terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Workshop sobre Dramaturgia na Biblioteca olhanense

É já no próximo fim de semana, dias 10 e 11 de dezembro, que a Biblioteca Municipal de Olhão acolhe mais um workshop promovido pelo Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPA), desta vez sobre Dramaturgia, incluído na nova fase do projeto Valados.
Integrado no Algarve Central, que se desenvolve até dezembro de 2011, a iniciativa “Como Construir uma Criação”, integrado no projeto Valados, conta como formadores, nesta ação sobre Dramaturgia, com as presenças de Mickael de Oliveira (dia 10) e Miguel Castro Caldas (dia 11). Mickael de Oliveira, licenciado e mestre em Estudos Artísticos, vai apresentar os diversos modos e modelos de trabalho dramatúrgico em território nacional e internacional, assim como nas principais práticas cénicas ligadas ao domínio da “criação”. Abordar-se-ão encenadores, autores, que criam novas paisagens dramáticas e cénicas nos dias de hoje. Na segunda parte, focar-se-á concretamente a dramaturgia e a dimensão cénica, revisitando processos de criação utilizados em diversos espetáculos.
Miguel Castro Caldas, membro da companhia Primeiros Sintomas, para a qual escreveu várias peças encenadas por Bruno Bravo, vai falar de dois dos seus textos escritos para teatro. Um mais antigo, Repartição, e outro mais recente, Os Assassinos. “Falarei sobre como os construi. A propósito da Repartição virá à baila esta coisa de as pessoas não terem de ser sempre personagens, e a propósito dos Assassinos veremos como as personagens querem largar esse estatuto e não conseguem, estão presas, umas na literatura, outras no teatro”, refere o autor. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 289 828 784 ou 918 703 415 ou através do e-mail devir@mail.telepac.pt.

Com Ana Passos: Mulheres Socialistas do Algarve com projeto "Juntas pela Mudança!"

Candidatura ao Departamento das Mulheres Socialistas do Algarve apresenta projeto "Juntas pela Mudança!" Uma liderança partilhada para imprimir nova dinâmica ao Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Algarve (DFMS), é a proposta da candidata à presidência deste órgão, Ana Passos, que apresentou ontem, em Faro, o projeto "Juntas pela Mudança!". A mensagem de mudança é aliás a linha mestra desta candidatura, apresentada com a colaboração de mais quatro mulheres socialistas, com a qual Ana Passos pretende modernizar e revitalizar o DFMS do Algarve.
Das várias ideias chave do Manifesto que serve de base à candidatura apresentada à Comunicação Social, destacam-se as propostas para uma liderança partilhada pela distribuição de pelouros aos vários membros do secretariado, a promoção de acções de formação na área da capacitação e ideologia política e a criação de um Conselho Consultivo aberto à participação de simpatizantes do Partido Socialista. Criar uma rede regional de mulheres autarcas do PS e abrir o DFMS à sociedade civil constituem outras apostas do projeto "Juntas pela Mudança!", que conta com o apoio de várias mulheres com uma vasta experiência em cargos de liderança política no Algarve. De acordo com Ana Passos esta é uma candidatura "centrada na igualdade, respeitando a diversidade e promovendo a união de forças, assim como a participação activa de homens e mulheres, de modo a adequar o DFMS a uma visão de actualidade, modernidade e progresso". NDR - Pode ver e ler uma reportagem mais desenvolvida na edição quinzenal de AlGARVE PRESS, no próximo dia 14 de Dezembro

ROTUNDA DA QUINTA DA BALAIA RECEBE MURAL DE AZULEJOS

Nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência A rotunda situada na Quinta da Balaia, em Albufeira, foi recentemente embelezada com um Mural de Azulejos, pintados pelos utentes com necessidades educativas especiais de diversas instituições, escolas e entidades nacionais.
No passado sábado, 3 de dezembro, o Município de Albufeira e a APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve-, inauguraram o projeto “Volta Redonda- Mural de Azulejos”, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Os azulejos, pintados por pessoas com necessidades educativas e/ou deficiência de diversas instituições, escolas e outras entidades de norte a sul do país, foram utilizados para formar um mural que se encontra exposto na rotunda da Quinta da Balaia, em Albufeira.
Este projeto resultou da candidatura da APEXA ao subprograma “Para Todos 2011”, do Instituto Nacional para a Reabilitação, que tem como intuito sensibilizar a população para os direitos dos cidadãos excecionais e fomentar a sua inclusão. “A arte, enquanto conjunto de diferentes expressões, é considerada cada vez mais como um importante veículo na integração social de pessoas com deficiência. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não precisa resumir-se a um único dia de celebração. Ele pode e deve ser aproveitado como um ponto de referência para se realizar atividades durante todo ano”, salientou Nuno Neto, presidente da APEXA.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Albufeira felicitou todos os participantes na execução da obra, em especial “os jovens voluntários da APEXA e os pais e amigos dos utentes que se envolvem nas várias atividades e que sem os quais nada disto seria possível”. O autarca afirmou estar disponível para continuar a “apoiar este tipo de iniciativas, que contribuem para que Albufeira seja uma cidade de inclusão, que confere oportunidades iguais a todos os seus munícipes”.
Refira-se que a “Volta Redonda- Mural de Azulejos” é um projeto contínuo, que virá a ser completado anualmente com trabalhos das diversas instituições nacionais, em comemoração do Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.

