segunda-feira, 1 de março de 2010

Loulé: “VIDA EQUILIBRADA – VIDA SAUDÁVEL”: CRISTAIS E AROMATERAPIA EM DESTAQUE



No âmbito do Ciclo de Palestras e Workshops “Vida Equilibrada – Vida Saudável”, promovido pela Biblioteca Municipal de Loulé, em parceria com o Espaço Himalaias, e que irá decorrer até ao mês de Julho, já no próximo dia 19 de Março, pelas 18h30, realiza-se a palestra "Cristais e Aromaterapia para equilibrar a sua Vida Diária”, por Pedro Cebola.
A energia concentrada nos cristais, quando direccionadas para a consciencialização e a realização trazem paz de espírito e inúmeros benefícios físicos. Desde as culturas antigas do mundo, os cristais foram usados para curar e equilibrar. Os cristais são ferramentas que trazem o equilíbrio naturalmente para as partes físicas, psicológicas e espirituais. Eles podem ser usados em conjunto com outras terapias, sendo que apresentam uma afinidade especial com a terapia de cores. Também podem ser usados nas práticas de meditações e visualizações. É possível invocar a presença de um cristal através de pensamentos, apenas imaginando a sua cor. Eles trazem energia vibracional de alta frequência, amplificado e focalizado nas energias naturais do corpo e da mente.
O sistema nervoso envia sinais eléctricos e impulsos, fazendo com que o pêndulo se mova. O pêndulo torna-se uma ponte entre o consciente e o subconsciente. O pêndulo é uma extensão do seu eu psíquico; é um sinal exterior daquilo que você está captando.
Uma das terapias mais antigas do mundo, a Aromaterapia é um ramo da Fitoterapia que consiste no tratamento de doenças através do uso de aromas vegetais. Na linguagem médica, as essências aromáticas usadas nesse tipo de tratamento são conhecidas como óleos essenciais. Desde a sua descoberta, as essências vegetais foram incorporadas em centenas de preparações medicinais e cosméticas. Aprenda a usar os óleos extraídos de plantas aromáticas, para atenuar ou aliviar sintomas de doenças, nos banhos, massagens ou de muitas outras formas.
Pedro Cebola é Mestre de Reiki Essencial, Mestre de Yoga e Meditação, Mestre de Tai-Chi e Mestre de Feng Shui. É Terapeuta Especializado em Medicinas Alternativas e Energéticas tais como Terapia de Vidas Passadas, Cromoterapia, Essências Florais, Cristais e Pêndulo, Leitura de Aura, Interpretação de Sonhos e outras áreas de desenvolvimento pessoal. É também Terapeuta de Medicina Ayurvédica, praticante do Budismo há mais de 15 anos - é o responsável pelo Centro Tibetano de Faro -, tendo uma vasta experiência profissional e formação em cursos de desenvolvimento pessoal e espiritual, tirados no Oriente e em Portugal desde há mais de 12 anos.
Também no âmbito desta quarta temática do Ciclo “Vida Equilibrada – Vida Saudável”, a 10 de Abril, das 14h30 às 17h30, terá lugar um workshop dedicado a esta matéria.
É necessária inscrição prévia e os participantes terão de ter no mínimo 14 anos. Também neste workshop é solicitada a entrega aos membros do Espaço Himalaias, de donativo no valor de 5,00€, destinado à C.A.S.A - Centro de Apoio aos Sem Abrigo - Instituição de Solidariedade Social, com o objectivo de adquirir produtos para apoiar os mais desfavorecidos.

Cerca de 4500 crianças e jovensde Portimão participamna “Semana da Leitura 2010”



Portimão adere ao projecto nacional “Semana da Leitura 2010”, através da realização de quatro acções distintas nas escolas do município, dinamizadas pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes a partir de hoje e ao longo dos próximos dias, abrangendo um total de cerca de 4500 crianças e jovens.

A acção “Histórias com vida”, que decorre entre hoje e 5 de Março, dirige-se essencialmente a crianças do Pré-Escolar, porque ouvindo histórias leva as crianças à interiorização de um mundo de enredos, persona¬gens, situações, problemas e soluções, que lhes proporcionará um importante enrique¬cimento pessoal e contribuirá para compreenderem melhor os aconteci¬mentos do seu quotidiano. Esta iniciativa contará com a participação da escritora Rita Sobral, autora dos livros “Conversas do Céu e da Terra” e “O Doutor Magalhães”, que estará acompanhada pela ilustradora Cátia Calisto, com quem trabalha.

O projecto “Um escritor na biblioteca escolar” promove o estudo e a divulgação da obra de um escritor, seleccionado no início de cada ano lectivo, envolvendo alunos, professores, biblioteca escolar e comunidade educativa. O estudo da obra do autor é integrado nas actividades da escola/biblioteca, através de leitura individual ou colectiva, dramatizações, concursos diversos e feiras do livro. Para este ano lectivo foi escolhido o escritor e pintor algarvio Miguel Horta, autor e ilustrador dos livros “Pinok e Baleote” e “Dacoli e Dacolá”, que entre 9 e 18 de Março visitará as bibliotecas escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Dirigido ao 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, o projecto teatral de incentivo à leitura “Ler-te ao perto” foi construído segundo as directrizes do Plano Nacional de Leitura e conta com a participação de três actores, que amanhã e depois se apresentarão nas várias EB 2,3 do município, numa produção PELE - Espaço de Contacto Social e Cultural.

