quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NA LUZ DE TAVIRA - CASA DO POVO ASSALTADA.

Na madrugada de sexta-feira, para sábado, uma viatura da Casa do Povo da Luz de Tavira, foi encontrada, pela patrulha da GNR, na EN 125, abandonada, depois de ter embatido num muro que foi derrubado, entre o cemitério e os semáforos da entrada na Vila. A força militar, tomou conta da ocorrência, para os trâmites legais.
Fonte da instituição, disse-nos que na madruga de sexta-feira, para sábado, estranhos entraram pela porta do refeitório e levaram uma viatura: “Não temos mais dados. Só sabemos que entraram pelo refeitório. Partiram a porta da rua que dá acesso ao refeitório e do refeitório para a copa. Não fazemos ideia de quem possa ter sido, mas quem foi buscar a chave sabia onde ela estava. Ninguém mexeu em mais nada.
Entraram pela lateral do refeitório - esta parte nova – partiram essa porta e a interior que dá para a copa que é de madeira, tiraram a chave da viatura e possivelmente abriram estas janelas e pularam para o quintal. Não há nenhuma porta traseira que esteja partida. Portanto, só podem ter saltado pelas janelas que estavam abertas. Para sair do quintal, arrombaram o portão com a carrinha, porque o portão fica fechado à chave”. Segundo a mesma fonte, a carrinha percorreu 74 quilómetros. A viatura, cujos prejuízos materiais nos parecem elevados, era utilizada no apoio domiciliário e transporte de utentes do Centro de Dia. “Agora temos os idosos à espera que lhes levem a comida. É uma situação muito desagradável”. Geraldo de Jesus

Associação “O PONTÃO” Comemorou 11º aniversário

Fundada em 27 de Outubro de 2000, a Associação “O Pontão” para comemorar o 11º Aniversário organizou um jantar para os sócios e familiares e teve como convidados, José Otília Baia, Presidente da Assembleia Municipal, o Vereador, José Manuel Guerreiro, em representação da Câmara Municipal, José Vitorino, Presidente da Junta de Freguesia da Conceição e Abílio Lopes, Presidente do Rotary Clube de Tavira.
José Mateus, Presidente da Direcção informou que a instituição já tem trezentos e trinta sócios “o que é bom. É sinal que está em desenvolvimento e também que as pessoas confiam em nós, o que aumenta a responsabilidade sobre o objectivo a que se propôs. A obra está parada, mas vamos procurando resolver a situação. Não queremos deixar a obra como está. A obra em termos de construção está finalizada. Falta fechar o edifício. Montar os alumínios que já estão prontos. As carpintarias também já estão prontas e depois os arranjos exteriores. A direcção tem cada vez mais trabalhos e dificuldades pela frente. Há sempre quem reconheça o nosso trabalho e nos procure ajudar. A Drª. Margarida Flores, no dia 19 de Agosto, pelo seu aniversário que comemorou com um jantar na Ilha de Cabanas, abdicou de todo o valor das prendas oferecidas pelos convidados e entregou ao Pontão quase dois mil euros”.
José Vitorino, referiu que a direcção estava empenhada na concretização do projecto. “Não tenham dúvidas de que esta direcção trabalha para isso, todos os dias. Pela minha parte, a Associação com 330 sócios pagantes, é a maior instituição do concelho de Tavira. A Junta de Freguesia continuará a apoiar como o tem feito até aqui. Espero que aquela obra seja uma realidade no próximo ano. Estamos empenhados nisso para que a Conceição de Tavira venha a ter o seu Centro de Dia. As coisas não estão fáceis, mas não vamos viver da crise para a frente e para trás. A Câmara Municipal também irá honrar os seus compromissos e ai está o Sr. Vereador e Presidente da Assembleia Municipal. A presença dos sócios é importante, para dar mais força à direcção. Estamos numa freguesia que queremos que seja uma referência a nível do concelho. Todas as colectividades do concelho são importantes, mas o Pontão, pelo fim a que se destina é a grande obra, uma obra de um milhão de euros que a Junta de Freguesia continuará a apoiar. Vamos todos empenhar-nos para que em 2012 aquelas portas já se encontrem abertas”.
Abílio Lopes, “Quero dar os parabéns ao Pontão pela ousadia da obra que estão a levar a efeito. Não tem sido fácil. São as coisas mais difíceis que no fundo nos dão mais prazer quando as conseguimos realizar. Já foi dito aqui que o Rotary Clube de Tavira reconhecendo o mérito desta instituição, resolveu atribuir ao Pontão todo o apuro da Gala de Solidariedade que fizemos, em Julho, no Convento da Graça. Posso dizer-vos em primeira-mão que já fechamos as contas e temos um cheque de três mil euros que iremos entregar no mês de Novembro. Quero deixar um desejo que tenho a certeza que para o ano ou no mais curto espaço de tempo, este aniversário seja realizado nas novas instalações”. José Otilio Baía, começou por dizer que o Pontão é uma Associação simpática. Com muitos sócios e amigos e com objectivos muito importantes. “São onze anos. Ainda é uma criança. Na pessoa do José Mateus quero cumprimentar a direcção, todos os sócios e amigos. Não vale a pena continuar a falar de crise. Todos sentimos isso. Estou convencido que com a força desta direcção os objectivos serão cumpridos no mais curto espaço de tempo”.
José Manuel Guerreiro, depois dos cumprimentos, referiu que o Presidente da Junta de Freguesia “está muito atento a esta situação. Será um brinde para ele e para as pessoas do concelho de Tavira quando conseguirem a conclusão e inauguração deste equipamento. Quando vermos os jovens e menos jovens lá instalados. Ao Presidente do Rotary Clube de Tavira, assim todas as associações no concelho de Tavira fizessem o mesmo. O Rotary, além de outras actividades, todos os anos escolhe uma associação para entregar a receita de uma Gala e se calhar vou fazer um desafio a outras entidades que porventura lerem. Façam a mesma coisa e se lembrem do Pontão.
A população da Europa, de Portugal e Tavira não foge à regra, está a envelhecer. Tem de se criar condições para que os menos jovens tenham espaço onde sejam bem tratados e possam conviver”. Geraldo de Jesus

X HOMENAGEM CICLOTURISTAS FALECIDOS

O União de Ciclismo Tavirense, não esquece aqueles o representaram e que já abandonaram a vida terrena. No caso, Jaime Baltazar e João Fernandes. Para isso, organizou um passeio de ciclo turismo que teve início com uma romagem ao cemitério, onde foram prestadas as homenagens e colocadas coroas de flores, nas respectivas campas.
Participaram no passeio cerca de 140 utilizadores de bicicleta, representando dezanove colectividades e ainda alguns individuais que percorreram, por estradas do concelho de Tavira, 55 quilómetros. O almoço/convívio foi na sede onde também foram entregues as lembranças.
O Vereador do Pelouro do Desporto, José Manuel Guerreiro, disse-nos que Tavira é terra de ciclismo. “Aliás, somos a capital do ciclismo em Portugal e como tal temos alguns grupos de ciclo turismo, no caso, o União de Ciclismo, muito bem organizado que mobiliza muita gente e depois tem o reconhecimento de todos os anos, organizar um passeio de ciclo turismo com o fim de homenagear os sócios já falecidos. É assim que se fazem as coisas que acabam num convívio muito agradável. Cento e quarenta ciclo turistas a pedalar pelas estradas do concelho e este repasto que envolveu muitos voluntários. É assim que se vão fazendo as coisas no concelho de Tavira”.
Perguntámos a Fernando Gomes, presidente da direcção, como conseguiu juntar tantos ciclo turistas que participaram, todos eles, na romagem ao cemitério?
- É o sinal de que ainda se lembram deles. Este é o resultado de um trabalho que fazemos durante o ano todo. Nós participamos nas organizações deles e els sentem-se na obrigação de participar nas nossas. - No ciclo turismo também se fazem amizades. Na hora do almoço/convívio é ver a alegria entre todos. - Algumas pessoas não vieram almoçar. O espaço ficou cheio e algumas ficaram no quintal. Se viessem todos não sei onde os meteria. Como viu, houve uma boa organização, muitos voluntários e saiu tudo bem.
COMEMORAR O XIII ANIVERSÁRIO - No dia 11 a comemoração de mais um aniversário. - É verdade. Vamos festejar o XIII aniversário. Já temos muitas inscrições e contamos com muitas mais. - A colectividade, apesar de praticar uma modalidade de lazer, já foi distinguida pela Câmara Municipal de Tavira, sinal de que está a cumprir o fim para que foi criada.
- Temos trabalhado, a nível de direcção e temos de agradecer os apoios que temos recebido, dos amigos e família, Câmara Municipal de Tavira, Juntas de Freguesia, Associação de Ciclismo do Algarve e comércio local. Geraldo de Jesus

Troféu Reitor Universidade do Algarve de Basquetebol

A Associação Académica da Universidade do Algarve, através do seu Gabinete de Desporto, irá dar continuidade à iniciativa Troféus Reitor da Universidade do Algarve, através da dinamização da competição de basquetebol.
Depois das modalidades de Futsal e futebol de 11 já terem iniciado os seus jogos, chega a vez do basquetebol abrir o seu período de inscrições até dia 14 de Dezembro, para no inicio do ano civil de 2012 iniciar a competição a 11 de Janeiro. A competição está aberta à formação de equipas de participantes da comunidade académica e não só. Os jogos irão decorrer nas instalações do Pavilhão da Escola EB 2,3 Joaquim Magalhães, através da parceria desenvolvida com a Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro, a qual cede a utilização desta instalação ao Gabinete de Desporto da AAUALG. O desenvolvimento desta organização segue os pressupostos da máxima:” Desporto Académico também é Fair-play”.

Marcha dos Machados desvenda o barrocal algarvio

No próximo dia 13, domingo, a Tradicional Marca dos Machados parte à descoberta da fauna e da flora do barrocal são-brasense, um território com identidade própria, salpicado de cores e aromas outonais.
Integrada no Programa Marcha Corrida, a Tradicional Marcha dos Machados, organizada pelo Instituto de Desporto de Portugal e a nível local pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pelo Grupo Desportivo e Cultural de Machados, marca encontro pelas 10h00, com marchantes de toda a região, no Campo de Futebol António Coelho. Esta marcha/corrida, composta por 2 percursos, um de distância moderada, 4 Km, e outro mais longo, de 9 Km, pretende facultar trajetos diferenciados a nível de exigência física, de modo a facilitar a participação de todos os caminhantes.
Na edição deste ano, a Tradicional Marcha dos Machados conduz os marchantes por antigos caminhos rurais cobertos por um bonito tapete de folhas douradas, que anunciam mais um ciclo de renovação do barrocal. Passo a passo surgem na paisagem as imponentes alfarrobeiras, as amendoeiras, os olivais de pequena dimensão, salpicados por plantas aromáticas tais como o tomilho, a névoa, entre muitos outros aromas campestres. Este convívio anual reúne todos os anos centenas de participantes, provenientes de toda a região para uma divertida manhã dedicada ao desporto, privilegiada pela qualidade dos bons ares do território são-brasense.

em SB Alportel: meter as mãos na massa na nova Oficina de Sabores

A Quinta do Peral, em São Brás de Alportel, desafia a meter as mãos na massa na nova Oficina de Sabores Mensalmente, numa manhã de domingo, a Quinta do Peral marca encontro com os Sabores, em divertidas oficinas onde todos são convidados a meter mãos na Massa!
A 1ª edição da Oficina de Sabores convida a aprender a “confecionar bolos com legumes”, levando à mesa novas cores, sabores e texturas que desafiam o paladar e a capacidade de reinventar receitas tradicionais. Esta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel visa dar continuidade à dinâmica de atividades que o município tem vindo a promover na área da gastronomia, juntando mais esta nova rubrica a um conjunto de iniciativas que regularmente se realizam: Demonstração Gastronómica no Mercado, Conversas com Sabor, Workshops de Doçaria “Doces Segredos” e um conjunto de mercadinhos temáticos.
Juntar sinergias entre serviços municipais e aproximar públicos, particularmente numa colaboração estreita entre a Quinta do Peral e o Mercado Municipal é o principal objetivo desta nova iniciativa que concilia mensalmente a transmissão de saberes com a fruição de momentos de lazer direcionados a famílias e participantes de todas as idades. Orientada por Dora Barradas, a 1º Oficina de Sabores programada para o próximo dia 13, domingo, entre as 10h00 e as 13h00, promete uma manhã muito divertida… e para além de aprenderem a fazer estas maravilhosas sobremesas, os participantes poderão levar para casa alguns destes sabores… como por exemplo bolo de beterraba roxa com chocolate, entre outras receitas de elevado sabor, a baixo preço e baixas calorias! As inscrições são limitadas a 10 participantes, sujeitas ao pagamento de uma tarifa de 10€. Para participar, deve efetuar a a inscrição junto da Quinta do Peral, através do Tel. 289 845 420, ou E-mail quintadoperal@cm-sbras.pt. A Oficina de Sabores promete regressar todos os meses à Quinta do Peral, sempre com novas receitas e novos temas.

Aniversário da independência de Angola é comemorado em Portimão

Seminário sobre as novas oportunidades na agricultura em Angola e exposição de livros de escritores Angolanos
No próximo sábado, 12 de Novembro, o Teatro Municipal de Portimão vai receber o seminário “Desenvolvimento Agrícola, Florestal e Rural em Angola – Uma visão geoestratégica”, uma iniciativa integrada nas comemorações do 36º Aniversário da independência de Angola, que contará com a presença do cônsul geral de Angola em Faro, Sá Miranda.
A agricultura como opção geoestratégica prioritária, as oportunidades na área da gestão florestal e as potencialidades dos recursos, serão os grandes temas a abordar neste encontro, que contará com a colaboração de especialistas na área como o Geógrafo Jorge Kalukembe e os Engenheiros Florestais Rui Simões e Marta Cortegano. Este seminário é de entrada livre e tem início a partir das 15h00. Ao mesmo tempo estará patente uma exposição de livros de autores angolanos. As comemorações terminam com um jantar no Centro de Congressos do Arade. Estas comemorações são uma organização da Associação Nacional de Angolanos – ANANG, associação não-governamental sem fins lucrativos que tem por objectivo a criação de projectos humanitários que visam a valorização das comunidades angolanas, e contam com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.