segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PASSEIOS “CASA de NATAL SOLIDÁRIA”

O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA), que tem como principal objectivo levar a cabo acções de solidariedade social a favor dos Sem-abrigo, idosos, crianças, adolescentes e famílias socialmente desfavorecidos, vítimas de violência ou maus-tratos, decidiu levar a cabo uma Actividade de Angariação de Fundos para dar um Natal Especial às Famílias Carenciadas e aos Sem Abrigo do Algarve. Esta Actividade, com o nome PASSEIOS “CASA de NATAL SOLIDÁRIA”, que decorrerá no dia 26 de Novembro, durante a parte da manhã, tem as seguintes características:
Os participantes podem escolher e participar num dos três passeios: I. Passeio Todo o Terreno: Concentração no Campo de Futebol em Estoi pelas 8h00. Início do passeio pelas 8h30.
II. Passeio Peddy Paper: Concentração na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro pelas 9h00. Início do passeio pelas 9h30. III. Passeio Rally Paper: Concentração na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro pelas 9h00. Início do passeio pelas 9h30. 1. No final dos Passeios haverá lugar a um Almoço Convívio na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro. 2. Os Passeios serão em formato de equipas, com um mínimo de 2 e máximo de 4 pessoas (maiores de 12 anos). 3. As crianças com menos de 12 anos (inclusive) podem participar não contando para o nº de pessoas da equipa.

SB Alportel debate: "Papel da investigação no declínio do sobreiro"

Percurso Pedestre pelo Sobreiral e Tertúlia "Papel da investigação no declínio do sobreiro"- 29 Outubro (9h30-13h00)
A Associação Rota da Cortiça em parceria com a APEA (Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente - Núcleo Regional do Sul), vai realizar no próximo dia 29 de Outubro, percurso pedestre e tertúlia técnica, com especialistas convidados, cuja temática irá recair sobre o “Papel da investigação no declínio do sobreiro- perspectivas de futuro".
O ponto de encontro será no Pólo Museológico do Alportel (S.Brás de Alportel), pelas 9h30, com tertúlia técnica a decorrer entre 11h00 e as 13h00. Para informações adicionais: info@rotadacortica.pt ou dos contactos 289840018 ou 960070806. As inscrições são gratuitas.

Temporal em Faro: Câmara dá abrigo a desalojados

O temporal que se abateu de madrugada sobre o concelho de Faro danificou inúmeras estruturas de instituições públicas e de privados e originou uma série de pedidos de socorro à protecção civil e bombeiros.
Um dos locais fortemente fustigado foi o acampamento de etnia cigana fixado no Cerro do Bruxo, freguesia de São Pedro. As pessoas aqui residentes viram as suas habitações ficarem bastante danificadas ou mesmo destruídas pelos fortes ventos e chuva que se fizeram sentir.
Considerando os muitos danos sofridos no acampamento, que deixou de reunir condições mínimas para acolher os seus ocupantes, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Pedro tiveram que tomar providências e os cidadãos ai residentes foram deslocalizados temporariamente para um armazém existente à entrada de Faro, propriedade daquela junta de freguesia. Esta deslocalização durará o tempo necessário para que sejam restabelecidas as condições mínimas existentes naquele acampamento.

TEMPO apresenta versatilidade musical

TEMPO apresenta versatilidade musical de Raul Midón e festival de performances “Tell”
O músico norte-americano Raul Midón sobe ao palco do Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no próximo dia 1 de Novembro, pelas 21h30, para apresentar um dos quatro concertos únicos que dará em Portugal, integrados na sua tour mundial. Midón é um compositor e guitarrista possuidor de uma técnica vocal única, que lhe permite criar um solo de trompete bebop utilizando apenas os lábios, apresentando composições que misturam soul, pop, jazz ou folk, com alguns elementos latinos. Além de ser detentor de uma técnica de guitarra só ao alcance dos mais predestinados, a sua voz carregada de soul tornou-o num daqueles artistas que relembram quão forte pode ser a ligação entre o homem e a música.
Este espectáculo é uma co-produção do TEMPO e do Programa Allgarve’11, com bilhetes a 15 euros. O Festival “Tell”, que acontecerá todas as quintas-feiras de Novembro no Pequeno Auditório do TEMPO, sempre às 21h30, tem a primeira sessão marcada para o dia 3 e as seguintes para os dias 10, 17 e 24. “Tell” é um desafio de performances onde artistas e público estão completamente no escuro, funcionando como teste à criatividade de 28 criadores de todo o país, das áreas da música, dança, teatro, cinema e literatura, que foram convidados a dizer algo no escuro, numa co-produção entre a Cassiopeia, o TEMPO e o Teatro Municipal de Faro. O espectáculo, inspirado na lenda de Guilherme Tell, terá a participação de nomes como Ana Deus, Anabela Moutinho, António Olaio, Chullage, David dos Santos, Lara Li, Margarida Guia, Nuno Aires, Susana Coelho, Valter Hugo Mãe, Viviane, Zé Eduardo, Migas, Carlos Vaz Marques, Leonor Keill, Algodão/Pacman, O Meu Pipi e os alunos do percurso curricular alternativo da Escola EB 2,3 D. Martinho de Castelo Branco.