Nos próximos dias, também vão realizar-se encontros entre o jovem escritor portimonense Fábio Ventura (que lançou há pouco o seu livro de estreia, intitulado "Orbias - As Guerreiras da Deusa") e os alunos das EB 2,3 do município e da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

A Semana da Leitura decorre habitualmente nos primeiros dias de Março, numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura a que se associam as bibliotecas escolares e públicas, destinando-se a celebrar o prazer de ler, com múltiplas actividades festivas, tendo no ano passado participado em Portimão cerca de 2300 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, 600 alunos do 2º Ciclo e 800 alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, os mesmos número que se esperam para a edição deste ano, a que se juntarão pela primeira vez perto de 800 crianças do ensino Pré-Escolar.

«Presença Romana no Concelho de Olhão»




exposição para conhecer o quotidiano de Crisanto

Foi inaugurada na última sexta-feira, 26 de Fevereiro, e estará patente ao público até Outubro, no Museu da Cidade, a exposição «Presença Romana no Concelho de Olhão». Uma mostra que nos dá a conhecer o acervo dessa época existente no concelho olhanense.

“Quisemos contar uma história”, disse o arqueólogo municipal Hugo Oliveira, na apresentação ao elevado número de público que quis conhecer a exposição, onde se apresentam peças do Museu Paroquial de Moncarapacho e do Museu da Cidade. A exposição, com uma apresentação que cativa pelas cores e iluminação utilizadas, conta “a história de Crisanto, um escravo que viveu em Marim”. Na mostra, encontramos os seus restos mortais e ao mesmo tempo a história do dia-a-dia que nos chega dos tempos dos romanos.

Existem vários vestígios encontrados na Quinta de Marim, mas também se passa a conhecer melhor o quotidiano do território, com a apresentação de peças em terra cigilata e em vidro, por exemplo. Conhecemos também como eram as vias de comunicação e as pescas num concelho que ainda hoje tem nesse sector uma das suas mais fortes vertentes e percebemos como o pescado era transportado naqueles tempos. Também a morte é um tema presente quando se fala de romanos.

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, que inaugurou a exposição, mostrou-se satisfeito com o trabalho desenvolvido pela equipa do Museu da Cidade, referindo que este é “um concelho pouco estudado até agora, mas que podemos fazer um trabalho importante nesta área, como aconteceu com esta exposição. É muito importante conhecer o nosso passado”, disse o edil, referindo-se aos vestígios oriundos de Moncarapacho e Marim. Nesta exposição pode encontrar 33 peças, nove das quais oriundas do Museu Paroquial de Moncarapacho.

Entre a Vítima e o Agressor: como avaliar o risco de violência” é tema de palestra no Hospital de Faro


A violência e o grau de previsibilidade da agressão dão mote à próxima palestra “Hoscult”, um ciclo de palestras temáticas promovido mensalmente no Hospital de Faro, desta vez sob o título “Entre a Vítima e o Agressor: como avaliar o risco de violência”.
A iniciativa decorre no próximo dia 4 de Março, pelas 16:00 horas, no auditório desta unidade de saúde e contará com as presenças de Aníbal Coutinho, médico do Gabinete Médico-Legal de Faro, e de Helga Nunes, psicóloga clínica e coordenadora pedagógica do Projecto Integrado de Violência Doméstica na Região do Algarve, os quais falarão das suas experiências enquanto profissionais que, no desempenho da sua actividade profissional, convivem de perto com casos de violência, em contexto hospitalar.
A sessão contará ainda com a prelecção de Fernando Vieira, Director do Serviço de Psiquiatria Forense da Delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal que abordará a questão da previsibilidade da violência.
Esta é mais uma iniciativa inserida no "Hoscult", um ciclo de palestras temáticas promovidas pelo Hospital de Faro com o objectivo de cruzar diferentes perspectivas e saberes sobre um mesmo tema, envolvendo a comunidade hospitalar, com o seu conhecimento científico, e instituições ou indivíduos de outras áreas que, embora transversalmente, estejam relacionadas com a área da Saúde.

Câmara de Olhão apoia ACTA


A Câmara Municipal de Olhão assinou um protocolo com a Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) com vista ao desenvolvimento cultural do concelho com o apoio desta companhia profissional.

Com o objectivo de cooperação humana, logística e financeira entre as duas entidades, pretende-se a execução de um programa de desenvolvimento na área da formação e encenação teatral junto das comunidades locais.

Este protocolo inclui uma comparticipação financeira da parte do Município para com a ACTA no valor de 22.500,00€. As verbas, que serão atribuídas ao longo do ano de 2010, servirão para a organização de diversas actividades de cultura e história do Município, assim como para a aquisição de material para a prossecução dessas actividades. A ACTA compromete-se a apresentar no concelho quatro espectáculos.

