º Marco de Luca, Itália

Equipas
1º Rússia
2º Itália
3º Polónia


10 Km Júnior Masculinos

Individuais
1º Ilhor Lyashchenko, Ucrânia
2º Hagen Pohle, Alemanha
3º Dementiy Cheparev, Rússia

Equipas
1º Ucrânia
2º Rússia
3º Alemanha

10 Km Júnior Femininos

Individuais
1º Yelena Lashmanova, Rússia
2º Svetlana Vasilyeva, Rússia
3º Kate Veale, Irlanda

Equipas
1º Rússia
2º Itália
3º República Checa


20 Km Sénior Masculinos

Individuais
1º Stanislav Emelyanov, Rússia
2º Matej Tóth, Eslováquia
3º Jakub Jelonek, Polónia


Equipas
1º Rússia
2º Espanha
3º Itália


20 Km Sénior Femininos

Individuais
1º Vera Sokolova, Rússia
2º Anisya Kirdyapkina, Rússia
3º Elisa Rigaudo, Itália

Equipas
1º Rússia
2º Espanha
3º Ucrânia

Portimão: Jay Price domina GP de Portugal/Algarve F1 em Motonáutica

A equipa Qatar Team dominou por completo o 13º Grande Prémio de Portugal/Algarve F1 em Motonáutica, que se disputou ontem em Portimão, tendo obtido o 1º lugar pelo norte-americano Jay Price e ainda o 2º posto através do italiano Alex Carella, com o pódio a ficar completo pelo árabe Thani Al Qamzi (Team Abu Dhabi.

Perante largos milhares de espectadores, que assistiram à corrida ao longo das margens do rio Arade, as 42 voltas ao circuito de Portimão tiveram um início algo atribulado com alguns aparatosos acidentes, como o choque entre o norte-americano Shaun Torrence e Marit Stromoy quando lutavam pela liderança, especialmente penalizador para a norueguesa, que havia feito história na véspera ao conseguir a primeira ‘pole position’ para uma mulher em todas as edições do Mundial.

Num excelente cartaz de promoção da modalidade, o português Duarte Benavente voltou a não ser feliz, tendo-se quedado pelo 8º lugar entre os 12 finalistas, de um total de 16 barcos que alinharam à partida.
Depois de já ter vencido a jornada inaugural, disputada em Doha (Qatar), Price manifestou-se “bastante motivado por triunfar na exigente etapa de Portimão” e apresenta-se como o grande favorito ao título mundial deste ano, estatuto que deverá confirmar na prova seguinte, agendada para Julho em S. Petersburgo, na Rússia.
Organizado pela UIM, o Grande Prémio de Portugal/Algarve teve o patrocínio oficial do Município de Portimão e os apoios da Federação Portuguesa de Motonáutica, Instituto de Desporto de Portugal, Clube Naval de Portimão e Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.

VR St. António: Clube de Leitura "Livros Mexidos" - 5º Encontro de 2011

Porque através da partilha das impressões que nos ficam da leitura dos livros em que mexemos se podem sempre esboçar outros mundos e inventar novas sensações, a Câmara Municipal de VRSA, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas (VRSA), o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela e a ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela, organizam no próximo dia 26 de Maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas (VRSA) um novo encontro do Clube de Leitura “Livros mexidos”.

Começámos por partilhar os mundos que já visitámos nos livros, seguimos depois na descoberta da literatura a Oriente. Agora vamos visitar autores contemporâneos. Nesta sessão o tema leva-nos à obra de José Cardoso Pires.
Leia um dos seus livros, junte-se a este grupo informal de pessoas que se unem no gosto pela literatura e venha partilhar connosco as suas leituras.
Inscreva-se através dos seguintes e-mails: biblioteca@cm-vrsa.pt ou ciipcacela@gmail.com ou adrip.cacela@gmail.co

Castings para filme algarvio

A equipa de produção do filme “O Sumo Certo”, ou “The Right Juice”, título original, vai estar presente na Feira Internacional do Algarve, que decorrerá nos dias 4 e 5 de Junho na Fatacil, em Lagoa.

A equipa de produção do filme “O Sumo Certo”, ou “The Right Juice”, título original, vai estar presente na Feira Internacional do Algarve, que decorrerá nos dias 4 e 5 de Junho na Fatacil, em Lagoa.
A produtora vai realizar os primeiros castings para actores e figurantes durante os dois dias do evento, entre o meio-dia e as 14h30.

No stand do “The Right Juice” os visitantes poderão, ainda, participar em vários sorteios, habilitando-se a ganhar prémios exclusivos, entre eles um prato comemorativo da Olaria de Porches com a insígnia do filme, edição limitada, e ainda, cartazes de filmes originais, uma oferta dos Cinemas SBC.
“O Sumo Certo”, primeiro filme de longa-metragem algarvio, pretende tornar-se num dos projectos mais emocionantes e inovadores que o Algarve já viu. Uma comédia hilariante cheia de acção e humor, com personagens algarvias conhecidas de todos.

“O Sumo Certo” na Feira Internacional do Algarve
Um filme criado a pensar no Algarve e nos algarvios, por isso, a produtora continua a dar a todos os apaixonados pela região a oportunidade de associar-se ao projecto. Conforme explica a produtora Associação Filmes de Nova Geração, todos podem contribuir, e quem se associar ao projecto como investidor, virá a receber parte do eventual lucro e terá a honra de aparecer nos créditos do filme como produtor executivo.
A equipa convida, assim, todos os interessados e curiosos em saber mais sobre o projecto a visitar a Feira Internacional do Algarve e o site www. therightjuice.net.

