sábado, 10 de setembro de 2011

Maria de Medeiros traz Penínsulas & Continentes a Olhão

Penínsulas & Continentes é o nome do novo álbum que a actriz e cantora Maria de Medeiros apresenta no Auditório Municipal de Olhão já no próximo dia 17 de Setembro, às 21h30. Trata-se de um espectáculo integrado no programa Allgarve, uma parceria entre o Município de Olhão e o Turismo do Algarve.
Façamos uma viagem musical entre as penínsulas ibérica e itálica e os continentes americano e africano. Com os descobrimentos, os intercâmbios, as alianças, o cinema, a música viajou ao longo dos séculos. Das penínsulas latinas da Europa partiram poemas, melodias, talentos, sentimentos, bem como dos imensos continentes africano e americano, que legaram ritmos, dinâmicas, nostalgias e influências. Penínsulas & Continentes explora esses ecos mútuos.

O poema de um trovador medieval de língua valenciana responde a um lamento angolano em kimbundo, que encontra um eco numa balada do compositor português José Afonso, que por sua vez parece dialogar directamente com o poeta chileno Victor Jara. Visitam-se os clássicos do Italiano Nino Rota escritos para filmes norte-americanos e obras-primas do cinema universal. Canções de resistência cruzam-se com fados africanos e rock brasileiro e espanhol, com composições de Lenine e “El último de la fila”.
Para além da música, as próprias línguas criam uma trama melódica: português, espanhol, italiano, catalão, inglês... Línguas das penínsulas e dos continentes. Mensagens, murmúrios, gritos, suspiros, risos formam um tecido de sentimentos numa viagem intercontinental proporcionada por Maria de Medeiros.
Muitos dos concertos de A Little More Blue foram igualmente ocasião de colaborar com músicos dos países visitados, de descobrir repertórios. Assim, Penínsulas & Continentes é também um reflexo dessa trajectória, dos encontros musicais e pessoais que se foram produzindo. Por isso no álbum, ao trio de base uniram-se o trombonista Itacyr Bocato e o percussionista Rubém Dantas do Brasil e o violoncelista espanhol Manuel Martinez del Fresno.
Através do segundo trabalho musical da artista, Penínsulas & Continentes, poderemos ouvir temas como La Dolce Vita (Nino Rota), Não vais contar (Sérgio Godinho), O homem Voltou (Zeca Afonso), Quem à Janela (Amélia Muge), A Velha Chica (Valdemar Bastos) ou Aixi com cell qui es veu prop de la mort (Raimon / Ausias March) na voz de Maria de Medeiros, que até há pouco tempo, conhecíamos sobretudo como actriz. Uma oportunidade a não perder, no Auditório Municipal de Olhão!