quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO DO 140º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE CÂNDIDO GUERREIRO

Nos dias 2 e 3 de dezembro, o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte assinala o 140º aniversário do nascimento de Cândido Guerreiro, com um programa de atividades que pretendem relembrar a vida e obra deste poeta altense.
Para o dia 2, sexta-feira, pelas 18h00, decorre a sessão informativa da DECO sobre “Gestão e Orçamento Doméstico”. Já às 21h00, o grupo Ao Luar Teatro apresenta “Sonetos de uma Aldeia”, uma abordagem poética à vida e obra de Cândido Guerreiro. Para o sábado, dia 3, das 10h00 às 16h30, tem lugar a Batida Fotográfica “Um Olhar sobre Cândido Guerreiro”. Às 14h00, arranca a Feira de dezembro – Mostra de Artesanato da freguesia de Alte., com a presença de artesãos locais que apresentam o artesanato. Às 15h00 é projetado o documentário sobre Alte, de 1966, com a presença do autor, Jorge Abreu.
No encerramento das atividades, pelas 21h00, Afonso Dias apresenta um recital de canções e poesia, no âmbito da programação do Outono Cultural, organizado pela Associação Cultural de Alte – Teatro da Estrada. Paralelamente, também estará patente no hall de entrada do Pólo uma exposição de trabalhos em cortiça de António José Martins. Natural de Alte, onde nasceu a 3 de dezembro de 1871, Cândido Guerreiro formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi Notário em Loulé e Faro e exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Loulé. Como poeta, inseria-se na corrente pós-simbolista integrada no grupo da Renascença Portuguesa. Muitos dos seus versos foram traduzidos em italiano, francês e alemão e recolhidos em várias antologias nacionais e estrangeiras. Deixou uma vasta obra literária. Cultivou todos os géneros poéticos mas foi, sobretudo, um mestre do soneto. É também considerado um grande paisagista literário com uma atitude particularmente dramática.

Festival da Batata-doce de Aljezur

A ALGAR associa-se à Câmara Municipal de Aljezur no âmbito do evento Festival da Batata-doce, que decorre de 1 a 4 de dezembro. O objetivo é tornar este evento num ECO EVENTO. A ALGAR pretende minimizar o impacto ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem, garantindo que os resíduos recicláveis sejam na sua totalidade encaminhados para reciclagem, fazendo com que os participantes colaborem na deposição seletiva dos resíduos.
O Festival da Batata Doce realiza-se no espaço multiusos de Aljezur, e o apoio da ALGAR engloba o aconselhamento sobre os tipos de contentores e as melhores zonas onde podem ser colocados no recinto, o fornecimento desses contentores adequados à correta gestão dos resíduos produzidos, e a sensibilização para a melhor forma de gerir os resíduos produzidos. O Festival abre já as suas portas 5ª feira, às 12 horas, sendo a sua inauguração oficial às 18 horas. Quatro serão os restaurantes onde se poderá encontrar as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com a batata-doce.
Para quem procurar uma refeição mais ligeira poderá encontrar nas tasquinhas da Associação de pescadores da Arrifana a conjugação perfeita dos sabores do mar e da terra. Com a atribuição do estatuto de ECO EVENTO, os expositores irão beneficiar de uma ação de sensibilização sobre a correta otimização dos recursos disponibilizados pela ALGAR. Cada expositor irá receber um conjunto de sacos coloridos (azuis para o papel e cartão; verdes para o vidro; amarelos para o plástico e metal) no sentido de fazer a correta separação dos diferentes tipos de resíduos. A ALGAR responsabiliza-se pela cedência de 14 MGB’s (contentores para recolha das embalagens recicláveis) pelo transporte e colocação dos mesmos, pelo fornecimentos do «Manual do Comportamento Ambiental do Expositor», cartazes e sinalética sobre a deposição seletiva, folhetos informativos e autocolantes que identificam a adesão dos stands a esta iniciativa. A linha verde da ALGAR 800 203 251 estará disponível para receber informação da população sempre que forem detetados ecopontos cheios, para terem o tratamento adequado.

