sexta-feira, 12 de março de 2010

DEPUTADOS ALGARVIOS DO PSD NÃO PARTICIPARAM NA VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO DE ESTADO


O PORQUÊ DE UM NÃO VOTO

O Algarve está cansado de ser espezinhado. Chegou a altura de dizer basta! A saída dos deputados algarvios do PSD do hemiciclo, no momento da votação da proposta de lei de Orçamento de Estado para 2010, é a atitude política possível de solidariedade com os colegas de bancada, sem deixar de manifestar publicamente a discordância com este diploma, esgotadas que parecem as possibilidades de fazer compreender ao Governo, a gravíssima situação económica e social em que se encontra a Região, agravada sucessivamente desde 2005, e cujos contornos mais gravosos e mais extensivos não encontram paralelo em nenhum outro distrito.
A nenhum outro distrito ou região de Portugal aconteceu o que sucedeu ao Algarve desde 2005 até hoje. Não há comparação possível. E, por isso, esta atitude representa, simultaneamente, um grito de revolta do povo algarvio, e um grito de alerta. Pode ser que, com este pronunciamento, alguém se dê ao trabalho de confirmar os argumentos que sustentaram a posição dos deputados algarvios do PSD.
Na nossa opinião, este é um mau orçamento para o país, e não faltam razões demonstrativas desta realidade, por parte de analistas políticos e económicos, ou até de muitos dos que, dele discordando, o viabilizaram.
Mas é um orçamento ainda pior para a Região do Algarve, consolidando em 2010 o 6º ano consecutivo de seca em matéria de investimento público minimamente significativo. Um ou outro salpico insignificante, não contribuiu para atenuar o esvaziamento da sua barragem de necessidades.
Há dificuldades noutros lados? É verdade! A crise afecta todos? É verdade! Mas não é aceitável que as medidas restritivas e os sacrifícios afectem o Algarve, ano após ano, numa proporção sempre superior à média nacional.
Não há nenhuma outra região de Portugal que esteja na mesma situação do Algarve, no que respeita a uma quebra tão substancial de fluxos financeiros destinados a investimento público, desde 2005, em três frentes cumulativas e simultâneas: no QREN, no OE e na componente pública desorçamentada. Isto é um facto único, e é inédito.
Vejamos:
1- Por força artificial de um mero efeito estatístico , o Algarve deixou de ser considerado uma Região Objectivo 1 na União Europeia, e deixou/deixará de receber, do QCA III para o QREN, cerca de mil milhões de Euros, entre 2007 e 2013. Em termos financeiros, foi uma catástrofe equivalente a uma outra bem recente, que nos mobilizou solidariamente a todos. Contrariamente ao prometido pelo governo, e à prática de outros governos europeus onde este tipo de situações se verificou, e que compensaram essas regiões com verbas de outras proveniências, o Algarve praticamente nada recebeu. Bem podem os arautos do governo limpar as mãos na Deliberação do Conselho de Ministros nº 420/2006, de 31 de Agosto de 2006, na qual se reconhecia claramente a grave lesão financeira do Algarve, e se prometia um “Envelope Indicativo” para a Região do Algarve, com 300 milhões de Euros suplementares do Fundo de Coesão e do Feader, dos quais, obviamente, não há rasto, já para não falar da promessa não quantificada, a vir do Fundo Europeu das Pescas.
2- O PIDACC para o Algarve tem vindo a decrescer substancialmente a um ritmo muito superior ao PIDACC nacional, desde 2005, situando-se a proposta do governo para 2010 (52 milhões) a um quinto do PIDACC aprovado para 2005 (262 milhões de Euros).

