terça-feira, 7 de setembro de 2010

Teatro das Figuras: NOVA TEMPORADA REPLETA DE PROPOSTAS IMPERDÍVEIS


NOME - A Banda Algarvia que Está na Berra

Sequeira Costa

Cia CIM
A nova temporada do Teatro das Figuras inicia-se no próximo Sábado, dia 11 de Setembro, às 21h30, com um concerto de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble. Este concerto, dedicado ao mais recente trabalho de Rodrigo Leão, “A Mãe”, será apresentado em parceria com o programa Allgarve.
A Música, nas suas várias expressões, marca a nota dominante para a programação dos meses de Setembro a Dezembro de 2010. Já no próximo dia 24, o concerto de Carminho abre o ciclo “Tudo Isto é Fado”, que trará, em Outubro, ao Teatro das Figuras, Ana Sofia Varela com os seus “Fados de Amor e Pecado”. No dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, numa co-produção da TMF, E.M. e da Associação Música XXI, com o apoio do Município de Faro, terá lugar um recital exclusivo de Sequeira Costa, um dos mais internacionais pianistas portugueses, que interpretará obras de Chopin.
Três bandas da região terão também oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho, no âmbito do ciclo “Bandas de Cá”, que apresentará no Teatro Lethes em Setembro “Mad Cats”, em Outubro “Godai” e em Novembro um concerto acústico dos “Nome”, de apresentação do seu disco “Código Pele”, editado no final de 2009.
Na área do Cinema, destaque para o ciclo de documentários “De Olhos Postos em Nós”, que apresenta o olhar de seis realizadores sobre o nosso país, reflectindo sobre o seu passado, tradições e realidade(s) . Este ciclo é uma iniciativa do Cineclube de Faro em parceria com a TMF, E.M. e apoio do Município de Faro, que decorrerá de 15 a 18 de Setembro, no Teatro de Lethes.
A área da Dança marca de forma indelével a programação para o mês de Novembro. No dia 6, o Teatro das Figuras apresenta “O Aqui”, um espectáculo da companhia CIM – Companhia Integrada Multidisciplinar, que integra intérpretes da APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e do CRPCCG – Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, com direcção artística e coreografia de Ana Rita Barata, fundadora da Associação Vo’Arte. “O Aqui” é um espectáculo de dança que ultrapassa as barreiras da limitação e exclusão físico-social e que desafia o espectador enquanto ser humano.
Também em Novembro e no âmbito da actividade do Serviço Educativo, apresentamos “A Casa”, um projecto de dança concebido, dirigido e coreografado por Aldara Bizarro, do qual o Teatro das Figuras é um dos co-produtores. “A Casa” gira em torno da casa ideal de cada um e está alicerçada num conjunto de entrevistas recolhidas e filmadas em vídeo, entre 2009 e 2010, nos vários locais onde será apresentado, tendo Faro feito parte desse roteiro.
Toda a programação para os meses de Setembro a Dezembro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt.

Vila Real de Santo António apresentou taxa de ocupação hoteleira próxima dos 100%



Vila Real de Santo António voltou a apresentar a mais alta taxa de ocupação hoteleira do Algarve em Agosto, mês em que atingiu uma ocupação quase total da oferta disponível no concelho, na ordem dos 97,1%.
De acordo com os dados divulgados mensalmente pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação registada no Algarve atingiu 92,5% no passado mês de Agosto, um valor 2,2% acima do valor verificado em Agosto de 2009.
Acompanhando esta tendência, o concelho de Vila Real de Santo António (que inclui Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela) registou uma ocupação na ordem dos 97,1%, valor que é coerente com a direcção positiva que este indicador tem vindo a tomar no concelho nos últimos anos.
Tal facto vem comprovar que o concelho pombalino é, cada vez mais, um destino turístico de referência na região, dotado de excelentes recursos naturais e dinamizado permanentemente por diversas actividades desportivas, culturais e de lazer.
Segundo Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “As várias iniciativas que temos vindo a promover no concelho contribuem inegavelmente para a procura turística que se tem vindo a sentir de forma crescente. Procura esta que estimula a economia, através da geração de riqueza e da ajuda à promoção do emprego. Estes números demonstram que estamos no caminho certo e, como tal, iremos continuar a nossa estratégia nesse sentido”.

Albufeira: ARCHIE SHEPP NO PARQUE DA ALFARROBEIRA


Lenda do Jazz actua em Albufeira já no próximo Domingo
O Jardim do Parque da Alfarrobeira vai receber o último concerto Allgarve’10 realizado no concelho. Archie Shepp vem a Albufeira espalhar notas de jazz e de boa disposição em mais um momento musical de grande qualidade.
O Programa Allgarve’10 traz ao Parque da Alfarrobeira, no dia 12 de Setembro, pelas 22h00, a lenda viva do Jazz, Archie Shepp.
O saxofonista começou a sua carreira no jazz em Nova Iorque, tocando em bandas de dança, ao mesmo tempo que procurava um lugar no mundo do teatro. O seu trabalho recebeu as influências das lendas John Coltrane e Duke Ellington. As primeiras experiências profissionais incluíram trabalhos com Cecil Taylor. Com Bill Dixon, Don Cherry e John Tchicai criou um quarteto no New York Contemporary Five. No seu grupo participaram Roswell Rudd, Bobby Hutcherson, Joe Chambers, Phillips Barre, Beaver Harris e Grachan Moncur III, entre outros.
Uma característica particular da sua sonoridade é a inclusão de poesia na sua música, através da qual tem projectado a experiência negra na América.
Saliente-se que a entrada é livre, sendo apenas solicitada a contribuição do público através de um donativo que reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho.

São Brás de Alportel lança Campanha de Controlo de Pragas



O Município de São Brás de Alportel continua a sua acção de promoção da qualidade ambiental, um objectivo prioritário da acção autárquica neste concelho. Desta feita, e na senda dos projectos ao nível da limpeza e da higiene urbana, a autarquia são-brasense acaba de lançar um novo serviço de controlo de pragas, mais incisivo e mais eficaz que é complementado por toda uma campanha de informação e sensibilização junto da população.
Neste âmbito, o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel promove uma Campanha de Controlo de Pragas, uma iniciativa que visa informar e sensibilizar a população para os riscos e perigos associados às pragas.
Os ratos e as baratas são algumas das espécies mais comuns e que representam vários riscos para a saúde pública. Os ratos podem ser portadores de inúmeras doenças transmissíveis, directa ou indirectamente, ao ser humano, nomeadamente cólera, peste, febre espirilose e tifo murino, entre outras patologias; enquanto as baratas são igualmente perigosos agentes de propagação de doenças. Estes pequenos animais, aparentemente inofensivos, podem causar lesões e infecções do trato urinário, febres intestinais e gastroenterites, desinteria e febre tifóide; e nas zonas que frequentam deixam um odor tão intenso que pode inclusivamente alterar o sabor dos alimentos.
Perante esta séria ameaça à saúde pública, a Câmara Municipal está a iniciar simultaneamente uma acção de informação e sensibilização, no âmbito das acções de sensibilização ambiental que a autarquia tem vindo a desenvolver.
Para evitar a todo o custo a presença destes perigosos agentes, a população deve adoptar algumas medidas preventivas, em casa e no exterior de modo a reduzir as probabilidades de formação de pragas.
No exterior, devem evitar-se aglomerados de entulho que servem de abrigo a ratos, deve sempre manter-se os alimentos bem acondicionados, colocar o lixo em sacos e manter os contentores sempre fechados. Em casa, as fendas devem ser tapadas com argamassa, as portas bem ajustadas ao chão e os orifícios respiradouros tapados com redes metálicas.
O serviço de controlo de pragas é realizado frequentemente e pode ser solicitado junto dos Serviços de Ambiente sempre que ocorram pragas. Mais próximo, mais atento e mais eficaz, este serviço constitui-se como uma forte ferramenta de higiene, segurança e saúde pública ao dispor dos cidadãos.

