terça-feira, 7 de setembro de 2010

São Brás de Alportel lança Campanha de Controlo de Pragas



O Município de São Brás de Alportel continua a sua acção de promoção da qualidade ambiental, um objectivo prioritário da acção autárquica neste concelho. Desta feita, e na senda dos projectos ao nível da limpeza e da higiene urbana, a autarquia são-brasense acaba de lançar um novo serviço de controlo de pragas, mais incisivo e mais eficaz que é complementado por toda uma campanha de informação e sensibilização junto da população.
Neste âmbito, o Serviço de Ambiente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel promove uma Campanha de Controlo de Pragas, uma iniciativa que visa informar e sensibilizar a população para os riscos e perigos associados às pragas.
Os ratos e as baratas são algumas das espécies mais comuns e que representam vários riscos para a saúde pública. Os ratos podem ser portadores de inúmeras doenças transmissíveis, directa ou indirectamente, ao ser humano, nomeadamente cólera, peste, febre espirilose e tifo murino, entre outras patologias; enquanto as baratas são igualmente perigosos agentes de propagação de doenças. Estes pequenos animais, aparentemente inofensivos, podem causar lesões e infecções do trato urinário, febres intestinais e gastroenterites, desinteria e febre tifóide; e nas zonas que frequentam deixam um odor tão intenso que pode inclusivamente alterar o sabor dos alimentos.
Perante esta séria ameaça à saúde pública, a Câmara Municipal está a iniciar simultaneamente uma acção de informação e sensibilização, no âmbito das acções de sensibilização ambiental que a autarquia tem vindo a desenvolver.
Para evitar a todo o custo a presença destes perigosos agentes, a população deve adoptar algumas medidas preventivas, em casa e no exterior de modo a reduzir as probabilidades de formação de pragas.
No exterior, devem evitar-se aglomerados de entulho que servem de abrigo a ratos, deve sempre manter-se os alimentos bem acondicionados, colocar o lixo em sacos e manter os contentores sempre fechados. Em casa, as fendas devem ser tapadas com argamassa, as portas bem ajustadas ao chão e os orifícios respiradouros tapados com redes metálicas.
O serviço de controlo de pragas é realizado frequentemente e pode ser solicitado junto dos Serviços de Ambiente sempre que ocorram pragas. Mais próximo, mais atento e mais eficaz, este serviço constitui-se como uma forte ferramenta de higiene, segurança e saúde pública ao dispor dos cidadãos.