segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mostra Filatélica em Albufeira



No próximo dia 07 de Janeiro pelas 16:00 horas abrirá uma nova mostra filatélica alusiva aos 550 anos da morte do Infante D. Henrique, desta vez na Galeria Municipal de Albufeira.
Na organização deste mostra filatélica estiveram presentes as seguintes entidades, Município de Albufeira, Núcleo de Filatelia de Faro - ATAF e Amigos da Filatelia, sendo que para a mesma foram organizadas especificamente várias colecções pois no seio dos Amigos da Filatelia existem vários filatelistas cujas as suas origens bem como vidas profissionais estão ligadas ao Concelho de Albufeira e que desde do início manifestaram a sua vontade em dignificar o melhor possível a supra referida mostra filatélica.
A mostra filatélica terá um carimbo comemorativo dos CTT

ENCONTRO DE JANEIRAS NO MERCADO MUNICIPAL DE LOULÉ


Cumprindo a longa tradição do Dia de Reis, na próxima sexta-feira, 7 de Janeiro, pelas 21h00, o Mercado Municipal de Loulé abre portas para receber um Encontro de Janeiras, num espectáculo que tem entrada livre.
Participam neste Encontro o AGAL – Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, o Grupo de Canções da Nossa terra, o Grupo Charolas Flor-de-Lis, o Grupo Juvenil Bordeirense, o Grupo de Charolas da Casa do Povo da Conceição de Faro e Os Janeireiros de Boliqueime.
As Janeiras remontam a tempos bastante longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior do Algarve, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração e hoje são ainda muitos os grupos de amigos e vizinhos que nesta altura do ano cantam as Janeiras de porta em porta.
Refira-se que esta é uma iniciativa conjunta da Câmara de Loulé e Grupo dos Amigos de Loulé, com o apoio do Mercado Municipal de Loulé.

«DIA MUNDIAL DO BRAILLE» - 4 DE JANEIRO


Com o objectivo primordial de sensibilizar a opinião pública para o problema dos milhões de cidadãos invisuais e da partilha da nossa responsabilidade efectiva e solidária na sua integração, assinala-se a 4 de Janeiro o «Dia Mundial do Braille», numa efeméride que evoca o nascimento, neste mesmo dia no ano de 1809, na pequena aldeia francesa de Coupvray (Seine-et-Marne), nos arredores de paris, de Louis Braille.
Este genial cidadão e grande benemérito da Humanidade, invisual desde os 3 anos, foi o inventor do famoso «Método de Braille», que constitui e continua com pleno préstimo, para apoio à leitura e escrita dos afectados pela cegueira, eliminando barreiras e dando um fortíssimo contributo para a edificação de uma sociedade democrática a todos acessível.
Professor durante a sua curta existência (faleceu em Paris, aos 43 anos) Louis Braille, mostrou ao Mundo e aos invisuais de modo efectivo e directo, como estes podiam ler e escrever graças a um método inventado por um outro cego.
Esta partilha comungante leva-me a que, neste «Dia Mundial do Braille», prestando homenagem à memória honrada e solidária deste génio, expresse a minha afectividade para todos os algarvios afectados pela cegueira e a reafirmação do prosseguir de todos os esforços pela sua plena integração na nossa Comunidade.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES