sábado, 30 de janeiro de 2010

DANIEL SAMPAIO APRESENTA COLÓQUIO NO 65º ANIVERSÁRIO DA CASA DA PRIMEIRA INFÂNCIA DE LOULÉ



Figuras ilustres da instituição vão ser homenageadas
A 9 de Fevereiro, pelas 18h00, o psiquiatra Daniel Sampaio vai marcar presença na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, Edifício Engº Duarte Pacheco, para proferir um colóquio subordinado ao tema “A Importância da Primeira Infância no Futuro das Famílias”. Trata-se de uma iniciativa inserida no programa de comemorações dos 65 anos de existência e serviço à infância e família da Casa da Primeira Infância.
A par do colóquio, será também prestada homenagem à fundadora da instituição, Maria José Soares Cabeçadas, com quem Daniel Sampaio tem laços familiares, e à sua histórica directora, Catarina do Carmo Pinto Farrajota, que completou 60 anos de funções directivas.
Psiquiatra, ensaísta, escritor, professor catedrático, Daniel Sampaio formou-se em Medicina, em 1970. Obteve o Doutoramento em Medicina, na Especialidade de Psiquiatria, em 1986. Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, responsável da disciplina de Psiquiatria 1, do 4º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa, e coordenador do Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria.
Foi um dos introdutores, em Portugal, da Terapia Familiar Sistémica, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979).
Tem-se dedicado ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência. Tem organizado, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Criou uma nova Unidade para Jovens em Risco no mesmo Hospital.
Tem participado activamente na Comunicação Social nos últimos 15 anos, através da co-autoria de programas de televisão (“Verdes Anos” e “Conversa Privada”), ou pela participação em programas de rádio (Renascença e Rádio Clube Português), e ainda na imprensa (Notícias Magazine e Pública).
A publicação das suas obras tem suscitado interesse notório na sociedade portuguesa desde a sua estreia, em 1978, com “Droga, Pais e Filhos” e o seu percurso garante-nos que estará atento e participante na evolução das relações familiares no século XXI.

Casa da Primeira Infância: 65 anos de história

Foi nos remotos anos do Pós-Guerra que, à frente da sua farmácia, Maria José Soares Cabeçadas de Ataíde Ferreira, personalidade activa e preponderante na vida da então vila de Loulé, teve contacto com as grandes dificuldades de muitas mães operárias em garantir os elementares cuidados aos filhos de tenra idade quando, por força da débil condição familiar, se viam obrigadas a trabalhar nas actividades absorventes de mão-de-obra: as manufacturas de calçado e vestuário e as indústrias de transformação dos produtos agrícolas e pescado.
Após algumas reuniões realizadas no edifício que serviu de Aquartelamento ao Batalhão de Sapadores dos Caminhos-de-Ferro, sito na lateral direita da Igreja Matriz, foram dados os passos e reunidos os apoios necessários à constituição da Associação de Cidadãos Particulares (comerciantes e Quadros do Estado) que viria a ser pioneira nos cuidados de berçário e creche e demais cuidados para a infância.
Por razões do apoio governamental, a inauguração do Centro Polivalente de Loulé viria a acontecer em 10 de Junho de 1945 - “Dia de Portugal”, com instalação no lado esquerdo do edifício onde ocorreram as reuniões preparatórias, tendo sido nomeada sua Directora, a sua impulsionadora Maria José Cabeçadas.
Nesta época era, naturalmente, mais valorizada a acção de promoção da saúde infantil e materna, o fornecimento de leite e os básicos cuidados de higiene e saúde, embora tímidos, começaram a ser dados os primeiros passos na educação e desenvolvimento da Primeira Infância.
Foi a personalidade da fundadora e, por certo da equipa que soube reunir, que determinaram a matriz humanista, solidária e atenta às necessidades futuras que alimentaram este sonho de serviço público.
Haveria, Maria José Cabeçadas, por razões familiares trocar Loulé pela capital do país, sem nunca deixar de regressar para se inteirar da actividade e necessidades da instituição que criou e modelou. O amor que depositou na sua obra pode ser avaliado pelo cuidado como escolheu aquela que a havia de substituir, em 1949, na direcção da Casa da Primeira Infância, que viria a dar-lhe, por força do dinamismo e dedicação demonstrado, plena razão: Catarina do Carmo Pinto Farrajota, enfermeira recém-formada e que, após seis meses de serviços de enfermagem no Instituto de Oncologia de Lisboa, regressaria a Loulé para contrair matrimónio. Convidada, não hesitou e dedicou-se desde logo à acção, que passados 60 anos, não é estranha a ninguém que conheça a Casa da Primeira Infância, a presença da sua marca de mulher lutadora e determinada, dona de sólida formação moral e ética, cujo exemplo se encontra em cada um que com ela trabalhou.
De acordo com os responsáveis da Casa da Primeira Infância, “neste ano de aniversário, que agora começa, muitas são as questões que o futuro coloca e necessitam de ser respondidas, sendo certo que o Passado e o Presente da Instituição serão sempre inspiração para a sensata decisão da actual equipa dirigente. É imperativo glorificar e agradecer a qualidade do trabalho realizado por Maria José Soares Cabeçadas de Ataíde Ferreira e Catarina do Carmo Pinto Farrajota, dele extrair a força inspiradora para novas realizações a efectivar, num tempo necessariamente diferente, com novos desafios, desde logo o da própria estrutura empresarial e da concorrência com os congéneres privados e públicos que vão surgindo, sem perder a qualidade do serviço e a modernidade que sempre caracterizaram esta IPSS”.

