quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ALBUFEIRA REGRESSA À FATACIL


XXXI Edição da Feira, de 20 a 29 de Agosto
Albufeira volta a integrar o leque de expositores que todos os anos fazem da FATACIL a maior Feira do género em território algarvio. Durante dez dias, o Município irá divulgar as suas potencialidades, enquanto destino turístico por excelência.
A Câmara Municipal de Albufeira participa em mais uma edição da já tradicional FATACIL - Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, a decorrer de 20 a 29 de Agosto, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa.

O espaço promocional concebido para o efeito, de design atractivo e funcional, permite aos visitantes conhecerem o que de melhor este Município tem para oferecer a quem o escolhe para residir ou passar férias.

Refira-se que a FATACIL irá contar com a presença de cerca de 200 artesãos, 300 expositores das áreas do Comércio e Indústria, 100 expositores integrados no sector Agro-Pecuário e outras tantas instituições públicas e privadas.

O recinto conta ainda com várias unidades de restauração ou similares e com um programa de animação musical que traz à região artistas do panorama musical nacional e internacional.

CARROS ELÉCTRICOS PODEM “ABASTECER” EM ALBUFEIRA





Município promove a utilização de veículos amigos do ambiente
Os condutores de automóveis eléctricos que necessitem de carregar as suas viaturas em Albufeira, podem-no fazer de forma gratuita nos Parques de Estacionamento P1 no Pau da Bandeira e P5 na Av. 25 de Abril.
Albufeira disponibiliza um serviço de carregamento para automóveis eléctricos, de forma gratuita, em dois dos seus Parques de Estacionamento.
O P1, localizado no Miradouro do Pau da Bandeira, e o P5, situado na Avenida 25 de Abril, no Centro Antigo da cidade, são os primeiros a oferecer este serviço, disponível para quem o solicitar junto do balcão de informações, durante o horário de funcionamento. Os utilizadores pagarão apenas o tempo de permanência no parque, usufruindo do carregamento do seu veículo gratuitamente.
O objectivo da autarquia passa por fomentar a utilização de automóveis amigos do ambiente. “O veículo eléctrico constitui a melhor solução de mobilidade para responder às questões do aquecimento global, da qualidade do ar e da dependência energética dos combustíveis fósseis. Além disso, é a única solução 100% zero emissões, zero ruído, zero emissões de poluentes, zero emissões de gases de efeito de estufa. O Município de Albufeira está assim, também, a contribuir para o que deve ser uma causa a defender a nível mundial”, recorda o Vereador do Pelouro, Carlos Quintino.

Pontos de carregamento em Albufeira:
- 4 no Parque de Estacionamento P1, no antigo campo de futebol da INATEL, junto ao Miradouro do Pau da Bandeira;
- 2 no Parque de Estacionamento P5, na Av. 25 de Abril, no Centro Antigo da cidade.

«HÁ 127 ANOS NASCEU EM LOULÉ O ALMIRANTE MENDES CABEÇADAS»


Figura incontornável da História da República Portuguesa, cujo 1º centenário da implantação este ano se comemora, o algarvio Almirante José Mendes Cabeçadas Júnior, um dos seus mais destacados obreiros, nasceu em Loulé a 19 de Agosto de 1883, falecendo em Lisboa no dia 11 de Junho de 1965.
Facto igualmente assinalável é o facto de ser um dos 3 algarvios e dos dois louletanos a ocupar a Presidência da República, juntamente com Manuel Teixeira Gomes e o Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva.
Participou na preparação do movimento revolucionário que implantaria a 5 de Outubro de 1910 o regime republicano em Portugal, tendo uma notabilíssima acção à frente do Arsenal do Alfeite e na luta pela vitória do movimento.
A par de uma brilhante carreira militar, desenvolveu intensa actividade política, de que destacamos, para além de Presidente da República, o desempenho, entre outras, das funções de Deputado à Assembleia Constituinte; Chefe do Governo na presidência do Dr. Bernardino Machado e Governador Civil do Distrito de Faro.
Ao recordarmos, neste primeiro centenário da República, a figura do Almirante Mendes Cabeçadas, prestamos ao republicano, ao democrata, ao louletano que sempre defendeu os interesses da sua Região Natal, a homenagem de todos os algarvios.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES

DESPORTISTAS EM ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NO ALGARVE


Naide Gomes e Vanessa Fernandes, notáveis do panorama desportivo português, participam em acções de sensibilização e aconselhamento nutricional, nos próximos dias 21 e 23 de Agosto, em Portimão e em Albufeira.
Numa óptica de diagnóstico preventivo, as atletas juntam-se aos especialistas Mimosa Mede, para sensibilização de dois graves problemas de saúde pública em Portugal – colesterol e osteoporose – e para incentivo à prática de exercício físico e alimentação correcta.
Paralelamente ao diagnóstico e aconselhamento nutricional de acordo com os hábitos alimentares, estilos de vida e faixa etária de cada um, as atletas realizam uma sessão de autógrafos, pelas 18.30 H.
Mimosa Mede é um espaço móvel organizado em 3 áreas, que funcionam em simultâneo: a área de rastreio osteoporose, a área de rastreio colesterol e a área de aconselhamento nutricional. O consumidor decide qual das áreas é do seu interesse podendo, também, decidir pelo programa global.
Sob alçada do CNAM (Centro de Alimentação Mimosa), Mimosa Mede é constituído por uma equipa de nutricionistas, enfermeiros e técnicos de radiologia e conta com o envolvimento da Fundação Fernando Pádua e da Associação Portuguesa de Osteoporose.
As acções decorrem na Marina de Portimão, durante o próximo fim-de-semana, e prosseguem na Marina de Albufeira, nos dias 23 e 24 de Agosto.

ALBUFEIRA RECEBE JAMIE CULLUM NO DOMINGO


Irreverência do cantor promete aquecer o palco do Balaia Golf Village
O multi-talentoso músico britânico Jamie Cullum vai subir ao palco do Balaia Golf Village, já no próximo domingo, para apresentar “Pursuit”, o seu último trabalho. Numa mistura de jazz, rock e pop, o artista lança-se à conquista do público algarvio.
Cantor, compositor, pianista, guitarrista e baterista, Jamie Cullum regressa a Portugal pela mão do programa “Allgarve’10” para apresentar o seu mais recente álbum -“The Pursuit”. O Balaia Golf Village, em Albufeira, foi o local escolhido para receber, a 22 de Agosto, pelas 22h30, o multi-facetado artista.
Considerado uma referência na recriação do jazz, Cullum mistura este género musical com ritmos pop, rock e hip-hop, recriando grandes clássicos de nomes como Frank Sinatra.
Já no quinto disco de originais, o músico britânico tem conquistado milhares de plateias e é dos intérpretes de Jazz que mais cópias vende em todo o mundo.
"The Pursuit" traz-nos "Don't Stop the Music", um original de Rihanna a que Jamie Cullum deu uma nova roupagem. Também Lady Gaga, Justin Timberlake e Jimi Hendrix viram alguns dos seus temas serem transformados em memoráveis momentos de jazz.
Depois do estrondoso sucesso que foi o concerto no Coliseu dos Recreios, Jamie Cullum promete voltar a encantar o público português com a sua irreverência, neste espectáculo a Sul.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais - Fnac, Worten, El Corte Inglês, Dolcevitta, Estações de CTT, Agências Abreu e Pontos Megarede – e custam 30 euros. Encontram-se também disponíveis online, em http://www.ticketline.pt e no Balaia Golf Village.

São Brás de Alportel: Gala Memória aos Vestidos de Chita


Jardim da Verbena em São Brás de Alportel vai abrir o baú da saudade, na Gala Memória Vestidos de Chita
Os Gostos d’Agosto, programa de animação cultural do mês de Agosto em São Brás de Alportel continuam a surpreender… em mais uma emotiva NOITE DA VERBENA no próximo sábado, 21.
Palco de muitas manifestações culturais, ao longo de décadas e gerações, salão de festas ao ar livre por excelência, o Jardim da Verbena está no coração do centro histórico da vila e no coração da memória são-brasense, e prepara-se para abrir o Baú da Saudade e desvendar mais de meio século de memórias na Gala Memória Vestidos de Chita.
A Gala Memória Vestidos de Chita terá lugar no próximo sábado, dia 21 de Agosto, a partir das 21h30 e contará com Desfile, Percurso Musical pelas décadas de 80 e 90 e ainda um divertido Baile, para recordar os velhos tempos.
Em São Brás de Alportel, a história do concurso de vestidos de chita é antiga… deu os primeiros passos na década de 1950 e depois retomou este legado com um concurso que fez história, durante 15 edições, de 1983 a 1997, uma organização que nasceu no seio da Sociedade Recreativa 1.º de Janeiro e teve continuidade com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, responsáveis pela produção do concurso desde 1986 até 1997, data da última edição.
Estas 15 edições de concurso, de histórias, de vestidos de muitas memórias vão desfilar pelo palco do Jardim da Verbena, para recordar os tecidos, os penteados, os cortes e acabamentos, os sapatos, os passos e os ensaios e todo o universo deste concurso que marcaria para sempre a vida cultural são-brasense.
Esta Gala memória vem abrir este baú da saudade, fechado desde há 13 anos… convida a uma viagem que parte do Verão quente de 1983 e propõe-se revisitar todas as 15 edições, trazendo a palco os vestidos vencedores dos 3.º, 2.º e 1.º lugares e as jovens “misses” dessa época. Numa viagem acompanhada com os ritmos e o narrar dos acontecimentos que fizeram a história são-brasense.
Passados 27 anos, os vestidos de chita que vestiram tantas emoções regressam ao Jardim da Verbena, local onde tudo começou há tantas décadas atrás, numa produção conjunta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Sociedade Recreativa 1º de Janeiro para um tributo a todos os participantes destas bonitas páginas da história cultural são-brasense.
Cerca de 30 vestidos regressarão à passarela na noite de todas as emoções.
O percurso musical e a animação da noite está a cargo da Banda residente Hexavox e aguardam-se muitas surpresas…
Os ingressos para esta Grande Gala Memória “Vestidos de Chita” (no valor de 2,5€ cada) já estão à venda na Secretaria do Quartel de Bombeiros Voluntários e podem também ser adquiridos no dia da gala, a partir das 210h30, na recepção do Centro de Artes e Ofícios (junto à entrada para o Jardim da Verbena).
As receitas de bilheteira revertem inteiramente a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Águas do Algarve aconselha: Água da Torneira- EU BEBO


A água da torneira é de elevada qualidade e é mais amiga do ambiente do que a engarrafada.
Na Águas do Algarve, SA, somos responsáveis pela captação, tratamento e distribuição de água de água em “alta” aos municípios da Região, e estamos neste momento, em praias algarvias a distribuir copos de água fresca e informação, numa acção divertida, com jogos, prendas e muita animação.
A partir de hoje, dia 18 de Agosto, até ao dia 31 de Agosto, iremos percorrer praias dos Municípios de Tavira, Silves, Albufeira, Loulé, Faro e Vila Real de Santo António.
A água oferecida aos nossos veraneantes é captada directamente das nossas estações de tratamento de água de Tavira e de Alcantarilha.
Com o objectivo de promover o consumo de água da torneira, a campanha desenvolvida pela Águas do Algarve, SA conta com a parceria dos Municípios envolvidos e de várias entidades regionais das quais se destaca a ARH Algarve e as autoridades marítimas locais. Esta acção de sensibilização e de frescura, surge no âmbito do trabalho desenvolvido pela Empresa, tendo em vista a divulgação da excelente qualidade do produto –água – que é fornecida na Região.
Através desta campanha, a Águas do Algarve, SA visa também sensibilizar os consumidores para o facto da água da torneira ser um produto de confiança (Qualidade), que garante o respeito pelos melhores procedimentos e rigorosas medidas de controlo; está acessível para consumo imediato (Acessibilidade), sem restrições de quantidade, em casa dos consumidores, nos seus empregos, nos restaurantes, bares e cafés, para além de ser uma escolha económica (Preço).
Para além disso é também importante a promoção que é feita para a preservação e protecção de um bem “tão escasso e precioso” como é a água para consumo humano.
A água da torneira é de elevada qualidade e é mais amiga do ambiente do que a engarrafada.


Confira os locais onde as equipas da Águas do Algarve estarão presentes:

Tavira – Praia do Barril: 18 e 19 de Agosto
Silves - Armação de Pêra : 20 e 21 de Agosto
Albufeira - 22 e 23 de Agosto
Vilamoura – Loulé -Praia da Falésia: 26 e 27 de Agosto
Faro- Ilha de Faro: 28 e 29 de Agosto
Vila Real de Santo António -Praia de Monte Gordo: 30 e 31 de Agosto