O Pai Natal chega mais cedo a São Brás de Alportel

Em São Brás de Alportel a Festa de Chegada do Pai Natal, no próximo dia 3, dá início ao Programa de Animação de Natal 2011, composto por um conjunto de iniciativa de dinamização desta quadra festiva.
O Cine-Teatro São Brás abre as portas à imaginação e recebe no próximo dia 3, sábado, pelas 15h00, a Festa de Chegada do Pai Natal, um momento único que reúne todos os anos centenas de crianças em torno da lendária personagem, que entrega presentes a quem praticou boas ações ao longo do ano. Na edição deste ano, o espetáculo de boas vindas ao Pai Natal integra um espetáculo de animação musical, a chegada do Pai Natal e distribuição de lembranças por todos os meninos e meninas e termina com a sessão de cinema infantil “Gnomeu e Julieta”. Este filme de animação e comédia, baseado no eterno de Shakespeare, dá a conhecer o amor entre Gnomeu e Julieta, anões de jardim pertencentes a famílias rivais, que vão enfrentar muitos obstáculos para fugir à tragédia e quem sabe encontrar um final feliz.
O Programa de Animação de Natal prossegue no Já no dia 4, no Museu do Trajo, com mais uma Feirinha de Natal e logo no dia 10, pelas 19h30, no mesmo espaço com um Concerto de Natal pelo Coro dos Amigos do Museu, recheado de melodias interculturais, para celebrar o natal em várias línguas e culturas. Na manhã de dia 15, quinta-feira, a Avenida da Liberdade, em São Brás de Alportel será invadida por centenas de Pequenos Pais Natais, num desfile que promete salpicar as ruas de vermelho e espalhar a alegria por miúdos e graúdos.
A tradição do Natal dará brilho à 1.ª Noite Vermelha no Comércio Local de São Brás de Alportel, no sábado, dia 17, entre as 20h e as 24h. O Comércio Local são-brasense veste-se de vermelho e convida os visitantes a conhecer o que de melhor o comércio local tem para oferecer, com um conjunto de descontos em muitos produtos especialmente criados para a ocasião. Aqui e ali, nos espaços comerciais, a animação musical e popular promete surpreender os transeuntes com pequenas interpretações, entre muitas outras surpresas que trarão um brilho diferente a esta divertida noite da cor do natal. A noite vermelha conta ainda com uma edição especial de natal do Mercadinho dos Artesãos, no Mercado Municipal, reservando algumas surpresas… O Programa de Animação de Natal 2011 continuará ao longo do mês a surpreender, contando ainda com um espetáculo de natal da Escola de Dança Municipal, que leva a palco “O Quebra-Nozes – Um conto de Natal”, no dia 18, às 16h30, no Cine-Teatro São Brás e no dia 20, naquele mesmo espaço com um Concerto da Orquestra do Algarve. O Programa de Animação de Natal 2011 é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com os estabelecimentos comerciais do concelho, as associações e grupos locais, que tem por objetivo dinamizar e celebrar a quadra festiva do natal com um conjunto de atividades e eventos para todas as idades.

Festival de JAZZ de Inverno no Teatro Lethes

Festival de JAZZ de Inverno - Julian Joseph - no Teatro Lethes,dia 1 de Dezembro (Quinta-feira), às 21h30, actua Julian Joseph. Já no dia dois, também pelas 21h30, actua Norma Winstone, e no dia três Peter King e Orquestra do Algarve.
Pianista virtuoso, compositor e divulgador, Julian Joseph é o indiscutível herdeiro da casa global do jazz. Aclamado pela crítica e pelo público de todo o mundo, Julian nunca deixa de inspirar pela sua mestria ao piano, pela versatilidade da sua musicalidade e pela sua aparentemente ilimitada capacidade criativa. Sempre calmo e seguro de si mesmo, sente-se em casa em qualquer palco e acompanhado por qualquer banda. A sua paixão pela música é quase palpável e o seu desejo de comunicar essa paixão é contagiante.