Todos compreendemos que se atravessa uma grave crise económica em Portugal, e que os sacrifícios devem ser partilhados por todos, sem egoísmos. Mas há um mínimo de equidade a respeitar na repartição desses sacrifícios. Enquanto o PIDDAC nacional sofre, de 2009 para 2010, uma quebra de 30,3% no investimento do Estado em todo o país, o Algarve é brutalmente penalizado com uma quebra de 47,1%.
O Algarve representa 4,1% da população residente (sem contar com a carga turística adicional), 4,2% do PIB nacional, mas neste PIDDAC fica reduzido a 1,87% do montante total do investimento do Estado, o que ultrapassou os limites do politicamente aceitável. Já o ano passado, tinha baixado para 2,4% do todo nacional. Seria uma indignidade aceitar este facto, sem uma forte expressão de protesto. Dos 52,9 milhões de Euros do PIDDAC destinados ao Algarve, apenas 22,2 milhões saem dos cofres do Estado central. O Governo anunciou que as receitas turísticas do país ultrapassaram os 6 mil milhões de Euros, em 2009. O Algarve representa cerca de 40% da capacidade turística nacional. No somatório dos diferentes impostos e contribuições sociais aplicáveis (IRS, IRC, IVA, TSU, etc) ao volume de negócio gerado, só o sector turístico do Algarve meteu nos cofres do Estado, seguramente, verbas muito acima de mil milhões de Euros. Os 22,2 milhões de Euros que o Algarve recebe do Estado central para investimento na região (via OE), são uma contrapartida afrontosa para o celeiro fiscal que a região representa para o país.
Este PIDDAC/Algarve, é uma mão cheia de nada. A maioria das verbas nele inscritas é para pagamento de facturas em atraso de obras já feitas, ou são montantes simbólicos que não chegam nem para lançar a primeira pedra onde quer que seja. Não existe uma única obra nova relevante para o Algarve. É um orçamento que atira areia para os olhos. A sua maior verba, de 10,3 milhões de Euros, é a alimentação artificial de areia para as praias do Forte Novo, Vale do Lobo e Garrão, a que se junta igual operação nas praias de Albufeira (2,2 milhões de Euros) e de D. Ana (1,6 milhões de Euros).
3- Na componente de investimento público desorçamentado, designadamente, no que respeita às redes viária, ferroviária, portuária e estruturas de saúde, desde 2005 para cá, não se realizou uma única obra minimamente significativa no Algarve. A Barragem de Odelouca fez-se com o recurso a um empréstimo bancário à empresa Águas do Algarve, cujo serviço da dívida se repercute no preço da água ao consumidor, ou seja, será integralmente paga pelos algarvios. Se levantarmos a cortina da política de desorçamentação levada a cabo por este governo -as célebres parcerias público privadas (PPP), baseadas em endividamentos que todos iremos pagar nos futuros 30 anos-, o panorama é desolador. A reconversão da EN 125 (o projecto Algarve Litoral) viu o contrato de adjudicação “chumbado” pelo Tribunal de Contas, e nem há um pingo de betuminoso no chão. O Hospital Central do Algarve continua no papel. Num outro plano, o Pólis da Ria Formosa pesa pouco e do Pólis da Costa Vicentina nem se ouve falar.
Ora, não existe nenhuma outra região em Portugal que apresente ao mesmo tempo um quadro de perdas financeiras de investimento público, em todas as frentes, como o Algarve, durante tantos anos consecutivos.
Em devido tempo, os dois deputados algarvios do PSD solicitaram ao seu Grupo Parlamentar autorização para apresentar um conjunto de 18 alterações ao Orçamento de Estado, em reforço ou aditamento das verbas para o Algarve contempladas no PIDACC, que pretendiam apresentar em sede de discussão e votação na especialidade, mas tal não foi viável, por conflituar com a estratégia definida pelo PSD e respectivo Grupo Parlamentar de não apresentar alterações à proposta governamental.
Para que conste, nesse caderno de intenções, estavam incluídas:
- Correcção dos molhos de entrada no Porto de Albufeira;
- Execução do projecto de requalificação da Ribeira de Quarteira (correcção torrencial);
- Execução do projecto urbanístico da Cidade Judiciária de Faro;
- Construção de edifício para a Polícia Judiciária de Faro;
- Reforço da verba inscrita, para permitir o real arranque da obra do Porto de Recreio de Faro;
- Execução do projecto e arranque da obra do Centro de Congressos no Parque das Cidades;
- Conclusão das acessibilidades e reabilitação da zona envolvente do Porto de Pesca de Quarteira, incluindo expropriações;
- Execução do projecto e arranque da obra do Posto da GNR de Castro Marim;
- Execução do projecto e arranque da obra do Posto da GNR de Monchique;
- Criação do Centro de Meios Aéreos de Monchique para efeitos de protecção civil;
- Reforço da verba inscrita, para permitir o real arranque da obra de Navegabilidade do Rio Arade, de Portimão até Silves;
- Reforço da verba inscrita, para permitir o real arranque da obra de Navegabilidade do Rio Guadiana, de Vila Real de Santo António até Alcoutim;
- Construção do Estabelecimento Prisional do Algarve, em S. Bartolomeu de Messines;
- Comparticipação na obra de construção do Posto da GNR de Alcoutim;
- Execução do projecto da Barragem da Foupana;
- Construção do Posto da GNR de Aljezur;
- Recuperação e melhoramento do Porto da Baleeira, em Sagres;
- Construção do Posto da GNR de Vila do Bispo.
Embora discordando da estratégia de não apresentação de propostas de alteração ao Orçamento de Estado, por parte da direcção do PSD, respeitámos essa orientação, mas não podemos deixar de sublinhar que este é um mau orçamento para o País, mas sobretudo para a Região que nos elegeu, por todas as razões já aduzidas. Não podíamos, pois, em consciência viabilizar pelo voto um tal documento, tal como fomos sensíveis à questão de que um voto dissonante do partido que representamos, reverteria em benefício do infractor.
A ideia de que o Algarve é uma região rica, é uma ideia falaciosa. É rica, sim, mas a produzir para fora, para os cofres do Estado, para as sedes exteriores dos grandes grupos imobiliários, turísticos, financeiros e da grande distribuição. O que fica na Região é ínfimo e residual. Os fundos comunitários praticamente secaram, e os investimentos do Estado reduziram-se para níveis ofensivamente baixos.
O resultado não poderia ser outro que o da tripla crise: a internacional, a da indiferença nacional, e a endógena, de uma Região exaurida até ao tutano, sobre-explorada com laivos de neo-colonialismo. Os seus sectores económicos, do Turismo à Agricultura e Florestas, das Pescas ao Comércio, estão em crise total. Não é por acaso que o Algarve tem a segunda mais elevada taxa de desemprego em Portugal. E, perante este cenário, o Estado central é o primeiro a desertar, naquilo que poderia ser um fluxo financeiro que reanimasse a economia e aliviasse a crise social do Algarve.
Aos centralistas, que têm nas mãos o poder de decidir onde colocar os recursos do Estado, quando olham para o Algarve, só parece interessar uma auto-estrada para um acesso rápido e fácil ao seu destino de férias.
É tudo isto que justifica a nossa posição. Mesmo arrostando o risco da incompreensão, é uma questão de consciência, e não se reduz a um problema de números.

José Mendes Bota
Antonieta Guerreiro

Falta uma semana para o 10º Congresso da Água


21 a 24 de Março de 2010, no Hotel Pestana Alvor Praia, Algarve

Quando falta apenas uma semana para o início do 10º Congresso da Água, vimos recordar que
as inscrições podem ser efectuadas directamente no site da APRH em www.aprh.pt
Será no dia 21, às 18.00 horas, com a actuação de um grupo musical, e ao som do Jazz, que
serão dadas as boas vindas a todos os participantes deste Congresso.
O 2º dia do Congresso terá início às 9.00 horas da manhã, com a entrega da documentação e
abertura da exposição técnica. Também neste dia daremos início às várias intervenções e
sessões técnicas do Congresso, sendo o mesmo encerrado com uma visita ao museu de
Portimão acompanhado de cocktail.
A Águas do Algarve, SA, estará presente neste encontro também através de várias
intervenções, as quais se pretende possam enriquecer em muito os conhecimentos dos
participantes. Os temas a apresentar pela Águas do Algarve, SA são 8 no total, nomeadamente:
1. Caracterização da onda de inundação em caso de ruptura da barragem de Odelouca
2. Caracterização do Risco e Sistemas de Alerta e aviso do Plano de emergência interno da
Barragem de Odelouca
3. Gestão de dados e produção de informação em sistemas de tratamento e abastecimento de água
para consumo humano
4. Modelo OPTISM – um modelo para a gestão optimizada de sistemas regionais de abastecimento
de água
5. Investimento em acções de Investigação, desenvolvimento e sensibilização ambiental no sector da
água
6. Estudo de carvão activado em pó (CAP) para remoção de bromato. Ensaios com CAP na ETA de
Alcantarilha
7. Coagulação, floculação e flotação por ar dissolvido na remoção de matéria orgânica natural
8. Proposta de quadro de qualidade de água residual tratada na óptica de reutilização para rega
O terceiro dia será marcado pelas sessões técnicas que decorrerão durante o período da
manhã, e na parte da tarde, teremos lugar para um dos momentos altos deste encontro, que
são as visitas técnicas, também estas com grande envolvimento da Águas do Algarve, SA .
A saber:
Visita 1: Visita ao Perímetro de rega do Alvor, com aproveitamento hidroeléctrico e estação de
bombagem do enxugo e Visita às Termas de Monchique.
Visita 2: Visita à barragem de Odelouca e túnel de ligação ao Funcho;
ETA de Alcantarilha.
Visita 3: Visita ao Rio Arade Hidráulica Fluvial e navegabilidade do Rio Arade; ETAR da BoaVista;
Visita 4: Visita a Moluscicultura, Central de depuração, Viveiros e recursos vivos da Ria Formosa
no Caíque «Bom Sucesso»; Hidrologia do Algarve Central ao Por do sol na Cruz da Assumada.
Este terceiro dia terminará com o jantar dançante no Centro de Congressos do
Algarve.
O quarto dia, para além das sessões técnicas que decorrerão até ao início da
tarde, será marcado pela entrega de prémios APRH, e consequente sessão de
encerramento, às 16.45horas.
O 2º Boletim do Congresso, com estas e outras informações poderá ser visualizado em
www.aguasdoalgarve.pt e em http://www.aprh.pt/congressoagua2010/index.html.
Para mais informações:
Teresa Fernandes Responsável de Comunicação e Educação Ambiental -email: t.fernandes@aguasdoalgarve.pt-
Novo Site: www.aguasdoalgarve.pt

Autarquia de Alcoutim pede: “Cuide de Si”


ATÉ PORQUE O ALCOUTIM É UM DOS CONCELHOS ALGARVIOS MAIS ENVELHECIDOS

“Cuide de Si” é o desafio agora lançado pela Autarquia de Alcoutim aos munícipes. Um stand irá, a partir deste Domingo, na Feira do Pão Quente e Queijo Fresco, começar a percorrer os eventos do concelho, permitindo à população medir a glicemia, o colesterol e a hipertensão, os maiores responsáveis pelas grandes causas de morte em Portugal – os AVC’s e os enfartes.

A Câmara Municipal de Alcoutim considera que esta iniciativa permite chegar e sensibilizar mais facilmente um maior número de pessoas para os factores de risco e, ao mesmo tempo, detectar e encaminhar eventuais problemas ao acompanhamento médico. Duas enfermeiras e uma socorrista estarão durante todo o dia a rastrear situações de risco e a responder a eventuais dúvidas da população.

Para além do rastreio à glicemia, hipertensão e colesterol, o stand também vai prestar assistência aos aparelhos auditivos, na sequência da campanha de “Combate à Surdez”, lançada pela Câmara de Alcoutim em Abril de 2009.

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes representa Algarve na 3ª Futurália


150º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes
A Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes está presente na 3ª Futurália – Salão de Oferta Educativa, Formação e Emprego, a decorrer até amanhã na FIL, em Lisboa, sendo o único estabelecimento de ensino algarvio convidado para o certame, ao nível do Curso Técnico de Organização de Eventos.

