sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projecto Ambilinha para recolher cartão porta-a-porta em Olhão


Desde o mês de Outubro que a empresa Algar colabora com a Câmara Municipal de Olhão na recolha de resíduos de cartão, habitualmente deixados pelos comerciantes às portas das lojas. Agora, realiza-se a recolha dedicada porta-a-porta, deixando as ruas do comércio de Olhão com um aspecto limpo e convidativo para um passeio.
Porque o cartão deixado às portas das lojas não dava o melhor aspecto às nossas ruas e porque a Câmara de Olhão quer oferecer o melhor a quem visita a cidade e aos munícipes, depois de analisar o fenómeno e de avaliar as capacidades dos serviços, chegou-se à conclusão que o melhor para a limpeza destes resíduos seria a recolha dedicada porta-a-porta.
Não existindo capacidade por parte da Divisão de Higiene Urbana para acrescentar mais este serviço aos já existentes, e sendo a Algar o maior receptor destes resíduos para reciclar, a autarquia lançou um pedido de colaboração a esta empresa, que foi bem aceite desde o início.
A Algar, que está a desenvolver este serviço há um ano, tem o mesmo adjudicado à empresa Hidurbe, que também actua noutro concelho com o Projecto Ambilinha (recolha de cartão porta-a-porta), e que agora foi aplicado em Olhão. Nesta primeira fase, as artérias Av. Bernardino da Silva, Av. da República, Rua do Comércio e ruas adjacentes, Av.5 Outubro, supermercados e zonas industriais, são as que recebem a ‘visita’ da Hidurbe com assiduidade.
Esta colaboração começou no dia 25 Outubro com dois técnicos da CMO e um da Algar a sensibilizarem os comerciantes sobre a necessidade de em conjunto manter a cidade limpa e incentivando à sua adesão ao projecto. Essa campanha de rua durou uma semana e actualmente o número de aderentes ao Projecto Ambilinha é já de 172, de acordo com lista apresentada pela Algar.

Teatro das Figuras - Faro: Vila Moleza ruma ao sul do país


Um programa para gozar em família em pleno feriado
O sucesso de bilheteiras “A Aventura dos Piratas” está a caminho do Algarve e promete animar, no próximo dia 8 de Dezembro, às 16h00, no Teatro das Figuras em Faro, os seus milhares de fãs. Este extraordinário sucesso, que já reuniu cerca de 20 000 espectadores, segue assim rumo ao sul onde Sportacus e os seus amigos farão as delícias dos mais novos e, mais uma vez, vão salvar Vila Moleza dos planos mal-intencionados do Robbie Reles.
«É com enorme satisfação que assistimos ao regresso deste espectáculo ao nosso país. Estamos muito orgulhosos pelo sucesso em Portugal da Vila Moleza, série que representamos há já 2 anos», explica Elsa Gomes, Directora geral ibérica da Copyright Promotions, agência que gere os direitos da marca em Portugal. «A série de televisão transmite importantes valores às crianças e este espectáculo ao vivo encenado pela Lemon é a prova mais visível da capacidade que a Vila Moleza tem para motivar as crianças a adoptar um estilo de vida mais saudável», acrescenta.
O navio d’ “A Aventura dos Piratas” faz a última jornada desta série de espectáculos em Portugal entre os dias 1 e 12 de Dezembro, tendo na sua rota a Figueira da Foz (CAE, dia 1 de Dezembro), Lisboa (Pavilhão Atlântico, dia 4 de Dezembro), Algarve (Teatro das Figuras, dia 8 de Dezembro) e Santa Maria da Feira (Europarque dias 11 e 12 de Dezembro) prometendo o espectáculo enérgico que só personagens como Sportacus e Estefânia conseguem protagonizar. Além de saltos, acrobacias incríveis e tesouros por descobrir, o espectáculo conta com um cenário magnífico e irá provocar alguns sustos e muitas gargalhadas.