Iluminação de Natal em Olhão e Sons da Disney

Iluminação natalícia acesa a 1 de dezembro em Olhão
É já amanhã, dia 1 de dezembro, que a iluminação de Natal é ligada na cidade de Olhão, prolongando-se até 6 de janeiro. Mesmo com menos ruas enfeitadas e horário de iluminação reduzido, Olhão continua a assinalar a quadra natalícia. Duas das principais ruas de Olhão – Av. da República e Rua do Comércio – terão a iluminação natalícia acesa a embelezar estas artérias. Este ano, devido aos cortes necessários, a iluminação estará acesa por menos horas, somente entre as 18h00 e as 23h00. O número reduzido de ruas decoradas deveu-se igualmente a constrangimentos orçamentais, assim como a aposta na iluminação com leds, uma forma de poupar energia. Desta forma, e mesmo com menos atrativos coloridos do que em anos anteriores, o Município de Olhão aproveita para desejar a todos Boas Festas! Sons da Disney em dose dupla no Auditório Municipal de Olhão A expetativa era tal que assim que os bilhetes para o espetáculo Sons da Disney, previsto para 17 de dezembro, foram colocados à venda, esgotaram. O Município de Olhão e a produtora do espetáculo decidiram, assim, promover uma nova sessão para as 18h00.
O espetáculo infantil Sons da Disney, agendado para 17 de dezembro, às 16h00, no Auditório Municipal de Olhão, passa assim a ter nova sessão às 18h00. A organização decidiu promover novo espetáculo para que todas as crianças e adultos possam desfrutar de uma tarde bem divertida com muita música e animação. Os bons amigos das crianças, Cinderela, Pinóquio, Pocahontas e Simba, preparam-se para a mágica Noite de Natal e, em conjunto, abrirem os seus presentes…Mas duas criaturas sinistras estão decididas a estragar a festa e impedir a felicidade de todos! Conseguirão os nossos heróis impedi-los? Neste musical infantil, os quatro personagens da Disney – Cinderela, Pocahontas, Simba e Pinóquio – encontram-se na noite de Natal e em momentos de harmonia, reaprendem o valor da amizade e da partilha e ensinam a desprezar sentimentos como a ganância e o egoísmo. Este espetáculo de teatro musical, com música da Disney, é cantado em português. Sons da Disney reúne algumas das músicas que fazem parte do nosso imaginário e que, pela força da animação, se tornaram imortais. As crianças e os adultos vão com certeza adorar esta viagem ao sonho e à magia. Trata-se de um espetáculo com criação e interpretação dos InOpE e direção artística e encenação de Sofia de Castro. Para todas as idades, duas sessões no Auditório Municipal de Olhão!

Albufeira marca presença em Badajoz e promove-se nos mercados externos

Albufeira continua a apostar no mercado espanhol, tendo participado na FEHISPOR, a Feira Multissectorial Hispano Portuguesa, que se realizou de 24 a 27 de Outubro, no recinto de feiras de Badajoz.
Tratou-se de uma participação da APAL – Turismo de Albufeira, com stand próprio, tendo por objectivo a exposição da marca Albufeira, a divulgação das empresas turísticas do concelho e a venda directa de pacotes de férias aos visitantes da referida feira. Esta foi a segunda participação de Albufeira na FEHISPOR, a qual já é uma referência em toda a região da Extremadura, estando na sua 22.ª edição e que conta com cerca de 35 mil visitantes.
Tratando-se de uma feira multissectorial e de público, várias unidades hoteleiras de Albufeira participaram na referida feira, com uma mesa no stand de Albufeira e tiveram a oportunidade de promoverem vários pacotes de férias, directamente aos visitantes da mesma, nomeadamente, pacotes de Fim de Ano, Dia dos Namorados, Carnaval, Páscoa, e reservas antecipadas para a época media.
Algumas destas unidades hoteleiras aproveitaram ainda a deslocação a Badajoz e realizaram um porta-a-porta às agências de viagem locais, numa perspectiva do reforço dos contactos estabelecido no ano passado, aquando da sua participação no workshop organizado pela APAL – Turismo de Albufeira, o qual foi dirigido às referidas agências de viagem e realizado naquela cidade. De referir que um ano após a estreia de Albufeira na sua promoção turística em Badajoz, os municípios de Albufeira e Badajoz, assinaram um protocolo de colaboração. Esta parceria, fruto de um conjunto de contactos institucionais mantidos ao longo do último ano, pretende valorizar a marca “Albufeira” junto do mercado espanhol, tendo o mesmo sido assinado na Câmara Municipal de Badajoz, por Desidério Silva e Miguel Celdrán Matute.
Os mercados de proximidade e nomeadamente, a Extremadura Espanhola, a Andaluzia e a Galiza são mercados preferenciais para a promoção de short breaks e visitas de curta e média duração, no entanto a aposta do Turismo de Albufeira, segue também uma estratégia de promoção com campanhas publicitárias nos principais mercados emissores, tendo recentemente lançado mais uma campanha em revistas de lifestyle, em reforço às acções já realizadas, nomeadamente no mercado britânico, holandês, sueco e alemão.