Faro: CÂMARA DELEGA NAS JUNTAS E ESCOLAS E APOIA ASSOCIAÇÕES


Foi aprovada em reunião da Assembleia Municipal, no passado dia 22 de Fevereiro, a proposta da Câmara Municipal de Faro que prevê a delegação de competências nas Juntas de Freguesia, bem como a transferência de competências e meios para os Agrupamentos de Escolas do Concelho de Faro, esta última aprovada em reunião de Câmara.
 A proposta elaborada pela Câmara define regras claras e equitativas para atribuição das verbas a transferir, uma vez que se verificava a ausência de critérios relativos às diferenças geográficas, populacionais e outras. Também esteve na origem desta medida o facto de se realizarem pagamentos a terceiros para limpeza, já concessionada à Fagar, ou a contratualização de acções de manutenção dos edifícios escolares que os órgãos de direcção das escolas podem cumprir de uma forma mais célere e eficiente.
 As competências transferidas inserem-se em vários domínios, nomeadamente no que concerne ao equipamento rural e urbano e da rede viária de que são exemplos maiores a manutenção, gestão e conservação de parques infantis, calcetamento de ruas, praças e passeios, sinalização de ruas e praças, incluindo a sinalização luminosa, manutenção de espelhos da rede viária, etc.; transportes e comunicações que se traduzem na conservação de caminhos rurais e municipais e na conservação e reparação de abrigos para passageiros; no domínio da educação em que avulta o apoio à execução de trabalhos de conservação, reparação dos estabelecimentos de educação do ensino básico, recorrendo à mão-de-obra e apoio logístico da Junta, sempre que disponha de mão-de-obra com competência para tal; tempos livres e desporto onde está incluída a gestão, conservação e reparação de equipamentos desportivos, concessão de licenças de caça e das licenças de venda ambulante nos cemitérios; protecção civil e ambiente que contempla a manutenção de caminhos e aceiros em zonas florestais para prevenção de incêndios, manutenção de fontanários e chafarizes integrados na rede pública; e acção social através de pequenas reparações em habitações de munícipes com dificuldades financeiras comprovadas.
Esta atribuição de competências para as Juntas será acompanhada pela respectiva afectação de meios financeiros e funcionários pertencentes ao mapa de pessoal do Município que passarão a desempenhar as suas funções nas Juntas, sem prejuízo dos seus direitos e regalias.
 Por outro lado, no que ao agrupamento de escolas diz respeito, a transferência em causa visa conferir maior autonomia e prover a gestão integrada do parque escolar. Este protocolo tem como objecto as intervenções nos edifícios escolares, bem como a autonomia para gerir recursos humanos não docentes, financeiros e a acção social escolar.
 

FARO APOIA ASSOCIAÇÕES

 Ainda na mesma sessão da Assembleia Municipal, foi aprovada a proposta de desafectação de parcela de terreno do domínio público municipal e constituição de direito de superfície a favor da Associação Regional do Algarve das Testemunhas de Jeová. Por outro lado, em reunião de Câmara, foi deliberada a constituição de direito de superfície a favor do Grupo Folclórico de Faro, bem como a cedência de espaço à Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve (A.E.D.M.A.D.A.).
 A parcela desafectada, destinada à construção de equipamento de utilização colectiva, situa-se em Gambelas, freguesia de Montenegro, com área de 980m2. A cedência da parcela permitirá à associação religiosa supramencionada a edificação de um equipamento de culto com uma dimensão de cerca de 300m2 de área coberta, carência esta resultante do acréscimo do número de membros que torna o actual espaço exíguo para os encontros das quatro congregações.
 No mesmo sentido aponta a cedência de espaço que a autarquia irá disponibilizar à Associação para o Estudo da Diabetes Mellitus e Apoio ao Diabético do Algarve (A.E.D.M.A.D.A.). Esta associação que tem como propósito prioritário o estudo da diabetes mellitus e o apoio social e humano aos doentes diabéticos, aspira ampliar as suas valências e estabelecer, na Urbanização Santo António do Alto, uma para-farmácia de apoio ao diabético, que, enquanto “farmácia social”, facultará acesso a medicamentos com significativa redução de custos para os utentes.
 O Grupo Folclórico de Faro tem emergido, fruto das suas digressões por dezenas de países e pela notável organização do festival “FolkFaro – Foclore Internacional Cidade de Faro”, como embaixador do concelho e da região. A cedência de um espaço para construção de uma sede condigna e que faça jus aos pergaminhos da instituição, é a observância de um elementar dever de justiça e reconhecimento para quem tanto tem concorrido para a projecção da nossa identidade etnográfica e musical.
 A Câmara Municipal de Faro enaltece o serviço público prestado e compreende as carências das associações, quer sejam de âmbito social, religioso, cultural ou desportivo, considerando que importa apoiá-las, porque se tratam de um repositório activo de iniciativas que valorizam o concelho e que devem funcionar em complementaridade com a autarquia.