Mais que entretenimento, Lazy Town é uma missãoPremiada em diversos países, LazyTown é uma série cheia de energia positiva que combina actividade física, música e diversão em animadas histórias que transmitem mensagens de vida saudável, que incentivam as crianças a acreditarem nas suas capacidades e que as motivam a tomar a decisão mais positiva naquele que é um momento tão importante: o da escolha. Com origem na Islândia, a série infantil “Lazy Town”, conhecida em Portugal como Vila Moleza, é um produto exclusivamente dedicado à saúde das crianças.
Magnus Scheving, fundador e actor principal do projecto, defende que “LazyTown tem como missão pôr o mundo a mexer e torná-lo num lugar mais saudável. Quando pomos os miúdos a mexer, pomos as famílias a mexer! E quando as famílias se mexem, estamos a fazer mexer o mundo. Mexa o corpo, mexa a mente. Todos os dias”.
Sob este mote, Vila Moleza dissemina diariamente as suas mensagens, tendo protagonizado projectos contra a obesidade infantil e campanhas de foro institucional dirigidas por líderes mundiais, como por exemplo por Michelle Obama na campanha “Let’s Move” nos Estados Unidos, onde Michelle e Sportacus correram lado a lado. Segundo um estudo de Gallup Study, a “Campanha da Energia” levada a cabo na Islândia com a Lazy Town como estandarte, tornou-se um case study com acção directa na estagnação do crescimento da obesidade infantil.
Vila Moleza é uma das marcas infantis com maior crescimento nos últimos anos, devido, sobretudo, ao seu âmbito pedagógico. Está na televisão portuguesa desde 2008, com uma audiência média de 30,27%, e o seu Site (www.lazytown.com) e Blog (http://vilamoleza.kids.sapo.pt/) são bastante populares entre miúdos e graúdos. Este verdadeiro fenómeno de popularidade, conta ainda com diversos produtos de merchandising, tais como: uma linha de calçado, uma revista bimestral, uma colecção de DVDs e Livros, um álbum musical, uma linha de material escolar e de roupa e ainda uma linha completa de brinquedos. Para além disso, avizinham-se novidades já para o próximo ano: perfumes e produtos de higiene pessoal.”
Os bilhetes para o espectáculo “A Aventura dos Piratas” já se encontram à venda, podendo ser adquiridos nos locais habituais, e os preços variam entre os 18 euros e os 30 euros.

Autarquia de Vila do Bispo mantem valores do IMI para 2011


Apesar da Autarquia atravessar um momento particularmente difícil a nível económico, o Executivo e a Assembleia Municipal de Vila do Bispo decidiram manter inalterada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), em 2011.
Deste modo, o IMI a cobrar no próximo ano será de 0,6% para os prédios urbanos e em 0,3% para os prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI (Código do Imposto Municipal sobre Imóveis).
Refira-se que a tributação de valores patrimoniais constitui uma das maiores fontes de receita colocadas ao dispor dos municípios para cobrir financeiramente as despesas das Autarquia, sendo um pilar da sua autonomia financeira.
De salientar ainda, que os valores arrecadados pela Autarquia com esta receita, tem contribuído para a implementação de uma política que tem viabilizado financeiramente o apoio social aos idosos, carenciados e à natalidade.
Acresce ainda que apesar da Câmara Municipal ter sofrido uma redução de 5% da receita vinda do Estado (FEF) em 2010 e que em 2011 irá sofrer uma nova redução de 5 %, o Executivo decidiu manter inalteráveis aqueles valores (IMI) dado que se perspectivam dificuldades para as famílias no decorrer do próximo ano.
Refira-se que a fixação deste imposto é da responsabilidade dos municípios, com aprovação do Executivo e da Assembleia Municipal, podendo as taxas variarem entre os valores abaixo indicados:
a) Prédios urbanos: 0,4% a 0,7%;
b) Prédios Urbanos avaliados nos termos do CIMI: 0,2% a 0,4%.