No ano em que se comemora o 150º aniversário do seu patrono, o espaço da Escola na FIL conta com uma forte presença de Manuel Teixeira Gomes, através da divulgação das edições lançadas pela Câmara de Portimão para assinalar a efeméride, nomeadamente a Agenda 2010 Manuel Teixeira Gomes e os primeiros dois volumes da obra completa do escritor.

No maior evento nacional dedicado à educação, formação, qualificação e emprego, o stand tem um toque etnográfico alusivo aos figos secos, produto central nos negócios de Manuel Teixeira Gomes que, além de escritor de fino recorte literário e de exercer ao mais alto nível as funções de diplomata e político, também foi um empresário de sucesso.

Durante a Futurália, os alunos da Escola Secundária portimonense realizarão diversas performances alusivas a Manuel Teixeira Gomes e à sua obra, promovendo também o destino Portimão e os principais eventos culturais e desportivos realizados no município, através do Curso Técnico de Organização de Eventos, assim como divulgando a oferta curricular e os projectos e actividades desenvolvidos por este estabelecimento de ensino.

"Ganhe um Novo Amigo" em Lagos


“Ganhe um Novo Amigo” em www.cm-lagos.com - Autarquia de Lagos lança Campanha para adopção de animais do Canil

A Câmara Municipal de Lagos, através do Serviço de Veterinário Municipal, está a lançar a campanha "Ganhe um novo Amigo", em www.cm-lagos.com.

Os grandes objectivos desta iniciativa são aumentar o número de adopções de cães alojados no Canil Municipal, evitar a sobrelotação das instalações e a necessidade de se recorrer ao abate de animais. Para o efeito, em cada semana é escolhido e destacado um animal cuja adopção será totalmente gratuita.

A adopção do Ami(cão) da Semana não implica qualquer custo, pois está isenta do pagamento das habituais taxas de vacinação e alienação.
Os interessados apenas têm que demonstrar o seu interesse e estar cientes de que adoptar um animal deverá ser um acto planeado, consciente e responsável. Só assim se assegura a protecção dos direitos dos animais e o cumprimento dos deveres dos seus donos.

Para melhor decisão os interessados poderão conhecer pessoalmente os animais alojados no Canil Municipal de Lagos ou contactar o Canil através do telefone n.º 282 798 496.
Este equipamento está aberto ao público de Segunda a Sexta, no horário das 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00. A partir de Março, passará também a abrir as suas portas todos os últimos Sábados de cada mês, entre as 9h00 e as 12h00.
De referir que todos os cães dados pelo Canil Municipal de Lagos para adopção são, obrigatoriamente, entregues aos novos donos com a Vacina da Raiva em dia e o Microship de Identificação.

Vila do Bispo ajuda a “Limpar Portugal”!




Vila do Bispo aderiu ao projecto “Limpar Portugal” a levar a cabo no próximo dia 20 de Março, participando assim num dos maiores movimentos cívicos alguma vez realizados no país e que conta com o alto patrocínio do Presidente da República.
À semelhança do resto do País, o objectivo em Vila do Bispo é deixar o concelho mais limpo, juntando para o efeito maior número de voluntários para participar nesta acção de âmbito nacional que visa fomentar comportamentos ambientais sustentáveis.
A nível local, esta iniciativa conta também com a participação das Juntas de Freguesia e Bombeiros Voluntários, que em conjunto estão a dinamizar esta actividade, tendo já identificado os locais a intervir neste dia. Envolvidas estão também outras entidades e empresas, que irão disponibilizar meios para remoção dos entulhos, bens e serviços.
A Câmara Municipal de Vila do Bispo como parceira vai prestar todo o apoio possível à iniciativa através da divulgação da mesma, bem como no transporte dos participantes e na recolha do lixo.
Fica aqui o convite para todos os interessados em colaborar, podendo inscrever-se através do sítio http://limparportugal.ning.com/group/viladobispo ou contactando as Juntas de Freguesia do Concelho.
Mais informações em www.limparportugal.org.

III TIFAA - Torneio Interncional de Futebol Adaptado de Albufeira




O Estádio Municipal de Albufeira acolhe, no dia 20 de Março, o III - Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Albufeira em colaboração com a APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve e com duas instituições oriundas da cidade holandesa de Amersfoort, que se dedicam à promoção da prática desportiva junto da pessoa com deficiência.
O objectivo deste evento é promover e divulgar o desporto adaptado, desenvolver o intercâmbio cultural e proporcionar a igualdade de oportunidades às Pessoas Excepcionais, com vista ao exercício pleno de Cidadania em crianças e jovens com Deficiência Motora ligeira, moderada e severa.
O torneio, tem início às 10.00 horas, participam seis equipas portuguesas:
AAPACDM - Faro
APCL - Lisboa
APPACDM - Setubal
Selecção de Talentos - Gaia
CERCIMA - Montigo
APEXA - Guia
e sete equipas holandesas (uma equipa holandesa irá participar com duas equipas):
Bvv Barendrecht
CJVV Amersfoort
NSC Nijkerk
SO Soest
Symfora Amersfoort
vv IJsselmeervogels Bunschoten
Haverá também um jogo entre os Voluntários dos Bombeiros Voluntários de Albufeira contra uma equipa de Veteranos da Cidade de Amersfoort às 13.00 horas.
As equipas participantes terão jogadores com idades a partir dos 16 anos."

Porto de Cruzeiros de Portimão promove-se na Seatrade Cruise Shipping Convention de Miami



O Porto de Cruzeiros de Portimão volta a estar representado na Seatrade Cruise Shipping Convention, o maior certame de cruzeiros do mundo, a decorrer entre 15 e 18 de Março em Miami com a presença de cerca de 900 expositores de 119 países ou regiões e os principais operadores deste importante segmento do mercado turístico.
Em Miami, onde são esperados mais de dez mil visitantes, Portimão integrará uma estratégia conjunta com Lisboa, Leixões, Açores e Madeira, sendo divulgada na ocasião uma edição que agrupa os portos de cruzeiros nacionais, assim como uma brochura específica sobre o porto de cruzeiros algarvio.
Esta representação insere-se no âmbito de um protocolo celebrado com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, tendo em vista o desenvolvimento de acções destinadas a promover o Porto de Cruzeiros e o destino turístico Portimão, a nível nacional e internacional.
Crescimento constante
Em 2009, o Porto de Cruzeiros de Portimão manteve a acentuada cadência de crescimento que o vem caracterizando, com cerca de 51 mil passageiros, repartidos pelos cruzeiros e pela ligação regular semanal à Madeira e Canárias por ferry-boat, afirmando-se como a maior plataforma logística de transporte de passageiros entre a Península Ibérica e as ilhas atlânticas.
Com efeito, e relativamente a 2008 (ano em que tinha recebido 26 escalas e 11.217 visitantes), Portimão recebeu no ano transacto um total de 38 escalas e de 23.588 visitantes, correspondendo a um crescimento de 46% nas escalas e de 110% no número de passageiros, a que acrescem os números relativos à escala semanal do “Volcán de Tijarafe”, que liga Portimão à Madeira e às Ilhas Canárias, com mais 27.826 passageiros.
No ano passado, cerca de 60% dos turistas desembarcados no Porto de Cruzeiros visitaram Portimão para conhecerem o património edificado, o comércio e a gastronomia local, dinamizando assim a economia da cidade.
Para 2010, estão confirmadas 68 escalas de navios de cruzeiros, representando um aumento de 79%, prevendo-se que o número de passageiros quase triplique, passando para próximo dos 60 mil turistas, o que significará um crescimento de 155%.
Nesta sexta-feira, 12 de Março, o “Silver Wind” da companhia Silversea Cruises inaugura as escalas do ano, transportando 296 passageiros e 212 tripulantes, que viajam de Lisboa com destino ao porto italiano de Civitavecchia, que serve a cidade de Roma.

Deputados PS promovem Jornada sobre Investimentos na Pesca do Algarve



Os Deputados do PS Algarve, Miguel Freitas e Jamila Madeira, realizam na próxima segunda-feira, dia 15 de Março, uma Jornada de Trabalho sobre Investimentos nas Pescas do Algarve, visitando portos nos concelhos de Tavira e Olhão e conhecendo os projectos de transformação e o plano estratégico do Grupo de Acção Local do Sotavento algarvio.

