domingo, 5 de dezembro de 2010

Clube Oriental de Pechão: XXXI Corta - Mato do Algueirão foi um sucesso

Decorreu no passado sábado (4 de Dezembro) nos terrenos anexo ao Polidesportivo de Pechão a mais antiga prova do atletismo algarvio organizada por um clube, o Corta - Mato do Algueirão é uma organização do Clube Oriental de Pechão, prosseguindo assim o desenvolvimento e prática do Atletismo.

1ª EQUIPA

PODIO SÉNIORES MASCULINO

PÓDIO SÉNIORES FEMININO

PARTIDA ABSOLUTA FEMININA

1ª INICIADA FEMININA

PARTIDA INFANTIS MASCULINOS

Ana Cabecinha do CO de Pechão e o Finlandês Marten Bostrom foram os vencedores nas principais provas, onde participaram cerca de 350 atletas em todos os escalões etários (de Benjamins A a Veteranos) em representação de Clubes Algarvios, do Alentejo e da região de Lisboa.
O Clube Oriental de Pechão, esteve em plano de destaque ao conseguir 5 vitórias individuais, resultando ai a vitória colectiva entre os 33 clubes participantes.
A atleta da casa Ana Cabecinha completou os cerca de 3km em 10.53 a prova decorreu dentro da normalidade para a Ana, isolando-se logo após o 1ºKm mantendo a vantagem até final sem forçar muito; Na 2ª posição classificou-se Eliza Cruz (Casa Benfica de Faro) 11.14; No 3º lugar ficou Fiona Gonçalves (Praia Falésia) 11.17 sendo a 1ª Veterana, a 4ª na geral foi a Júnior Rita Guerreiro (NDC Odemira) 11.25; Anabela Moreira (CD Quarteira) chegou na 5ª posição na geral (2ª Veterana) 12.13; seguiu-se Marta Santos (Núcleo Sportinguista de Faro) 12.32 sendo a 3ª Sénior.
A prova masculina contou com um bom lote de participantes, entre os quais os três atletas Finlandeses que ocuparam as três posições do pódio, os atletas encontram-se a estagiar no Algarve com vista ou Europeu de Cross, Marten Bostram (15.25) levou a melhor sobre os seus colegas Joonas Harjamaki (15.51) e Jonas Hamm (16.03), na 4ª posição na geral ficou o Júnior Emanuel Loureiro (Maratona CP) que levou 16.08 para completar os cerca de 5,1km do percurso, na 5ª posição (4ª sénior) classificou-se Michel Valente (CR Alturense) 16.29
Em simultâneo decorreu o 5º Encontro Algarve – Beja nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, visando a aproximação dos jovens destas duas regiões, partilhando assim o gosto pela prática do desporto (atletismo) contando com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve e Associação de Atletismo de Beja.

Faro - Associação de Músicos: Artistas desfilam contra despejo das instalações

Várias dezenas de músicos do Algarve desfilaram este sábado em protesto silencioso pelas ruas de Faro contra uma ordem de despejo do Tribunal da capital algarvia, desencadeada pela empresa Cleber, que pretende construir um empreendimento de luxo no local de ensaio dos artistas. A medida afectará 31 bandas de música de Faro, Olhão, Loulé e Quarteira, mas também actores, dancarinos e DJ’s da região do Algarve.












