terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pescadores e aquacultores da Estónia visitam Olhão





Cerca de três dezenas de elementos do Grupo de Acção Costeira (GAC) da ilha de Saaremaa, Estónia, estão desde ontem, dia 6, e até 9 de Setembro, de visita ao Algarve, com especial destaque para o concelho de Olhão, onde está sedeado o GAC do Sotavento Algarvio. Trocar experiências entre pescadores e aquacultores é o principal objectivo desta deslocação.

Os aquacultores e pescadores da Estónia começaram a visita à região na segunda-feira, dia 6 de Setembro, em Olhão, sendo recebidos no Salão Nobre da Câmara Municipal de Olhão pelo vice-presidente da Câmara, António Pina e vereador Humberto Camacho, que explicaram aos visitantes como funciona o GAC de Olhão e fizeram uma apresentação da Ria Formosa e das suas riquezas.

O grupo seguiu depois para uma visita pela zona histórica de Olhão e à tarde reuniu com a Comissão Alargada dos Aquacultores de Portugal e visitou uma piscicultura em Alvor, sede da CAAP. Hoje visitam a Docapesca e a estação experimental de Piscicultura do IPIMAR, em Olhão, e amanhã vão passear pela Ria Formosa e descobrir os viveiros de ostras e amêijoas ali existentes. Entre outros locais para conhecer, o grupo do GAC da Estónia visita, na quinta-feira, dia 9 de Setembro, a fábrica de conservas Conserveira do Sul, reúnem com uma organização de produtores de pesca e conhecem locais de comercialização de produtos do mar.

O GAC do Sotavento, cujas instalações funcionam na Câmara de Olhão, foi contactado pelo grupo oriundo da ilha de Saaremaa, que se mostrou interessado em visitar a zona de intervenção do GAC do Sotavento, já que esta é idêntica à área de pesca onde este grupo actua, principalmente o concelho de Olhão, devido ao porto de pesca e ao desenvolvimento que a aquacultura tem tido neste local.

A autarquia tem vindo a desenvolver acções encadeadas, de claro apoio ao sector pesqueiro e aquícola, enquadradas numa política de sustentação da actividade aliada a iniciativas de diversificação, como é o caso do GAC do Sotavento do Algarve, onde esta desempenha o papel de parceiro gestor. O GAC do Sotavento tem como objectivo implementar estratégias que garantam o desenvolvimento local das zonas costeiras mais dependentes da pesca de forma sustentável.