sábado, 10 de setembro de 2011

Curso de cinema com Matt Cimber na Universidade do Algarve

Matt Cimber vai dar um curso de realização e argumento na Universidade do Algarve durante o próximo mês de Outubro. Este curso tem 20 vagas disponíveis, podendo os alunos desenvolver e concretizar as suas ideias, produzindo curtas-metragens sob a direcção do referido realizador.

Esta iniciativa é promovida pelo Centro em Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), pelo Departamento de Línguas, Comunicação e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e pela Algarve Film Commission.
As aulas decorrerão todas as sextas (horário pós-laboral) e sábados, a partir do dia 14, no Campus da Penha da Universidade do Algarve.

As inscrições estão a decorrer na secretaria da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, no Campus de Gambelas, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os interessados deverão fazer-se acompanhar do CV, do Cartão de Cidadão ou do BI e do NIF.
Para mais informações, queira por favor contactar o CIAC através de secretaria.ualg@ciac.pt ou 289 800 914.
Para consultar a filmografia de Matt Cimber

http://www.imdb.com/name/nm0162343/

VALE convida os olhanenses

O espectáculo VALE, que em breve passa por Olhão, convida os residentes a participarem numa experiência única: viver por dentro o teatro e a dança e conviver com os artistas, construindo em conjunto um espectáculo único e inesquecível. As inscrições estão abertas durante este mês de Setembro.

O espectáculo VALE convida um grupo de cerca de 50 pessoas de todas as idades, que vivem na cidade ou vila por onde passa, neste caso Olhão, a participar nele.
Durante uma semana os participantes podem viver por dentro o teatro e conviver com os artistas, construindo com eles um espectáculo único e poderoso.
Será uma semana para aprender o ofício da dança e as suas leis, saber como se constrói um espectáculo e conhecer a vida de um teatro por dentro.

As inscrições para este grupo de voluntários estão abertas durante o mês de Setembro e deverão ser feitas pelo e-mail auditorio@cm-olhao.pt ou pelo telefone 289 710 171/0 e têm como única condição o candidato gostar de se apresentar em palco. Não é necessário ter experiência artística prévia. Os candidatos devem ter mais de 6 anos.

Audições para o Movimenta-te

Procuram-se actores, bailarinos e performers para integrar o elenco da nova criação da rede MOVIMENTA-TE.
Com direcção artística de Ainhoa Vidal (coreógrafa), Gonçalo Amorim (encenador) e Madalena Victorino (coreógrafa), o período de criação decorre entre Janeiro e Abril de 2011 e o local é todo o Algarve Central. A estreia do trabalho está marcada para o mês de Março.
As audições/laboratórios decorrerão a 19 e 20 de Outubro numa das cidades da rede (Faro, Loulé, Olhão, Tavira, São Brás de Alportel)
As inscrições e pedidos de informações devem ser feitos junto de Cristina Braga, para o e-mail cristina.braga@movimenta-te.com. Os candidatos devem enviar CV e uma fotografia.

Início do ano lectivo em Portimão marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal

O inicio do ano lectivo 2011/2012 em Portimão vai ficar marcado pela abertura do Centro Escolar do Pontal, que resulta de um investimento de 4,3 milhões de euros, 1,2 milhões comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e o restante pelo Município de Portimão.
O novo equipamento visa corresponder ao aumento da população escolar em Portimão, passando a funcionar a totalidade das salas do 1º Ciclo do Ensino Básico em regime de horário normal, na sequência de um projecto que aproveitou parte da estrutura já existente, contemplando a construção de 22 salas de 1º ciclo e oito salas de educação pré-escolar, assim como a criação de refeitório, biblioteca, ginásio, sala polivalente, salas de professores/educadores, espaços de apoio, campo de jogos e espaços lúdicos de exterior.

Após esta intervenção, que implicou a desactivação do Jardim-de-Infância da Quinta do Amparo, o Centro Escolar do Pontal poderá receber já neste ano lectivo 572 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e 200 crianças da Educação Pré-escolar.

