quinta-feira, 19 de maio de 2011

APAL – Turismo de Albufeira apoia Visita de Familiarização do Operador Turístico El Corte Inglês a Albufeira

A Apal – Turismo de Albufeira, apoiou no passado dia 13 de Maio, uma visita de familiarização a Albufeira a 22 agentes de viagem de contacto directo ao cliente final, do operador turístico El Corte Inglês, com o objectivo de mostrar a estes o destino Albufeira.

Esta visita de familiarização, realizou-se a sequência do convite que o Grupo CS fez a este operador, para que os seus retalhistas viessem a Albufeira conhecer as diversas unidades hoteleiras do grupo, tendo a APAL, aproveitado esta oportunidade para levar o grupo a uma visita ao concelho, mostrando aos mesmos os locais mais emblemáticos do concelho.

Com esta iniciativa a APAL pretendeu levar os agentes de viagem a contactarem “in loco” com o destino, para que estes o possam recomendar aos seus clientes nas agências de viagem onde trabalham.
Durante a visita houve a preocupação de mostrar aos agentes de viagem a localização dos diversos hotéis de Albufeira, as praias mais emblemáticas do concelho e os diversos componentes do produto turístico de Albufeira, como a animação nocturna, as praias, a identidade cultural e arquitectónica, as tradições, e os principais centros de concentração de turistas, não esquecendo a gastronomia local, tendo o grupo a oportunidade de provar diversas iguarias da cozinha algarvia no Restaurante Três Coroas, na zona antiga da cidade.
O Operadores Turístico El Corte Inglês, é o operador turístico que detém a maior rede retalhista de agências de viagem em Espanha, pelo que estamos certos que com a realização desta visita de familiarização, passará a haver uma maior afinidade entre estes agentes de viagem com Albufeira, uma vez que conheceram o destino e assim o recomendarão nas suas agências de viagem com conhecimento de causa.

20 de Maio- Dia Europeu do Mar

Ao longo dos tempos o homem tem vindo a estreitar a sua ligação ao mar, explorando o seu potencial económico em diversas vertentes como a pesca e o lazer, bem como as condições privilegiadas que oferece para o aprofundamento das relações entre países.
Lançado pela Comissão Europeia no âmbito da política marítima integrada, o Dia Europeu do Mar visa precisamente evidenciar a importância dos Oceanos e dos mares na sociedade, na vida da Terra e nos vários setores marítimos. Um papel fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio do nosso Planeta, mas nem sempre protegido pelos povos que dele dependem direta ou indiretamente.

Este dia, que coincide com a chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498, const! itui por isso um momento oportuno para reconhecermos a importância do mar para a prosperidade dos países da Europa, mas sobretudo para refletirmos sobre a nossa responsabilidade na sua preservação, adotando ou melhorando práticas que contribuam para a continuidade dos recursos e das oportunidades que lhe estão associadas.



Enquanto região costeira, o Algarve tem longa tradição na sua ligação ao mar, usufruindo das suas potencialidades nos mais diversos setores marítimos, bem como ao nível dos recursos marinhos e da própria beleza natural que empresta à região, enriquecendo-a como destino turístico de alta qualidade.
Consciencializarmo-nos sobre a importância do mar no desenvolvimento e bem-estar da nossa comunidade, é talvez a melhor forma de reconhecer esse privilégio, pois dessa consciência dependerá a sua sus! tentabilidade.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro

DESCOBRE E FOTOGRAFA AS PRAIAS DE ALBUFEIRA

O Município encontra-se a realizar um concurso de fotografia destinado a toda a população. O desafio consiste em recolher a melhor imagem de uma das praias de Albufeira.




Concurso aberto até 30 de setembro

“Descobre e fotografa as praias de Albufeira” é a proposta lançada pela autarquia a toda a população, com o objetivo de publicar as quatro melhores fotografias de cada praia do concelho.
A decorrer até ao dia 30 de setembro, este concurso convida-o a percorrer as praias de Albufeira e a captar os seus encantos através da objetiva da máquina fotográfica.
As imagens vencedoras serão publicadas no site das Praias de Albufeira em www.cm-albufeira.pt, onde ficarão sujeitas ao voto do público, de outubro a dezembro, para apurar a vencedora.
A fotografia mais votada será conhecida durante o mês de janeiro de 2012 e o seu autor receberá uma estadia de uma noite para duas pessoas no concelho.
Saliente-se que Albufeira possui uma zona litoral diversificada, que engloba 25 praias galardoadas com 18 Bandeiras Azuis, 12 Bandeiras “Praia Acessível para Todos”, 17 insígnias de “Qualidade de Ouro” e 8 de “Praias Saudáveis”.
Para mais informações consulte:
http://www.cm-albufeira.pt/portal_autarquico/albufeira/v_pt-PT/menu_turista/concelho/ambiente/Praias_Albufeira/ConcursoFotografia/

Passos Coelho defende importância do Hospital Central do Algarve

Os candidatos do PSD/Algarve receberam, esta quarta-feira, o apoio expresso do líder do partido, Pedro Passos Coelho, que visitou a região, tendo jantado com mais de mil e duzentos apoiantes em Albufeira, incluindo os nove presidentes de câmara social democratas. Um jantar/comício onde deixou bem claro a necessidade da concretização do Hospital Central do Algarve, um desejo antigo dos algarvios.

