quarta-feira, 25 de maio de 2011

I MOSTRA DE TEATRO ESCOLAR DO CONCELHO DE LOULÉ

Arranca na próxima sexta-feira, no Cine-Teatro Louletano, a I Mostra de Teatro Escolar do Concelho de Loulé. São quatro os grupos em representação das escolas que participam neste evento, e que irão apresentar peças que abordam temáticas relacionadas com a sua vivência escolar e a adolescência.

Na abertura da Mostra, no dia 27, o Laughing team - Grupo de Teatro da Escola EB 2,3 Engº Duarte Pacheco (Loulé) sobe ao palco com a peça “Peripécias na adolescência”, encenada pelos professores Ivete Rocheta, Maria da Luz Costa, Paula Currito e Alexandre Manuel. A peça pretende ser um retrato da vida escolar dos adolescentes nos dias de hoje: o convívio entre eles, as aulas e os problemas da adolescência.

Já no dia 1 de Junho, é a vez dos Linguarudos – Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres (Quarteira) trazerem a obra de Samuel Beckett, “Vai e Vem”. A encenação é da professora Cláudia Fontão. Esta peça terá quatro momentos: o primeiro em Inglês, o segundo em Francês, o terceiro em Espanhol e o quarto em Português.
“Confissões de Adolescência”, do Grupo de Teatro da Escola Secundária de Loulé, com encenação da professora Graça Emídio, é apresentada no dia 13 de Junho.
Finalmente, a 15 de Junho, é a vez de Babel – Grupo de Teatro da Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho (Almancil) entrar em cena com “Sonho de uma árvore de Verão”. A encenação é da professora Fernanda Nunes Maia.
Todas as sessões têm início pelas 21h30. O preço dos bilhetes é de 3 euros.
Promover o teatro junto da comunidade escolar e incentivar os públicos mais jovens para o gosto pela arte dramática são alguns dos objectivos da primeira edição desta Mostra de Teatro Escolar.

Detenção de suspeito de duplo homicídio

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Sul, e em colaboração com a GNR, respectivamente, de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, identificou e deteve um homem suspeito da prática de duplo homicídio.

Na madrugada do dia 24 de Maio, em Vila Nova de Cacela, num estabelecimento de hotelaria, o suspeito munido com uma espingarda disparou contra um homem e sequentemente contra uma mulher, ocasionando-lhes a morte.
As diligências de investigação realizadas de imediato permitiram a localização do arguido e a recolha de meios de prova que o ligavam ao crime, designadamente, a arma utilizada.
O detido, de 47 anos de idade, vai ser presente às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coacção tidas por convenientes.

ATLETAS E CLUBES DO CONCELHO DE LOULÉ DISTINGUIDOS

Realiza-se no próximo dia 6 de Junho, pelas 21h00, no Cine-Teatro Louletano, a Gala do Desporto de Loulé. Trata-se de um evento que pretende premiar os atletas e clubes do Concelho de Loulé que se distinguiram no panorama desportivo nacional.

A apresentação da Gala vai estar a cargo do jornalista Neto Gomes e da actriz louletana Victória Guerra.
Loulé, o maior município algarvio, tem uma forte dinâmica desportiva, contando com mais de 23 modalidades, distribuídas pelas 49 associações existentes, 36 das quais com contratos-programa com a Autarquia. São mais de 6000 os atletas federados que diariamente se dedicam à prática desportiva.

A Câmara Municipal de Loulé tem sido a principal entidade dinamizadora do desporto concelhio, através do apoio financeiro aos clubes com a celebração de contratos-programa anuais, mas também pela criação das infra-estruturas modernas que permitem aos atletas tirar o melhor partido do seu rendimento e, aos espectadores, usufruírem dos espectáculos, nas melhores condições.

2 de Junho: Dia do Município de Loulé

Assinala-se no próximo 2 de Junho o Dia do Município de Loulé. A Câmara Municipal vai levar a cabo um programa de actividades, das quais se destaca a cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito aos Agraciados do Concelho.

Este dia festivo arranca com uma alvorada com foguetes, logo pelas 9h00. Segue-se, às 9h30, o hastear da Bandeira ao som do hino nacional, interpretado pela Banda Filarmónica “Artistas de Minerva”, em frente aos Paços do Concelho.
Às 10h00, na Sala da Assembleia Municipal, decorre a cerimónia pública de assinatura da escritura dos fogos de habitação social do Bairro EXCAR, em Loulé.

Pelas 10h45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai ter lugar um dos momentos mais importantes deste Dia do Município: a cerimónia dos Agraciados, com a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal a João Cravinho (Grau Ouro), Horácio Cavaco Guerreiro (Grau Prata), Ateneu – Comercial e Industrial de Loulé (Grau Prata), QUARPESCA – Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira (Grau Prata), Valério Clara Chocalateiro (Grau Bronze) e Fernando Soares (Grau Bronze).
Às 12h00, na Alcaidaria do Castelo, é apresentado o livro “Loulé. Uma Galeria de Retratos”, do fotógrafo António Homem Cardoso.

Já na parte da tarde, pelas 15h00, a tradição volta a marcar este Dia do Município com a realização de mais uma edição da Festa da Espiga de Salir. A par da programação musical e da gastronomia, o grande cartaz desta festa é o cortejo etnográfico que desfila ao longo da principal rua da vila e que representa toda a actividade agrícola e artesanal da freguesia, em parte que se encontra em vias de extinção, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e destilação, apicultura e extracção de cortiça, o varejo do figo, amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto, cestaria de verga.
As comemorações do Dia do Município encerram com o espectáculo “Um beijo...mais um beijo...outro beijo”, pelo Teatro Delle Briciole – Solares Fondazione Delle Arti. A peça é apresentada pelas 22h00, na Cerca do Convento de Loulé.

Atletismo algarvio em grande nível


A Associação de Atletismo, juntamente com a Câmara Municipal de Olhão, Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação Europeia de Atletismo organizou a 9ª Edição da Taça da Europa de Marcha na cidade de Olhão, no dia 21 de Maio.
O grande nível organizativo, comentado pelos delegados técnicos da Associação Europeia, Comissão de Marcha Atlética e dos amantes da disciplina, aliado ao grande espectáculo proporcionado pelos atletas presentes, que fizeram vibrar a excelente moldura humana presente nas ruas de Olhão, deixaram extremamente satisfeitos toda a estrutura organizativa do evento.

Presentes pela selecção nacional estiveram os atletas Ana Cabecinha (COP), Jorge Costa (COP) e o técnico de ambos os atletas Paulo Murta, sendo os mesmos residentes no concelho de Olhão.
O primeiro atleta a competir foi Jorge Costa, que pelas suas palavras terminaria a sua carreira internacional nesta competição, concluindo os 50km marcha em 4:25,04 na 26ª posição, recebendo no final uma justa homenagem da Câmara Municipal de Olhão.
Na última prova do programa e a mais aguardada do dia, realizou-se os 20km marcha com a presença de Ana Cabecinha.

Com o percurso composto por muitos apoiantes, a atleta mostrou a sua grande força numa fase difícil da sua vida, concluindo a sua prova na 15ª posição com o tempo de 1:34,31, contribuindo deste modo para a 4ª posição colectiva da Selecção Nacional.
A Associação de Atletismo do Algarve felicita todos os intervenientes nesta magnifica jornada de promoção da disciplina de marcha bem como do atletismo.

KM JOVEM NACIONAL
Realizou-se no dia 21 de Maio de 2011, o 11º Quilómetro Jovem – Final Nacional, em Ponte de Sôr, com a presença da selecção Algarvia entre as 20 Associações Regionais. Mais uma jornada de bom nível para o atletismo Algarvio com o excelente 2º lugar de Carla Covelo (CDFXXI), na prova de Juvenis Femininos e a 5ª posição colectiva do Algarve.
Iniciado Feminino: Rafaela Vera (NSF) - 10º classificado da geral com a marca de 3.15,76.
Iniciado Masculino: Tiago Epaminondas (COP) – 9º classificado com a marca de 2.51,21
Juvenil Feminino: Carla Covelo (CDFXXI) – 2º classificado com a marca de 3.02,75
Nadine Alexandre (OCL) – 19º classificado com a marca de 3.21,53
Juvenil Masculino: Rúben Laurindo (CAO) – 9º classificado com a marca de 2.40,00
Maurício Alves (COP) – 12º classificado com a marca de 2.41,36

