segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Medidas anti-desemprego anunciadas pelo Governo no Algarve são "operação mediática" - PCP



O PCP classificou hoje de "operação mediática" as medidas de combate ao desemprego anunciadas em janeiro no Algarve pela ministra do Trabalho, acusando o Governo de querer "passar a ideia de que está a fazer alguma coisa".
A Direção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP diz que o desemprego real na região atinge os 12 por cento, o que representa cerca de 30 mil trabalhadores, a "maior cifra dos últimos 25 anos", dizem os comunistas em comunicado.
A ministra do Trabalho e Solidariedade Social disse, durante uma visita ao Algarve, em meados de janeiro, que seriam investidos na região 30 milhões de euros para apoiar vinte mil pessoas ao abrigo da Iniciativa Emprego 2010.
Contudo, o PCP diz que as verbas nacionais destinadas à Iniciativa Emprego 2009 eram superiores em 164 milhões de euros às previstas para o ano de 2010 (580 milhões contra os atuais 416 milhões).
"A realidade é que uma parte substancial dos programas que fazem parte dessa denominada Iniciativa Emprego, por um lado, estimulam a precariedade e, por outro, não dão resposta à situação da região", afirmam.
De acordo com os comunistas, o Algarve é a única região onde a percentagem dos trabalhadores com vínculo precário atinge cerca de 50 por cento, contra uma média nacional de 31 por cento.
Para o PCP, a solução para o desemprego passa pelo abandono das políticas de direita e pela implementação de um novo rumo para a vida regional, que dinamize a produção, dê apoio os pequenos empresários e consiga atrair investimento.
Os comunistas dizem ainda, em comunicado, ser necessário lançar obras públicas que correspondam a "objetivos estruturantes para o desenvolvimento regional, como a modernização da linha ferroviária".
No que respeita ao Orçamento do Estado para 2010, o PCP afirma que o documento insiste nas políticas de "penalização" dos funcionários públicos e na ausência de apoio efetivo às micro e pequenas empresas.
"Um Orçamento que aprofundará as desigualdades, a pobreza e a exclusão, ou seja, que prossegue no essencial a mesma política de sacrifícios para os do costume e benesses para quem lucra milhões", conclui o PCP.
Para o dia 20 de Fevereiro está marcada em Faro uma ação contra o desemprego e a precariedade organizada pela União de Sindicatos do Algarve.
A DORAL do PCP prevê também executar um conjunto de ações na região até março sob o lema "Lutar contras as injustiças, lutar por uma vida melhor".
Lusa

Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel tem "Dias Vivos"


João Florêncio
- materiais de João Florêncio
Chapeus e gravata em palma

Custódio Cavaco - tabalhos em palma

Costureira Maria José

Em Fevereiro, a Exposição patente no Centro de Artes e Ofícios ganha vida…
É como se de repente os rostos e os gestos presos nos painéis ilustrativos da exposição `À Descoberta das Artes e Ofícios Tradicionais” no Centro de Artes e Ofícios ganhassem vida… Durante o mês de Fevereiro, a exposição convida a uma visita especial nos “Dias Vivos”, quando estarão ao vivo os mestres artesãos a trabalhar nos seus misteres.
O mais recente espaço cultural de São Brás de Alportel apresenta “Dias Vivos”, uma proposta de dinamização cultural, que visa dar a conhecer a exposição “À Descoberta das Artes e Ofícios Tradicionais” com demonstrações ao vivo de ofícios tradicionais.
Esta exposição patente desde a abertura deste mais recente equipamento cultural do município, no passado mês de Novembro, retrata 17 histórias de vida de mestres artesãos que guardam nas suas mãos calejadas pelo tempo a sabedoria ancestral dos ofícios tradicionais. O tempo levou há muito a juventude de outrora, mas a alegria de trabalhar e transformar com as próprias mãos os frutos da natureza mantém-se vivo e mantêm-nos vivos.
No dia 5, o Dia Vivo é dedicado à empreita, com a presença de Custódio Cavaco e Maria Francisca, os artesãos que se dedicam a esta bonita arte, confeccionado tapetes, alcofas, entre outros materiais feitos nesta matéria-prima de difícil aprendizagem.
No dia 8, é João Florêncio o protagonista de mais um Dia Vivo na Exposição. Ele que dedica grande parte do seu tempo a preparar e a trabalhar o esparto. O passar dos anos roubou-lhe a agilidade das mãos, mas mantém a teimosa vontade de criar e reinventar a aplicação deste material, de dura laboração. E ao sabor da criatividade, o artesão tem juntado aos artigos mais tradicionais, um conjunto de curiosas produções em esparto: gravatas, e até soutiens, entre muitas outras peças mais divertidas e ousadas.
Segue-se o misterioso mel, no dia 10, com a participação do apicultor Artur Marcos, que será o protagonista deste dia. Ser apicultor é viver em harmonia com a natureza, uma eterna aprendizagem destes misteriosos pequenos insectos que parecem beijar as flores de cada vez que lhe extraem pólen para produzir o mel.
No dia 22, é Dia do Sapateiro, com a participação ao vivo de Elisiário Vaz, que apresentará a arte do conserto do calçado. A arte de fazer sapatos por medida, recortar o cabedal, deitar solas e meias solas, continua viva nas mãos de Elisiário Vaz, um sapateiro à moda antiga com muitas histórias para contar.
A fechar o mês e este ciclo de Dias Vivos, estará no dia 24, a costureira Maria José. O som da velha singer a pedal promete invadir o Centro de Artes e Ofícios para relembrar os velhos tempos de costura desta afamada modista. Maria José recorda com saudade os tempos em que a máquina de costura era a companhia do seu dia a dia. Hoje os olhos atraiçoam a mestria das mãos, mas mesmo assim a arte de costurar continua a fazer parte da sua vida, uma vida de linhas, tecidos e botões que costurou sonhos e lembranças para recordar nos “Dias Vivos” do Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel.
Para o mês de Março, o Centro já se encontra a preparar a próxima exposição, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Em “Março, Mês de Mulher”, o espaço acolherá trabalhos de mãos femininas, em resultado dos projectos de formação de adultos que têm sido desenvolvidos no concelho.
E mais para diante, o ano reservará outras mostras interessantes, dando lugar às artes de cortiça.

