segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quinta Pedagógica de Portimão proporciona a 50 crianças e adultos terapias assistidas por animais

Desde 2001 que a Quinta Pedagógica de Portimão está a disponibilizar serviços de hipoterapia e terapia assistida por animais à comunidade, tendo recebido até ao momento mais de cem utentes e diversas instituições de vários concelhos da região algarvia.
A partir de Março último, esta oferta estende-se a cerca de 50 crianças, adolescentes e adultos que padecem de incapacidade física e/ou mental, baixa auto-estima ou desmotivação escolar, entre outros diagnósticos.

Esta oferta psicoterapêutica surge da forte aposta da Câmara Municipal de Portimão na componente psicosocial e é totalmente gratuita, utilizando animais devidamente treinados e seleccionados, como burros, gatos, coelhos anões e, sobretudo, cães e cavalos, funcionando como alternativa ou complementaridade à intervenção em clínica.
Nas práticas terapêuticas utilizadas, tem conhecido um franco sucesso o recurso a cavalos, ou hipoterapia, porque requer dos praticantes a participação e utilização da totalidade dos seus corpos, permitindo o desenvolvimento da força, tónus muscular, flexibilidade, relaxamento e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Beneficiam deste serviço jovens utentes de instituições algarvias de solidariedade social, como são os casos da CRACEP – Cooperativa Reeducação de Apoio à Criança Excepcional de Portimão, Lar de Crianças Bom Samaritano, GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, assim como alunos da Escola EB 2,3 da Bemposta, EB 2, 3 – Coca-Maravilhas, Agrupamento Vertical de Escolas Prof. José Buísel, Infantário “Quinta dos Amiguinhos”, entre outras entidades, a que se juntam alguns particulares.
Pela Quinta também passaram utentes de instituições como o NECI-Núcleo de Educação da Criança Inadaptada, CREMP-Centro de Reeducação Médico-Pedagógica, Casa de Santo Amaro-Associação Lucinda Anino dos Santos, Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson do Algarve, ou APPDA-Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo do Algarve.
São ainda realizadas actividades adaptadas a cada grupo e problemática/diagnóstico existente, desde sementeira a visitas guiadas ou ao fabrico de pão, entre outros).
A Quinta Pedagógica de Portimão pode ser visitada de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 17h30, e aos fins-de-semana das 10h00 às 17h30.