MAQUETA DO HOSPITAL CENTRAL DO ALGARVE
A manhã começou com uma visita ao mercado de Quarteira, onde – e apesar da chuva intensa que ontem de manhã assolou o Algarve – Pedro Passos Coelho foi recebido por uma multidão de apoiantes do PSD. Mendes Bota, cabeça-de-lista do partido e os restantes candidatos do PSD acompanharam o líder do partido pelo mercado, contactando com os feirantes presentes, ouvindo os seus problemas e preocupações.
O destino seguinte foi Faro e a Santa Casa da Misericórdia local, onde Pedro Passos Coelho discursou e deixou vincada a necessidade do Estado ter uma atitude diferente para com estas instituições, permitindo o apoio a mais pessoas carenciadas. De manhã, a comitiva do PSD passou ainda pelo Refúgio Aboim Ascenção, onde conheceu a realidade desta instituição de emergência infantil, e onde o líder do PSD se comprometeu a criar uma rede nacional de apoio a crianças em situação de risco.
E se, ao almoço, em Castro Marim, Pedro Passos Coelho contactou a economia rural algarvia e a sua agricultura, à tarde, já em Portimão, e a bordo de uma embarcação ancorada no Rio Arade, o tema foi a economia do mar. Perante dezenas de pescadores, o líder do PSD criticou o Governo por desinvestir na agricultura e nas pescas.

“Não sei se por achar que não dava muitos votos ou por desprezo por estas actividades”, frisou Passos Coelho. Considerando o novo regime contributivo para estes profissionais “extremamente desfavorável”, o líder do PSD comprometeu-se a “discutir com total transparência” a alteração da situação.
Tal como Mendes Bota tem vindo a criticar ao longo da pré-campanha, Pedro Passos Coelho considerou também “absolutamente inaceitável” a situação vivida por todos os que não conseguem licenciar os investimentos que querem fazer no Algarve. “Temos de simplificar”, defendeu, alertando no entanto para que tal não é sinónimo de “menos rigor”. “São projectos que estão nas gavetas da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional”, acrescentou Mendes Bota.

No jantar/comício realizado no Hotel Montechoro, em Albufeira, Mendes Bota fez a sala vibrar quando se referiu a José Sócrates como o “cangalheiro da nação”. O cabeça-de-lista do PSD Algarve comparou ainda o primeiro-ministro a um motorista de autocarro que já teve vários acidentes. “Entravam noutro autocarro com o mesmo condutor?”, questionou Mendes Bota, que apresentou a candidatura do Algarve à experiência-piloto de regionalização proposta por Passos Coelho.
O líder do PSD, cujo discurso encerrou o jantar/comício, defendeu a importância da concretização do projecto do Hospital Central do Algarve, “uma unidade fundamental para o Algarve e para o País”. O líder do PSD fez questão ainda de mostrar aos algarvios que não anda a “fazer arranjinhos de poder”. “Só serei primeiro-ministro se ganhar as eleições”, afirmou. “Ou José Sócrates ou eu. Quem quiser mudar Portugal sabe hoje em quem votar”, concluiu.

Pradarias marinhas são tema da próxima Conversa sobre a Ria Formosa

A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa promove, amanhã, dia 20 de Maio (sexta-feira), pelas 16h00, no Hotel Faro, a 3ª sessão do ciclo “Conversas Sobre a Ria Formosa”, desta vez dedicada à temática das pradarias marinhas.
Dirigida a técnicos, interessados e público em geral, a sessão ”Pradarias Marinhas e Valorização da Ria Formosa”, abordará vários aspectos relacionados com aquela temática.

Além de responsáveis de sectores da Administração relacionados directa ou indirectamente com o tema, participam também na sessão especialistas naquela área e dirigentes de associações de viveiristas e de moradores da Ria Formosa, que falarão sobre a importância de assegurar a preservação das pradarias marinhas como base do ecossistema e da vida na laguna.