Mercadinho de Natal em Cacela Velha


A ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela) e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António/Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela) organizam o Mercadinho de Natal, que decorre em Cacela Velha, no dia 12 de Dezembro de 2010, das 10h00 às 17h00.
Para além da animação de rua, ao longo do dia, e da presença do artesanato tradicional (cestaria, latoaria, empreita, cortiça, trapologia...), produtos alimentares (mel, pão caseiro, bolos, licores, vinhos algarvios, doces, chocolates), cerâmica, bijuteria, sabonetes naturais, brinquedos e novas criações, neste Mercadinho estamos empenhados na angariação de donativos para o Canil Intermunicipal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, Guadi – Centro de Animais e Refúgio de Animais e Plantas de Ayamonte, que acolhe cães e gatos de ambos os lados da fronteira, de modo a suprir algumas necessidades inerentes ao elevado número de animais continuamente abandonados na rua e recolhidos por ambas as instituições.
Pretendemos promover a adopção e o apadrinhamento de animais, que se deslocarão a Cacela Velha nesse dia, para procurar novos donos e padrinhos. Mas é também possível colaborar nesta iniciativa com comida, leite de amamentação, camas, casotas, mantas, cobertores, pratos metálicos, caixas de transporte, areia para gatos, brinquedos, materiais de construção (redes para vedações, cimento, tinta, tijolos), material de limpeza (baldes, vassouras, esfregonas, lixívia, detergentes), medicamentos (antibióticos: amoxicilina, ciprofloxacina, enrofloxacina, doxiciclina), material cirúrgico (compressas esterilizadas, luvas esterilizadas, adesivo castanho, seringas, agulhas), bem como alopurinol, álcool, betadine espuma, água oxigenada e pomadas oftalmológicas.
A campanha de donativos dirigida à população em geral e estabelecimentos comerciais, decorre desde 30 de Novembro, podendo a entrega de bens e donativos ser feita na ADRIP (Cacela Velha), CIIPC (Antiga Escola Primária Santa Rita) ou Soliva (VRSA). Paralelamente, os jovens do Projecto Escolhas Vivas e alunos da EB2,3 de Vila Nova de Cacela estão envolvidos na construção de uma grande Árvore de Natal com materiais reutilizados em Cacela Velha, concebida pelos artistas plásticos Albio Nascimento e Kathi Stertzig.

Olhão: Livro "A Proclamação da República no Algarve"


Aurélio Nuno Cabrita apresenta, a 9 de Dezembro, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Olhão, a obra A Proclamação da República no Algarve. Esta é uma oportunidade para conhecer como os acontecimentos históricos de há um século foram vividos e conhecidos no Algarve.
Revisitar esta região nos primeiros dias de Outubro de 1910, descrevendo as reacções não só do povo anónimo, mas dos seus dirigentes políticos, é o grande objectivo desta obra.
No livro, podemos encontrar a compilação de informação diversa de jornais nacionais e locais, assim como dados dos arquivos históricos da região. Descobre-se, assim, entre outras curiosidades, que a notícia da implantação da República em Lisboa chegou ao Algarve por telégrafo e que na região, os primeiros registos dos ideais republicanos remontam à década de 70 do século XIX, tendo Olhão albergado o seu 3º. Centro Republicano.

Entrega de cheques a instituições de solidariedade social do Concelho de Loulé


Na próxima segunda-feira, 6 de Dezembro, pelas 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Loulé cai atribuir um cheque às instituições particulares de solidariedade social do Concelho de Loulé.
Trata-se de uma iniciativa integrada na Lei do Mecenato, em que a verba devolvida ao Município por parte da Seguradora Fidelidade Mundial, é assim utilizada em prol do apoio social.
Vão ser contempladas a Associação Bem-Estar Amigos de Querença, Associação para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, Associação Social e Cultural de Almancil, Associação Social e Cultural da Tôr, Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte, Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, Associação Esperança e Paz, Associação Existir, Casa da Primeira Infância, Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte (Apoio Infantil), Centro Paroquial e Social de S. Clemente e S. Sebastião, Centro de Apoio à Criança de Quarteira, Centro Paroquial de Quarteira, Centro Social e Comunitário de Vale Silves, Fundação António Aleixo, Grupo de Amigos de Salir, Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, Santa Casa da Misericórdia de Loulé, Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime e UNIR – Associação de Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve.

ACRAL promove presépio vivo em Olhão


O Presépio Vivo, com a participação de vários figurantes trajados a rigor, ‘chega’ a Olhão já no dia 8 de Dezembro e estará patente no Largo da Igreja Matriz até 6 de Janeiro. A organização é da ACRAL e conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.
Numa iniciativa do Secretariado da ACRAL de Olhão, e pelo segundo ano consecutivo, teremos um Presépio Vivo nesta cidade. A iniciativa conta com o apoio do comércio local, Associação Baixa de Olhão e o patrocínio do Município de Olhão. A abertura oficial terá lugar no dia 8 de Dezembro às 17h00 horas, no Largo da Igreja Matriz. O presépio pode, posteriormente, ser visitado todas as tardes: a partir das 17h00 durante os dias de semana e das 16h00 ao fim-de-semana. Estará patente até ao Dia de Reis, 6 de Janeiro.
A recriação do nascimento do Menino Jesus resulta de um trabalho de equipa que conta com a participação e o entusiasmo de dezenas de figurantes trajados à época, os quais dão vida às figuras do presépio: o Menino Jesus, São José, a Virgem Maria, os pastores, o burro, a vaca e as ovelhas.
Com o Presépio Vivo, os seus promotores pretendem preservar as tradições natalícias e cimentar o espírito de paz, fraternidade e amor ao próximo, contagiando locais e visitantes.