BIBLIOTECA DE LOULÉ INICIA PROJETOS EM ROMENO

No âmbito do protocolo assinado com a DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve, em 2010, a Biblioteca Municipal de Loulé irá iniciar no mês de dezembro dois projetos importantes para esta comunidade.
No dia 10 de dezembro terá inicio a “Hora do Conto em Romeno”, e no dia 17 o “Clube de Leitura em Língua Romena”. Estas atividades irão decorrer de duas em duas semanas alternadamente, ao sábado de manhã, no horário normal de funcionamento da Biblioteca. Refira-se que esta cooperação tem por objetivo proporcionar aos imigrantes destes países uma melhor integração na sociedade portuguesa, através da aproximação cultural. Sedeada em Almancil, as áreas de intervenção da DOINA passam pela proteção dos direitos e interesses específicos dos imigrantes romenos e moldavos e dos seus descendentes residentes em Portugal; pela realização de eventos socioculturais e promoção de intercâmbios culturais com outros países; e por estabelecer protocolos com entidades financeiras, sociais, culturais, médicas e de assistência familiar, para prossecução dos seus objetivos.

AUREA NO FIM DE ANO DE ALBUFEIRA

A sede da AHETA- Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve- foi o local escolhido pela autarquia de Albufeira para apresentar publicamente, durante a tarde de 5 de dezembro, o programa para a Passagem de Ano que se aproxima.
A tarde de segunda-feira ficou marcada pela apresentação pública do programa de Fim de Ano em Albufeira. No ano em que se celebra a 10.ª edição de um dos maiores eventos de rua a nível nacional, a entrada no novo ano é feita no feminino. Aurea é a artista convidada a animar esta noite tão especial que, ao longo de uma década, tem proporcionado momentos inesquecíveis aos milhões de pessoas que passaram pelo concelho.
O palco da Praia dos Pescadores vai receber o habitual concerto junto ao mar, com mais uma grande referência do panorama musical a marcar os últimos minutos de 2011 e os primeiros de 2012. A despedida do ano velho será feita pela voz de Aurea, uma das vozes de maior sucesso da atualidade. O seu álbum de estreia somou dezenas de semanas à frente do top dos mais vendidos em Portugal, atingindo a marca de dupla platina. Além de toda a sua beleza e glamour, a artista deste ano tem uma particularidade muito especial: ela viveu no Algarve grande parte da sua vida. Vencedora de um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Interprete Individual”, a nossa convidada ganhou recentemente o prémio de “Best Portuguese Act” dos MTV Awards.
O concerto terá início ainda no ano velho, sendo interrompido pela tradicional contagem decrescente rumo a 2012 e pelo sempre presente fogo de artifício. Logo a seguir, Aurea faz-nos companhia ainda nos primeiros minutos do novo ano. E a partir daí, a noite vai continuar por toda a cidade, juntando pessoas numa celebração única, marcada pela cor e pelo entusiasmo. Várias são as possibilidades para esta noite de celebração. Nos bares, restaurantes e hotéis do concelho, há ofertas para todos os gostos. A edição 2011/12 da Passagem de Ano de Albufeira resulta de uma parceria entre Câmara Municipal e Agência de Promoção de Albufeira (APAL), com o apoio da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), e dos empresários locais.
“Num contexto de difícil conjuntura económica, procurámos encontrar parceiros que acreditassem neste momento inesquecível e se associassem a um evento único, com evidentes ganhos em matéria de notoriedade”, salientou o autarca de Albufeira Desidério Silva. As informações e pormenores do programa de Fim de Ano serão publicados em www.albufeira.pt