quarta-feira, 10 de março de 2010

Olhão: Poupar energia eléctrica e preservar o meio ambiente



Dois terços do consumo de energia eléctrica reflectem-se no sector doméstico. As Brigadas Carbono explicam como podemos e devemos interiorizar pequenos gestos que nos educam para pouparmos energia e preservarmos o meio ambiente.


No passado dia 9 de Março, teve lugar no Centro Comunitário do Bairro 28 de Setembro, em Olhão, uma sessão informativa liderada por Flávia Rodrigues das Brigadas Carbono, sobre “Gestos simples para um uso eficiente da energia eléctrica”.
Tendo como base um protocolo entre a DECO e as Brigadas Carbono, esta sessão serviu para sensibilizar a população para os pequenos gestos que nos podem trazer grandes lucros em termos de poupança de energia doméstica, já que é no sector residencial que se reflecte a maior quantidade – cerca de 2/3 – do consumo da energia eléctrica.

Poupar é a palavra de ordem, e basta tomarmos atenção a alguns pormenores para que vejamos a nossa conta de electricidade baixar significativamente, ao mesmo tempo que preservamos o meio ambiente.
Usar lâmpadas de baixo consumo, interruptores com regulação de intensidade, aproveitar sempre que possível a luz natural, desligar os aparelhos depois de os utilizar, dar preferência aos electrodomésticos com factor de eficiência A, por serem os mais económicos em termos de dispêndio de energia, fazer uso das máquinas de lavar roupa sempre com a carga máxima e a baixas temperaturas, foram exemplos práticos de gestos simples, perfeitamente possíveis de entrarem nos nossos hábitos, segundo Flávia Rodrigues.

Prevê-se que no próximo mês de Abril se repita mais uma sessão de sensibilização para a poupança de energia doméstica, aqui, na cidade de Olhão.
Já agora, um conselho: se quer imprimir este artigo para o mostrar a um amigo, faça-o da forma mais económica, ou seja, em modo de rascunho, a preto e branco, e use ambas as páginas da mesma folha. Assim estará, num só gesto, a poupar energia, tinta e papel.
O ambiente agradece e a sua factura de electricidade vai com certeza parecer-lhe bem mais leve e simpática.
Simples e eficazes, estes pequenos gestos se forem natural e gradualmente interiorizados por cada um de nós darão origem sobretudo a uma melhor qualidade de vida.

SEDE DO PROJECTO ECOS VAI SER INAUGURADA EM LOULÉ


Realiza-se no próximo sábado, 13 de Março, pelas 12h00, no Bairro Ex-Car, em Loulé, a inauguração da sede do Projecto ECOS, do qual a Câmara Municipal de Loulé é a Entidade Promotora e a Casa da Primeira Infância a Entidade Executora.

O Projecto resultou de uma candidatura ao Programa Escolhas 4ª Geração, que teve início em Janeiro de 2010 e cuja duração é de três anos. Esta iniciativa conta com a colaboração de vários parceiros que possibilitam a realização das acções, como é o caso da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Loulé, Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Direcção Geral de Reinserção Social – Equipa Algarve 2, Valor por Medida e PIEC – Programa para a Inclusão e Cidadania.

O Projecto ECOS destina-se a crianças, jovens e famílias mais problemáticas dos bairros sociais de Loulé e tem um enfoque nos problemas cada vez mais significativos no Concelho, nomeadamente o abandono/absentismo escolar, insucesso escolar, desemprego/emprego precário, relações familiares e de vizinhança precárias, com uma intervenção intensificada ao nível da prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, tentando assim colmatar os problemas referidos, através da redução de casos de jovens em situação de abandono/absentismo e insucesso escolar, do aumento da empregabilidade dos jovens, da capacitação na procura/criação de emprego e na diminuição de conflitos familiares e de vizinhança.

O Projecto apresenta, entre outras, as seguintes actividades que possibilitam a concretização dos objectivos: apoio psicossocial, acções de sensibilização às famílias, desenvolvimento vocacional e orientação profissional, apoio à procura de emprego, apoio na elaboração dos trabalhos escolares, cursos básicos de Office, formação, actividades desportivas, jogos lúdico-pedagógicos TIC.

Uma em cada cinco autarquias ainda não entregou o plano anti-corrupção


Faro faz parte da lista de incumpridoras
Uma em cada cinco autarquias do continente e ilhas ainda não entregou o plano para prevenção dos riscos de corrupção, segundo a lista publicada pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC).
Da lista publicada na internet pelo CPC, que funciona junto do Tribunal de Contas (TC), também não consta a Polícia de Segurança Pública (PSP) nem a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Segundo o documento, até ao final do dia de terça feira foram recebidos planos de 708 das cerca de 900 entidades públicas abrangidas pela recomendação feita em julho de 2009 a todas as entidades que gerem dinheiros públicos.
Dos 308 municípios, 65 câmaras municipais não entregaram planos de prevenção de riscos da corrupção, entre as quais estão cinco capitais de distrito: Beja, Faro, Setúbal, Viana do Castelo e Santarém.
Também não constam da lista os governos civis de Lisboa, Leiria, Guarda e Portalegre.
Nos Açores, 10 das 19 autarquias não entregaram planos. Na Madeira todos os municípios elaboraram e entregaram os documentos.
Das 4260 freguesias, apenas uma junta de freguesia (Avintes) aparece na lista das entidades públicas que entregaram planos ao CPC.
Na área da comunicação social, nem a RTP nem a agência Lusa constam da lista.
No sector dos transportes não consta da lista a Carris e na área da banca não consta a entrega de qualquer plano por parte da Caixa Geral de Depósitos.
Apesar de a recomendação não ter caráter obrigatório, a falta de entrega dos planos de prevenção dos riscos de corrupção ao CPC é motivo para "responsabilidade agravada" em caso de deteção de falhas nas auditorias que os serviços de inspeção estatal realizam às entidades públicas.
Lusa

Exposição de Roland Isidro


em exibição na Galeria do CRAMC

Com organização da Fundação Pedro Ruivo, está patente ao público na Galeria do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, até ao dia 26 de Março, a exposição de Pintura do artista Roland Isidro.

Roland Isidro nasceu em 1967 e é natural de Epernay, França. Veio para Portugal em 1992 e actualmente reside em Faro. Nos seus primeiros anos em Portugal, viveu num monte do Baixo Alentejo onde se isolou para se preparar espiritualmente para uma grande viagem.
Em 1995 a escola primária da localidade onde vivia fechou por falta de crianças e, no preciso dia em que a escola encerrou, duas crianças ofereceram-lhe uma caixa de cartão com lápis de cor, folhas de papel, óleos ressequidos e outros materiais de desenho e pintura usados. Este momento, extremamente marcante para o artista, representou o início da sua caminhada pelo mundo da pintura.

Começou a pintar com folhas de plantas sobre madeira, lajes e outros materiais que a natureza que oferecia.

Mais tarde um médico ficou sensível a alguns poemas, que Roland Isidro também escreve, e decidiu ser seu patrocinador. Até aos dias de hoje atribui-lhe um apoio financeiro para comprar matéria-prima para a sua pintura.

Para Roland "a pintura deve ter segundos de avanço sobre o tempo real da vida pois só assim a arte pode ser profética"

Considera a sua pintura extremamente intuitiva e considera que a arte não deve ser muito racional. "É uma linha de horizonte nobre que não dá respostas, mas que acaricia a verdade".

PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO SECUNDÁRIO



A Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico do Padre António Martins de Oliveira a grande vencedora
Realizou-se no passado dia 8 de Março, na Direcção Regional do Algarve do IPJ, a Sessão Distrital de Faro do Programa “Parlamento do Jovens” relativa ao Ensino Secundário, uma iniciativa da Assembleia da República que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude.
O “Parlamento do Jovens” procura incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político. Este ano o tema escolhido foi a “República”.
Participaram nesta Sessão Distrital cerca de quatro dezenas de jovens eleitos como deputados para representar 5 escolas secundárias do Algarve, Escola Básica e Secundária de Albufeira, Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Vila Real de Stº António, Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico do Padre António Martins de Oliveira, Escola Secundária de João de Deus e Escola Secundária Poeta António Aleixo.
A Cerimónia de abertura contou com a presença do deputado da Assembleia da República, pelo Distrito de Faro, Miguel Freitas, uma representante da Governadora Civil do Distrito de Faro, Ana Passos, um representante da Direcção Regional do Algarve de Educação, Eduardo Dias e da Directora Regional do Algarve do IPJ, Sara Gomes Brito.
O Deputado Miguel Freitas proporcionou aos jovens presentes a possibilidade de melhor conhecerem o modo de funcionamento do parlamento ao responder às diversas questões que lhe foram colocadas no início da Sessão Distrital, pelos jovens deputados das escolas.
Nesta Sessão Distrital do “Parlamento dos Jovens” foram discutidas e escolhidas as medidas que os estudantes do Algarve irão propor na Sessão Nacional, nos dias 26 e 27de Abril, na Assembleia da República.
A Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico do Padre António Martins de Oliveira foi a grande vencedora do dia, elegendo 2 jovens deputados que irão representar o distrito de Faro na Sessão Nacional, no próximo mês de Abril.
Terminada a Sessão Distrital de Faro do programa “Parlamento dos Jovens”, deu-se início à apresentação dos trabalhos, no âmbito do Concurso EUROESCOLA, realizados pela Escola Básica e Secundária de Albufeira e pela Escola Secundária João de Deus, de Faro, sobre o tema “A luta contra a pobreza e a exclusão social”.
Este Concurso é organizado a nível nacional pelo IPJ, I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direcções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira. O objectivo do Concurso é seleccionar as Escolas que irão participar nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
No distrito de Faro, a escola vencedora, neste ano do Concurso EUROESCOLA foi a Escola Básica e Secundária de Albufeira.

VIVIANE em concerto - Auditório Municipal de Olhão


Saiba mais em www.myspace.com/vivianeparra ou www.viviane.com.pt e www.youtube.com/vivianeparra

SEMANA DA FLORESTA E DA BIODIVERSIDADE EM LOULÉ


À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, e com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Floresta (21 de Março), encontra-se prevista uma série de actividades, a realizar no Concelho de Loulé ao longo de vários dias, naquela que será a Semana da Floresta e da Biodiversidade.

Já na próxima terça-feira, 16 de Março, pelas 10h00, será transplantada uma oliveira centenária na escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, tendo como finalidade assinalar também os 100 anos da Implantação da República.

Na segunda-feira, 22 de Março, nas cidades de Loulé e Quarteira, ocorrerá ao longo de todo o dia, a habitual distribuição de espécies arbóreas à população, assim como de material de sensibilização sobre a temática. Para tal, serão instalados dois stands, um na Cerca do Convento, em Loulé, e outro na Rua Vasco da Gama, em Quarteira.

No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, recebeu esta Autarquia uma proposta da Comissão Europeia, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, para realizar acções de plantação de árvores preferencialmente autóctones em Portugal continental, de modo a assinalar esta efeméride e com o intuito de despertar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância de preservação e conservação da biodiversidade associada à mitigação das alterações climáticas

No Concelho de Loulé, pretende-se realizar três acções de plantação em três estabelecimentos de ensino, como proposto pelas entidades envolvidas no projecto. Deste modo, as escolas EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé (dia 22, pelas 10h00), EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil (dia 22, pelas 15h00) e a EB Integrada de Salir (dia 23, pelas 10h00) foram as seleccionadas, tendo em conta que são as que mais carecem de reabilitação do espaço verde envolvente.

Para a manhã do dia 24 de Março, encontra-se prevista a realização de uma visita à Rocha da Pena, a realizar no âmbito de uma proposta efectuada pelo Clube da Floresta “O Camaleão” da Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho. Esta visita será dinamizada por um técnico da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que efectuará a explicação das espécies existentes no local.

No âmbito de cada uma das actividades acima propostas pretende-se ainda distribuir material de sensibilização, nomeadamente panfletos, t-shirts, réguas e borrachas subordinados ao Dia Mundial da Floresta, bem como, do envio, por correio, do folheto relativo às Medidas Preventivas em Áreas Florestais, que será anexado à factura da água.

Também no âmbito da Semana da Floresta e da Biodiversidade, a Câmara Municipal de Loulé colaborará com diversas escolas do Concelho na cedência de meios técnicos e de material necessário para a realização de actividades (ex. sementes, plantas aromáticas, espécies arbóreas, etc.).

De acordo com o executivo municipal de Loulé, todas estas actividades têm por objectivo sensibilizar a comunidade e despertar as consciências, sobretudo dos mais novos, para a necessidade da preservação da Floresta enquanto factor determinante para a sobrevivência do Planeta.

Ciclismo: VOLTA A ALBUFEIRA PREENCHE FIM-DE-SEMANA


Este fim-de-semana será preenchido com a 4ª Volta a Albufeira – Troféu José Martins, prova aberta a elites e sub 23. Assim, o Clube de Ciclismo de Tavira alinhará com dois grupos nas respectivas categorias.

Relativamente ao plantel profissional estão inscritos pela Palmeiras Resort/Prio/Tavira Cândido Barbosa, Nelson Vitorino, André Cardoso, Samuel Caldeira, Luís Silva, David Livramento, Ricardo Mestre, e Daniel Mestre.

Recorde-se que na edição de 2009, Caldeira venceu esta corrida e trouxe para o CCT a primeira camisola amarela da época. Para além disso, o corredor ainda conquistou a classificação geral dos pontos, bem como as metas volantes.

Quanto aos sub 23, os corredores seleccionados são Diogo Nunes, João Mendonça Pereira, Sérgio Rodrigues, Valter Pereira, Indalécio Sousa, Augusto Gonçalves, Solézio Fernandes, e Iuri Jorge.

A Volta a Albufeira compreende três etapas. A primeira etapa, no sábado, dia 13, começa pelas 10 horas em Albufeira e termina em Olhos d’Água, com um total de 88.7 quilómetros. A segunda etapa, também no sábado, tem início pelas 16 horas em Paderne e fim em Ferreiras, depois de percorridos 63.4 quilómetros. Finalmente, a terceira e última etapa contempla 107.2 quilómetros, que irão ligar Guia e Albufeira, a partir das 10 horas.

AO LUAR TEATRO ESTREIA-SE NO “CENÁRIOS – V MOSTRA DE TEATRO DE LOULÉ



“Por Entre Valados” é o nome da peça de estreia do grupo Ao Luar Teatro que será apresentada no âmbito do programa do “CENÁRIOS – V Mostra de Teatro de Loulé”, nos dias 13 de Março, pelas 15h30, no Grupo Desportivo Ameixialense, e 29 de Março, às 21h00, no Centro Social e Cultural Parragilense.

“Por Entre Valados” acontecem coisas comuns e peculiares. Um acontecimento marcará a vida dos habitantes desta aldeia, perante tal, um segredo guardado na sua história dará lugar a uma lenda que os leva numa viagem que marcará as suas emoções perante o mundo, a própria existência, o desconhecido, e a revelação de um amor, de encontros e desencontros.

Tendo a serra como pano de fundo, o uso de máscaras tradicionais portuguesas, música ao vivo, o espectáculo convida a uma viagem simpática aos mistérios encerrados no imaginário dos lugares comuns.

Com texto e direcção de Rui Penas, a peça apresentada por esta jovem companhia sedeada nas Sarnadas, freguesia de Alte, tem um elenco composto por Célia Martins, Olga Costa, Rui Penas.

A entrada é livre.