Quarteira: Basquetebol – Convívio de Sub 8/10 Misto




Como estava previsto, cumpriu-se mais uma vez a calendarização do escalão de sub8 e sub10 misto e, no passado Sábado, dia 30 de Janeiro, houve bastante animação no Pavilhão Dra. Laura Ayres – Quarteira com mais um convívio que prevaleceu o Nº7, com a participação de 7 clubes e um total de 77 atletas.
Os MiniTubarões de Quarteira apresentaram um total de 11 atletas, assim como o CBTavira, o Farense e CBAlbufeira contaram com 10 atletas, o Portimonense com 8, o Ginásio Olhanense com 12 e o Imortal (Albufeira) com 15 atletas.
As equipas defrontaram-se em jogos de 8 minutos e todos os clubes tiveram oportunidade de jogar todos “contra” todos.
Num convívio com bastantes jogos, sem tempos mortos, o que prevaleceu foi a diversão e muita emoção com jogos equilibrados tanto no escalão dos mais pequenos (Sub8) como nos maiores (Sub10).
À semelhança do Convívio de Sub12 no passado dia 23 Janeiro, Quarteira voltou a ser o palco de uma manhã cheia de mini-atletas a partilharem o gosto por esta modalidade, com muito desportivismo e amizade acima de tudo.
Os minitubarões estão todos de parabéns pela sua postura desportista e agradecemos desde já a participação saudável de todos os clubes que compareceram nesta Festa para os mais pequenos.
Mais uma vez, a bancada do pavilhão de Quarteira encontrava-se bem apetrechada com muitos pais, familiares e adeptos da modalidade que aplaudiram e puxaram pelas suas equipas que contribuíram para um grande ambiente durante os jogos.
Próximo Convívio – Dia 06 de Janeiro às 9.00h, em Faro (sub12) e em Albufeira (sub8/10).

Centro Ciência Viva de Lagos comemora 1º Aniversário


O Centro Ciência Viva de Lagos comemorou, na passada Sexta-feira, dia 29 de Janeiro, o seu primeiro aniversário e ano de funcionamento.

Das actividades agendadas para assinalar a data, que decorreram ao longo do dia, destaca-se a apresentação do Livro "Roteiro Paleontológico da Praia de Porto de Mós e Ponta da Piedade", uma publicação da Câmara Municipal de Lagos, da autoria de Beatriz Tomás Oliveira. O roteiro apresenta uma descrição da geologia desse trecho da costa de Lagos e sugere actividades ao alcance de qualquer pessoa.

À apresentação do livro seguiu-se um momento musical com um concerto de Margarida Marreiros e Tiago Filipe da Academia de Música de Lagos.

Estiveram presentes nesta festa membros do executivo municipal de Lagos, responsáveis pelo CCVLagos e diversos convidados.

Tavira: "Passeios Patrimónios da Terra" em Cachopo


O Serviço Educativo do Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira propõe para o dia 7 de Fevereiro, Domingo, um percurso guiado em Cachopo sob o tema “Dos ventos à produção de farinhas: os moinhos de vento”, sob a orientação de Marta Santos e Manuel Custódio. O ponto de encontro é no Terminal Rodoviário de Tavira às 9h30.
Os moinhos de vento existentes no concelho de Tavira, aproveitam a força do vento para mover o seu engenho de moagem e enquadram-se na tipologia de torre fixa em alvenaria de xisto e onde apenas a cobertura e engenho são orientados na direcção do vento – designados por cabresto.
Rebocado e caiado, os moinhos brancos, serviriam para a moagem de farinha para consumo humano, como o trigo e o milho, contrastadamente aos de alvenarias de pedra à vista que se destinavam apenas à produção de farinhas para usos animal como a cevada, o centeio e a aveia.