O protesto, organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), percorreu algumas ruas da cidade em direção ao Jardim Manuel Bívar, no centro de Faro, onde os músicos recordaram o papel que têm tido na vida cultural da capital algarvia nos últimos 20 anos.
O objetivo do desfile foi sensibilizar a sociedade de que vão perder as 18 salas de ensaios e pedir mais tempo às autoridades locais para continuarem a ensaiar nas instalações da Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), antes de acatarem a ordem judicial de despejo.
"Foi um desfile de sensibilização para o que se está a passar e mostrar que não estamos a fim de sair dali sem ter um novo espaço", afirmou Armindo Dias, sócio fundador da ARCM.
A Associação Recreativa e Cultural de Músicos recebeu a notícia da sentença do Tribunal de Faro em outubro passado. A ação de despejo foi desencadeada pela empresa Cleber - Sociedade Imobiliária, a atual dona dos armazéns onde os músicos ensaiam e que custou cerca de dois milhões de euros aos antigos proprietários.
Ainda segundo Armindo Dias, "o ex presidente da Câmara de Faro Luís Coelho, e atual presidente da Assembleia Municipal de Faro (AMF), é procurador da Cleber e um dos promotores do projeto imobiliário que prevê apartamentos de luxo com vista para a zona protegida da Ria Formosa e zona comercial num valor que ascende os 30 milhões de euros".
Assim, o sócio fundador da ARCM apelou à "intervenção do ex-presidente da Câmara de Faro" - "o senhor Luís Coelho foi autarca, é presidente da AMF e tem responsabilidade na situação. Sabia que estávamos ali quando fez este negócio e só tem de ajudar-nos a resolver o problema, associar-se a nós e fazer parte da resolução, não do problema".
Com o lema "Os Músicos ficam sem casa, inevitavelmente Faro vai ficar sem música", muitos artistas desfilaram de instrumentos em punho e em silêncio por várias ruas da cidade de Faro.
Uma das alternativas para a nova sede da ARCM, e que a autarquia de Faro colocou como hipótese, é na zona da Horta da Areia, perto da Escola de Hotelaria de Faro, junto às salinas e linhas de caminho de ferro, mas carece de validação do Parque Natural da Ria Formosa e da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Algarve, processo que não se compadece com a sentença de despejo.
A Associação Recreativa e Cultural de Músicos recorda que é “um exemplo único de associativismo que cria condições à liberdade criativa e de expressão, e serve a comunidade farense e a cultura regional”.
"Nós sabemos perfeitamente que temos de sair daquele local, que não é nosso, foi vendido e tem um senhorio. Agora, não podemos é parar aquele projeto de maneira nenhuma, porque se pararmos nem que seja dois dias é o mesmo que acabar com a ARCM e o trabalho cultural que fez nos últimos 20 anos", sublinhou Armindo Dias, que nunca abandou o dircuso em jeito de apelo: "Precisamos de um espaço e de um arranque inicial rápido para pôr o pessoal nas salas de ensaio, porque a sala de espetáculos pode vir depois. O essencial é garantir os ensaios", enfatizou.

M.L. e José Farias

PS preocupado com vaga de assaltos em Monte Gordo


Solicita reunião urgente com Governo Civil e Câmara Municipal
A concelhia do Partido Socialista (PS) de Vila Real de Santo António (VRSA) manifesta a sua preocupação face às notícias publicadas ultimamente pela Comunicação Social sobre a onde de assaltos registados nos estabelecimentos comerciais e escolas em Monte Gordo.
A situação está a assumir contornos verdadeiramente preocupantes, causando elevados prejuízos aos pequenos comerciantes locais e a instituições escolares, afectando não só a população como também a imagem de segurança da principal estância turística do concelho.
O PS vem tornar público que já solicitou, com carácter de urgência, uma reunião à senhora Governadora Civil do Distrito de Faro e ao senhor Presidente da Câmara de VRSA, com o objectivo de inteirar-se da verdadeira dimensão do problema e contribuir positivamente para a resolução do mesmo.

Associação de Basquetebol do Algarve: Acção Formação Treinadores - MiniBasquete


A Associação de Basquetebol do Algarve, com o apoio do SC Farense, realizou ontem uma acção de formação de Treinadores na área do MiniBasquete onde estiveram presentes representantes do SC Farense, Colégio Bernardette Romeira, CF "Os Bonjoanenses", CB Quarteira Tubarões, UDR Sambrasense, Imortal DC, CB Albufeira e Portimonense SC.
San Payo Araújo - Director Técnico do Comité Nacional de MiniBasquete da FPB - o formador convidado, centrou a sua palestra de duas horas em exercícios a utilizar nas sessões de treino para escalões de minibasquete (ocupação de espaços, tomada de decisão e fundamentos técnico-tácticos).
Durante a presente época de 2010-11 serão realizados no Algarve dois Jamboree Nacionais de MiniBasquete: Abril (Portimão - inserido nas FESTAS NACIONAIS do BASQUETEBOL) e Junho (Albufeira - férias escolares).

Fases Finais Campeonatos Regionais de SUB 14 Masculinos e Femininos

Durante o fim-de-semana de 17, 18 e 19 de Dezembro de 2010 realizar-se-ão as Fases Finais dos Campeonatos Regionais de SUB 14 Masculinos e Femininos em Albufeira (Pavilhão Desportivo de Albufeira e Pavilhão EBS de Albufeira - Vale Pedras). Este evento terá o apoio da CM Albufeira.