A área dos Portos de Pesca são um dos domínios mais importantes do PIDDAC para 201, particularmente a obra do Porto de Tavira e da Fuzeta, bem como a melhoria das condições no Porto de Olhão. Além disso, a visão integrada entre os Portos e a malha urbana leva os Deputados do PS a visitar as obras do POLIS de Cabanas e a sua inserção com o Porto de Cabanas.

O retorno ao investimento industrial no domínio das Pescas é outro elemento importante que os Deputados querem sinalizar, com a apresentação dos projectos no PROMAR para fábricas de conservas.

Finalmente, os Deputados vão assistir à apresentação do plano estratégico do Grupo de Acção Local do Sotavento algarvio, parceria alargada coordenada pela Câmara Municipal de Olhão, para a diversificação e preservação de actividades tradicionais nas zonas costeiras.

PROGRAMA

JORNADA DE TRABALHO

INVESTIMENTOS NAS PESCAS DO ALGARVE

15.03.2010



9h30 Visita ao Porto de Pesca de Tavira (reunião com pescadores)

10h30 Visita ao Porto de Cabanas

12h30 Visita ao local do Porto da Fuzeta

13h00 Almoço em Olhão

15h00 Visita ao Porto de Olhão

16h00 IPIMAR

Apresentação dos investimentos em Unidades de transformação de produtos da Pesca

Apresentação do Grupo de Acção Local de Sotavento (reunião com parceiros)

17h00 Conclusões da visita

Portimão: Ginástica Rítmica regressa "ao seu ninho"



3ª etapa do circuito 2010 já anima Portimão
Iniciou-se ontem no Portimão Arena o maior evento anual de Ginástica Rítmica promovido no nosso país - a Taça do Mundo de GR/Torneio Internacional de Portimão. Uma prova que muitos acarinham como "o ninho das ginastas"! Estas competições decorrem até domingo no Portimão Arena e têm entrada livre.
Durante o primeiro dia de competição além da Cerimónia de Abertura passaram pelo praticável as ginastas juniores (categoria individual) e 15 dos melhores conjuntos seniores da actualidade!
XXIV Torneio Internacional de Portimão
A primeira "metade" da competição por equipas do TIP demonstrou que a equipa Russa se encontra num nível superior relativamente às restantes equipas - ficando cerca de 2,200 pontos à frente da Bielorússia. Mas esta foram as duas primeiras passagens e a emoção promete continuar durante esta sexta-feira.
5ª Taça do Mundo de Portimão - Conjuntos
A primeira prova de elite não desiludiu e a Rússia (Campeã Olímpica) e a Campeã do Mundo (Itália) não deixaram os créditos por mãos alheias classificando-se nas duas primeiras posições na prova de arco (5 ginastas, 5 arcos) e obtendo os primeiros passaportes para uma final da Taça do Mundo de 2010. Nas posições seguintes Israel, Bulgária, Azerbeijão, Bielorússia, Hungria e Suiça são as finalistas da final de arco da competição de conjuntos (domingo).
Portugal irá estar representado na Taça do Mundo por Jéssica Jardim (Grupo Desportivo do Estreito) e Joana Cardoso (Ginásio Clube Português) duas jovens ginastas que terão como objectivo a primeira metade da tabela. Recorde-se que esta é a primeira competição sénior da nova equipa nacional depois da saída das ginastas que efectuaram o ciclo olímpico anterior
No Torneio Internacional de Portimão referência para a participação para as Ginastas da Classe de Ginástica Rítmica de Portimão, Carolina Martins, atleta da selecção nacional de juniores, e Inês Conceição e Mariana Jacinto, estas últimas extra-concurso.
À margem da competição nota para a presença da estrela (reformada) desta disciplina Anna Bessonova (Ucrânia) que orienta agora a equipa do seu país e que, apesar dos resultados não serem tão animadores, não deixou de ser acarinhada e ovacionada pelo público que se deslocou ao Portimão Arena para assistir a este primeiro dia de provas.