Renovação no parque escolar

No prosseguimento da forte aposta na renovação do parque escolar do município, já no início do ano lectivo passado foi inaugurada a Escola Básica e Secundária da Bemposta, um estabelecimento de ensino inovador com condições ímpares em termos de espaços e equipamentos, que disponibiliza uma oferta educativa caracterizada pelo ensino artístico, o que faz desta escola a única do Algarve com estas características e a primeira do país a ser construída de raiz com esse objectivo.
Depois de no primeiro ano ter sido frequentada por cerca de 350 jovens, esta Escola serve actualmente 566 alunos e representa um investimento de 6 milhões e 200 mil euros, dos quais 4 milhões foram comparticipados pelo Ministério da Educação.
Estes são os mais recentes exemplos do grande investimento na Educação que a Câmara de Portimão tem feito nos últimos anos, tanto no reforço como na beneficiação do parque escolar, desde os jardins-de-infância às Escolas do 1º e 2ª Ciclo e do Ensino Secundário, criando as melhores condições possíveis para os mais de dez mil crianças e jovens estudantes do município.


Enriquecimento escolar a funcionar em pleno

No que toca ao Programa das Actividades de Enriquecimento Currilcular (AEC), volta a funcionar em pleno desde o início do ano lectivo e em todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do concelho de Portimão, servindo para a formação dos alunos, mas também como uma resposta que vai de encontro às necessidades das famílias de ocuparem os seus filhos num horário alargado e compatível com as suas ocupações profissionais.
No âmbito do ensino da Música terão lugar, ao longo do ano lectivo, workshops de iniciação de sopro (1º período), cordas (2º período) e percussão (3º período).
Apesar da frequência das AEC ser facultativa, estão disponíveis para os 2299 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do Município de Portimão, assumindo a autarquia um compromisso financeiro na ordem dos 514 mil euros com os cinco Agrupamentos Escolares, para a concretização destas actividades.
Para além das AEC, os Agrupamentos Escolares asseguram 90 minutos semanais de Apoio ao Estudo, actividade obrigatória destinada à realização dos trabalhos e consolidação das aprendizagens, garantindo o funcionamento de uma Escola a Tempo Inteiro.

Câmara garante psicólogo e técnico de serviço social

Para assegurar uma escola de qualidade e de sucesso educativo, o Município de Portimão continua a apostar em prestar um melhor serviço aos alunos e um importante apoio às famílias e aos professores, dando seguimento ao trabalho das equipas de intervenção sócio-educativa.
No presente ano lectivo haverá uma especial atenção a eventuais sinais de instabilidade decorrentes do actual contexto social, contando cada Agrupamento de Escolas com um psicólogo e um técnico de serviço social que, em colaboração com os professores de apoio educativo, directores de turma e respectivos órgãos de gestão, irão contribuir para a resolução de problemas de ordem social e escolar dos alunos e seus familiares.

Passes do Vai e Vem grátis para estudantes apoiados pela acção social

A Câmara de Portimão decidiu adoptar as regras de utilização dos passes escolares para utilização do Vai e Vem que vigoravam há dois anos, continuando este transporte público a ser gratuito para os estudantes que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam e para aqueles que, embora morando a uma distância inferior, estejam inseridos nos escalões A e B por integrarem agregados familiares que beneficiam de apoio através da Acção Social Escolar.
No que diz respeito aos restantes alunos, não abrangidos por estes casos de excepção, a Câmara Municipal de Portimão suportará 50% do custo do passe mensal.
De recordar que a partir do ano lectivo 2009/2010 a autarquia isentou todos os estudantes e jovens atletas federados de clubes de Portimão do pagamento de passe, numa medida que visou estimular a utilização de transportes públicos em toda a rede do Vai e Vem.
E a adesão foi de tal ordem que, dos 685 jovens utentes do passe escolar em 2008/2009, se passou para os 3289 no passado ano lectivo, na sequência de uma aposta que representou um elevado valor integralmente suportado pelo Município e que só no ano lectivo 2010/2011 ascendeu a mais de 400 mil euros.
Face ao actual cenário macroeconómico, que implica violentos cortes orçamentais e significativa quebra de receitas, e tendo sido detectadas inúmeras situações abusivas e fraudulentas na requisição de passes escolares, a Câmara vê-se na contingência de reduzir esse apoio e voltar a reger-se pelo limiar definido pelos normativos legais.