Tuberculose: 65 % dos casos sem factores de risco identificados


A Tuberculose e os constrangimentos associados ao controlo da doença é um dos temas centrais do XXVI Congresso de Pneumologia que arrancou hoje em Coimbra. Esta é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia que até dia 7 promove a troca de experiências e conhecimentos num debate multidisciplinar em torno das diversas doenças respiratórias, que afectam cerca de quatro milhões de portugueses.
Em 2009 a incidência de Tuberculose no nosso país era de 24,1 por 100 mil habitantes. Apesar deste número representar menos 8% dos casos verificados em 2008, Portugal ainda não se encontra na fasquia dos países de baixa incidência (20/100mil).
Os últimos dados adiantados pelo Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose implementado em Março de 2010, são os homens dos 35 aos 44 anos o grupo mais afectado, sendo que os imigrantes têm quase 4 vezes mais probabilidade de contrair tuberculose. A infecção VIH/SIDA continua a ser um importante factor de risco com uma prevalência de 13% de casos de Tuberculose, o que significa um decréscimo do número de doentes para metade nos últimos 10 anos. Contudo, em mais de 65 % dos casos de Tuberculose não há factores de risco identificados.
Segundo Carlos Robalo Cordeiro, Presidente do Congresso e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, «a situação epidemiológica em que o país se encontra obriga a um esforço acrescido para consolidar os progressos alcançados e para, atempadamente, introduzir politicas de intervenção mais adequados e eficazes face à situação de baixa prevalência que se deseja.»
Os constrangimentos do controlo da Tuberculose na população prisional e no contingente emigrante é também uma das questões levantadas neste dia de debate, durante o XXVI Congresso de Pneumologia.
Segundo António Domingos, «A questão da população prisional não deve ser ignorada tendo em conta a natureza da transmissão desta doença, que se processa por via aérea e em condições que muitos estabelecimentos prisionais reúnem. A elevada concentração de doentes seropositivos e a prevalência da tuberculose nesse mesmo meio, associado à precariedade das medidas de luta contra a tuberculose nas prisões, levaram a que, desde 1994, a tuberculose multi-resistente, emergisse entre os estabelecimentos prisionais.» E acrescenta «por outro lado os imigrantes constituem uma das populações de risco acrescido para a tuberculose. Em Portugal, em 2000, tiveram uma taxa de incidência para a tuberculose 3,6 vezes superior à da população em geral. A tuberculose nos imigrantes correspondia a 24,5 % do número total de casos.»
O XXVI Congresso de Pneumologia constitui um encontro de profissionais e especialistas que procuram promover a divulgação dos conhecimentos entre a comunidade médica, para melhor conhecer a realidade de algumas doenças, assim como o que de melhor se faz no mundo em termos de investigação. Até ao próximo dia 7 de Dezembro serão vários os debates e trocas de experiência em torno das diversas doenças respiratória.

«DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO» - 5 DE DEZEMBRO


Segundo a definição da ONU (Organização das Nações Unidas) «o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos...».
Na apreciação deste tema e analisando os motivos que mobilizam, em todo o Mundo, milhões de cidadãos, em direcção ao trabalho voluntário, depara-se-nos a descoberta, entre outros, de dois componentes fundamentais: o do cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que conduz à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.
Celebrando-se no Domingo, dia 5 de Dezembro, o «Dia Internacional do Voluntário», muito me apraz saudar todos os cidadãos algarvios e tantas dezenas de milhares o são, que dão de si sem pensar em si, numa plena dedicação credora do maior apreço que se reveste, na actual conjuntura que vivemos, de um sentido determinado de enfrentar corajosamente e com dedicação exemplar, as dificuldades e problemas existentes.
Ainda há dias o Algarve deu uma resposta clara, no capítulo do Voluntariado ao apelo lançado pelo Banco contra a Fome, disponibilizando-se milhares de crianças, jovens e adultos na recolha e tratamento dos bens tão generosamente entregues em prol de quem mais necessita.
A todos os Voluntários saúdo e agradeço o seu testemunho de autêntica cidadania, na concretização plena do pensamento de uma grande pensadora do século XVI: «Quem não vive para servir, não serve para viver».

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS DE PORTUGAL DE TÉNIS DE MESA EM TAVIRA





A Comissão Técnica Nacional, divulgou os convocados para os Campeonatos Internacionais de Portugal, que se reali-zam em Tavira, de 17 a 19 de Dezembro próximos, com a pre-sença de atletas oriundos de 21 países.