Portagens estão a chegar: Saiba em Algarve Press como e onde pagar

A Estradas de Portugal divulgou uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, sobre as formas de pagamentos das portagens nas SCUT: "A partir do próximo dia 8 de dezembro, terá início a cobrança de portagens aos utilizadores nos lanços e sublanços da A22, Concessão do Algarve, da A23, Concessão da Beira Interior, da A24, Concessão Interior Norte e da A25, Concessão Beiras Litoral e Alta. A circulação nestas vias está sujeita a um regime de cobrança de taxas de portagem com recurso ao sistema exclusivamente eletrónico, sem possibilidade de pagamento manual no local.
Mais disponibilidade de meios para Estrangeiros De forma a facilitar a adesão dos condutores de veículos estrangeiros aos sistemas de pagamento das novas portagens, a Estradas de Portugal disponibiliza três novos pontos de venda automática nos postos fronteiriços de Vila Nova de Cerveira, Vilar Formoso e Vila Real de Santo António. Nestes pontos de venda, os condutores de veículos de matrícula estrangeira podem, 24 horas por dia, adquirir títulos pré-pagos de três e cinco dias e trajetos pré-definidos para circular nestas autoestradas. O serviço atualmente disponível no Aeroporto do Porto irá também iniciar-se no Aeroporto de Faro, passando a ser possível a aquisição, na Estação de Correios desse aeroporto, de títulos pré-pagos de três e cinco dias e trajetos pré-definidos.
Maior facilidade no Pós-Pagamento Durante a próxima semana os CTT disponibilizam, no seu Portal (http://portagens.ctt.pt), uma nova funcionalidade que possibilitará aos utentes nacionais que optem pelo pós-pagamento a consulta atualizada do saldo das taxas de portagem, cujo pagamento não foi ainda efetuado. Até ao final do presente ano, prevê-se a disponibilização, em complemento, de uma referência Multibanco para efeitos de pagamento do saldo em dívida. Alargamento da rede de pontos de venda A Via Verde reforçou a sua rede com a criação de novas lojas, em cidades junto às áreas de influência destas autoestradas, localizadas em Viseu (Loja do Cidadão), Castelo Branco (Loja do Cidadão), Faro (MSCAR), Portimão (MSCAR) e Tavira (Loja do Cidadão). A disponibilidade de meios de pagamento das portagens irá igualmente alargar-se a toda a rede de balcões dos CTT nas áreas de influência destas autoestradas
VEÍCULOS COM MATRICULA NACIONAL Para poderem circular, os utilizadores podem optar pelas seguintes modalidades: • Aquisição de dispositivo eletrónico Via Verde, nas lojas Via Verde ou balcões dos CTT, sendo o pagamento das portagens realizado através de débito em conta bancária; • Aquisição de dispositivo eletrónico CTT, nos balcões dos CTT, sendo o pagamento das portagens realizado através de pré-carregamentos (em dinheiro, via Multibanco ou homebanking) que o utilizador vai gastando conforme viaja; • Aquisição de dispositivo eletrónico temporário, nos balcões dos CTT, sem implicar identificação do titular, sendo o pagamento das portagens realizado através pré-carregamentos (em dinheiro, via Multibanco ou homebanking), que o utilizador vai gastando conforme viaja, e cujo saldo tem validade de 90 dias. Assim, os utentes que ainda não possuam um dispositivo eletrónico, devem dirigir-se às lojas da Via Verde ou aos balcões dos CTT para aderir a uma das modalidades de pagamento disponíveis. Caso não disponham de um dispositivo eletrónico no momento da passagem nas autoestradas, os utilizadores podem ainda proceder ao pagamento voluntário das taxas de portagem dirigindo-se aos balcões dos CTT e da rede Payshop, até cinco dias uteis após a passagem, contados a partir do segundo dia após a passagem, bastando para isso indicar a sua matrícula. Esta alternativa de pagamento tem custos adicionais, acrescendo às taxas de portagem os respetivos custos administrativos.
VEÍCULOS COM MATRÍCULA ESTRANGEIRA Os condutores de veículos com matrícula estrangeira, sendo utentes regulares, podem de igual forma adquirir, nas lojas da Via Verde ou balcões dos CTT, um dispositivo eletrónico. Sendo visitantes ocasionais ou com estadia curta, podem alugar um dispositivo temporário, depositando uma caução, devolvida no prazo máximo de 30 dias deduzida dos custos de aluguer, e pagando com cartão de crédito, caso a adesão seja efetuada junto da Via Verde, ou adotando a modalidade de pré-carrementos, caso a adesão seja efetuada junto dos CTT (nas estações de correio e nas áreas de serviço das autoestradas abaixo mencionadas). Para os visitantes ocasionais ou com estadia curta estão também disponíveis as seguintes opções de pagamento sem dispositivo eletrónico: pré-pago para utilização livre, por veículos ligeiros, durante três dias mediante um pagamento fixo (20€); pré-pago para utilização durante cinco dias mediante carregamentos (mínimo 10€ (ligeiros) / 20€ (pesados)) que vai gastando em função da utilização; e pré-pago para utilização em trajetos específicos: Espanha - Aeroporto do Porto, via A28 ou A41, e Espanha – Aeroporto de Faro, via A22. A adesão a estas modalidades poderá ser feita em http://portagens.ctt.pt ou nos seguintes locais: • Postos Fronteiriços de Vila Nova de Cerveira, Vilar Formoso e Vila Real de Santo António; • A22 na área de serviço de Olhão; • A23 na área de serviço de Abrantes; • A25 na área de serviço da Celorico da Beira; • A28 na área de serviço de Vila do Conde; • A28 na área de serviço de Viana do Castelo; • Aeroporto Sá Carneiro, no Porto; • Aeroporto de Faro; • IKEA de Matosinhos; • Estações de Correio.
REGIME DE ISENÇÕES E DESCONTOS Tal como acontece nas antigas SCUT do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata, para as populações e para as empresas locais que tenham residência ou sede na área de influência das autoestradas está garantido um regime de discriminação positiva, pelo qual beneficiam de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem. O regime de isenções e descontos consiste na isenção do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 viagens mensais efetuadas na respetiva autoestrada e no desconto de 15% no valor das taxas de portagem nas restantes viagens mensais. Para beneficiarem do referido regime de discriminação positiva, os utilizadores devem proceder à associação do dispositivo eletrónico, que adquiram ou já possuam, à matrícula do seu veículo. Para o efeito deverão apresentar, no momento da adesão, ou junto da Via Verde ou CTT, o Título de Registo de Propriedade ou o Certificado de Matrícula, para efeitos de comprovação da morada de registo do veículo. O pedido de habilitação ao regime de discriminação positiva pode, no caso da Via Verde, ser igualmente feito em www.viaverde.pt. Para informações detalhadas sobre formas de aquisição e modalidades de pagamento disponíveis, consulte as páginas das entidades de cobrança http://portagens.ctt.pt e www.viaverde.pt. Mais informações e esclarecimentos aos utentes sobre o sistema de portagens eletrónicas, estão disponíveis no portal de tráfego da Estradas de Portugal, em http://www.estradas.pt/portagensfaq.