Pescadores e aquacultores da Estónia visitam Olhão





Cerca de três dezenas de elementos do Grupo de Acção Costeira (GAC) da ilha de Saaremaa, Estónia, estão desde ontem, dia 6, e até 9 de Setembro, de visita ao Algarve, com especial destaque para o concelho de Olhão, onde está sedeado o GAC do Sotavento Algarvio. Trocar experiências entre pescadores e aquacultores é o principal objectivo desta deslocação.

Os aquacultores e pescadores da Estónia começaram a visita à região na segunda-feira, dia 6 de Setembro, em Olhão, sendo recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão pelo vice-presidente da Câmara, António Pina e vereador Humberto Camacho, que explicaram aos visitantes como funciona o GAC de Olhão e fizeram uma apresentação da Ria Formosa e das suas riquezas.

O grupo seguiu depois para uma visita pela zona histórica de Olhão e à tarde reuniu com a Comissão Alargada dos Aquacultores de Portugal e visitou uma piscicultura em Alvor, sede da CAAP. Hoje visitam a Docapesca e a estação experimental de Piscicultura do IPIMAR, em Olhão, e amanhã vão passear pela Ria Formosa e descobrir os viveiros de ostras e amêijoas ali existentes. Entre outros locais para conhecer, o grupo do GAC da Estónia visita, na quinta-feira, dia 9 de Setembro, a fábrica de conservas Conserveira do Sul, reúnem com uma organização de produtores de pesca e conhecem locais de comercialização de produtos do mar.

O GAC do Sotavento, cujas instalações funcionam na Câmara de Olhão, foi contactado pelo grupo oriundo da ilha de Saaremaa, que se mostrou interessado em visitar a zona de intervenção do GAC do Sotavento, já que esta é idêntica à área de pesca onde este grupo actua, principalmente o concelho de Olhão, devido ao porto de pesca e ao desenvolvimento que a aquacultura tem tido neste local.

A autarquia tem vindo a desenvolver acções encadeadas, de claro apoio ao sector pesqueiro e aquícola, enquadradas numa política de sustentação da actividade aliada a iniciativas de diversificação, como é o caso do GAC do Sotavento do Algarve, onde esta desempenha o papel de parceiro gestor. O GAC do Sotavento tem como objectivo implementar estratégias que garantam o desenvolvimento local das zonas costeiras mais dependentes da pesca de forma sustentável.

11ª Etapa – CHUCHEON – COREIA DO SUL (5 SETEMBRO/2010)


Norte-americano Joey Mantia, vencedor da prova


ROLLER LAGOS dos DESCOBRIMENTOS – 4º
Disputou-se na cidade de CHUCHEON – COREIA DO SUL a décima primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas – W.I.C., a primeira de duas GRAND PRIX, com 250 pontos para o primeiro e 20 mil dólares de prémios, integrado na feira de congressos daquela localidade.
Partiram 3000 patinadores, debaixo de forte calor (38º à sombra) para um percurso em volta de dois lagos, perfazendo 41km, com subidas (6%) e grandes descidas, muito exigente e desgastante, bem ao jeito dos nossos patinadores. A equipa ROLLER LAGOS dos DESCOBRIMENTOS devido a dificuldades financeiras fez-se representar apenas pelos dois patinadores melhor colocados no ranking mundial – MARTYN DIAS – 11º mundial antes desta prova e GONÇALO MARREIROS – 14º. Não houve capacidade monetária para fazer deslocar Diogo Marreiros, que era o 18º do ranking e tinha sido quarto na última participação da equipa na 9ª etapa em Bern na Suiça.
Logo por volta dos 6Km infortúnio dos portugueses, quando numa descida, a 60Km/h Gonçalo tropeçou, numa irregularidade do piso e desequilibrou-se caindo, tendo Martyn Dias também sido envolvido na queda. Conseguiram prosseguir em prova, mas com atraso em relação ao pelotão principal e muito combalidos. No entanto e com muita garra e determinação terminaram a prova nas posições 16 e 20, respectivamente Dias e Marreiros.
Vitória do Campeão Mundial o norte americana JOEY MANTIA que fugiu a meio da prova, acompanhado do líder mundial o francês YANN GUYADER, que acabaria por ser segundo, mas a 1m20’’ do vencedor- Em terceiro e primeiro do pelotão, a 5’ do americano, Kalon Dobin. NZL.