IV Maratona Fotográfica e Visita Guiada: “EVOLUÇÃO URBANA DA CIDADE DE ALBUFEIRA”

No próximo sábado, o Município vai acolher uma Maratona Fotográfica com visita guiada, tendo como tema a “Evolução Urbana da Cidade de Albufeira”. As inscrições são gratuitas e decorrem no próprio dia 29, pelas 9h30, no Largo Eng.º Duarte Pacheco.
Já na 4.ª edição, esta iniciativa anual promovida pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura, tem, este ano, lugar no concelho de Albufeira.
Trata-se de um concurso fotográfico com visita guiada à Zona Antiga da Cidade, aberto a toda a população, que tem como intuito dar a conhecer a evolução urbana das cidades algarvias, neste caso de Albufeira. A iniciativa conta com o apoio da Delegação do Algarve da Seção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos e da autarquia de Albufeira, através do Gabinete de Reabilitação Urbana (GRUA) e do Museu de Arqueologia. Os interessados em participar na IV Maratona fotográfica «Evolução urbana da cidade de Albufeira», podem realizar a inscrição no próprio dia do evento, 29 de outubro, às 9h30 no Largo Eng.º Duarte Pacheco. A ação decorrerá das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00.

Um dos feridos devido a queda do teto do aeroporto de Faro está em estado grave - hospital

Um dos cinco feridos causados pelo desabamento do teto do aeroporto de Faro, esta madrugada, devido ao mau tempo e vento forte, está em estado grave, disse hoje à Lusa fonte do hospital de Faro.
O porta-voz do hospital não avançou, no entanto, informações sobre a extensão dos ferimentos, remetendo para mais tarde outras informações.
No aeroporto, concentram-se já milhares de passageiros que enfrentam dois tipos de carências: de informação e de comida, já que todos os postos de atendimento estão fechados ao público. Em declarações à Lusa, uma passageira irlandesa queixou-se da falta de apoio e de informação por parte do aeroporto, mas referiu faltar sobretudo alimentação. "Assisti a tudo, levei com uma coisa na cabeça [durante o desabamento de parte do teto], mas como não era grave decidi ficar, com medo de perder o voo”, explicou, acrescentando que ainda se “aproximou de funcionários do aeroporto” mas estes não disseram nem uma palavra”.
De acordo com esta passageira, a falta de comida é ainda mais evidente, já que há várias pessoas no aeroporto com bebés. “Não há nada para comer", lamentou. O diretor do aeroporto, Francisco Correia Mendes, não adiantou qualquer plano para alimentar os milhares de pessoas que aguardam voo, de pé, sentadas ou deitadas nas lajes da aerogare.
"A zona dos restaurantes está inoperacional, neste momento não podemos fazer nada", disse, escusando-se a comentar o facto de vários pontos de venda de comida na zona não interditada se encontrarem fechados. O único ponto de venda de alimentos embalados é a tabacaria do aeroporto, à porta da qual se instalou uma fila com dezenas de metros. Um vento muito forte destruiu esta madrugada, cerca das 05:00, parte do teto do aeroporto de Faro, transformado-o num cenário de caos. Desde as 06:45 desta manhã foi efetuado apenas um voo, com destino a Bristol, estando abertos dois check-in para Londres e um para Liverpool. JMP. Lusa