quinta-feira, 30 de setembro de 2010

«DIA MUNDIAL DA MÚSICA» - 01 DE OUTUBRO



Muito antes de os homens organizarem os sons, os sons organizaram os homens», pensamento que se adapta em pleno à comemoração do «Dia Mundial da Música», a acontecer no dia 1 de Outubro.
Como referia o filósofo Platão, milénios antes de qualquer técnica de marketing ou de investigação músico terapêutica - «A Música penetra mais fundo na alma humana».
Muitos são os momentos em que Humanidade se funde num solidário momento poético ao escutar um trecho musical, atitude que define bem da universalidade deste «Dia Mundial da Música».
Nesta data quero saudar todos os que no Algarve estão ligados, nas mais variadas vertentes (profissional, afectiva, dedicação, etc), à Musica e expressar-lhes o meu muito e elevado apreço.
As Orquestras, com uma relevância própria para a conceituada «Orquestra do Algarve», ex-libris da nossa Região, os Conservatórios, os intérpretes e maestros, os dirigentes, as bandas filarmónicas, os conjuntos musicais, os agrupamentos etnofolclóricos, a população anónima que, na plena vivência de uma cidadania assumida, a todos os que se prendem à «Arte dos Sons», os saúdo neste «Dia Mundial da Música».
Presto o tributo da saudosa homenagem a todos os músicos já falecidos na recordação dessa algarvia, que foi figura do mais destacado relevo na música portuguesa e por essa Europa, a insigne pianista Louletana Maria Campina.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

«DIA INTERNACIONAL DO IDOSO» - UMA AFECTIVA SAUDAÇÃO A TODOS OS IDOSOS ALGARVIOS - 01 DE OUTUBRO




O primeiro dia do mês de Outubro reveste-se de um significado de expressiva gratidão, já que nele se assinala, em todo o Mundo, o «Dia Internacional do Idoso», numa homenagem à designada «Terceira Idade», para nós a «Idade Sénior».
Múltiplas são as comemorações que assinalam esta emotiva efeméride, na plena concretização do que deve ser uma prática quotidiana e no esforço permanente para criar condições mais favoráveis a uma vida qualificada, nas suas múltiplas vertentes (económicas, sociais, respeitabilidade, afecto, etc).
O Governo tem procurado criar as condições tendentes a tal desiderato, constituindo e reforçando a rede de cuidados e de apoio aos mais idosos.
Esse tem constituído também o esforço a que tenho dedicado uma prioritária atenção ao longo destes dois mandatos como Governadora Civil do Distrito de Faro e a que neste «Dia Mundial do Idoso» reafirmo o propósito decidido de prosseguir.
Mas, para além dos actos e acções, quero testemunhar o meu indefectível apreço, gratidão e afecto, para com todos os seniores Algarvios, a quem saúdo num testemunho de grande admiração.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

Protecção Civil do Algarve trabalha em "rede consolidada" - considera Governadora Civil de Faro


