quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Festival da Batata-doce de Aljezur

A ALGAR associa-se à Câmara Municipal de Aljezur no âmbito do evento Festival da Batata-doce, que decorre de 1 a 4 de dezembro. O objetivo é tornar este evento num ECO EVENTO. A ALGAR pretende minimizar o impacto ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem, garantindo que os resíduos recicláveis sejam na sua totalidade encaminhados para reciclagem, fazendo com que os participantes colaborem na deposição seletiva dos resíduos.
O Festival da Batata Doce realiza-se no espaço multiusos de Aljezur, e o apoio da ALGAR engloba o aconselhamento sobre os tipos de contentores e as melhores zonas onde podem ser colocados no recinto, o fornecimento desses contentores adequados à correta gestão dos resíduos produzidos, e a sensibilização para a melhor forma de gerir os resíduos produzidos. O Festival abre já as suas portas 5ª feira, às 12 horas, sendo a sua inauguração oficial às 18 horas. Quatro serão os restaurantes onde se poderá encontrar as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com a batata-doce.
Para quem procurar uma refeição mais ligeira poderá encontrar nas tasquinhas da Associação de pescadores da Arrifana a conjugação perfeita dos sabores do mar e da terra. Com a atribuição do estatuto de ECO EVENTO, os expositores irão beneficiar de uma ação de sensibilização sobre a correta otimização dos recursos disponibilizados pela ALGAR. Cada expositor irá receber um conjunto de sacos coloridos (azuis para o papel e cartão; verdes para o vidro; amarelos para o plástico e metal) no sentido de fazer a correta separação dos diferentes tipos de resíduos. A ALGAR responsabiliza-se pela cedência de 14 MGB’s (contentores para recolha das embalagens recicláveis) pelo transporte e colocação dos mesmos, pelo fornecimentos do «Manual do Comportamento Ambiental do Expositor», cartazes e sinalética sobre a deposição seletiva, folhetos informativos e autocolantes que identificam a adesão dos stands a esta iniciativa. A linha verde da ALGAR 800 203 251 estará disponível para receber informação da população sempre que forem detetados ecopontos cheios, para terem o tratamento adequado.