Abundantes na Ria Formosa, as pradarias marinhas são manchas constituídas por plantas aquáticas, distribuídas nos oceanos, águas costeiras, lagoas, rias e estuários, ocupando grandes extensões em fundos de areia ou vasa (fundo lodoso), em zonas bem iluminadas. Podem alcançar profundidades de 30 metros ou mais.
Na sessão de abertura da sessão participam o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, e a Presidente da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, Valentina Calixto.
Posteriormente, intervirão os seguintes convidados: Alexandra Cunha, do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, Comandante Marques Ferreira, do Departamento Marítimo do Sul, Carlos Vale, da Unidade de Ambiente Marinho e Biodiversidade (IPIMAR), Américo Custódio, da Associação de Viveiristas da Ria Formosa (VIVMAR), Sílvia Padinha, da Associação de Moradores da Ilha Culatra (AMIC).
Durante a sessão, será assinado o contrato ADOPTE entre a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, mediante o qual a Sociedade adoptará uma pradaria de Cymodocea nodosa existente na Fuseta.
Entre outros compromissos, aquele contrato obriga a que a Sociedade Polis monitorize
a pradaria marinha sua protegida duas vezes por ano, estimando a sua área de distribuição, a densidade de plantas e o seu estado geral de conservação.
A Sociedade deverá realizar sessões de informação e sensibilização sobre as pradarias marinhas em geral e a pradaria protegida em particular, bem como a enviar informação às entidades responsáveis pela gestão ambiental da área de distribuição da pradaria marinha.
Recorde-se que o Ciclo de Conversas Sobre a Ria Formosa se iniciou em Olhão no passado dia 11 de Novembro, com uma sessão dedicada à avifauna na Ria Formosa, a que se seguiu, a 3 de Março passado, em Tavira, uma sessão sobre Turismo de Natureza.
Com o ciclo Conversas Sobre a Ria Formosa, pretende-se sensibilizar as populações e visitantes para a importância de preservar da diversidade biológica, social e cultural de que a Ria Formosa é um dos maiores referenciais a nível nacional e internacional.
Através do debate de várias temáticas ligadas à Ria, quer-se também revelar ao mundo a riqueza daquele ecossistema, que é preciso proteger e de que também o Programa Polis Litoral Ria Formosa se constitui como guardião.

Nova Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome


O Banco Alimentar Contra a Fome irá promover a sua primeira campanha anual de recolha de alimentos, em supermercados e superfícies comerciais, nos próximos dias 28 e 29 de Maio.

A grave crise económica que enfrentamos, estando já a ser assistidas mais de 15.000 pessoas apenas no Algarve, obrigam a organização a desenvolver todos os esforços no sentido de aumentar o número de alimentos angariados.

Olhão acolhe Taça da Europa de Marcha Atlética

Olhão será o palco, no próximo dia 21 de Maio, da 9ª edição da Taça da Europa de Marcha Atlética. Com cerca de 350 participantes oriundos de cerca de 40 países, estarão na cidade cubista alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade.

Na Avenida 5 de Outubro, em plena baixa olhanense, atletas de renome da Rússia, Espanha, Itália, França ou Portugal, entre outros países, vão participar em cinco provas, que têm início às 07h30 e prolongam-se até às 20h30 (50 Km Sénior M, 10 Km Júnior M 10 Km Júnior F, 20 Km Sénior M e 20 Km Sénior F). A prova rainha, os 20 Km Sénior Femininos, da qual Portugal é detentor da Taça do Mundo, fecha a competição ao final da tarde. Ana Cabecinha, marchante olhanense com óptimos resultados conquistados nos últimos tempos, é uma das cabeças de cartaz da competição.

Num recinto de excelência, com vista para a Ria Formosa, o percurso dos atletas será feito numa extensão de 1 quilómetro na avenida da baixa olhanense, prevendo-se que milhões de pessoas assistam pelas televisões de todos os países participantes ao desempenho dos marchantes. Para além disso, alguns milhares terão o privilégio de assistir ao vivo, em Olhão, a esta prova de dimensão mundial.
Em ano pré-olímpico, todos os atletas da modalidade querem marcar a sua posição e começar a ser alvo de atenções já na prova de Olhão, daí que os grandes nomes da marcha europeia estejam todos confirmados para a prova que se realiza na cidade algarvia.
Esta iniciativa, que permite transformar Olhão na capital do desporto europeu, é uma organização do Município de Olhão, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Europeia de Atletismo que conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, Associação de Atletismo do Algarve e Entidade Regional do Turismo do Algarve.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis e em constante actualização no sítio www.olhao2011.com.

UNIVERSIDADE ABERTA CHEGA A VRSA NO PRÓXIMO ANO LECTIVO

No passado dia 13 de Maio, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou o protocolo de Cooperação com a Universidade Aberta, com vista à instalação de um Centro Local de Aprendizagem (CLA) na cidade.

A assinatura do protocolo tem um elevado significado, pois assinala o regresso do ensino superior a Vila Real de Santo António.
O referido Centro Local de Aprendizagem integrará um Centro de Documentação e Biblioteca, uma sala de exames, uma sala de TIC e ainda uma sala de eventos, com capacidade mínima de 150 lugares.
A Universidade Aberta irá apresentar um plano de formação já para o próximo ano lectivo, com base no levantamento das necessidades de formação da população do concelho.
O acordo integra-se no quadro do Projecto de Desenvolvimento dos CLAs e do Programa Estratégico da UAb.
O protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes e pelo Vice-Reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro.