segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Olhão: Exposição de Filatelia no Museu da Cidade assinala 550 anos da morte do Infante


Foi inaugurada na passada sexta-feira e está patente até dia 18 de Fevereiro, no Museu da Cidade de Olhão, uma mostra filatélica que assinala os 550 anos da morte do Infante D. Henrique. Muitas dezenas de pessoas acorreram ao evento e ficaram impressionadas com as colecções de mais de uma dezena de amigos da filatelia.
No antigo Compromisso Marítimo, no Largo da Restauração, em Olhão, os interessados podem visitar esta exposição de filatelia de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00. Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal e vereadores acompanharam com interesse a visita guiada feita por um dos membros do Núcleo de Filatelia de Faro, Jorge Bomba, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, que explicaram a história de muitos dos selos antigos ali expostos.
Esta mostra, que surge no âmbito da celebração dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique, relembra a memória do homem impulsionador dos Descobrimentos Portugueses, o qual iniciou no Algarve, mais propriamente em Sagres, uma escola que iria desenvolver e formar novas técnicas de navegação, permitindo o sucesso da expansão marítima portuguesa e abrir novas portas de um mundo com muito por desvendar.

Os Amigos da Filatelia desejaram, com esta iniciativa, promover junto da comunidade o gosto pelo coleccionismo e chamar a atenção para um dos grandes vultos da nossa história que esteve intimamente ligado ao Algarve e à dinamização da pesca. Como o próprio edil olhanense referiu, “faz todo o sentido acolher esta mostra em Olhão, uma terra de grandes ligações ao mar e às pescas”. O autarca exortou mesmo os coleccionadores a trazerem outras mostras do género a Olhão, uma vez que o Museu Municipal estará sempre aberto a receber este tipo de iniciativas.
No dia da inauguração, vários coleccionadores compraram um selo personalizado, criado pelos amigos da filatelia com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, a grande padroeira dos navegantes, cujos postais comemorativos foram assinados pelo vice-presidente da Câmara de Olhão, António Pina e pelos responsáveis pelo Núcleo de Filatelia de Faro, Federação Portuguesa de Filatelia e dos CTT de Olhão.
Na exposição, o público pode apreciar várias colecções: “A Aventura dos Descobrimentos”, “Os Descobrimentos vistos pelos Correios de Portugal”, “Lagos Terras do Infante”, “Um Breve Olhar sobre os Descobrimentos”, “Do Sonho à Realidade”, “Descobrimentos Portugueses”, “Filatelia – Um Mundo de Imaginação”, “A Medicina no Tempo dos Descobrimentos”, “Caravela Portuguesa”, “Os Portugueses e o Mar” ou “Traineiras”.

Oportunidade para Máquina Fotográfica, em Muito Bom Estado, Trocar de Dono

LUÍS FILIPE VIEIRA RECEBIDO NOS PAÇOS DO CONCELHO DE LOULÉ


O presidente do Sport Lisboa e Benfica foi recebido pelo executivo municipal de Loulé, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado sábado, 5 de Fevereiro, no âmbito da inauguração das Casas do Benfica de Loulé e de Quarteira.
Acompanhado pelos seus mais directos colaboradores e elementos da direcção, Luís Filipe Vieira expressou a sua satisfação por ser recebido na Autarquia, e sublinhou a importância das casas para o projecto do clube. “São verdadeiros embaixadores da nossa instituição, são elas que preservam sempre todo o nosso benfiquismo e defendem o nosso clube. São também algo bastante importante tanto na parte associativa, como na desportiva e cultural e, de certeza, que será mais um local do convívio de benfiquistas”, disse o líder do Benfica.


Por seu turno, o edil louletano deu as boas-vindas à comitiva encarnada e enalteceu a importância do Benfica em todo o mundo. “É um clube que arrasta multidões e que tem sido ao longo dos anos um dos embaixadores do nosso País em qualquer parte do mundo, que faz uma ligação extraordinária com as nossas ex-colónias, que continua a fazer essa ligação com as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”, afirmou.
Seruca Emídio sublinhou o facto do Concelho de Loulé, “o maior do Algarve”, ser o único em toda a região a acolher duas Casas do Benfica.
O autarca aproveitou ainda a ocasião para apelar à colaboração do Benfica no que concerne à utilização do Estádio Algarve. “O Benfica é um clube português que consegue transformar um estádio de futebol num grande palco de espectáculo. O Benfica tem boas recordações do Estádio Algarve, tem sido um clube que tem conseguido encher aquele estádio. Estamos sempre disponíveis para colaborar, para trabalhar nesse sentido”, disse ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé.

