segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Allgarve Music reverteu 113 mil euros para instituições

Cerca de 113 mil euros foi a quantia entregue hoje pelo Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve a dez instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Algarve.
A soma foi angariada em receitas de bilheteira dos concertos Allgarve Music, segundo o divulgado em comunicado.
As instituições envolvidas são a Acreditar, Novo Futuro, Existir, Casa dos Rapazes, Unir, Refúgio Aboim Ascensão, Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – Faro, Casa de Protecção à Rapariga, Associação para o Planeamento da Família e Apatris 21.
Joss Stone, Seal, Maria Rita, Roger Hodgson e Mariza foram alguns dos artistas nacionais e internacionais convidados do Allgarve Music, que atraiu cerca de 20 mil pessoas.
diário digital

Mais 200 militares da GNR reforçam Algarve para Quadra Natalícia, metade fica na região

O Algarve vai contar com um reforço de 200 militares no efectivo da GNR para o Natal e Passagem de Ano e metade ficará definitivamente na região, garantiu hoje à Agência Lusa a Governadora Civil de Faro Isilda Gomes.
"Este reforço é na ordem das duas centenas de militares da GNR, sendo que mais ou menos 50 por cento ficarão na região. É um número e um reforço muito significativo para o Algarve", afirmou Isilda Gomes.A Governadora Civil de Faro congratulou-se por, "em menos de um ano, e em praticamente meio ano, o Algarve ter sido reforçado na área da GNR com mais de duas centenas de efectivos"."É um número que já não víamos há muitos, muitos anos no Algarve em termos de reforço efectivo. Não é um reforço pontual, é um reforço efectivo", sublinhou, acrescentando que na PSP não está previsto nenhum aumento do número de agentes.Isilda Gomes defendeu que "não só tem havido um reforço de homens, mas também de meios", numa referência às 12 viaturas entregues este mês à GNR e à PSP para o programa Escola Segura, e "por conseguinte, para além do número de efectivos, a melhoria dos meios de resposta está a ser uma realidade".Sobre a distribuição dos efectivos da GNR pela região, Isilda Gomes disse que "essa é uma questão operacional e o comandante da GNR (tenente coronel Matos Sousa) saberá melhor do que ninguém quais os postos ou esquadras onde precisa mais" de reforços."Essa é uma competência dele e tenho a certeza que fará a distribuição da forma mais correcta, porque tem conhecimento do terreno, como é óbvio", acrescentou.Isilda Gomes negou ainda a ideia de que a criminalidade esteja a aumentar na região, apesar das constantes notícias que têm vindo a público sobre assaltos a multibancos e a residências, quando questiona. "Não corroboro a ideia de que há um aumento da criminalidade. A criminalidade global não aumentou. Há é crimes que adquirem uma maior visibilidade", afirmou, garantindo que a distribuição dos militares será feita nos "locais onde há maior número de cidadãos e maior afluxo de pessoas". Fonte das relações públicas da GNR de Faro disse à Lusa que "os postos que servem mais gente são aqueles que causam maior preocupação", frisando que "quer no período de Verão, quer no da Passagem de Ano, mais que no Natal, os reforços tem sido feitos em locais onde pode haver maior incidência de crimes".A venda de sistemas de segurança para habitação disparou no Algarve este ano de 2009 e existem cada vez mais pessoas a dirigir-se às empresas especializadas para pedir informações sobre os produtos disponíveis.O deputado do PSD Bacelar Gouveia apresentou em Novembro um requerimento na Assembleia da República a pedir explicações ao Governo sobre a evolução dos números da criminalidade registada no Algarve nos últimos meses.
Agência lusa