Maria de Medeiros traz Penínsulas & Continentes a Olhão

Penínsulas & Continentes é o nome do novo álbum que a actriz e cantora Maria de Medeiros apresenta no Auditório Municipal de Olhão já no próximo dia 17 de Setembro, às 21h30. Trata-se de um espectáculo integrado no programa Allgarve, uma parceria entre o Município de Olhão e o Turismo do Algarve.
Façamos uma viagem musical entre as penínsulas ibérica e itálica e os continentes americano e africano. Com os descobrimentos, os intercâmbios, as alianças, o cinema, a música viajou ao longo dos séculos. Das penínsulas latinas da Europa partiram poemas, melodias, talentos, sentimentos, bem como dos imensos continentes africano e americano, que legaram ritmos, dinâmicas, nostalgias e influências. Penínsulas & Continentes explora esses ecos mútuos.

O poema de um trovador medieval de língua valenciana responde a um lamento angolano em kimbundo, que encontra um eco numa balada do compositor português José Afonso, que por sua vez parece dialogar directamente com o poeta chileno Victor Jara. Visitam-se os clássicos do Italiano Nino Rota escritos para filmes norte-americanos e obras-primas do cinema universal. Canções de resistência cruzam-se com fados africanos e rock brasileiro e espanhol, com composições de Lenine e “El último de la fila”.
Para além da música, as próprias línguas criam uma trama melódica: português, espanhol, italiano, catalão, inglês... Línguas das penínsulas e dos continentes. Mensagens, murmúrios, gritos, suspiros, risos formam um tecido de sentimentos numa viagem intercontinental proporcionada por Maria de Medeiros.
Muitos dos concertos de A Little More Blue foram igualmente ocasião de colaborar com músicos dos países visitados, de descobrir repertórios. Assim, Penínsulas & Continentes é também um reflexo dessa trajectória, dos encontros musicais e pessoais que se foram produzindo. Por isso no álbum, ao trio de base uniram-se o trombonista Itacyr Bocato e o percussionista Rubém Dantas do Brasil e o violoncelista espanhol Manuel Martinez del Fresno.
Através do segundo trabalho musical da artista, Penínsulas & Continentes, poderemos ouvir temas como La Dolce Vita (Nino Rota), Não vais contar (Sérgio Godinho), O homem Voltou (Zeca Afonso), Quem à Janela (Amélia Muge), A Velha Chica (Valdemar Bastos) ou Aixi com cell qui es veu prop de la mort (Raimon / Ausias March) na voz de Maria de Medeiros, que até há pouco tempo, conhecíamos sobretudo como actriz. Uma oportunidade a não perder, no Auditório Municipal de Olhão!

RECEPÇÃO AO PROFESSOR E PRÉMIOS DE MÉRITO 2011

No arranque de um novo ano lectivo a Câmara Municipal decidiu homenagear os docentes e alunos com a realização de uma cerimónia de recepção e de apoio à comunidade escolar dos estabelecimentos de ensino da Rede Pública do Concelho.

Neste encontro, a realizar no próximo dia 15 de Setembro pelas 18h00 no Teatro Lethes, pretende-se prestar um público reconhecimento aos professores aposentados que serão distinguidos individualmente durante a cerimónia, num total de 27 profissionais que agora terminam as suas funções na área da docência. É o justo reconhecimento por um percurso de vida fortemente marcado pelo empenho no desenvolvimento da sua actividade e contributo para a melhoria do ensino neste concelho.
Na cerimónia serão também pela primeira vez, distinguidos os alunos, que se destacaram no ano lectivo 2010/2011, reconhecendo assim o esforço do trabalho e o mérito à obtenção dos resultados escolares de excelência, através da atribuição de Prémios de Mérito. No total serão agraciados 45 alunos de todos os níveis de ensino.

“Bom Vinho, quer boa cortiça”, no Mercado Municipal de São Brás de Alportel


Em época de vindima, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel promove “Setembro Mês da Uva”, um programa que integra um conjunto de acções sobre a qualidade e diversidade dos vinhos do Algarve. A 1ª acção “Bom Vinho, quer boa Cortiça” decorre já amanhã, sábado, dia 10, entre as 10h00 e as 12h00, e conta com a participação da Quinta dos Vales e da Associação Rota da Cortiça.

A cortiça e o vinho mantêm uma relação de proximidade com séculos de história, uma ligação de qualidade que garante a preferência dos consumidores de vinho com rolhas de cortiça. A rolha de cortiça é o único material natural com propriedades que oferecem uma qualidade de excelência no processo de vedação, compatível com as rigorosas exigências da actividade vinícola.