ENCONTRO DE TRADUTORES LITERÁRIOS NA HOMENAGEM A LÍDIA JORGE


No âmbito das Comemorações do 30º aniversário da publicação de “O Dia dos Prodígios”, que a Câmara Municipal de Loulé tem vindo a desenvolver desde Novembro de 2010, através da realização de variadas actividades, vai ter lugar no Convento de Santo António, em Loulé, no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 19h00, um encontro entre os tradutores literários Karin von Schweder-Schreiner e Pierre Léglise-Costa, ambos tradutores de obras de Lídia Jorge, a primeira para língua alemã e o segundo para língua francesa.
Subordinado ao tema “O Nosso Imaginário Interessa aos Europeus?”, o encontro será moderado pelo vice-reitor da Universidade do Algarve, Pedro Ferré, e contará ainda com a presença de Maralde Meyer-Minnemann, tradutora de “O Dia dos Prodígios”.
Além de tradutor, Pierre Léglise-Costa é também historiador, ensaísta e docente da Universidade de Paris VII.
Karin von Schweder-Schreiner, em conjunto com Lídia Jorge, foi distinguida com o Prémio "Albatros" da Fundação Günter Grass, pela tradução da obra da Escritora, “O Vento assobiando nas Gruas”.
A entrada é livre.

Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva com aulas de música gratuítas


A Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, fundada em 21 de Maio de 1876 é, sem dúvida, um marco histórico no Algarve, não só pela formação musical que tem promovido mas também pelo papel social que desenvolve junto dos mais jovens.
Nos tempos actuais em que todos nos deparamos com uma crise económica, a Soc. Fil. Artistas de Minerva pretende apoiar os jovens que não podem pagar para aprender música, disponibilizando algumas vagas da sua Escola de Música para quem pretenda aprender instrumentos musicais de forma gratuíta.
As vagas existentes são as seguintes: Flauta - 04, Clarinete - 05, Saxofone - 03, Trompa - 03, Trombone - 02, Bombardino - 02, Tuba - 02.
As aulas funcionam de 2ª a 6ª Feira no horário a combinar com os alunos.
Os interessados poderão obter informações através do telefone 962815999 e 289416048, ou pessoalmente na Travessa Júlio Dantas, nº 8, em Loulé, a partir das 18h00.

VR Stº. António: Clube de Leitura "Livros Mexidos" - 2º Encontro de 2011


Porque através da partilha das impressões que nos ficam da leitura dos livros em que mexemos se podem sempre esboçar outros mundos e inventar novas sensações, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas (VRSA), o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA e a ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela, organizam no próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas (VRSA) um novo encontro do Clube de Leitura “Livros mexidos”.
Neste novo ciclo andamos à roda da “Literatura a Oriente”; conversaremos sobre os autores que no Levante nasceram ou que sobre ele escreveram: porque a par do sol que aí nasce, também a palavra escrita nos pode iluminar o olhar e ampliar os horizontes. Junte-se a este grupo informal de pessoas que se unem no gosto pela literatura e venha partilhar connosco as suas leituras.

Taxas de equipamento automóvel das famílias europeias próximas da saturação


Os dados mais recentes sobre o mercado automóvel revelados pelo Observador Cetelem indicam que as taxas de automobilização na Europa estão a diminuir entre as novas gerações, o que leva à saturação das taxas de equipamento automóvel das famílias. Desde o início da década de 2000, a percentagem de famílias que possuem um ou mais automóveis quase parou de aumentar na Alemanha, Itália e Bélgica e só os países que apresentam um atraso significativo na taxa de automobilização como Espanha, Portugal e Polónia continuam a progredir.
Em Portugal a taxa de automobilização das famílias é de 72%, o segundo entre os países analisados a apresentar a taxa menor. No entanto, o seu crescimento foi idêntico em pontos percentuais ao de França e Reino Unido, cerca de +3%p.p.. A Polónia é dos países em que a taxa de automobilização das famílias é mais baixa, 53%, enquanto a média europeia ronda os 75%. Já Espanha foi dos países que apresenta o maior aumento entre os países europeus, 7% (passou de uma taxa de 71% para 78%). Na Alemanha esta taxa não registou qualquer tipo de evolução e na Bélgica e na Itália o aumento foi mínimo, 1%.
Até há muito pouco tempo, a renovação das gerações produzia um efeito positivo no equipamento automóvel. Às últimas gerações não automobilistas apareciam as gerações contemporâneas, as da banalização do automóvel, altamente automobilizadas e multi-automobilizadas. Actualmente, estes efeitos de grupo no aumento da automobilização estão a chegar ao fim e o Observador Cetelem constatou, através dos últimos inquéritos, que as taxas de automobilização estão a diminuir entre as novas gerações.
«Mais urbanas e dispondo de muitas alternativas de transporte, as gerações mais novas parecem ter uma perspectiva diferente em relação ao automóvel. As dinâmicas dos parques automóveis e das vendas, no futuro dependerão essencialmente de três tipos de tendências: as gerações futuras irão adquirir menos automóveis, irão adquirir o seu automóvel mais tarde, ou então verificar-se-ão as duas situações.» afirma Conceição Caldeira da Silva, Responsável pelo Observador Cetelem.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

Município de Lagos comemora Dia de São Valentim


Como já vem sendo tradição, o Município de Lagos volta a comemorar o Dia de São Valentim.
A Divisão de Habitação, Saúde e Acção Social da Câmara Municipal de Lagos está a organizar uma actividade para o dia 13 de Fevereiro (Domingo), com o intuito de lembrar todos os munícipes de que nesta data, para além de se celebrar o amor, deve-se celebrar a paz e a fraternidade.
Assim, pelas 11h00, está prevista a plantação da “III Árvore do Amor”, este ano na Freguesia da Luz, no parque de estacionamento junto à praia.
Recorde-se que a ideia será passar por todas as freguesias de Lagos, sendo que Santa Maria e Odiáxere já foram contempladas com esta Árvore.
Nesta iniciativa, que contará com momentos musicais interpretados por alunos da Academia de Música de Lagos, estarão presentes os representantes de todos os grupos e movimentos religiosos e espirituais do Concelho, bem como das instituições de cariz humanitário e social, personificando uma corrente única de solidariedade.
Até ao dia 08 de Fevereiro (inclusive) estará, também, a decorrer um Concurso de Poemas de Amor, dirigido a todos os seniores daquela freguesia. Os poemas deverão ser entregues (1 por pessoa) na Junta de Freguesia da Luz.
O Poema de Amor vencedor ficará inscrito na base de pedra junto à III Árvore do Amor, imortalizando não só a obra, mas também o seu autor. Haverá prémios para os primeiros 3 classificados.

Polo Aquático: PORTINADO DE VOLTA ÀS VITÓRIAS


A equipa sénior de pólo aquático da Portinado voltou às vitorias, ao derrotar em casa no sábado passado, dia 5 de Fevereiro, a equipa do CNAmadora por 13-11 (3-3; 5-3; 2-4; 3-1).
Este foi mais um encontro bem renhido, tal como o anterior, mas desta vez, a Portinado levou a melhor, conseguindo uma vitória frente a um adversário candidato ao Play-off.
Apesar do favoritismo e do valor do seu plantel, a Portinado passa no entanto por um período em que procura encontrar o seu “fio” de jogo, depois da reentrada na equipa dos atletas juvenis.
Neste encontro, registaram-se alguns bons momentos que provam o potencial que a equipa tem, mas também verificaram-se situações, em que os atletas não se entendiam em situações básicas, o que facilitou o jogo ao adversário.
Concluída a 12.ª jornada, o Salgueiros continua a liderar isolado a classificação do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de pólo aquático. A equipa de Paranhos derrotou o Aminata por 30-3 em partida antecipada, e soma 34 pontos, mais três que a de Portimão. No 3.º lugar surge o Paredes/RM, que foi a Rio Tinto bater o Gondomar por 25-6. Nos restantes encontros, o Vitória SC e o CDUP/Liberty empataram a 11 golos e o Sporting venceu o Fluvial por 8-7.
A lista de melhores marcadores continua a ser liderada por António Cerqueira ( Paredes/RM), com 85 golos, seguido do salgueirista Miguel Mariani Rodrigues, com 74, e de Gonçalo Abrunhosa, da Amadora, com 57.