FINAIS ATLETA COMPLETO
Após a realização das 3 Fases Nacionais do Torneio Nacional Atleta Completo, destacamos os pódios individuais através de Rafaela Pintassilgo (CBF) e Adam Ferreira (SLB-F), na 3ª posição, ambos no escalão de Iniciados e da 4ª posição colectiva da Selecção do Algarve, conseguindo obter a melhor prestação de sempre nesta competição.
Resultados por escalão:
Infantil Feminino: Juliana Pereira (NSF) – 9ª Classificada
Infantil Masculino: Pedro Pinheiro (ADCPF) – 6º Classificado
Iniciado Feminino: Rafaela Pintassilgo (CBF) – 3ª Classificada
Iniciado Masculino: Adam Ferreira (SLB-F) – 3º Classificado
Juvenil Feminino: Liliane Soares (CRDS) – 5ª Classificada
Juvenil Masculino: José Pereira (NSF) – 13º Classificado


TORNEIO IBÉRICO
Realizou-se no dia 14 de Maio, em Lisboa, o 3º Torneio Ibérico Prof. Moniz Pereira, entre as principais equipas do Sporting Clube de Portugal e Playas de Castellon. Entre os convidados a participar neste torneio estiveram 2 atletas filiados na Associação de Atletismo do Algarve.
Resultados obtidos:
Paulo Pinto (CBF) 400mt – 49,14 (3º Classificado)
Nuno Lopes (CBF) Disco – 48,15mt (4º Classificado

Iniciativa pioneira a nível nacional: LOULÉ VAI TER ESCOLA MODELO NO PAÍS COM VERMIDIGESTOR

A Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, vai ser a primeira em Portugal a dispor de um vermidigestor, equipamento que permite o tratamento em média e larga-escala dos resíduos orgânicos, produzindo-se assim uma maior quantidade de vermicomposto. A apresentação e colocação do vermidigestor acontecerá no próximo dia 16 de Junho, pelas 11h30, neste estabelecimento de ensino.

A escolha desta escola aconteceu porque uma boa parte da sua população escolar já possui formação e sensibilização nesta área (sobretudo os alunos do CEF de Jardinagem que muito se empenharam durante o presente ano lectivo), mas também pelo facto de existir no estabelecimento uma cantina com grande produção de matéria orgânica necessária ao processo.
A produção de resíduos é hoje em dia um dos problemas ambientais que mais impacte causa no Ambiente. Assim, a Vermicompostagem surge como uma das soluções possíveis e eficazes com o intuito de minimizar esta situação, pois consiste num processo biológico de tratamento de resíduos orgânicos que utiliza minhocas para acelerar a degradação da matéria orgânica e produzir um composto rico em ácidos húmicos, tendo, ainda, consideráveis vantagens competitivas face a outros processos (como a compostagem, digestão anaeróbica, aterro, etc.), uma vez que apresenta baixo custo, robustez, é escalável e origina um produto final de grande qualidade.
Deste modo, a Autarquia de Loulé, após o sucesso da parceria com a empresa Futuramb (com a aquisição de dois vermicompostores e a implementação do Projecto FuturEscolas, ambos com excelentes resultados) vem agora, através da aquisição de um vermidigestor (de grande capacidade), procurar consciencializar ainda mais jovens para a preservação e sensibilização ambiental, através do desenvolvimento das actividades de vermicompostagem, proporcionando simultaneamente o contacto com todos os organismos que intervêm na formação do solo, favorecendo práticas amigas do ambiente e da qualidade dos alimentos.
Com esta iniciativa pretende-se, assim, converter esta escola, não só num modelo para as restantes escolas do Concelho e Região, mas também num exemplo a nível nacional.

Voto Antecipado por motivos profissionais

Os cidadãos que, por motivos profissionais, não possam deslocar-se à sua Assembleia de Voto, no dia das eleições, podem votar antecipadamente, entre os dias 26 e 31 de Maio, na Câmara Municipal da área do seu recenseamento.

Estão abrangidos por este regime todos os trabalhadores dependentes, os independentes ou profissionais liberais; os militares ou agentes de forças e serviços que exerçam funções de segurança interna, bombeiros ou agentes de protecção civil; os trabalhadores marítimos, aeronáuticos, ferroviários ou rodoviários de longo curso; membros que representem oficialmente selecçõ! es nacionais e se encontrem deslocados no estrangeiro; representantes de quaisquer pessoa colectiva dos sectores público, privado ou cooperativo; e ainda os representantes das organizações representativas dos trabalhadores ou das actividades económicas.

Os cidadãos que reúnam estas condições podem dirigir-se à Câmara Municipal em cuja área estejam recenseados, entre os dias 26 e 31 de Maio, munidos do cartão de eleitor (ou de certidão de eleitor, obtida na Junta de Freguesia), do seu Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão (ou outro cartão identificativo, como carta de condução, passaporte) e de documento comprovativo do impedimento de deslocação à assembleia de voto, no dia da eleição, assinado pelo superior hierárquico, pela entidade patronal, ou outro que comprove a exist&e! circ;ncia do impedimento.

O direito de voto é exercido na Câmara Municipal, na presença do Presidente da Câmara ou do seu representante que, entrega ao eleitor o boletim de voto e dois envelopes onde serão colocados o boletim de voto e a declaração do
impedimento e, posteriormente, enviados à respectiva freguesia. O cidadão receberá ainda um recibo comprovativo do exercício do direito de voto.
Abrangendo o período de votação um fim-de-semana (de 26 a 31 de Maio) informa-se, ainda, que as Câmaras Municipais poderão estar abertas para o efeito, em horários que publicitarão de forma adequada.
Mais informações poderão ser obtidas no Portal do eleitor em:
http://www.portaldoeleitor.pt/Legis! lativas2011/Documents/Folheto-MotivosProfissionais.pdf
Todos os eleitores podem ainda consultar a sua situação eleitoral em:
http://www.recenseamento.mai.gov.pt; - Através do envio de SMS para o 3838 com o texto RE seguido do Número de identificação Civil (Ex: 12345678) Data de Nascimento (Ex: AAAAMMDD, quatro dígitos para o ano, dois para o mês, dois para o dia); - Ou pelo telefone ligando para o número 808 206 206.

Futsal do Sport Lagos e Benfica Homenageado Pela Câmara de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos homenageou o Futsal do Sport Lagos e Benfica, na categoria de Benjamins, pelo terceiro título distrital consecutivo.

Algarve Press transcreve o louvor da autarquia lacobrigense:

--------------LOUVOR------------------------------------
--- É motivo de grande regozijo o Sport Lagos e Benfica ter-se consagrado na presente época campeão distrital de Futsal na categoria de Benjamins. o Feito é tanto mais de realçar por ser conseguido pelo terceiro ano consecutivo.
A Câmara municipal enaltece e transmite o seu reconhecimento pelo empenho e dedicação dos atletas, técnicos, dirigentes e familiares dos pequenos desportistas do Sport Lagos e Benfica, que dignificam o nosso concelho e o desporto lacobrigense, desejando a continuação dos maiores êxitos.
Em homenagem, a Câmara municipal de lagos, na sua sessão pública de 4 de Maio de 2011, aprova o presente Voto de Louvor.

Bandas Deep Coffee Nonsense e Godai: “Uma causa que toca” no IPJ

No próximo dia 28 de Maio, sábado, pelas 21h00, o IPJ (Instituto Português da Juventude) em Faro, promove o concerto "Uma causa que toca".
Uma noite de grande música e boa disposição animada pelas bandas algarvias Deep Coffee Nonsense e Godai.

O evento é organizado pelo núcleo de Faro do ISU – Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, uma ONGD (Organização Não Governamental de Desenvolvimento), fundada em 1989, que tem como base de intervenção o voluntariado, a cooperação e educação para o desenvolvimento e a exclusão social.
Godai

A juntar à música o grupo de voluntários coloca ao dispor o Bar ISU com bebidas para refrescar a noite.

Deep Coffee

O bilhete de entrada terá um valor de 7 euros e 5 euros para estudantes e desempregados.
O valor total reverte a favor do projecto de voluntariado Nô Djunta Mon 2011 do Isu Faro a realizar em São Tomé e Príncipe.

Bandas:

Godai - Em Maio de 2009, o blues, jazz e bossa-nova fundem-se ao rock. Um grupo de músicos com diversas influências dá origem aos Godai.
Inês Graça (voz e guitarra acústica), Alex Caravela (guitarra acústica), Nuno Martins (baixo), Mário Branco (teclado) e André Lopes (bateria) dão corpo a um projecto original com raízes em Faro. O caminho desta fusão reside no equilíbrio entre arranjos instrumentais e vocais, à procura de novas sonoridades.

Deep Coffee Nonsense
Bruno Cortes: bateria
Emídio: voz e guitarra
Pedro Viegas: guitarra, teclados e voz
Väsq: baixo, teclados e voz

TEATRO LETHES APRESENTA FESTIVAL ONE (WO)MAN BAND

Nos dias 27 e 28 de maio o Teatro Lethes abre as suas portas a quatro projetos internacionais, duas noites de música singulares e irreverentes!
Neste festival o formato de One Man Band extende-se ao feminino dando origem a um conceito diferente: o de One Woman Band.

Na sexta-feira assiste-se à atuação marcante de sons femininos, com a presença de Venus Fly Trap One Girl Band e de Becky Lee. No sábado atuam One Man 100% Bluez Band e Petit Vodo, uma noite masculina que mantém os blues como tradição.
Ramona de la Muerte, também conhecida como The Venus Fly Trap One Girl Band, lança as regras às urtigas, grita como um demónio possuído, grava todas as suas músicas à primeira tentativa e odeia editoras musicais. O seu futuro álbum de grandes êxitos certamente não será um favorito das elites musicais e vai de certeza dividir opiniões.

SONS EXPLOSIVOS E ESFUZIANTES DURANTE DUAS NOITES
Uma One Girl Band que se deve ter junto ao nosso coração, deixando-a entrar nas nossas casas e mentes, para nos assaltar os ouvidos e destruir o nosso cérebro…

Becky Lee vive no deserto do Arizona com o seu Pé Bêbado, faz digressões pela Europa duas vezes por ano, prefere whisky à cerveja, é conhecida pela sua voz quente e uma abordagem genuína ao conceito de One Man Band.
É das poucas cantoras femininas a atuar como One Girl Band, tocando guitarra, bateria e demais instrumentos e “aparelhos” para gerar percussão.
Participou em dois lançamentos portugueses de 2009, "Like The Wolf", dos A Jigsaw, e "Femina" de The Legendary Tigerman.
Davide Lipari é a One Man 100% Bluez Band! Nasceu em Roma, mas a sua paixão pelo blues leva-o ao sul dos Estados Unidos, onde começou a escrever as suas primeiras canções herdeiras da tradição do blues. De regresso a Itália, pôs em uso o seu talento para a harmónica e a guitarra, atuando em vários bares à roda da Cidade Eterna. Em 2009, Lipari gravou o seu primeiro CD, seguindo-se o seu primeiro álbum de originais, em 2010. No início deste ano com a colaboração de Ruggero Solli na bateria, gravou “Southern Jellyfish”, transformando o seu projeto original num esfuziante duo.
Petit Vodo é o nome do mentor de um projeto de blues, iniciado em 1997, que começou a sua carreira de músico como baterista de um grupo de blues em Bordéus. Tocando em simultâneo bateria, guitarra, harmónica e vozes, incorpora ainda pedaços de programas de rádio e samples nas suas actuações ao vivo. Foi capaz de construir a reputação ao vivo de um artista que é uma autêntica One Man Band, uma explosão de blues. Após uma primeira e atordoante presença em Portalegre, no Festival de Blues, em 2007, regressa a Portugal para apresentar o seu novo álbum, “The Full House Blues: Live 1999-2009”.
Os bilhetes para o espetáculo encontram-se à venda na Bilheteira do Teatro das Figuras, das 13H00 às 19h30 (no dia do espetáculo até às 18h00), a partir das 20H00 encontram-se em venda na Bilheteira do Teatro Lethes.
O preço é de €10,00, e de €7,00 para menores de 30 anos.

Rede de Arquivos do Algarve foi apresentada em Portimão

Entre 20 e 21 de Maio decorreu no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o II Encontro de Arquivos do Algarve, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão e do Arquivo Distrital de Faro que contou com a colaboração da Direcção Geral de Arquivos e da Direcção Regional de Cultura do Algarve.
O Encontro, subordinado à temática “Sistemas de Gestão Integrada da Informação”, reuniu mais de 150 profissionais da informação e de outras áreas, o que permitiu a troca de experiências e a difusão de boas práticas que têm vindo a ser implantadas, particularmente ao nível dos Arquivos Municipais.

O ponto alto do evento foi a apresentação pública da RAalg – Rede de Arquivos do Algarve (http://raalg.wikidot.com), pioneira ao nível nacional e que, como primeiro trabalho, apresentou o diagnóstico traçado sobre os arquivos do Algarve.

Proposta pelo Arquivo Distrital de Faro, a RAalg congregará organizações e profissionais ligados à gestão arquivística, sejam públicos ou privados, funcionando como plataforma de partilha de conhecimento, experiências, discussão de políticas e abordagens profissionais.

Pretende também ser um repositório de pesquisa aberto à comunidade científica, protegendo, conservando e difundindo o património documental, mediante acções que impulsionem actividades de sensibilização, salvaguarda e recuperação de arquivos e documentos.

Fazem parte da Rede organismos algarvios que possuem arquivos, de que são exemplos as câmaras municipais, a Entidade Regional de Turismo do Algarve ou a Universidade do Algarve, entre outros.