Na Biblioteca Municipal de Faro: Afonso Dias apresenta um novo CD


Afonso Dias apresenta 13
Um novo CD de originais que se chama 13 porque sim - e também porque tem nele 13 canções - porque 13 é número de magias negras e brancas , associadas à sorte e ao azar - porque o azar é como a água benta: cada qual toma a que quer, embora haja acidentes e quanto a isso paciência, pá - porque a sorte é como a vida: melhora se a gente puxa por ela - e porque as cantigas continuam a ser precisas para mostrar as nossas zangas, partilhar os nossos afectos, esbanjar a nossa solidariedade.
E para denunciar a mentira e a iniquidade – sempre! o Afonso Dias continua o que sempre foi – um cantor de intervenção, um cidadão atento e participativo, um militante da cultura e da vida.
13 é, pois, um disco de canções de intervenção - políticas, claro -
e de amor, evidentemente – e divertidas, quase sempre, que para tristezas basta o que basta.
13 terá as primeiras apresentações públicas no seguintes locoas: Museu do neo-realismo - Vila Franca de Xira 16 outubro - 16 horas, no auditório Maestro Frederico de Freitas. Sociedade Portuguesa de Autores – Lisboa 12 novembro – 18 horas.
13é uma edição bons ofícios – associação cultural bonsoficios@gmail.com Pechão – olhão

Lagos: Autarquia assina Protocolo de Colaboração com NECI



O objectivo é a construção de um Lar Residencial
A Câmara Municipal de Lagos vai assinar um Protocolo de Colaboração com o Núcleo de Educação da Criança Inadaptada (NECI), com o objectivo de definir os apoios a conceder à construção, no concelho, de um Lar Residencial para vinte e quatro pessoas com deficiência. A minuta do protocolo foi aprovada na última Reunião de Câmara, que decorreu ontem, dia 02 de Dezembro.
Este compromisso irá permitir dar resposta aos pedidos apresentados pelos pais dos utentes (jovens e adultos) do Centro de Actividades Ocupacionais da NECI, que pela sua idade avançada (entre os 60 e os 85 anos) e inexistência de família de suporte, pedem a integração dos seus filhos num Lar. De acordo com os responsáveis daquela instituição, o facto dos pais terem uma idade avançada começa a manifestar-se como um obstáculo para a assistência personalizada aos filhos que, por sua vez, com o avanço da idade se tornam ainda mais dependentes e com deficiências acentuadas. Esta necessidade de construção de um equipamento residencial para pessoas com deficiência no concelho de Lagos – que sirva igualmente os utentes oriundos dos concelhos de Vila do Bispo, Aljezur e Portimão - foi considerada como objectivo prioritário no diagnóstico e plano de desenvolvimento da Rede Social deste concelho e conta já com o apoio do Estado, no âmbito do PIDDAC, até 80% do montante total elegível.
De acordo com o Protocolo agora aprovado, o Município de Lagos apoiará a construção deste Lar Residencial, pelos seguintes meios: concessão de apoio técnico para acompanhamento do projecto de execução, para o lançamento e posterior acompanhamento do procedimento concursal da empreitada, bem como apoio técnico para acompanhamento / fiscalização da execução da empreitada. Será, igualmente, responsabilidade da autarquia a concessão de apoio financeiro para a concretização do projecto e realização da empreitada, nos seguintes termos: apoio financeiro para custear o projecto de execução no valor de 139.6888,30€ e apoio financeiro, em conjunto com os demais municípios donde são oriundos os utentes da NECI, para custear a comparticipação privada relativa à construção do Lar, bem como de todas as infra-estruturas necessárias ao seu funcionamento. Para além dos apoios agora protocolados o Município de Lagos já havia cedido, em regime de direito de superfície, o terreno para a construção deste equipamento, localizado na Vila da Luz e avaliado em 980.632,00€.
Quanto à NECI, ficará responsável, entre outras obrigações, por obter financiamento do Estado / comparticipação elegível no valor de 648.960,00€; celebrar protocolo com o Instituto da Segurança Social, de comparticipação ao funcionamento do estabelecimento social a edificar e promover, junto dos municípios de Aljezur, Vila do Bispo, Portimão e outros donde sejam oriundos os seus clientes ou cujo território se situe na sua área de possível actuação, campanhas de obtenção de apoios financeiros para fazer face à componente não comparticipada pelo Estado e pelo Município de Lagos.
Recorde-se que a NECI tem exercido a sua actividade principal na área da deficiência, quer em termos do apoio terapêutico e acompanhamento bio-psicosocial, quer através da realização de actividades estritamente ocupacionais e socialmente úteis para esta população. A organização do Colóquio “Boas Práticas de Intervenção na Deficiência”, em colaboração com a Câmara Municipal e outras instituições de Solidariedade Social do concelho de Lagos, que ocorreu esta semana, no âmbito das V Jornadas da Deficiência, são uma face visível desse permanente e dedicado trabalho.

Olhão: Apresentação pública do Grupo de Acção Costeira


O Grupo de Acção Costeira (GAC) do Sotavento Algarve, que tem como parceiro gestor o Município de Olhão, é apresentado publicamente no próximo dia 9 de Dezembro, às 16h00, no Auditório do IPIMAR, nesta cidade. Os GACs têm como objectivo o reforço da competitividade das zonas de pesca e valorização dos seus produtos.
O GAC Sotavento do Algarve que inclui, para além de Olhão, os concelhos de Loulé, Faro, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, foi criado com o objectivo de apoiar os investimentos para o desenvolvimento das zonas de pesca desta parte do Algarve.
Os Grupos de Acção Costeira foram criados ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013, no eixo prioritário 4 - “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca”. O GAC Sotavento do Algarve resulta de uma parceria entre entidades públicas e privadas, que assume a responsabilidade de implementar uma estratégia de desenvolvimento sustentável na zona costeira do Sotavento do Algarve.
O GAC Sotavento do Algarve interage como organismo intermédio, entre os promotores e a autoridade de gestão do PROMAR, tendo por função dinamizar, receber, avaliar e propor projectos à autoridade de gestão do PROMAR para aprovação. Após aprovação, o GAC Sotavento do Algarve tem por função acompanhar e verificar a execução material e financeira dos projectos.
A estratégia de desenvolvimento costeiro do sotavento algarvio desenvolve-se através do apoio a projectos que beneficiem as comunidades locais contribuindo para incrementar a atractividade dessas regiões e a manutenção ou criação de emprego, tendo como objectivo principal a promoção da pluriactividade e a reconversão dos profissionais do sector da pesca para actividades mais remuneradoras bem como o surgimento de iniciativas inovadoras ligadas ao mar, salvaguardando em simultâneo o património cultural e ambiental das zonas costeiras. Os destinatários, directos ou indirectos, das acções a empreender pelos beneficiários do Eixo 4 do PROMAR são os profissionais do sector das pescas e suas famílias.
A apresentação do GAC Sotavento do Algarve será feita posteriormente em Tavira (13 de Dezembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal), Vila Real de Santo António (14 de Dezembro, às 15h30, no Centro Cultural António Aleixo) e Quarteira (16 de Dezembro, às 15h00, no Associação Quarpesca).

Novo Sistema de Classificação Turística na rua a partir de segunda-feira Algarve é a primeira região a receber novas placas


O resultado do novo modelo de classificação turística estará, a partir de segunda-feira, dia 6 de Dezembro de 2010, visível nos empreendimentos turísticos com a colocação das novas placas nos empreendimentos que já se classificaram ou reconverteram de acordo com o novo sistema de classificação.
As primeiras duas placas, que contêm já um prazo de validade de quatro anos para a classificação dos empreendimentos turísticos e o número do Registo Nacional de Turismo, serão colocadas em duas sessões no Algarve que contarão com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão.
A primeira sessão terá lugar segunda-feira, às 10h30, no Hotel Real Marina, em Olhão. A segunda placa será colocada, às 16h00, no Hotel Memo Baleeira, em Sagres, numa cerimónia presidida também pelo Secretário de Estado do Turismo.

São Brás de Alportel apresenta Plano Municipal de Redução de Despesa e Orçamento Municipal para 2011





O presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel apresentou ontem, em Conferência de Imprensa o Plano Municipal de Redução de Despesas, um conjunto de medidas de redução da despesa pública, sob forma de PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DA DESPESA, que serviu de base para a elaboração da proposta final de ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2011, resultado de uma gestão rigorosa e de uma politica de participação activa da população no processo de ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2011.
Na conjuntura de crise, o Governo lançou um conjunto de exigentes medidas de redução de despesa, os designados Planos de Estabilidade e Crescimento (PEC). Em resultado da aplicação destas medidas, o Município de São Brás de Alportel viu agravada a sua situação financeira, confrontando-se com um largo conjunto de constrangimentos, com sérias dificuldades em manter os postos de trabalho necessários à manutenção dos serviços, e com um drástico corte nas transferências financeiras, que anualmente ultrapassa o meio milhão de euros.
Estes constrangimentos vieram agravar a já acentuada diminuição de receita, proveniente da redução dos impostos municipais, nomeadamente o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT), o qual se cifrou numa redução de receita na ordem dos 23% e da redução de financiamentos comunitários, com o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o qual veio penalizar seriamente o Algarve e até ao momento não trouxe benefícios para o município, ao nível de investimentos em obras e equipamentos dada a diferente natureza deste quadro de apoios.
Esta situação é especialmente penalizadora para o Município de São Brás de Alportel, que continua ser um dos municípios que menores verbas recebe do Orçamento de Estado, e que não estando litoral não conta com receitas provenientes do turismo como acontece com outros concelhos do Algarve.
A situação torna-se mais grave porque a redução das receitas implica a diminuição de capacidade de investimento, o que veio prejudicar seriamente o nível de execução orçamental, impossibilitando o arranque de um conjunto de obras e projectos previstos, no quadro da continuidade do projecto de desenvolvimento e qualidade de vida.
A diminuição de receitas na ordem dos 25% levou a uma diminuição de 70% no investimento realizado, pois não podem ser diminuídas as despesas correntes, que asseguram o funcionamento dos serviços, mas tão só as despesas de capital, isto é, o investimento!
Evolução das Despesas:Perante estas circunstâncias, de modo a fazer face a esta drástica diminuição de receitas e efectuar uma justa e equilibrada utilização dos parcos recursos financeiros da autarquia, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel lançou um conjunto de medidas de redução da despesa pública, sob forma de PLANO MUNICIPAL DE REDUÇÃO DA DESPESA, aprovado em reunião de Câmara de 9 de Novembro, o qual entra em vigor a 1 de Janeiro de 2011 e serviu de base à elaboração da proposta de orçamento municipal para 2011, tarefa que se mostrou especialmente difícil perante este quadro de restrições financeiras.
> 20 Medidas > 20 Soluções Concretas.
Para reduzir despesa e melhor rentabilizar os parcos recursos financeiros da Câmara Municipal.
Para dar continuidade à política de Gestão Rigorosa de Recursos e de Planeamento que a Câmara Municipal vem desenvolvendo, e da qual resulta a saúde financeira do município.

Centenas de atletas esperados no XXXI Corta-Mato do Algueirão


A XXXI edição do Corta-Mato do Algueirão 2010-12-2 é já no próximo sábado, 4 de Dezembro, que o Clube Oriental de Pechão organiza, nos terrenos anexos à Zona Desportiva local, o já habitual Corta-Mato do Algueirão. Em simultâneo, disputa-se o Encontro Algarve–Beja–Andaluzia nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis.
Haverá provas para todos os escalões etários, desde Benjamins a Veteranos, de ambos os sexos, estimando-se a presença de cerca de 400 atletas, oriundos de várias equipas de todo o País e do estrangeiro, nomeadamente de Espanha.
Actualmente, é a realização mais antiga organizada por um clube na Associação Atletismo do Algarve, para além do Grande Prémio dos Reis em Faro e do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor.
A competição já ganhou prestígio no desporto algarvio, que conta com o apoio de várias entidades: Governo Civil de Faro, Município de Olhão, Associação Turismo do Algarve, Instituto do Desporto de Portugal, Instituto Português da Juventude, Juntas de Freguesia do Concelho de Olhão, Associação de Atletismo do Algarve.