“O Sumo Certo”, O Filme:
O filme conta a história de Oliver Fellows, um jovem bancário que após o colapso da bolsa de Londres foge para o Algarve, onde decide plantar um laranjal, mas quando procura água no terreno, encontra petróleo. Está dado o mote para uma comédia hilariante cheia de acção e humor, com personagens algarvias conhecidas de todos.

Mais informações:
Contacto: Barbara Jane Boulter - Produtora
The Right Juice / O Sumo Certo
962514148
E-mail: bj@therightjuice.net
www.therightjuice.net

Quinta Pedagógica de Portimão proporciona a 50 crianças e adultos terapias assistidas por animais

Desde 2001 que a Quinta Pedagógica de Portimão está a disponibilizar serviços de hipoterapia e terapia assistida por animais à comunidade, tendo recebido até ao momento mais de cem utentes e diversas instituições de vários concelhos da região algarvia.
A partir de Março último, esta oferta estende-se a cerca de 50 crianças, adolescentes e adultos que padecem de incapacidade física e/ou mental, baixa auto-estima ou desmotivação escolar, entre outros diagnósticos.

Esta oferta psicoterapêutica surge da forte aposta da Câmara Municipal de Portimão na componente psicosocial e é totalmente gratuita, utilizando animais devidamente treinados e seleccionados, como burros, gatos, coelhos anões e, sobretudo, cães e cavalos, funcionando como alternativa ou complementaridade à intervenção em clínica.
Nas práticas terapêuticas utilizadas, tem conhecido um franco sucesso o recurso a cavalos, ou hipoterapia, porque requer dos praticantes a participação e utilização da totalidade dos seus corpos, permitindo o desenvolvimento da força, tónus muscular, flexibilidade, relaxamento e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Beneficiam deste serviço jovens utentes de instituições algarvias de solidariedade social, como são os casos da CRACEP – Cooperativa Reeducação de Apoio à Criança Excepcional de Portimão, Lar de Crianças Bom Samaritano, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, assim como alunos da Escola EB 2,3 da Bemposta, EB 2, 3 – Coca-Maravilhas, Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buísel, Infantário “Quinta dos Amiguinhos”, entre outras entidades, a que se juntam alguns particulares.
Pela Quinta também passaram utentes de instituições como o NECI-Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, CREMP-Centro de Reeducação Médico-Pedagógica, Casa de Santo Amaro-Associação Lucinda Anino dos Santos, Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson do Algarve, ou APPDA-Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo do Algarve.
São ainda realizadas actividades adaptadas a cada grupo e problemática/diagnóstico existente, desde sementeira a visitas guiadas ou ao fabrico de pão, entre outros).
A Quinta Pedagógica de Portimão pode ser visitada de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 17h30, e aos fins-de-semana das 10h00 às 17h30.

UALG homenageia Turismo com Doutoramentos Honoris Causa e Fórum Internacional

O Turismo vai estar em destaque durante três dias na Universidade do Algarve. No dia 1 de Junho, André Jordan e Taleb Rifai vão ser distinguidos com a atribuição de Doutoramento Honoris Causa, numa cerimónia que decorrerá a partir das 17h00, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro. Já nos dias 2 e 3, terá lugar, em Vilamoura, a conferência «Tourism and Science: Bridging Theory and Practice», onde estarão presentes algumas das personalidades mundiais mais influentes na área do turismo.

André Jordan, à esquerda

Doutoramentos Honoris Causa │1 de Junho

Esta cerimónia contempla uma sessão pública aberta à comunidade, com várias intervenções, das quais se destacam a do Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor João Guerreiro, e os discursos dos dois novos Doutores da Universidade do Algarve. Jorge Sampaio e Jafar Jafari serão respectivamente os padrinhos de André Jordan e de Taleb Rifai.

Lazer e viagens lideram despesas dos consumidores portugueses

O lazer e as viagens mantêm-se na liderança das intenções de compra dos portugueses. Em 2010 eram cerca de 47% os portugueses a tencionar consumir viagens e lazer. Em 2011, são apenas 37%. A tendência em Portugal para os próximos meses é de que a parte do orçamento disponível para a aquisição de produtos, bens e serviços diminua na generalidade dos casos. São dados apresentados pelo Observador Cetelem, que anualmente revela as tendências de consumo na Europa.
As intenções de compra dos consumidores portugueses são globalmente idênticas às expressas em edições anteriores do Observador Cetelem. No entanto, os consumidores portugueses são muito mais moderados nas suas intenções de viajar ou de efectuar compras de lazer. As suas intenções inscrevem-se abaixo da média europeia (54%), e os desejos surgem mesmo em claro recuo relativamente às intenções do ano passado (- 10 pontos).

Embora a rubrica do ‘Lazer e Viagens’ continue a liderar as intenções de compra dos consumidores portugueses, os efeitos da crise continuam a fazer-se sentir. As agências de viagens constatam uma mudança real de comportamento dos consumidores quanto às viagens: reservas tardias, “caça” aos preços baixos, destinos menos longínquos. Assim, 50% das viagens (que incluem voo e hotel) vendem-se agora no mês da partida.
As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.