PORTINADO
MYCOLA YANOCHKO (GR); EVGHENII TRUBECOI (2 golos); TOMAS MELO; FÁBIO BOTA (1); ANTÓNIO GRÁCIO (1); RICARDO BISS; DUMITRU SOBETCHI (1); MAXIM SICRIERU (2); RUI MOREIRA (4); JOÃO SEIXAS; CRISTIANO JOAQUIM (1); DANIEL GRÁCIO (1); LUIS CARVALHO
Delegado: ANTÓNIO SANTA RITA

ESPAÇO MULTIMÉDIA DO PÓLO DE QUARTEIRA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ JÁ FUNCIONA



Foi inaugurado pelo executivo municipal de Loulé, na passada quinta-feira, 3 de Fevereiro, o Espaço Multimédia do Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé.
Este novo serviço ao dispor dos quarteirenses localiza-se na antiga delegação da Câmara de Loulé, na Rua Bartolomeu Dias. Virado para as novas tecnologias, este espaço integra 10 computadores (com ligação à internet), digitalizador, impressora, espaço de visualização de vídeos e audição de fundo musical, consulta presencial e requisição imediata do fundo documental não-livro (CD e DVD), consulta do catálogo das Bibliotecas Municipais e escolares (para requisição de monografias, através de solicitação).
Para breve está previsto a realização de formação em internet para cidadãos seniores, um projecto que a Biblioteca Municipal de Loulé desenvolve há já alguns anos e que agora se estende a Quarteira.
Para além do Espaço Multimédia, o Pólo de Quarteira vai integrar também um Espaço de Leitura Presencial e área infantil, com acesso directo a livros e periódicos, que ficará instalado na antiga sede da Junta de Freguesia de Quarteira. As obras arrancam em Abril, prevendo-se a sua conclusão para Novembro deste ano.

Faro: Câmara quer Rádio local

FARO JÁ TEVE TRÊS RÁDIOS LOCAIS: ASA~- Antena Sul Algarve; RCS - Rádio Clube do Sul e Rádio Santa Maria.


Faro é a única Capital de Distrito que não tem uma rádio local. É imperioso corrigir esta situação. Trata-se de uma aspiração legítima da população que, no quadro actual, se encontra privada de um instrumento essencial para que as manifestações culturais, económicas e sociais do concelho tenham a cobertura adequada. Sem uma rádio de cariz local, informativa e generalista, o concelho vê-se, neste domínio, impossibilitado de ombrear em pé de igualdade com as demais cidades da região.
No sentido de sensibilizar o Governo para a necessidade de colmatar esta omissão, o Presidente da Câmara enviou uma exposição ao Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, com o objectivo de alertar para a situação, solicitando ao poder central a devida atenção para este vazio no campo da comunicação social radiofónica no concelho.

FALECEU JOSÉ MARTINS


Ciclista natural de Paderne venceu 2 Voltas a Portugal
José Martins, um dos melhores corredores portugueses da década de 1940, faleceu ontem em Lisboa, aos 93 anos. A autarquia de Albufeira manifesta publicamente o seu pesar pelo desaparecimento de um dos mais notáveis cidadãos do concelho.
Nascido em Paderne, no dia 20 de Fevereiro de 1920, José Martins emigrou com os pais para França ainda na infância. Aos 15 anos começou a correr em terras gaulesas, onde era conhecido por “Martineau”, mas resistiu às tentativas de o seduzirem a naturalizar-se francês.
No país que o viu nascer, conquistou a Volta a Portugal em 1946, pela Iluminante, e no ano seguinte, ao serviço do Benfica. Além destes triunfos, José Martins ainda terminou a prova rainha do ciclismo português uma vez no segundo lugar (1941) e duas no quarto (1948 e 1950). Foi campeão nacional em 1944, 1946 e 1949. Além da Iluminante e do Benfica vestiu ainda a camisola do Sporting.
A Câmara Municipal de Albufeira organiza, desde 2007, a Volta ao Concelho de Albufeira - Troféu José Martins, precisamente com o intuito de homenagear este grande campeão e como forma de dar a conhecer um dos desportistas mais reconhecidos do concelho.
À família de José Martins, a autarquia de Albufeira manifesta o seu profundo pesar.