domingo, 10 de janeiro de 2010

Coimbra e Lisboa participam na fundação de Rede das Cidades Romanas do Atlântico, Faro quer entrar


Os municípios portugueses de Coimbra e Lisboa são fundadoras da Rede de Cidades Romanas do Atlântico que deverá ser constituída no próximo dia 21, em Madrid, Espanha, e que abarcará ainda parceiros de vários países.

A Rede de Cidades Romanas do Atlântico permitirá começar a dar a conhecer o mundo romano a partir de uma perspectiva muito inovadora, os assentamentos ao longo do Atlântico, contribuindo para um melhor posicionamento turístico das cidades, declarou à agência Lusa uma fonte da Câmara de Coimbra.

Será uma rede de municípios, que na sua área de influência mobilizará os parceiros que possam contribuir para dinamizar os recursos existentes, actividades culturais e criar produtos e acções turísticas diferenciadas.

No caso de Coimbra, é intenção, entre outras entidades, envolver a Universidade e o Museu Nacional de Machado de Castro, que tem dinamizado uma forte investigação e por ser ele um também um espaço de exibição do período romano, por se implantar sobre as estruturas visíveis do antigo Fórum da Aeminium, declarou à agência Lusa Raquel Santos, que tem representado a Câmara Municipal nas reuniões preparatórias.

Coimbra e Lisboa foram as representantes portuguesas numa reunião que a 14 e 15 de Julho de 2009, por iniciativa da câmara municipal de Irun, juntou no Museo de la Romanización Oiasso, Espanha, as localidades do país anfitrião de Gijon, Sevilha, Pontevedra, Tarragona, Cartagena e Calahorra, bem como as francesas de Dax e Perigneux.

Nesta reunião de Irun foi decidido fundar a rede e estender o convite a outras cidades, uma constituição que agora deverá ser formalizada durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid, a Fitur, a 21.

A criação de uma imagem corporativa para promoção turística conjunta a partir da perspectiva da sua identidade romana, a colaboração e o intercâmbio de acções entre os gestores do património romano das cidades, o fomento da investigação histórica entre as cidades participantes e a realização de conferências, exposições, congressos e cursos são algumas das acções previstas.

No âmbito da rede serão sensibilizadas as populações locais para ajudar à valorização dos recursos turísticos romanos, estimuladas actividades que ampliem a oferta histórica, cultural e gastronómica de acordo com as particularidades de cada cidade, e potenciada a configuração de uma rede europeia de cidades romanas.

Além das cidades fundadoras que participaram na reunião de Irun, já manifestaram interesse em integrar a Rede das Cidades Romanas do Atlântico Saragoça (Espanha), Bayonne, Boulogne sur Mer, Vienne (França), Faro, Santarém (Portugal) e York (Inglaterra).

Segundo Raquel Santos, entre as portuguesas era importante que figurassem na rede as de Mértola e Braga, e encontrar também uma forma de a integrar a antiga cidade romana de Conimbriga, que administrativamente integra o município de Condeixa-a-Nova.

Lusa

MACÁRIO CORREIA INAUGURA ÁGUA POTÁVEL NOS HANGARES


MORADORES DOS HANGARES FIZERAM FESTA RIJA E ENCHERAM A ASSOCIAÇÃO PARA RECEBER A ÁGUA, MACÁRIO E SUA VEREAÇÃO E OS DIRIGENTES E CANALIZADOR DA FAGAR, LIDERADOS POR DAVID SANTOS, EMPRESA MUNICIPAL QUE NÃO SE POUPOU A ESFORÇOS PARA FAZER CHEGAR A ÁGUA AO NÚCLEO HISTÓRICO E PISCATÓRIO DA ILHA DE SANTA MARIA

OS IRMÃOS VITORINO (DRTª) E CARLOS NEVES (ESQª), DOIS DOS MAIS ANTIGOS MORADORES DOS HANGARES, BRINDAM COM A ÁGUA DA "ESPERANÇA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA OS HANGRENSES"



O EDIL MACÁRIO CORREIA E O PRESIDENTE DA ASSOC. MORADORES DOS HANGARES, CUSTÓDIO SANTOS, ABREM PELA PRIMEIRA VEZ A TORNEIRA DA ÁGUA NOS HANGARES

Ontem, cerca das 13h00, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, acompanhado da vereação e responsáveis da Fagar, inaugurou um fontanário na sede da Associção de Moradores dos Hangares, destinado à distribuição de água potável aos habitantes daquele núcleo histórico e piscatório da Ria Formosa. Das palavras do edil ficou a certeza que este é o primeiro passo para a "distribuição do precioso líquido pelas 250 habitações", bem como "a ligação da energia eléctrica a todas as casas", cujo cabo passa, da Culatra até ao Farol, enterrado na areia, naquele núcleo histórico e piscatório, e o "regresso das carreiras fluviais ao cais dos Hangares", como acontecia antes da Marinha ter construído o polítigono de tiro e rebentamentos reais, através de uma cerca de arame farpado por toda a ilha (da culatra ao Farol), desactivado há cerca de dez anos.

Exposição Distrital de Columbófilia ACD Faro/2009 (Altura)







Altura (a segunda maior freguesia do concelho de Castro Marim) foi palco nos dias 1, 2 e 3 de Janeiro 2010, da Exposição Distrital de Columbófilia, visando escolher os pombos que irão representar o Distrito de Faro, na XXXVII Exposição Nacional e Pré-Ibérica, que será realizada em Gondomar, Porto, nos dias 14 a 17 de Janeiro 2010, no Pavilhão Multiusos de Gondomar "Coração de Ouro".

A Exposição Distrital teve lugar no Clube Recreativo Alturense, onde a rececpção dos pombos foi efectuada no dia 1 (Sexta-Feira - das 18H às 21H), a classificação dos pombos no dia 2 (Sábado - das 09H às 13H), sendo a abertura ao público às 15H, com encerramento às 20H.

No dia 3 (Domingo), procedeu-se à reabertura da Exposição às 10H, sendo a entrega de prémios às 16H30M (conduzida por Rogério Germano) com a colaboração de Alberto Vicente (Presidente Direcção Secção Columbófila Alturense), Rui Emídio (Presidente Direção ACD Faro), Sr. Cavaco (Junta Freguesia de Altura), Nuno Pereira (Vereador Desporto Câmara Municipal Castro Marim) e José Rodríguez Lavi (Clube Columbófilo Jerezano - Jerez de la Frontera - Andaluzia).

De salientar a presença de columbófilos da província de Andaluzia (Jerez de la Frontera), que apreciaram os exemplares expostos e afirmaram que passaram um belo dia de convívio e confraternização com os columbófilos do Algarve.

A Exposição Distrital de Columbófilia, organizada pela Secção Columbófila do Clube Recreativo Alturense, contou com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta Freguesia de Altura, Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD FARO), assim como de diversos patrocinadores da região.

José Carlos: Gabinete de Imprensa ACD FARO
http://josecarlosalmeidarosa.loftgest.com

Homenagem ao historiador Alberto Iria na Biblioteca Municipal de Faro



A homenagem ao historiador Alberto Iria, na Biblioteca Municipal de Faro, organizada pela APOS , realiza-se no próximo dia 16 de Janeiro (sábado) às 15h.
No próximo dia 16 de Janeiro (sábado), pelas 15h, em Faro, na Biblioteca Municipal de Faro, a APOS promove mais uma homenagem à memória do Dr. Alberto Iria, a propósito do 1º Centenário do seu nascimento.
Esta homenagem será prestada com a colaboração de António Paula Brito (presidente da APOS), Conceição Pires (ex-autarca, escritora, e amiga do homenageado), Teodomiro Neto (historiador), e diversas entidades públicas do Algarve.


Alberto Iria foi provavelmente o maior historiador e arquivista do Algarve. Os seus contributos para o esclarecimento da História do Algarve e, em concreto, do período relativo às invasões napoleónicas, são únicos.

A APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão) irá aproveitar para fazer a divulgação de várias edições electrónicas recentes, de obras de Alberto Iria, disponibilizadas na internet em www.olhao.web.pt.

Já em 12 de Janeiro - Terça-feira (21.30h) - Cineclube de Olhão apresenta "Séraphine (M/12)" de Martin Provost, em exibição na SALA 3 no RIA SHOPPING com o elenco: Willem Dafoe, Yolande Moreau, Ulrich Tukur, Anne Bennent. 2008 // 125 min. // Drama, Guerra; França, Bélgica. Saber mais...

21 de Janeiro 2010 - 19:30 h - Esc. Sec. Francisco Fernandes Lopes, Olhão: "Aprenda a tirar partido da Energia Solar!" com Pedro Monteiro Soares. Nesta sessão vai-se obter muitas respostas, nomeadamente:
- O que são Energias Renováveis?
-Quais os equipamentos e suas funções?
-O que o ganha o Ambiente?
-O que cada um pode ganhar?
-Quais são os incentivos fiscais?

Entrada gratuita,sujeita a inscrição, até dia 18 de Janeiro em ecotecadeolhao@gmail.com ou tel. 289700940. Esta é uma iniciativa da Ecoteca de Olhão com o apoio da SOLAR-ONE, Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes de Olhão e do Município de Olhão.