terça-feira, 7 de setembro de 2010

11ª Etapa – CHUCHEON – COREIA DO SUL (5 SETEMBRO/2010)


Norte-americano Joey Mantia, vencedor da prova


ROLLER LAGOS dos DESCOBRIMENTOS – 4º
Disputou-se na cidade de CHUCHEON – COREIA DO SUL a décima primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas – W.I.C., a primeira de duas GRAND PRIX, com 250 pontos para o primeiro e 20 mil dólares de prémios, integrado na feira de congressos daquela localidade.
Partiram 3000 patinadores, debaixo de forte calor (38º à sombra) para um percurso em volta de dois lagos, perfazendo 41km, com subidas (6%) e grandes descidas, muito exigente e desgastante, bem ao jeito dos nossos patinadores. A equipa ROLLER LAGOS dos DESCOBRIMENTOS devido a dificuldades financeiras fez-se representar apenas pelos dois patinadores melhor colocados no ranking mundial – MARTYN DIAS – 11º mundial antes desta prova e GONÇALO MARREIROS – 14º. Não houve capacidade monetária para fazer deslocar Diogo Marreiros, que era o 18º do ranking e tinha sido quarto na última participação da equipa na 9ª etapa em Bern na Suiça.
Logo por volta dos 6Km infortúnio dos portugueses, quando numa descida, a 60Km/h Gonçalo tropeçou, numa irregularidade do piso e desequilibrou-se caindo, tendo Martyn Dias também sido envolvido na queda. Conseguiram prosseguir em prova, mas com atraso em relação ao pelotão principal e muito combalidos. No entanto e com muita garra e determinação terminaram a prova nas posições 16 e 20, respectivamente Dias e Marreiros.
Vitória do Campeão Mundial o norte americana JOEY MANTIA que fugiu a meio da prova, acompanhado do líder mundial o francês YANN GUYADER, que acabaria por ser segundo, mas a 1m20’’ do vencedor- Em terceiro e primeiro do pelotão, a 5’ do americano, Kalon Dobin. NZL.