FARO CONTINUA CAPITAL DESCAPITALIZADA….


Costuma-se dizer que é nos infortúnios que se conhecem os amigos. É o que tem acontecido a Faro, também no que à minha pessoa diz respeito. Eu, filho da Ilha de Santa Maria, ao contrários de outros amigos de infância que, na sua maioria, foram de saveiro nascer a Olhão, tornando-se olhanenses, por vontade dos meus pais atravessei a Ria Formosa na barriga da minha mãe para vir nascer ao velho Hospital de Faro, regressando dias depois à minha Ilha. Nunca reneguei o meu nascimento e raízes, sou um ilhéu de Faro – Farense com orgulho.
Aliás, tenho incutido Faro como um símbolo de gerações, nomeadamente junto dos meus filhos, e promovido/defendido a minha terra na Região, no País e até no estrangeiro, onde há cerca de trinta anos me desloco por via da minha vida de jornalista.
Como acontece com algumas dezenas de conhecidos farenses de raça, o autor destas linhas escreve-as ao sabor de sentimentos forte e indefectivelmente impregnados há mais de meio século, pois ser de Faro não é nem tem de ser sinónimo de concordar ou discordar com quem tem dirigido ou virá a dirigir os destinos da autarquia.
Nestas horas de festejos no Dia de Faro, sentindo falta das habituais morteiradas madrugadoras, dei comigo a reforçar o pensamento que Faro continua Capital do Algarve, mas descapitalizada de obras que sustentem o seu futuro, em terra e na Ria, até porque, sabe-se lá até quando, continua de costas voltadas para uma das suas principais pérolas de desenvolvimento económico-social, como mais nenhum outro concelho tem, que são as suas ilhas.
Com filhos de Faro ou “estrangeiros” à frente da autarquia, Faro continua a não comandar e a deixar que outros comandem, sabe-se lá com que interesses futuros, os seus principais vectores de desenvolvimento.
Noutros Concelhos, em terra ou no mar, aparecem obras de vulto, faz-se tudo, em Faro tudo é proibido e nada de importante para o seu futuro se tem construído, desde a construção do Aeroporto, Universidade e Hospital.
Como filho de Faro sou constantemente assaltado por desejos incontidos de vida muito mais longa e próspera para a minha terra, transmito-os constantemente nos meus artigos de opinião, mesmo sem me preocupar com o politicamente correcto, até porque nunca o fui nem sou.
Nunca me preocupei com o cinzentismo dos meios termos, cor que, se eu mandasse, deixaria de existir. Sou Preto e Branco, como o Farense, clube do meu coração.
Manuel Luís

HOJE É DIA DE FARO




A celebração do Dia da Cidade de Faro vai contar, este ano, com um programa prolongado de actividades que decorrerão em múltiplos pontos do concelho, entre 3 e 7 de Setembro.
O programa preparado pela autarquia contempla, entre outras iniciativas, a tradicional Feira do Cavalo em Estoi, que decorre entre 3 a 5, uma homenagem a Francisco Zambujal que compreende exposições patentes em diversos locais da cidade, eventos desportivos e concertos.
No dia 7, feriado municipal, realiza-se a sessão solene em que serão distinguidos, pela sua antiguidade e exemplar dedicação, 192 funcionários da autarquia, bem como as inaugurações do Gabinete de Bairro, localizado em Stº. António do Alto, e da Creche da Penha, com capacidade para 140 crianças, o que enfatiza a oferta de respostas sociais que é uma das prioridades da edilidade.
Será ainda lançada a empreitada de abastecimento de água e saneamento de água residuais, que dará cobertura aos Gorjões, Falfosa e Sta. Bárbara de Nexe, assegurando a provisão de água e saneamento básico a milhares de pessoas.
Destaque, por fim, ao descerrar das placas toponímicas alusivas a Francisco Zambujal, Diamantino Barriga e Hélder de Azevedo, ilustres cidadãos farenses cujo contributo para Faro é justamente reconhecido.