terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ROTUNDA DA QUINTA DA BALAIA RECEBE MURAL DE AZULEJOS

Nas comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência A rotunda situada na Quinta da Balaia, em Albufeira, foi recentemente embelezada com um Mural de Azulejos, pintados pelos utentes com necessidades educativas especiais de diversas instituições, escolas e entidades nacionais.
No passado sábado, 3 de dezembro, o Município de Albufeira e a APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve-, inauguraram o projeto “Volta Redonda- Mural de Azulejos”, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Os azulejos, pintados por pessoas com necessidades educativas e/ou deficiência de diversas instituições, escolas e outras entidades de norte a sul do país, foram utilizados para formar um mural que se encontra exposto na rotunda da Quinta da Balaia, em Albufeira.
Este projeto resultou da candidatura da APEXA ao subprograma “Para Todos 2011”, do Instituto Nacional para a Reabilitação, que tem como intuito sensibilizar a população para os direitos dos cidadãos excecionais e fomentar a sua inclusão. “A arte, enquanto conjunto de diferentes expressões, é considerada cada vez mais como um importante veículo na integração social de pessoas com deficiência. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência não precisa resumir-se a um único dia de celebração. Ele pode e deve ser aproveitado como um ponto de referência para se realizar atividades durante todo ano”, salientou Nuno Neto, presidente da APEXA.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Albufeira felicitou todos os participantes na execução da obra, em especial “os jovens voluntários da APEXA e os pais e amigos dos utentes que se envolvem nas várias atividades e que sem os quais nada disto seria possível”. O autarca afirmou estar disponível para continuar a “apoiar este tipo de iniciativas, que contribuem para que Albufeira seja uma cidade de inclusão, que confere oportunidades iguais a todos os seus munícipes”.
Refira-se que a “Volta Redonda- Mural de Azulejos” é um projeto contínuo, que virá a ser completado anualmente com trabalhos das diversas instituições nacionais, em comemoração do Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.