quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

NATAL SÉNIOR EM FARO


Nesta quadra natalícia, e à semelhança de anos anteriores, o Município de Faro preparou para a população sénior, uma grande festa de Natal, que terá lugar no próximo dia 03 de Dezembro, no Teatro das Figuras.
A recepção dos Grupos de Idosos tem o seu início às 13:30, e abre-se a tarde de comemorações às 14:40h, com uma mensagem de Boas Festas pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia.
A tarde de convívio inicia-se com “Momentos Musicais” apresentado por um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas do Montenegro e contará ainda com as actuações do Grupo Coral Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Faro, do Grupo Coral da UATI – Universidade para a Terceira Idade, e Grupo de Cantares da Associação de Solidariedade Sócio-Cultural de Montenegro “Alegria de Viver”.
A segunda parte das actuações será precedida por um intervalo para lanche e inicia-se com as actuações dos ranchos folclóricos da CIMFARO e da ARPI e termina com Danças de Salão: “Clube de Danças João de Deus” e a “Avós em Movimento”, apresentadas pelo Professor Fábio Henriques e Professora Rita Ramires e participação do Projecto Idoso Activo da Câmara Municipal de Faro. Para além destas instituições, participam no evento a Provectus, o Inatel, os Centros Paroquiais de S. Luís, Conceição e Montenegro.
A Festa de Natal Sénior 2010 espera cerca de 800 idosos para uma tarde diferente com muita animação e convívio.

EM ALBUFEIRA: CAMINHADA DO PAI NATAL ESTÁ DE REGRESSO


Desporto e solidariedade de mãos dadas

Este ano, a habitual Caminhada do Pai Natal muda de cenário e associa-se ao maior evento desportivo do ano. A freguesia de Olhos de Água vai ser o palco da iniciativa, que leva os participantes até à Pista de Cross das Açoteias, onde estará a decorrer o Campeonato Europeu de Corta Mato.
No dia 12 de Dezembro, pelas 9h30, equipe-se com a t-shirt, gorro e mochila que temos para lhe oferecer e venha participar na Caminhada do Pai Natal, que este ano se realiza em Olhos de Água.
O percurso tem início no Largo da Junta de Freguesia de Olhos de Água e termina na Pista de Cross das Açoteias, permitindo aos participantes assistirem ao mediático Campeonato Europeu de Corta Mato, que conta com a participação da selecção portuguesa.
Ao participar neste evento pode ainda ajudar quem mais precisa, trazendo consigo alimentos para as famílias mais carenciadas do concelho. Arroz, massa, leite, enlatados, azeite e outros bens não perecíveis ajudarão a melhorar o Natal de todos.
As inscrições são abertas a toda a população e podem ser efectuadas através do telefone 289 580 250 ou do e-mail: desporto@cm-albufeira.pt

Debate sobre património, cultura e turismo no Museu de Portimão


O Museu de Portimão recebe a partir das 18h00 do dia 3 de Dezembro o debate “Património, Cultura e Turismo”, integrado no ciclo “A Cultura em Conferência”, uma organização da Universidade do Algarve (UAlg) que conta com o apoio do Município de Portimão.
Estas conferências, promovidas no âmbito do Plano Estratégico de Cultura para o Algarve, da responsabilidade da respectiva Direcção Regional, estão a decorrer em várias cidades algarvias até Janeiro próximo e visam promover a reflexão sobre as condições da vida cultural, os problemas, as dificuldades e as oportunidades que hoje em dia se colocam aos diferentes agentes e produtores culturais da região.
Com a presença e colaboração de especialistas na matéria, e aberta a todos os interessados, a conferência do dia 3 de Dezembro juntará Jorge Custódio (IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), José António Falcão (Diocese de Beja) e José Eduardo Horta Correia (UAlg), que lançarão para o debate o contributo que o património e a cultura poderão trazer ao turismo e vice-versa.

Concertos e apontamentos de Natal do Coral Ideias do Levante 2010


O Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve) irá realizar vários concertos (e apontamentos musicais) durante o mês de Dezembro de 2010.
No dia 12 de Dezembro de 2010 (pelas 17h00m), o grupo coral desloca-se à típica Vila de Estômbar (Concelho de Lagoa, Algarve), para actuar na Igreja matriz de Estômbar, e iniciar assim a sua Tournée de Natal de 2010.
No dia 16 de Dezembro de 2010 (pelas 21h30m), o grupo coral irá participar nos "Serões do Convento", uma iniciativa, em formato de tertúlia musical, dinamizada por Afonso Dias, que se realiza regularmente, no Convento de S. José (Cidade de Lagoa, Algarve).
No dia 18 de Dezembro de 2010 (pelas 21h30m), o grupo coral irá interpretar vários temas natalícios, na Quinta dos Vales (Freguesia de Estômbar), uma histórica quinta produtora de vinho e fruta, onde actualmente foram adiccionadas outras valências de relevante interesse, entre as quais, na área da cultura e do turismo.
No dia 22 de Dezembro de 2010 (durante a tarde), o grupo coral irá percorrer alguns locais públicos de Lagoa, com o intuito de partilhar a sua arte, num contacto mais próximo com o público, num contexto natalício.
No mesmo dia(mas pelas 21h30m), o grupo coral irá deslocar-se à Vila de Alcoutim (Algarve), para aquecer a noite (com o seu repertório natalício) na Igreja Matriz de Alcoutim, encerrando assim, a sua Tournée de Natal de 2010.
Os concertos (supra mencionados) são gratuitos e encontram-se limitados à lotação disponível de cada um dos espaços.
O Coral Ideias do Levante tem como objectivo, a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e do Algarve, através da música coral polifónica. Interpreta um repertório bastante ecléctico visando não só diversos tipos de público, como meio de intervenção pedagógica. Dada a manifesta flutuação de meios humanos verificada variavelmente em cada ano lectivo, o seu director artístico procura adequar o nível e as características das peças a trabalhar em cada temporada, às especificidades do grupo.
Francisco Brazão (director artístico do coral) salienta que os ensaios do coral não se destinam somente a trabalhar peças para apresentar ao público. Segundo o director, "o trabalho realizado durante os ensaios abrange, não só, o desenvolvimento da técnica vocal (individual e colectiva), como também, a consciencialização e aplicação da mesma".
Roberto Estorninho (presidente da direcção), congratula-se pelo trabalho desenvolvido pelo director artístico (e pelos coralistas) e convida a todos os interessados(as) com idade superior a 16 anos, a participar nos ensaios que decorrem uma vez por semana (Quintas), das 21h00m às 23h00m, na sede da associação em Lagoa.

RELATÓRIO DE MENDES BOTA SOBRE INVESTIGAÇÃO EM DEFESA E SEGURANÇA, APROVADO EM PARIS


A Assembleia Inter-parlamentar Europeia de Segurança e Defesa, que se encontra reunida em Paris, aprovou hoje o relatório do deputado português Mendes Bota, subordinado ao tema “Investigação em Segurança na União Europeia: avaliação do 7º Programa-Quadro”.
Na sua exposição, Mendes Bota considerou que “os objectivos da Estratégia de Lisboa, estabelecidos em 2000, em matéria de investigação, tecnologia e desenvolvimento, estão longe de ser atingidos. Pretendia-se investir nesta área 3% do PIB gerado na União Europeia, mas a realidade não ultrapassa os 1,7%.
A Europa é o espaço regional com maior PIB do mundo (11.800 biliões de Euros, contra 10.000 biliões de Euros nos Estados Unidos), e é o líder mundial em investigação e desenvolvimento, mas esta tem tido dificuldades em afirmar-se no campo da segurança e da defesa.
O 7º Programa-Quadro para a Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia contém, pela primeira vez, os aspectos da segurança e da defesa, dedicando-lhes 2,8 biliões de Euros, para o período 2007-2013.”
Todavia, para Mendes Bota, “a Europa permanece demasiado fragmentada com standards nacionais que variam de país para país, e proporcionam duas velocidades, com a capacidade de financiamento da investigação em segurança e defesa concentrada num número muito pequeno de países, beneficiando apenas um reduzido leque de empresas e de estabelecimentos de investigação científica e tecnológica ao nível nacional, situação tanto mais agravada pela crise económica e financeira que presentemente limita os orçamentos dos Estados.”
Na Recomendação ora aprovada, Mendes Bota apela a uma maior cooperação entre a Comissão e a Agência Europeia de Defesa, bem como a uma extensão da cooperação em matéria de investigação em defesa e segurança a países terceiros, como os Estados Unidos, Israel, Canadá ou a Rússia.
Ainda durante esta sessão, Mendes Bota foi nomeado pela Comissão Técnica e Aeroespacial como relator para o tema “The Future of European Security Defence Capabilities”, o qual será apresentado na Conferência Inter-parlamentar que se realizará em Maio de 2011, possivelmente em Roma.

Lagoa: Casting para teatro na Ideias do Levante


A direcção da Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve), vai realizar um Casting, para angariar dois elementos para a próxima produção do Teatro Experimental Ideias do Levante, no dia 18 de Dezembro de 2010, às 15h00, na Sede da Associação, em Lagoa.

O encenador procura:
- 1 jovem actor/actriz (entre os 17 e os 27 anos)
- 1 actor/actriz madura (entre os 45 e os 60 anos)

Requisitos:
- Disponibilidade para ensaiar, até ao Verão de 2011, uma ou duas vezes por semana.
- Gosto por desafios. Gosto por personagens exigentes e desafiantes.
- Humildade, criatividade, e disponibilidade física e mental.
- Alguma experiência em teatro.

Inscrição no casting:
- Enviar um SMS para o número 965017845, com o seguinte texto, onde irá incluir o seu nome e apelido, nos "x": "Casting 18d xxxxx"

Conservatório Maria campina Faro: 3ª Grande Noite de Fado do Algarve


A Valentim Filipe Produções, que habitualmente organiza este evento, desta vez decidiu dar parceria à Instituição C.A.S.A. – Centro de Apoio aos Sem Abrigo, que com o apoio da Fundação Pedro Ruivo e da Câmara Municipal de Faro, leva a efeito no próximo dia 4 de Dezembro, às 21h30, a Gala da 3ª Grande Noite do Fado do Algarve, no Auditório desta Fundação.
As melhores vozes do Fado no Algarve, acompanhados por Valentim Filipe, sobem ao palco da Fundação Pedro Ruivo, onde vão mostrar a alma e garra da canção nacional, numa noite de estrelas.
Será um espectáculo único, de luz, som e guitarras a trinar como há um ano não se ouve em Faro.
Bilhetes à venda ao preço de 10 Eur na bilheteira da Fundação Pedro Ruivo, Mercado Municipal, Restaurante Palhacinho, Espaço Himalaias.