“Estamos a trabalhar numa rede consolidada, que já atingiu a maturidade, mas é necessário prosseguir e aperfeiçoar cada vez mais este esforço, para conseguirmos dar a resposta mais adequada também a eventuais situações de emergência que surjam durante o Inverno”, disse hoje a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, referindo-se aos bons resultados alcançados na região durante o períodode incêndios florestais.
Isilda Gomes, que falava durante a reunião ordinária da Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC), realçou o forte empenho de todos os agentes de Protecção Civil para o sucesso das acções de prevenção e de combate aos incêndios florestais, tendo sublinhado que este foi o segundo melhor ano da última década no Algarve.
“Conseguimos reduzir, em 36,6%, o número de ocorrências e em 89,6%, a área ardida na região, comparativamente a igual período do ano passado, o que traduz a eficácia operacional do trabalho em rede que estamos a desenvolver, com o importante envolvimento de todos os responsáveis distritais e municipais nesta área”, considerou a Governadora Civil.
De 1 de Janeiro a 26 de Setembro deste ano registaram-se no Algarve 345 ocorrências (menos 201 do que em 2009), designadamente cinco incêndios em áreas florestais, cinco em zonas agrícolas e 335 em espaços incultos. A área ardida durante o referido período foi de cerca de 184 hectares, ou seja, menos 1586 hectares do que em 2009.
Este ano a maior incidência de ocorrência verificou-se durante a fase ‘Charlie’, que termina hoje, com um total de 266 incêndios: quatro florestais, um agrícola e 261 em espaços incultos.
Na reunião, durante a qual foi feito o balanço das acções operacionais realizadas ao longo dos meses de Verão, Isilda Gomes realçou ainda que, à semelhança de 2009, nesta época balnear não se registaram vítimas mortais em praias vigiadas do Algarve, sendo que há a assinalar quatro mortes por queda de falésias e duas em zonas balneares não vigiadas.
Para a Governadora Civil, concluído que está o período mais crítico sobretudo em matéria de incêndios florestais, as atenções devem concentrar-se agora no planeamento das medidas de prevenção para o próximo Verão, mas também nas acções preventivas de risco inerente à época das chuvas, especialmente na consolidação de arribas localizadas em zonas mais vulneráveis.
“Sei que o Algarve está preparado, tem homens e mulheres capazes de dar essa resposta com eficácia, mas a prevenção de riscos é extremamente importante, não devendo por isso ser descurada em situação alguma, para que possamos enfrentar todas as adversidades meteorológicas com a máxima tranquilidade”, frisou Isilda Gomes, reiterando a sua confiança nos operacionais de Protecção Civil da região.
Durante a reunião da CDPC, em que foram agendados os exercícios no âmbito dos Planos Prévios de Intervenção da A22 e do Aeroporto Internacional de Faro, decorreu ainda a aprovação prévia do Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para o Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve, que será posteriormente colocado à consulta pública.

Beja: Vinhos do Sul são protagonistas na Cidade Portuguesa do Vinho



Beja, eleita a Cidade do Vinho para 2010 pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), é palco do maior certame de vinhos do sul de Portugal, a VINIPAX. Entre 22 e 24 de Outubro, 100 produtores oriundos das regiões vitivinícolas do Tejo, Península de Setúbal, Alentejo e Algarve colocarão à prova os seus vinhos no Parque de Feiras e Exposições de Beja.
Beja será, no fim-de-semana de 22 a 24 de Outubro, a cidade de todos os sabores. Aníbal Coutinho, director técnico da VINIPAX, afirma que esta é “a maior sala de provas para os amadores e profissionais que gostam e querem conhecer tudo sobre os vinhos do Sul de Portugal, são vinhos de qualidade que detêm mais de 50 por cento da cota do mercado nacional ”.

Do Todo o Terreno para os Ralis Pedro Grancha vai pilotar o carro 0 no Rali de Loulé



Piloto de Cascais aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VIII

Pedro Grancha que, em 2006, se sagrou Campeão Nacional de Todo o Terreno e se continua a cotar como um dos mais conceituados pilotos nacionais desta modalidade, vai viver, no próximo fim de semana, uma experiência diferente.

O piloto de Cascais deixa os comandos da Nissan Navara Off Road, com a qual já este ano alcançou uma excelente vitória na Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos e vai sentar-se agora ao volante do Mitsubishi Lancer Evo VIII da Peres Competição que, no Rali de Loulé / Casino de Vilamoura, irá ostentar o número 0, incumbido da tarefa de abrir a pista desta oitava etapa do Open de Ralis.

“A modalidade com a qual estou envolvido desde há muitos anos é de facto o Todo o Terreno. Comecei pelas motos e depois passei para os 4x4. Já fiz uma temporada de Velocidade e agora surgiu esta oportunidade de fazer um Rali. Bem sei que o meu papel será diferente, mas ao carro 0 não se pede que ande a passear pelos troços. Espero não só cumprir a minha missão, como tirar prazer da condução de uma máquina que, estou certo, é bastante competitivo”, salienta Pedro Grancha que acrescenta:

“No pasado fim de semana, em Idanha-a-Nova, não fui feliz numa corrida onde a expectativa quanto a um bom resultado era grande. Depois do 4º lugar na Super Especial arrancámos bem, estavamos a fazer uns tempos bem interessantes, mas um furo alterou tudo. Fomos passados pelo concorrente que partiu atrás de nós e na tentativa de recuperar algum do tempo perdido, demos um toque que danificou um triângulo da nossa Nissan e a corrida acabou por aí. Iremos voltar à competição em Portalegre, prova em que, acima de tudo, iremos trabalhar em equipa para chegar ao fim”.