Informações

Inscrição obrigatória: Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria (ficha de inscrição, clique aqui).
N.º Máximo de participantes: 20 pessoas (limitado à capacidade do autocarro).
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável.
Informamos ainda que está previsto almoço no Restaurante em Cachopo, especialmente encomendado com iguarias do nosso património gastronómico (queijo e presunto caseiro, cozido de grão e pudim de mel), e que será custeado pelos participantes (8,50€). Na inscrição deverá informar se pretende reserva para almoço.
Esta actividade do programa “Passeios Patrimónios da Terra” está integrada na exposição "Moinhos de Maré do Ocidente Europeu" do Ecomuseu do Seixal, patente na Casa André Pilarte até 15 de Fevereiro de 2010, e destina-se ao público em geral.
“Passeios Patrimónios da Terra” consistem na interpretação dos espaços humanizados e das tecnologias tradicionais, a partir dos conhecimentos empíricos da utilização das matérias-primas e seus processos de transformação, distribuídos ao longo do ano de acordo com os ciclos agrícolas e práticas de construção tradicional.
Para mais informações e inscrições:
Serviço Educativo do Palácio da Galeria / Museu Municipal de Tavira
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt
Web: www.cm-tavira.pt
Telefone: + 351 281 320 500 (ext. 324)
Horário: 10h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30 (De Terça a Domingo)

GNR detém 8 estrangeiros e 1 português



A Guarda Nacional Republicana desenvolveu durante o dia de ontem, 31 de Janeiro, uma intensa actividade de fiscalização rodoviária, controlo de estrangeiros e combate a criminalidade, em vários pontos do Algarve.
Na zona de Quarteira, militares do Destacamento de Trânsito detiveram 1 cidadão Cabo-Verdiano de 27 anos de idade, por desobediência, por condução de veículo apreendido.
Ainda na zona de Loulé, a GNR deteve 1 cidadão brasileiro de 23 anos de idade por condução de auto ligeiro sem habilitação legal, e 2 cidadãos, um de nacionalidade francesa e outro de nacionalidade Cabo-Verdiano, por condução sob efeito do álcool, com uma (TAS) entre 1,49 e 1,65 g/l, respectivamente.
Foram detidos por militares da GNR de Albufeira 1 um cidadão brasileiro de 20 anos de idade, por condução ilegal de veículo automóvel e permanência ilegal em território nacional, 1 cidadão por condução sob efeito do álcool, tendo um acusado uma (TAS) de 1,93 g/l. Também na zona de Faro foi detida uma cidadã Belga de 64 anos por desobediência, por se ter recusado efectuar teste de álcool.
Na zona de Silves, foram detidos 2 cidadãos, um cidadão brasileiro de 22 anos por condução de ciclomotor sob influência do álcool, acusando uma (TAS) de 1,51 g/l e um cidadão português de 39 anos por condução ilegal de ciclomotor.

CP: Viajar no Alfa Pendular e Intercidades está mais caro a partir de hoje



A partir de hoje é mais caro viajar nos comboios Alfa Pendular e Intercidades, com os bilhetes a aumentar entre 50 cêntimos e 1,50 euros, disse à Lusa fonte oficial da CP.
A fonte da CP - Comboios de Portugal explicou que os preços dos bilhetes dos comboios de longo curso, que aumentaram pela última vez em julho de 2006, só não vão subir em Évora e Beja, devido a futuras intervenções na linha.
Viajar de Alfa Pendular entre Lisboa e o Porto e entre Lisboa e Coimbra, por exemplo, vai ficar um euro mais caro em ambas as classes (conforto e turística).
Já a viagem de Alfa Pendular entre Lisboa e Faro vai custar mais 1,5 euros para quem viajar em classe turística e dois euros para quem escolher a classe conforto.
Nos comboios Intercidades, a viagem Lisboa-Porto vai custar mais um euro em primeira classe e mais 50 cêntimos em segunda classe, o mesmo aumento que será aplicado nos bilhetes Lisboa-Faro.
fonte: Gaiafm

Governo dá 20 milhões para recém-nascidos


Conta Poupança Futuro é aprovada hoje. O compromisso passa por depositar 200 euros, numa conta bancária, por cada criança que nasça em Portugal.
A conta poupança futuro vai ser aprovada esta segunda-feira no Conselho de Ministros extraordinário que assinala os cem dias do Governo. A medida foi apresentada em Julho, no programa eleitoral do PS e trata-se de um compromisso do Executivo em depositar, numa conta bancária, 200 euros por cada criança que nasça em Portugal.
O secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, enunciou os quatro aspectos que tornam esta conta bancária diferente das outras.
“É uma conta aberta pelo Estado quando nasce uma criança, e que tem quatro aspectos fundamentais: em primeiro lugar, tem juros mais favoráveis; em segundo lugar, os depósitos efectuados pelos seus pais têm um benefício fiscal em sede de IRS semelhante ao dos planos poupança reforma; em terceiro lugar, é uma conta que pode ser movimentada a partir dos 18 anos do jovem e que tem mais vantagens se ele tiver escolaridade obrigatória, e em quarto lugar, é uma conta que começa com um depósito inicial de 200 euros do Estado”, explicou João Tiago Silveira.
A medida que será aprovada hoje, em Conselho de Ministros, assinala os primeiros cem dias do Governo de José Sócrates.
fonte: msn