Teresa Rita Lopes dá a conhecer o ‘seu’ Sul em Olhão



É já no próximo sábado, 6 de Fevereiro, que a pessoana Teresa Rita Lopes apresenta mais uma obra aos seus conterrâneos algarvios. Trata-se de “O Sul dos meus sonhos”, que retrata algumas das suas vivências no Sul, e que pode ser conhecida a partir das 17h00 na Biblioteca Municipal de Olhão.

Natural de Faro, Teresa Rita Lopes é poetisa, dramaturga e uma das maiores especialistas contemporâneas em Fernando Pessoa, dedicando-se sobretudo à divulgação da parte inédita da sua obra. A sua produção literária passa pela poesia, teatro e contos, para além dos inúmeros ensaios sobre literatura.
Várias vezes premiada, no seu último livro de poemas privilegia espaços, épocas e pessoas, abrindo-nos as portas a um passado presentificado em que terra e mar enformam cumplicidades indizíveis e o Algarve é indiscutível e afectivamente revisitado.
“O Sul dos Meus Sonhos”, editado pela Gente Singular Editora, será apresentado pelo advogado Rogério Silva, fazendo depois a autora uma explicação sobre a mesma obra, transmitindo uma visão mais pessoal do que pretende levar ao público, como por exemplo a referência que faz à família e à luz característica do seu Sul.
Teresa Rita Lopes estudou na Faculdade de Letras de Lisboa, mas perseguida pela ditadura salazarista, teve de se exilar em Paris, onde durante muitos anos leccionou na Sorbonne e fez a tese de doutoramento “Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création”. Aqui, no coração de Paris, onde apresentou no passado dia 21 esta sua última obra, assim como na livraria Palimpsesto, continua a fazer apresentações com regularidade. Regressou a Portugal em 1976 e é professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde dirige um grupo de investigadores que se dedicam, desde 1988, a identificar e editar milhares de documentos de Pessoa, tendo já sido publicadas mais de 30 obras.
Tem várias peças publicadas e prémios conquistados em Portugal e no estrangeiro.

Alfa Pendular: ligação Porto–Faro registou o maior aumento em Janeiro - CP


O serviço Alfa Pendular cresceu 3,9 por cento no período analisado (Janeiro 2010 135.800 passageiros), tendo a ligação Porto–Faro registado o maior aumento, com cerca de 33.700 viagens realizadas, mais 5,1 por cento do que em Janeiro de 2009 - CP.
Os comboios de longo curso da CP, Alfa Pendular e Intercidades, registaram em Janeiro um crescimento médio próximo dos 5% por cento face ao período homólogo de 2009. Todas as ligações registaram aumento de passageiros com excepção dos eixos do Alentejo (Évora e Beja).
Neste primeiro mês do ano foram realizadas mais de 387 mil viagens neste comboios, representando um acréscimo de 17.800 viagens face a Janeiro de 2009. O maior crescimento regista-se no serviço Intercidades Lisboa-Guarda, com cerca de 44.600 passageiros transportados e um crescimento homólogo de 8,4 por cento.
Ainda nos comboios Intercidades, as ligações Lisboa-Faro e Lisboa-Guimarães apresentam também crescimento significativo, com 25.500 viagens no caso de Faro (mais 7,9 por cento do que em Janeiro de 2009) e 27 mil passageiros no caso de Guimarães (mais 7,2 por cento).
No total, o serviço Alfa Pendular cresceu 3,9 por cento no período analisado (135.800 passageiros), tendo a ligação Porto–Faro registado o maior aumento, com cerca de 33.700 viagens realizadas, mais 5,1 por cento do que em Janeiro de 2009.
A CP opera comboios Alfa Pendular nos percursos Lisboa-Porto, Lisboa-Braga, e Porto-Faro; e comboios Intercidades nos eixos Lisboa-Guarda, Lisboa-Covilhã, Lisboa-Porto, Lisboa-Faro, Lisboa-Guimarães, Lisboa-Évora e Lisboa-Beja.

Hospital de Faro está entre os vencedores da Missão Sorriso 2009



Os votos da comunidade colocaram o projecto do Hospital de Faro entre os 11 vencedores da edição de 2009 da Missão Sorriso, campanha de solidariedade social promovida pelo Grupo Sonae e desenvolvida durante o Natal nos Hipermercados Modelo e Continente.
A iniciativa levou a concurso 27 projectos oriundos de Hospitais Pediátricos, Maternidades e Hospitais com Serviço de Pediatria e/ou Obstetrícia, com o objectivo de contribuir para o apetrechamento técnico destas unidades e promover as condições de bem-estar das crianças em ambiente hospitalar.
Com o contributo do público que, nesta edição, foi chamado a participar na decisão de escolha das unidades beneficiadas, através da votação online, o Hospital de Faro consagrou-se como uma das instituições vencedoras, obtendo o financiamento parcial do projecto “Geramos Sorrisos” submetido a concurso.
Tendo ficado entre os 5 projectos mais votados online, o Serviço de Obstetrícia foi premiado com 17.500€ que serão convertidos em equipamento de monitorização fetal.
A entrega simbólica dos cheques aos representantes das entidades premiadas teve lugar no passado dia 28 de Janeiro, no auditório da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
A cerimónia foi presidida pela “madrinha” da campanha, a Primeira-Dama Maria Cavaco Silva, que procedeu à entrega do cheque simbólico à responsável do Serviço de Obstetrícia,Ivone Lobo.

Actualmente, existem 5 a 6 milhões de Leprosos no mundo


Actualmente, existem 5 a 6 milhões de Leprosos no mundo. Anualmente, surgem 600 a 800novos casos por dia. Juntos, poderemos vencer a Lepra - Associação Mãos Unidas P. Damião PORTUGAL.
Somos a Associação Portuguesa de Solidariedade Mãos Unidas P. Damião - Portugal, uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Utilidade Pública (IPSS) e uma ONGD, que está em Portugal com finalidades deveras e objectivos nobres entre as associações existentes no nosso país.
Na nossa linha de acção, inspirámo-nos no exemplo de duas personagens que marcaram profundamente o início e o final do século XXI: P. DAMIÃO DE VEUSTER – o Apóstolo dos leprosos na “Ilha Maldita” do Molokai e MADRE TERESA de CALCUTÁ, a Mãe dos pobres mais pobres.
As nossas Acções de Ajuda, junto dos Leprosos, dependem da Solidariedade e do CORAÇÃO de todos os nossos Colaboradores.Junte-se à Associação Portuguesa de Solidariedade P. Damião, pois qualquer DONATIVO/OFERTA que nos queira enviar para AJUDAR a Salvar uma VIDA irá certamente contribuir para derrotar Lepra, pois com 25,00 € é possivel tratar e curar um Leproso, na sua fase inicial.
Alargue esta Campanha Humanitária aos seus Familiares e Amigos, pois contribuirá para vencer a doença dos pobres: a LEPRA, já que onde há fome e pobreza, há Lepra.Actualmente, existem 5 a 6 milhões de Leprosos no mundo. Anualmente, surgem 600 a 800 novos casos por dia.
Juntos, poderemos vencer a Lepra. Com a sua Ajuda, com o nosso trabalho e em colaboração com as nossas Congéneres Europeias, vamos ajudar a tratar e curar mais de 350.000 Leprosos. Como dizia o P. Damião – “Pouco a pouco e sem fazer muito barulho vou fazendo o bem”.

Parque Natural da Ria Formosa e Núcleo de Filatelia de Faro comemoram Dia Mundial das Zonas Húmidas



O Parque Natural da Ria Formosa e o Núcleo de Filatelia de Faro comemoram conjuntamente o Dia Mundial das Zonas Húmidas, no próximo dia 2 de Fevereiro de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, com um evento filatélico, aberto à população, que terá lugar na sede do Parque Natural da Ria Formosa, em Olhão.
Do programa consta uma exposição de selos subordinada ao tema da biodiversidade, que ficará patente ao público durante quinze dias.
Serão ainda editadas quatro colecções de selos alusivas à avifauna das zonas húmidas, no caso aves que ocorrem no Parque Natural da Ria Formosa, a partir de desenhos do autor de banda desenhada e ilustrador José Carlos Fernandes.
No local funcionará também um posto de correio, que expedirá correspondência com uma particularidade, a de ser carimbada com o carimbo comemorativo das zonas húmidas.
O Arquitecto Fernando Pessoa, primeiro presidente do actual Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, organismo que tutela o Parque Natural da Ria Formosa, e o Professor Doutor Luís Fonseca, director do Parque Natural entre 1997 e 2000, falarão aos presentes da importância deste Parque enquanto zona húmida de importância internacional e do seu papel na manutenção da biodiversidade.
Programa:14h00 - Trilho de interpretação da natureza
16H00 – Sessão de abertura
16H15 - Inauguração da Exposição de filatelia e abertura do posto de correio
16H30 – Zonas húmidas e biodiversidade - o PNRF
Arquitecto Fernando Pessoa e Doutor Luís Fonseca
17H00 - “alfarrobinha de honra”
17H15 - Encerramento do posto de correio.

TUALLE RECOLHE ALIMENTOS A FAVOR DO HAITI


HAITI - DEPOIS DO TERRAMOTO A FOME


Na sequência do terramoto que devastou o Haiti no passado dia 12 de Janeiro, a Tuna Universitária Afonsina de Loulé – TUALLE, iniciou uma campanha de recolha de alimentos, tendo como objectivo reunir mil quilos de bens alimentares, preferencialmente: massas, enlatados, arroz, bolachas, entre outros.
A população do Haiti precisa urgentemente do nosso empenho e contributo na recolha dos bens alimentares, e receber, sem demora, esta ajuda para as vítimas que sobreviveram a esta catástrofe de grandes dimensões.
Colabore nesta iniciativa colocando o seu contributo dos géneros nos pontos de recolha nas escolas do Concelho de Loulé ou no INUAF Instituto Universitário D.Afonso III.
Semanalmente, a TUALLE, passará junto das escolas para efectuar a recolha dos alimentos.
Para qualquer informação ou esclarecimento contactar:
José Encarnação “ Mira “ – 966597067
E-Mail: fotomira@iol.pt
fotomira@sapo.pt
Emiliano Silva – 963202007
Colabore!

«Duende Flamenco» no palco do Teatro Municipal de Faro


O Teatro Municipal de Faro recebe o espectáculo de dança «Duende Flamenco» no próximo dia 6 de Fevereiro, a propósito do VI Festival de Flamenco de Faro.
«Duende Flamenco» sobe ao palco para mostrar os sentimentos mais intrínsecos do ser humano através do canto, do toque e do baile flamenco.
Os bailarinos colocam ainda na sua representação a dor, a raiva, a angústia, mas também os momentos mais festivos, através de «alegrías e bulerías».
F.C.

Energias renováveis unem Baixo Alentejo e Algarve


A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) vão juntar esforços em 2010 para estimular a cooperação na área das energias renováveis, investigação e desenvolvimento, informou fonte oficial.
A preparação de projectos de ligação entre o interior algarvio e o Baixo Alentejo, mas também estimular a “cooperação na área das energias renováveis” foram algumas das decisões defendidas por autarcas alentejanos e algarvios, informou a AMBAAL, em comunicado de imprensa.
Algarvios e baixo-alentejanos discutiram também temas relacionados com a “ligação de alta velocidade Évora-Beja-Faro-Huelva”, cujo estudo para possíveis traçados está previsto para este ano, e acordaram realizar “reuniões regulares”.
A próxima reunião está prevista para o mês de Abril na sede AMBAAL, em Beja.

AMBAAL e AMAL discutiram assuntos de interesse para ambas as regiões
A Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) reuniu com a Associação de Municípios do Algarve (AMAL) para discutir assuntos de interesse para ambas as regiões.
A Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) reuniu, em Faro, com a Associação de Municípios do Algarve (AMAL) para discutir assuntos de interesse para ambas as regiões. “Neste encontro foi discutida, entre outras matérias, a ligação de Alta Velocidade – Évora-Beja-Faro-Huelva, cujo estudo para possíveis traçados está previsto para este ano”, as declarações são de Jorge Pulido Valente, presidente do Conselho Directivo da AMBAAL. Sobre esta matéria, frisou também que “é fundamental a ligação daquela ferrovia ao aeroporto de Beja” e que “não faz qualquer sentido não contemplar essa possibilidade”.
No encontro efectuado entre a AMBAAL e a AMAL “foram ainda estabelecidas as bases de cooperação estratégicas com o Algarve e a Andaluzia, visando a possibilidade de constituir uma euro região, uma hipótese prevista na lei e que vai ser avançada em termos técnicos. Água, planeamento do território, energias e ambiente foram as outras matérias abordadas. A segunda reunião entre estas duas associações de municípios está agendada para Beja, para o próximo mês de Abril, para firmar acções concertadas entre a AMBAAL e a AMAL”, adiantou, igualmente, Jorge Pulido Valente.
Fontes: Correio do Alentejo e Rádio Voz da Planície